vrsilva escreveu:Ok, vou ceder para o bem do andamento do fórum... Não está mais aqui quem falou...
Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Tá certo tb vou parar por aqui consideramos um empate técnico, vc tem razão, essa conversa não é boa para o forum e não nos levará a lugar algum...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
pessoal quanto o assunto é metorologia e condiçoes climatica do país voces estao certos e errados ao mesmo tempo.
voces tem que se lembrar que o SUL esta mais proximo do polo SUL. de 1000 a 1500km de SP X RS. por tanto é mais frio aqui em condiçoes normais(sem massa polar) devido a distancia :smt023
outra coisa, a influencia do vento influencia. quem ja viu pelo menos 1X na vida a previsao do tempo e esqueceu a gostosa de lado
sabe que aqui no sul é a região de ventos mais intensa devido ao choque de massas quente e fria(inclusive um parte eolico se encontra aqui), aqui na regiao sul tem muito ciclone extratopical que se localiza no mar, a ventania aqui é ate comum ao longo do ano todo.
pois bem, o vento "aumenta o frio" tambem. em gramado,canela pelo menos 1X ao ano neva. SP nao tem como ocorrer isso, nao tem a propriedade pra isso.
eu moro no pe da serra e so vi ate hoje 1X "neve" chegou a deixar branco o chao foi em 1993. a tarde 14h tava 0° lembro direitinho pq eu estava na rua, eu tinha 13 anos na epoca, nao lembro das outras pq tenho 32 * muito legal ver neve em sua terra. eu adoro frio, alias essa minha epoca preferida quanto mais frio melhor.
SP tem frio? claro que tem, mais aqui alem de durar mais tempo o frio começa agora e se estende ate fim de Nov, ela nao precisa de massa de ar polar pra esfriar, esfria so pela posiçao solar(incidencia solar acho que é isso o nome tecnico)... ja SP precisa de massas polar pra esfriar por uma questao geografica isso ae nao tem oque fica discutindo. é geografico
minha mae é professora de historia e geografia e eu gosto muito dessa area, aqui em casa tem barometro e termometro espalhado pela casa e fora rssrsrs mania minha e do meu pai.
meu tio italiano(romano) quando venho aqui pro sul achou que o brasil era so calor... coitado... ficou 2 semanas foi em agosto... no ultimo dia dele ir embora fez 5°C a noite e o cara tava com frio e reclamou pq ele nao tinha vindo preparado, apesar de nos ter avisado. segundo ele o frio daqui nao é o mesmo la da italia(roma) devido a humidade do ar. e ele tem razao. frio nao é tudo iqual nao!(assim como abafamento do calor) podem perguntar pra qualquer meteorologista isso. humidade influencia, vento influencia, pressao atm influencia, massa polar influencia, aproximidade do polo influencia, altitude influencia,perto litoral influencia,aglomeramento de predios(cidade urbana densa) ou campo aberto influencia. e por ae vai
SP é claro que faz frio so nao ve quem nao quer, na TV mostra claramente isso. e é um frio que prejudica alcool. mais nao é a mesma coisa que no Sul. especialmente nos alpes da serra. legal é ver paulistano comentado aqui no RS sobre o frio hehehe, faz parte.... o frio nessa regiao é mais intenso que la pra cima, especialmente a neve a tarde que pelo menos 1X ao ano acontece em alguns ponto. assim como na serra de SC outro lugar muito frio. é regiao sul tb. a intencidade da massa polar começa do polo sul, sul argentina, uruguai, RS, SC, ja PR começa perder força, ate SP ainda em força porem mais fraca que no sul, RJ ja foi pro pau a massa polar
é facil de ver isso na previsao do tempo na TV aqueles negocinho colorido mostram isso.
esse sistema é otimizado pra funcionar bem no frio olhem oque tem.
*MPFI = pre injetada(nao partida a frio) no pe da valvula antes de bater arranque.
*Coletor de plastico = temperatura do ar é menos fria e nao retem humidade devido o plastico
*Igniçao dupla = faisca na explosao e no escape ao mesmo tempo. padrao GM. aquece mais rapido o conjunto
*Igniçao mais forte = encorpamento da faisca na fase fria
*Adiantamento do ponto = AR frio admitido é verificado...
