Ventuinha Monza 92/93 650 Alcool

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
DJ Monza650
Modelo: - SELECIONE --------

Ventuinha Monza 92/93 650 Alcool

Mensagem não lida por DJ Monza650 »

Olá Monzeiros!
Sou novo no fórum, pesquisei os tópicos e não encontrei problema semelhante ao ocorrido com meu monzinha.
O motor da ventoinha do radiador do meu Monza 650 92/93 alcool, ar condicionado de fábrica, passou apresentar barulho de "ronco".
Percebi o problema ao acionar o ar condicionado. O barulho de "ronco" ficava mais evidente com o veículo frio, antes da ventoinha
ser acionada para refrigerar o motor.
Fui até uma auto elétrica e trocaram o motor da ventoinha, paguei por isso R$395,00.
Notei que a ventoinha nova é mais silenciosa, mas achei ela mais fraca.
No dia seguinte viajei usando o ar condicionado sem problema algum.
Porém, algumas horas após ter chegado ao meu destino, fui sair com o carro e ao ligar o ar condicionado, o mesmo não mais funcionou.
Com auxilio do meu irmão, verificamos fusíveis, reles e nada de errado foi encontrado.
Notei que ao ligar o ar condicionado, o compressor é acionado, mas percebi que a rotação do motor não diminui, como quando o ar condicionado estava funcionando corretamente.
Conversando com amigos, falaram-me que como o Monza não tem ventoinha auxiliar para o ar condicionado, há dois tipos de motor de ventoinhas do monza. Um tipo para com ar condicionado e outro para sem ar condicionado.
Desejo saber se é verdade isso?
classicse93
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Ventuinha Monza 92/93 650 Alcool

Mensagem não lida por classicse93 »

sim isso é verdade,o cara deve ter te vendido a ventuinha do monza sem A/C que só tem uma velocidade já a original do seu carro é a ventuinha de 2 velocidades
monza classic 500 ef vinho
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O Monza tem dois tipos de ventoinha, hélice e defletor. Um caso para modelos sem A/C e outro para o A/C.

Diferem no tamanho, com A/C é mais curto. Na velocidade, com A/C gira mais rápido e tem apenas uma velocidade, mas funciona em duas velocidades por conta de uma resistência em série com circuito elétrico da primeira velocidade.
Difere também na hélice, o modelo com A/C tem hélice maior e de 5 pás. Sem A/C a hélice é de 4 pás.
A carenagem dos modelos com A/C são maiores por conta da hélice e de metal, já o outro modelo é de material plástico.

Já troquei a ventoinha do meu Monza GLS 96 com A/C de fábrica por conta de ruídos. Na época comprei original GM (Bosch) na Accioly e custou R$155,00. Já tem alguns anos.

Tem a mesma aplicação: Monza, Kadett e Opala 6cc

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Dá a impressão que o problema de não ligar o AC não tem relação com a nova ventoinha, embora eu não sei se a aplicação está correta.

Verifica se tem gás no sistema, o compressor pode não estar armando por não ter gás, na viajem pode ter vazado o gás e ai o sistema não arma mesmo...

Abraço e boa sorte !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom... coloquei apenas as diferenças...

Com relação ao funcionamento, ele disse que o compressor está atracando (foi o que entendi). Então, teria que medir tensão e verificar onde ela está parando. Se não estiver enganado, o fio de alimentação da ventoinha já é um tipo de fusível e pode romper se o consumo de corrente elétrica for além do normal.
Se o motor não tiver a aplicação correta, pode ter consumo diferente e abrir alguma proteção do circuito. É uma possibilidade, já que não estamos com carro presente para avaliação e visualização do que foi feito.

Um outra coisa que pode acontecer é se a luz de carga da bateria não funcionar. Sem o alternador carregando, o A/C, ventoinha interna e externa não funcionam. Defeitos no comutador de partida isolando o pós chave também. Existem várias possibilidades e por isso devem ser avaliadas com critério, até mesmo o pressostato de solicitação da ventoinha que fica na tubulação do A/C.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder