eletro-ventilador não arma

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
LEONARDO1680
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por LEONARDO1680 »

a questão da macha lenta o motor é acelerado no pedal, esticando um pouco o cabo, para firma a aceleração para dar pra dirigir, se eu deixa o cabo de acelerador normal ele não pega macha lenta tando frio ou quente, ele morre.

não tem entrada de ar, as mangueiras estão todas ligadas, e nelas não há nenhuma dobra ou defeito qualquer...

ligação está certa....

eu creio que seja sensor mandando sinal errado...

se for isso mesmo qual sensor que pode está fazendo isso?

O sensor de velocidade funciona marca velocidade km e acende a luz troca de macha creio que não seja esse o causador....
Philipi15
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por Philipi15 »

Pode ser sensor de marcha lenta
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Vectra C o l l e c t i o n 2.0
vrsilva
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por vrsilva »

Verifica primeiro o que o Carlos Freire disse, não é normal o carro não conseguir manter a marcha lenta, comece por isso, arrume a marcha lenta, pode ser ponto da correia dentada fora, essa gambiarra de esticar o cabo do acelerador não resolve nada, só vai aumentar e MUITO o consumo de combustível, e consequentemente aumenta a temperatura de trabalho do motor.

Arruma a marcha lenta, depois verifica o sistema de refrigeração do radiador, você pode estar com problemas nas galerias, e não está chegando água quente ao sensor de temperatura, e aí meu amigo não vai ter sensor que vai armar mesmo...
Seu carro está queimando água em algum cilindro, já retirou as velas para verificar se estão com corrosão, oxidação ou ferrugem, já verificou o óleo pra ver se está no nível certinho, está usando óleo correto, 20W50 AcDelco, tem agua no óleo...??????????
Tudo isso, e mais um pouco...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Carlos A. Freire
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, o acionamento e desacionamento da ventoinha do radiador no Monza EFI é feito pela UCE, com base nas informações do sensor de temperatura CTS.
Quando mediu a temperatura, não estava com scanner para saber o que dizia a informação que a UCE recebia, não é? O teste ficou pela metade. Essa informação de temperatura é muito importante para avaliarmos o que pode estar ocorrendo.
Se a UCE recebeu informação de que o motor está com mais 105ºC e não enviou informações para o relê armar, a UCE está com defeito. Se enviou e o relê não armou, o chicote pode estar com problemas.

Como fez o teste do aterramento? Fez medindo tensão? Uma simples inspeção visual não é suficiente para dizer que o aterramento está OK.

Abs,

Carlos Freire
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LEONARDO1680
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por LEONARDO1680 »

vou na oficina aonde tem o scanner eles estão cobrando 60,00 conto pra passa o scanner, e ele disse que isso é chato fazer tem que ter tempo que demora muito tem que rastrear tudo... quando tiver resultado positivo posto aqui, vou resolver a macha lenta e depois, o eletro-ventilador.

posto resultado...
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waldir
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por waldir »

fiz o teste deu 118 graus, e ferveu jogo áqua pra fora ai eu desliguei...
Uma coisa por vez:

Em regime normal, isto é, pé do sensor de temperatura mergulhado no liquido de arrefecimento + válvula termostática correta para o seu Monza e funcionando.

1 - O Sensor 'avisa' a UCE quando a temperatura está em 101ºC para acionar a ventoinha.
2 - Nesse momento a válvula termostática já começou a abrir e abre total até 107ºC
3 - Radiador refrigerando desde os 92ºC pelo fluxo quente-frio com o inicio da abertura da VT
4 - Quando o liquido de arrefecimento chegar novamente em 91ºC a VT já fechou e a UCE desliga a ventoinha.

Problemas que 'podem' estar ocorrendo.

1.1 - Excesso de ar no pé do sensor que está na parte mais alta do sistema. Precisa fazer a sangria do ar
1.2 - Por informação imprecisa do Sensor de Tº à UCE pode ocorrer do motor 'morrer'
2.1 - Válvula Termostática travou fechada ou quase.
3.1 - Radiador obstruído não dando vazão completa e rápida.
3.2 - Rotor da bomba d'água girando em falso
4.1 - Devido 1.1; 2.1; 3.2 o sistema funciona mal ou muitas vezes não funciona.
4.2 - o Sensor de Tº do cabeçote 'sinaliza' no painel pouquinho acima do 1/2 da escala deve acionar a ventoinha e quando descer para a escala de 1/4 desliga a ventoinha. (padrão para EFI )
5.0 - Com 108ºC o relé de alta temperatura deveria acionar a luz de emergência (verificar se o relé está funcionando)
6.0 - É ideal a utilização correta do aditivo pois eleva o ponto de ebulição do liquido refrigerante de 106º C para 119ºC
7.0 - Ao ligar o motor tire a tampa do reservatório de expansão se borbulhar indica que a pressão de algum cilindro está passando para o sistema como também o liquido refrigerante começará abaixar diariamente, significando então que houve rompimento da junta do cabeçote.

Depois que estiver funcionando isso, e não for solucionado, procure outras causas.
Dê um retorno na lista das providências que outras soluções serão apresentadas.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 15 Jan 2013, 19:50, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Andre1
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por Andre1 »

Carlos A. Freire escreveu:Para um Monza EFI, se estiver marcando corretamente, a marcha lenta está muito baixa.

Siga as outras instruções que passei na outra mensagem...

Abs,

Carlos Freire

Senhores, boa tarde.
Pegando carona nesta informação do Profº Carlos, qual seria uma medição mais próxima do ideal para a marcha lenta?
Pois no meu carro, em marcha lenta a medição fica próxima dos 800 rpm. (92 EFI com ar).

Abraço, :smt023
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Carlos A. Freire
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Re: eletro-ventilador não arma

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Senhores, boa tarde.
Pegando carona nesta informação do Profº Carlos, qual seria uma medição mais próxima do ideal para a marcha lenta?
Pois no meu carro, em marcha lenta a medição fica próxima dos 800 rpm. (92 EFI com ar).
Essa informação vem no manual do proprietário do Monza. O valor vai depender do ano e motorização.

Monza 92:

Motor MPFI gasolina: 850 - 950 rpm
Motor EFI álcool: 900 - 1100 rpm
Motor EFI gasolina: 800 - 1000 rpm

No conta giros do meu Monza GLS 96 gasolina o ponteiro fica em 1000 rpm, e no scanner marca 930 rpm. O mesmo ocorre com Monza Club 94 álcool de um amigo. Ele apresenta as mesmas condições e valores do meu Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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