*Compensador por temperatura = quanto mais frio mais injeta combustivel(principal) na fase arranque
*Compensador por temperatura = quanto mais frio mais abre a valvula de ar(extra) na fase arranque
*Fase aquecimento = isso nao é novidade o EFI tb tem
com esses recursos pega muito facil o motor no modo alcool, sem contar que tem cabeçote roletado que é leve no acionamento, escapamento todo ele de inox 304 oque prende mais o calor dos gases,tem o oleo super fino 5W30 sintetico que é fino mesmo a temperaturas congelantes...
e ainda tem o partida a frio. que no meu caso esta tudo instalado de forma original. utilizando um rele especifico pra o selenoide e bomba injetora no local da caixa de fusivel do monza. coisa fina mesmo. mais ela é dispensavel, é pra pegar o motor sem gasolina na partida a frio. devido o avanço tecnologico quase nao precisa usar gasolina pra ajudar a pegar.
pessoal o preconceito com motor alcool esta relacionado ao passado infelizmente. meu pai é um que nunca teria carro alcool, apesar que eu ja falei pra ele os motivos tecnicos e a fama do alcool... nao adianta. faz parte da nossa realidade e passado. carburador, injeções precarias,baixa tecnologia,etc.
alias falando em alcool e frio. aqui no RS voces nao vao achar carro a alcool. uma pelo clima e outro pelo custo do alcool 2.45 ate pra ligar os fogao a lenha/lareira/churrasqueira ta caro rsrsrs
voces tem que se lembrar que o SUL esta mais proximo do polo SUL. de 1000 a 1500km de SP X RS. por tanto é mais frio aqui em condiçoes normais(sem massa polar) devido a distancia :smt023
outra coisa, a influencia do vento influencia. quem ja viu pelo menos 1X na vida a previsao do tempo e esqueceu a gostosa de lado

pois bem, o vento "aumenta o frio" tambem. em gramado,canela pelo menos 1X ao ano neva. SP nao tem como ocorrer isso, nao tem a propriedade pra isso.
eu moro no pe da serra e so vi ate hoje 1X "neve" chegou a deixar branco o chao foi em 1993. a tarde 14h tava 0° lembro direitinho pq eu estava na rua, eu tinha 13 anos na epoca, nao lembro das outras pq tenho 32 * muito legal ver neve em sua terra. eu adoro frio, alias essa minha epoca preferida quanto mais frio melhor.
SP tem frio? claro que tem, mais aqui alem de durar mais tempo o frio começa agora e se estende ate fim de Nov, ela nao precisa de massa de ar polar pra esfriar, esfria so pela posiçao solar(incidencia solar acho que é isso o nome tecnico)... ja SP precisa de massas polar pra esfriar por uma questao geografica isso ae nao tem oque fica discutindo. é geografico
minha mae é professora de historia e geografia e eu gosto muito dessa area, aqui em casa tem barometro e termometro espalhado pela casa e fora rssrsrs mania minha e do meu pai.
meu tio italiano(romano) quando venho aqui pro sul achou que o brasil era so calor... coitado... ficou 2 semanas foi em agosto... no ultimo dia dele ir embora fez 5°C a noite e o cara tava com frio e reclamou pq ele nao tinha vindo preparado, apesar de nos ter avisado. segundo ele o frio daqui nao é o mesmo la da italia(roma) devido a humidade do ar. e ele tem razao. frio nao é tudo iqual nao!(assim como abafamento do calor) podem perguntar pra qualquer meteorologista isso. humidade influencia, vento influencia, pressao atm influencia, massa polar influencia, aproximidade do polo influencia, altitude influencia,perto litoral influencia,aglomeramento de predios(cidade urbana densa) ou campo aberto influencia. e por ae vai
SP é claro que faz frio so nao ve quem nao quer, na TV mostra claramente isso. e é um frio que prejudica alcool. mais nao é a mesma coisa que no Sul. especialmente nos alpes da serra. legal é ver paulistano comentado aqui no RS sobre o frio hehehe, faz parte.... o frio nessa regiao é mais intenso que la pra cima, especialmente a neve a tarde que pelo menos 1X ao ano acontece em alguns ponto. assim como na serra de SC outro lugar muito frio. é regiao sul tb. a intencidade da massa polar começa do polo sul, sul argentina, uruguai, RS, SC, ja PR começa perder força, ate SP ainda em força porem mais fraca que no sul, RJ ja foi pro pau a massa polar

Vinicius eu instalei por uma questao de recurso extra, inclusive esta gerenciado pela ECU programado pra acionar por 2 seg de injeção sempre que baixar de <18°. um detalhe legal que é injetado no pe da valvula com 4 cuspe, um em cada cilindro. bem otimizado devido o coletor de plastico ser assim. nao precisaria usar ele no alcool nao...vrsilva escreveu:Sistema MPFI é pra não precisar de gasolina, perguntem pro Rafaelo se o Monza dele vai ter reservatório....
esse sistema é otimizado pra funcionar bem no frio olhem oque tem.
*MPFI = pre injetada(nao partida a frio) no pe da valvula antes de bater arranque.
*Coletor de plastico = temperatura do ar é menos fria e nao retem humidade devido o plastico
*Igniçao dupla = faisca na explosao e no escape ao mesmo tempo. padrao GM. aquece mais rapido o conjunto
*Igniçao mais forte = encorpamento da faisca na fase fria
*Adiantamento do ponto = AR frio admitido é verificado...
