Turbo ou Aspirado
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Turbo ou Aspirado
Funcionamento análogo a um amplificador de som, que fica entre o CDPlayer e o falante.
O de ignição fica entre o módulo original do carro e a bobina.
O de ignição fica entre o módulo original do carro e a bobina.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Num EFI ficaria entre o HEI e a bobina então...?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- 500EF
- MODERADOR
Não tenho nenhum com módulo hei, mas penso que sim.
Na prática, o que você faz é tirar o fio que hoje está no negativo da bobina e usa como sinal de entrada do módulo CDI. Aí, a saída do módulo CDI vai para o negativo da bobina.
Então, se hoje tem algum dispositivo com passagem de corrente para chavear a bobina (seja um platinado, um TSZ, etc.) com um módulo externo, ele vai passar a ter a função de enviar somente um sinal de disparo, com baixa corrente.
Mais ma vez, análogo a um amplificador de som... Com ele a saída do Player passa a não ter que "fazer força" mais...
Na prática, o que você faz é tirar o fio que hoje está no negativo da bobina e usa como sinal de entrada do módulo CDI. Aí, a saída do módulo CDI vai para o negativo da bobina.
Então, se hoje tem algum dispositivo com passagem de corrente para chavear a bobina (seja um platinado, um TSZ, etc.) com um módulo externo, ele vai passar a ter a função de enviar somente um sinal de disparo, com baixa corrente.
Mais ma vez, análogo a um amplificador de som... Com ele a saída do Player passa a não ter que "fazer força" mais...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Entendi Eduardo, no caso, o HEi não irá mais mandar tensão pra bobina, portanto a bobina não irá exigir tanto do HEI pois a bobina não vai estar mais ligada a ele.
No caso o chaveamento do HEI será padrão de sinal somente, este enviando sinal para o CDI (módulo de ignição?) e este sim irá amplificar a tensão para que, passe pela bobina e atinja uma eficiência maior na queima através das velas.
Desta maneira eu consigo abrir mais o gap da vela?
Seria necessário o uso de velas especiais?
Isso só é válido para cabeçotes rebaixados?
A bobina aguentaria essa potência extra, ou teria que trocar-la?
No caso o chaveamento do HEI será padrão de sinal somente, este enviando sinal para o CDI (módulo de ignição?) e este sim irá amplificar a tensão para que, passe pela bobina e atinja uma eficiência maior na queima através das velas.
Desta maneira eu consigo abrir mais o gap da vela?
Seria necessário o uso de velas especiais?
Isso só é válido para cabeçotes rebaixados?
A bobina aguentaria essa potência extra, ou teria que trocar-la?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- 500EF
- MODERADOR
É por aí... :smt023vrsilva escreveu:Entendi Eduardo, no caso, o HEi não irá mais mandar tensão pra bobina, portanto a bobina não irá exigir tanto do HEI pois a bobina não vai estar mais ligada a ele.
E CDI significa ignição por descarga capacitiva.
Mas também existem módulos indutivos melhores que os originais (chaveamento mais rápido, etc.).
Sim.Desta maneira eu consigo abrir mais o gap da vela?
Não. Apenas é preciso fazer o isolamento.Seria necessário o uso de velas especiais?
Mas é possível em alguns carros usar velas não-resistivas, sem causar interferências nos sensores. Aí aumenta ainda mais a corrente elétrica.
Quanto maior a compressão, maior a tensão requerida para centelhar. Assim como quanto maior a abertura da vela.Isso só é válido para cabeçotes rebaixados?
Mas eu usei um módulo CDI no meu monza quando era original e percebi nitidamente diferença, com velas abertas em 1,4mm.
Eu uso as originais em todos os carros. Só no cruze que eu troquei por outras, mas por causa da garantia dele de 3 anos. Aí, para mandar na revisão eu coloco tudo original de volta.A bobina aguentaria essa potência extra, ou teria que trocar-la?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Eu tenho um monza 94 gl 1.8 álcool e gostaria de dar um up grade no carro sem perder tanto na economia como não ultrapassar os limites de poluição.
O que me indicam a fazer, estou a procura de alguma oficina no rio de janeiro mas ainda não encontrei. Se alguem puder ajudar...
Pretendo gastar ate uns 2500/3000 $$$$
O que me indicam a fazer, estou a procura de alguma oficina no rio de janeiro mas ainda não encontrei. Se alguem puder ajudar...
Orgulhoso de ter um Monza tubarão, sonho de criança sendo realizado.
E um jovem senhor mas da de 10 a 0 em muitos carros novos por ai.
Monza, um super carro...
E um jovem senhor mas da de 10 a 0 em muitos carros novos por ai.
Monza, um super carro...
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Vithor gaspar escreveu:Eu tenho um monza 94 gl 1.8 álcool e gostaria de dar um up grade no carro sem perder tanto na economia como não ultrapassar os limites de poluição.
Começa com coletor 4x1, cano reto 2.5" pol., filtro esportivo, ja vai render alguns cv's e não sai tão caro.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
No meu monza, estou montando o motor com taxa de 14.5:1 no alcool, usando carburado. like old scholl