quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Rafaelo, o que eu quis dizer era exatamente isso, montar o cabeçote num motor com pistão a álcool e fazer o que eu falei, medir pelo canal de uma das válvulas até onde o lóbulo do pistão chega no cabeçote, óbvio que seria necessário tirar uma válvula, isso seria interessante de fazer quando fosse retificar um.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
eu sei Vinicius, mais o que eu falei é diferente da tua forma seria a forma final do motor com gaiola travada,tuchos acionados,etc,etc. dae ficaria bem realista o teste sem a junta oque nos daria um valor de 1.3mm de margem de rebaixo. mais da tua forma é valida tambem so é outro meio. o bom que nao precisa desmontar nada é so montar sem junta e girar o vira e ver se colide.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Eu acredito que somente tirando a junta, e o cabeçote for standard, não é pra colidir, alias, mesmo o cabeçote já tendo passado por retifica e já ter perdido os 1,5mm de margem e mesmo sem a junta acho que não irá colidir... Eles precisam de uma margem boa pra não ter problemas, e acho que a margem de segurança projetada deve ser levando em conta um cabeçote já retificado em 1,5mm... E a junta não pode ser considerada pois pode variar de fabricante pra fabricante...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
sei nao viu eu tenho minhas duvidas. acho que voces ainda nao viram como a cabeça das valvula saiem bem pra fora. a vez que montei aqui, coloquei na bancada, o cabeçote montado em 2V, preso com a gaiola e tudo mais e simulei o acionamento completo e a cabeça chegou a sair quase 1mm da face do cabeçote, e o cabeçote STD ainda. entao por isso que nao posso afirmar nada. e aquele domo nao é baixo nao.
sinceramente esse tipo de coisa so se descobre testando na pratica. intendam pratica como teste de bancada e nao oficial. talvez seja neura minha, é que nao trabalho com incertezas e ainda com o problema que tenho de achar que falta algo que nao olhei e testei rsrsrsr da nisso ae. é precauçao apenas.
sinceramente esse tipo de coisa so se descobre testando na pratica. intendam pratica como teste de bancada e nao oficial. talvez seja neura minha, é que nao trabalho com incertezas e ainda com o problema que tenho de achar que falta algo que nao olhei e testei rsrsrsr da nisso ae. é precauçao apenas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Entendi então Rafaelo, então acho que a válvula abre e fecha no sincronismo, e pode ser que rebaixando muito o cabeçote junto com o pistão de lóbulo pode haver colisão... Agora saquei, imaginava que a válvula abrisse bem pouco...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
isso, existe o ponto de transiçao da valvula e 'quase' que colide o pistao sobe e a valvula demora um pouco pra fechar, imagina se da uma descançada a valvula, o pistao nao acontece isso. o cabeçote pode acontecer por diversas coisa, tucho estorado,mola quebrada - se faltou pressao na mola ja era vai bater o pistao sobe da mesma forma,etc. entao temos que ter segurança e nao incertezas.
olha oque aconteceu no teu motor. so aconteceu pq é alcool(domo) se fosse um gasolina o motor poderia girar os 2 em sentido o posto fora de sincronia que nao colide. mais é o risco do motor alcool nao é mesmo, rebaixando ou nao... tem isso tb
nao abre muito mesmo. testei com tucho carregado e descarregado e ambos deram variaçao na altura da extençao da valvula. um passou 1mm da face do cabeçote STD e o outro ficou 2mm pra dentro da face, e foi justamente o descarregado que extendeu mais. refir varias vezes e todos deram parecidos os resultados da extenção
olha oque aconteceu no teu motor. so aconteceu pq é alcool(domo) se fosse um gasolina o motor poderia girar os 2 em sentido o posto fora de sincronia que nao colide. mais é o risco do motor alcool nao é mesmo, rebaixando ou nao... tem isso tb

nao abre muito mesmo. testei com tucho carregado e descarregado e ambos deram variaçao na altura da extençao da valvula. um passou 1mm da face do cabeçote STD e o outro ficou 2mm pra dentro da face, e foi justamente o descarregado que extendeu mais. refir varias vezes e todos deram parecidos os resultados da extenção
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Mensagens: 9179
- Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
- Cidade: Cajamar
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
O motor fase I mesmo à álcool não atropela válvulas. O do meu pai 1.8 86 acredito que não atropele, e esse cabeçote pelo que eu me lembre, o mecânico falou que era a última retífica que pegava. Se foi isso mesmo que eu entendi (eu tinha uns 10 anos), o carro está bem taxado não dando mais passe se necessário for retirar o cabeçote... E o carro é manco que só, fofo! Nem pneu ele não canta numa arrancada brusca, não sei o que acontece com ele.Rafaelo escreveu:isso, existe o ponto de transiçao da valvula e 'quase' que colide o pistao sobe e a valvula demora um pouco pra fechar, imagina se da uma descançada a valvula, o pistao nao acontece isso. o cabeçote pode acontecer por diversas coisa, tucho estorado,mola quebrada - se faltou pressao na mola ja era vai bater o pistao sobe da mesma forma,etc. entao temos que ter segurança e nao incertezas.
olha oque aconteceu no teu motor. so aconteceu pq é alcool(domo) se fosse um gasolina o motor poderia girar os 2 em sentido o posto fora de sincronia que nao colide. mais é o risco do motor alcool nao é mesmo, rebaixando ou nao... tem isso tb![]()
nao abre muito mesmo. testei com tucho carregado e descarregado e ambos deram variaçao na altura da extençao da valvula. um passou 1mm da face do cabeçote STD e o outro ficou 2mm pra dentro da face, e foi justamente o descarregado que extendeu mais. refir varias vezes e todos deram parecidos os resultados da extenção
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?
Mais vantagens que desvantagem. hahhaha
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^