*Compensador por temperatura = quanto mais frio mais injeta combustivel(principal) na fase arranque
*Compensador por temperatura = quanto mais frio mais abre a valvula de ar(extra) na fase arranque
*Fase aquecimento = isso nao é novidade o EFI tb tem
com esses recursos pega muito facil o motor no modo alcool, sem contar que tem cabeçote roletado que é leve no acionamento, escapamento todo ele de inox 304 oque prende mais o calor dos gases,tem o oleo super fino 5W30 sintetico que é fino mesmo a temperaturas congelantes...
e ainda tem o partida a frio. que no meu caso esta tudo instalado de forma original. utilizando um rele especifico pra o selenoide e bomba injetora no local da caixa de fusivel do monza. coisa fina mesmo. mais ela é dispensavel, é pra pegar o motor sem gasolina na partida a frio. devido o avanço tecnologico quase nao precisa usar gasolina pra ajudar a pegar.
pessoal o preconceito com motor alcool esta relacionado ao passado infelizmente. meu pai é um que nunca teria carro alcool, apesar que eu ja falei pra ele os motivos tecnicos e a fama do alcool... nao adianta. faz parte da nossa realidade e passado. carburador, injeções precarias,baixa tecnologia,etc.
alias falando em alcool e frio. aqui no RS voces nao vao achar carro a alcool. uma pelo clima e outro pelo custo do alcool 2.45 ate pra ligar os fogao a lenha/lareira/churrasqueira ta caro rsrsrs
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Pessoal!!
Neste final de semana reativei a partida a frio do Monza pelo relé DNI – 0306 (original seria 94 634 563), porém, para solucionar a questão de quando o reservatório da gasolina estava cheio o motor puxava a gasolina, mesmo com o “T”, eu instalei uma solenoide.
O esquema ficou o seguinte: Quando o relê entra em ação na primeira partida com o carro frio ele aciona a bomba injetora de gasolina e a solenoide (liguei a solenoide paralelo a bomba injetora), porém, o período de injeção dado pelo relé (DNI – 0306) é curto e rápido e devido a solenoide armar e desarmar na mesma frequência que a bomba injeta sempre perco a primeira partida, tento que dar a partida novamente e correndo o risco de afogamento pelo excesso de gasolina.
Estive lendo vários tópicos aqui e tive a seguinte ideia e conto com a opinião dos senhores para vermos se é possível a aplicação:
O relé que controla a lâmpada de alta temperatura é o mesmo que controla o período de funcionamento do PTC (Positive Temperature Coefficient).
Pensei em ligar a saída que alimenta o PTC a um relé auxiliar e esse relé será ligado a solenoide, portanto, assim a solenoide ficaria aberta pelo período que o PTC estive em funcionamento (período esse que corresponde ao aquecimento do motor – faixa azul).
Isso seria possível?
fontes consultadas: http://www.monzeiros.com.br/forum/viewt ... 8&p=203050
viewtopic.php?f=6&t=10823
Neste final de semana reativei a partida a frio do Monza pelo relé DNI – 0306 (original seria 94 634 563), porém, para solucionar a questão de quando o reservatório da gasolina estava cheio o motor puxava a gasolina, mesmo com o “T”, eu instalei uma solenoide.
O esquema ficou o seguinte: Quando o relê entra em ação na primeira partida com o carro frio ele aciona a bomba injetora de gasolina e a solenoide (liguei a solenoide paralelo a bomba injetora), porém, o período de injeção dado pelo relé (DNI – 0306) é curto e rápido e devido a solenoide armar e desarmar na mesma frequência que a bomba injeta sempre perco a primeira partida, tento que dar a partida novamente e correndo o risco de afogamento pelo excesso de gasolina.
Estive lendo vários tópicos aqui e tive a seguinte ideia e conto com a opinião dos senhores para vermos se é possível a aplicação:
O relé que controla a lâmpada de alta temperatura é o mesmo que controla o período de funcionamento do PTC (Positive Temperature Coefficient).
Pensei em ligar a saída que alimenta o PTC a um relé auxiliar e esse relé será ligado a solenoide, portanto, assim a solenoide ficaria aberta pelo período que o PTC estive em funcionamento (período esse que corresponde ao aquecimento do motor – faixa azul).
Isso seria possível?
fontes consultadas: http://www.monzeiros.com.br/forum/viewt ... 8&p=203050
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Valeu!!
Paulo Rogério
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- waldir
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Paulo,
possível é... mas, é indevido por que o PTC (resistência) fica acionada por 7 minutos ou até que a temperatura atinja 83ºC e no caso do seu Monza 89 quem fornecerá esta informação é o sensor de temperatura do cabeçote que fará desarmar o relé DNI 0306.
E provável que numa temperatura menor o pulso do relé seja maior.
