o original carburado é ruim da mesma forma, nao muda muita coisa nao. ja viu onde fica o boquinha de entrada? em cima do coletor de escape. ar quente sobe nao desce. na pratica nao muda nada deixa ele ali. o melhor mesmo é o mais proximo da rua. e em baixo onde o ar é frio e nao quente. nao é a toa que os carro tem a captaçao na linha do parachoque(omega 3.0) alguns tem problemas de projeto como os da fiat rsrsrs sugam o pano do capo.
detonaçao certamente aumenta o risco como no original tambem. senao tem controle de retardo de avanço(toda a frota monza) nao tem, é ruim de qualquer forma. o meu por exemplo tem controle de retardo avanço, quando para e pega trafigo pesado o ar aspirado maior que >70°(risco detonaçao precose) ele começa debitar no mapa de igniçao variando conforme o mapa MAT pra previnir batida de pino.
nao tem esse problema nos novos nao... como falei. essas ECU tem a função de retardar o avanço quando começam a aspirar ar quente. agora toda vez que entra o timing retard a perda de desempenho isso sim é uma realidade. mais é melhor que perde um motor rsrsrsrsr é so arrancar que ja esfria o ar admitido

acho uma das funçoes originais mais importante do motor. e o KS tambem, dae ja é combustivel adulterado. porem faz o mesmo papel que esse do ar quente. retardo de avanço...
a titulo de curiosidade função de retardar o avanço quando começa a aspirar ar quente. essa é da minha MS

PROecu - Injeções eletronica para monzas.