Faça um teste com gelo. Tire o sensor coloque um terra na carcaça do sensor e mantenha o fio verde conectado nele. Coloque-o num saquinho plástico e coloque no copo e gelo por cima. Depois de uns 5 minutos dê a partida e veja o que acontece. Pode também tirar a mangueira que vai do solenoide ao carburador e colher a gasolina numa garrafinha para ver quanto injeta.
Se for insuficiente coloque um acionamento remoto ( veja na seção de tutoriais)
Abs
waldfir
possível é... mas, é indevido por que o PTC (resistência) fica acionada por 7 minutos ou até que a temperatura atinja 83ºC e no caso do seu Monza 89 quem fornecerá esta informação é o sensor de temperatura do cabeçote que fará desarmar o relé DNI 0306.
E provável que numa temperatura menor o pulso do relé seja maior.
Faça um teste com gelo. Tire o sensor coloque um terra na carcaça do sensor e mantenha o fio verde conectado nele. Coloque-o num saquinho plástico e coloque no copo e gelo por cima. Depois de uns 5 minutos dê a partida e veja o que acontece. Pode também tirar a mangueira que vai do solenoide ao carburador e colher a gasolina numa garrafinha para ver quanto injeta.
Se for insuficiente coloque um acionamento remoto ( veja na seção de tutoriais)
Abs
waldfir
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Waldir!
Eu deixei em paralelo ao esquema original o acionamento remoto, via botão localizado abaixo do painel.
Porém, meu desejo e deixá-lo em forma original para partida a frio, o esquema pensado seria para deixar a solenoide aberta enquanto o relé de partida a frio atua injetando a gasolina, pois, o que ocorre hoje é que os dois são acionados ao mesmo tempo e acreidto eu que a gasolina não chega a passar pela solenoide e a mesma acaba fechando devido ao pulso. Vou fazer o teste sugerido com o carro frio e verificar se sai o jato pela solenoide, caso contrário, outra forma que acabei de pensar, seria retirar o "T" do reservatório, fazendo que a mangueira que sai da bomba injetora de gasolina fique ligada diretamente na solenoide, então teoricamente a mangueira ficaria cheia de gasolina e no momento do acionamento do relé e solenoide, a gasolina passaria diretamente para o carburador, acredito que hoje ela retorna pelo "T".
Eu deixei em paralelo ao esquema original o acionamento remoto, via botão localizado abaixo do painel.
Porém, meu desejo e deixá-lo em forma original para partida a frio, o esquema pensado seria para deixar a solenoide aberta enquanto o relé de partida a frio atua injetando a gasolina, pois, o que ocorre hoje é que os dois são acionados ao mesmo tempo e acreidto eu que a gasolina não chega a passar pela solenoide e a mesma acaba fechando devido ao pulso. Vou fazer o teste sugerido com o carro frio e verificar se sai o jato pela solenoide, caso contrário, outra forma que acabei de pensar, seria retirar o "T" do reservatório, fazendo que a mangueira que sai da bomba injetora de gasolina fique ligada diretamente na solenoide, então teoricamente a mangueira ficaria cheia de gasolina e no momento do acionamento do relé e solenoide, a gasolina passaria diretamente para o carburador, acredito que hoje ela retorna pelo "T".
Valeu!!
Paulo Rogério
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Paulo,
eu não conheço a ligação via T, mas se vc fizer como o esquema abaixo vai funcionar
viewtopic.php?f=3&t=26575#p328226
O relé de partida a frio aciona a bombinha e o solenoide ao mesmo tempo
eu não conheço a ligação via T, mas se vc fizer como o esquema abaixo vai funcionar
viewtopic.php?f=3&t=26575#p328226
O relé de partida a frio aciona a bombinha e o solenoide ao mesmo tempo
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Waldir!
Eu usei este esquema mesmo para fazer a ligação, porém, a diferença esta na mangueira que em seu esquema vai direto para a solenoide e no meu monza existe um "T" que liga ela no reservatório e segue para a solenoide.
Vou retirá-lo para teste e depois digo se funcionou.
Eu usei este esquema mesmo para fazer a ligação, porém, a diferença esta na mangueira que em seu esquema vai direto para a solenoide e no meu monza existe um "T" que liga ela no reservatório e segue para a solenoide.
Vou retirá-lo para teste e depois digo se funcionou.
Valeu!!
Paulo Rogério
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Re: Partida a Frio do seu Monza a Alcool funciona bem?
Resolvido!!!
Isso mesmo, ao retirar o "T" e deixando a mangueira ligada diretamente da bona injetora até a solenoide o monzão pegou na primeira injetada.... :smt023
Isso mesmo, ao retirar o "T" e deixando a mangueira ligada diretamente da bona injetora até a solenoide o monzão pegou na primeira injetada.... :smt023
Valeu!!
Paulo Rogério
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