TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
Olá, possuo um monza sl/e 2.0 gasolina/gnv. Meu monza deu problema no cabeçote, o qual foi retificado pela 6ª vez, mas não por causa do gás. Ví que o motor não estava legal, troquei os componentes, e encamisei os cilindros. Meu radiador tem 2 anos, a bomba de água 1 ano, troquei o cabeçote hoje, o mecânico verificou a bomba de água, o radiador, as mangeuiras, tudo. O cebolão foi trocado, a ventuinha está perfeita, fazendo muito vento e para o lado correto. O problema: estou na estrada, a 70, 80, 90 ou 100K/H e o carro não esfria de jeito nenhum, ficando a temperatura sempre um pouco abaixo do meio, mas bem pouco. Quando fiz o motor e o cabeçote, o carro ficou bom por 1 mês, mas deu esse problema derrepente. Fui em 3 mecânicos e todos disseram que era o cabeçote pois devido a tantas retíficas, estava muito baixo e com a compressão muito elevada. Troquei o cabeçote à toa. Não sei mais o que fazer, pois com a troca do cabeçote melhorou bem pouquinho, pois antes a ventuinha não desarmava de jeito nenhum. Agora ela desarma acima de 1/4 mas com a temperatura ambiente muito baixa e chuvendo. Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul. Pode ser que a compressão esteja muito forte no motor, e isso que está afetando a temperatura? POR FAVOR ME AJUDEM MAS ENVIEM APENAS RESPOSTAS PRO MEU PROBLEMA QUE DURA 6 MESES E NÃO OPINIÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CARRO EM GNV OU ALGO PARECIDO. mUITO OBRIGADO MESMO PELA ATENÇÃO.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
6 Retíficas? Nenhum motor aguenta isso.rafafenix escreveu:Olá, possuo um monza sl/e 2.0 gasolina/gnv. Meu monza deu problema no cabeçote, o qual foi retificado pela 6ª vez, mas não por causa do gás. Ví que o motor não estava legal, troquei os componentes, e encamisei os cilindros. Meu radiador tem 2 anos, a bomba de água 1 ano, troquei o cabeçote hoje, o mecânico verificou a bomba de água, o radiador, as mangeuiras, tudo. O cebolão foi trocado, a ventuinha está perfeita, fazendo muito vento e para o lado correto. O problema: estou na estrada, a 70, 80, 90 ou 100K/H e o carro não esfria de jeito nenhum, ficando a temperatura sempre um pouco abaixo do meio, mas bem pouco. Quando fiz o motor e o cabeçote, o carro ficou bom por 1 mês, mas deu esse problema derrepente. Fui em 3 mecânicos e todos disseram que era o cabeçote pois devido a tantas retíficas, estava muito baixo e com a compressão muito elevada. Troquei o cabeçote à toa. Não sei mais o que fazer, pois com a troca do cabeçote melhorou bem pouquinho, pois antes a ventuinha não desarmava de jeito nenhum. Agora ela desarma acima de 1/4 mas com a temperatura ambiente muito baixa e chuvendo. Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul. Pode ser que a compressão esteja muito forte no motor, e isso que está afetando a temperatura? POR FAVOR ME AJUDEM MAS ENVIEM APENAS RESPOSTAS PRO MEU PROBLEMA QUE DURA 6 MESES E NÃO OPINIÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CARRO EM GNV OU ALGO PARECIDO. mUITO OBRIGADO MESMO PELA ATENÇÃO.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
Não, a válvula termostática deveria se fechar nesta condição, mantendo o motor aquecido, isolando a água fria apenas no radiador.Marcell 500 EF escreveu:Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul.
Muitas coisas podem fazer seu carro aquecer, desde ponto de ignição ou comando errados até problemas na válvula termostática, bomba d'água, etc.. Qualquer palpite sem ver o carro, seria um mero palpite...

Eduardo Rettore
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
É como o Eduardo falou, muitos fatores podem levar a este problema.
Meus palpites:
- Ponto (ignição e comando)
- Mistura muito pobre
- Válvula termostática
- bomba de água
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
Eu também concordo com 500EF.500EF escreveu:Não, a válvula termostática deveria se fechar nesta condição, mantendo o motor aquecido, isolando a água fria apenas no radiador.Marcell 500 EF escreveu:Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul.
Muitas coisas podem fazer seu carro aquecer, desde ponto de ignição ou comando errados até problemas na válvula termostática, bomba d'água, etc.. Qualquer palpite sem ver o carro, seria um mero palpite...
Acrescento ainda que, peças novas também apresentam problemas e, por conta disso, muitas vezes um sintoma de simples reparo acaba "empipinando".
Quando temos um problema com a temperatura, antes de tudo devemos aferir a temperatura do carro, para eliminar possível problema com marcador do painel.
Problemas com carro superaquecendo, em geral é porque a a água não está circulando (ar no sistema, bomba d´água, válvula termostática, obstrução em magueiras ou radiador, junta de cabeçote errada tampando passagem de água ...)
Abs,
Carlos Freire
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
rafafenix, meu carro tb funciona com o marcador de temperatura na região central da escala. Estava lendo uma reportagem na revista 4 Rodas, que falava que a ventoinha do Monza tubarão trabalha muito mais que a do Monza modelo anterior devido a pequena grade dianteira.
Mas se a temperatura está variando na faixa central da escala (de 1/4 até 0,5mm acima do meio), está normal.
Sobre andar na estrada e a temperatura descer até o azul, não é bom, pois pode ocasionar algum problema no motor, devido a grande variação da temperatura. O que mantém a temperatura ideal é a válvula termostática, que faz a água recircular pelo motor, liberando-a para o radiador somente depois que atinge uma certa temperatura (por volta de 80 graus).
Mas se a temperatura está variando na faixa central da escala (de 1/4 até 0,5mm acima do meio), está normal.
Sobre andar na estrada e a temperatura descer até o azul, não é bom, pois pode ocasionar algum problema no motor, devido a grande variação da temperatura. O que mantém a temperatura ideal é a válvula termostática, que faz a água recircular pelo motor, liberando-a para o radiador somente depois que atinge uma certa temperatura (por volta de 80 graus).
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
Agradeço pela ajuda, e esqueci de mencionar que o carro não possui a válvula termo-estática desde que possuo o carro, nunca me deu problemas, inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula. Caso vcs conheçam algum centro automotivo de confiança, pela zona sul, oeste ou dependendo da norte lhes agradeço.
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Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?
Você é quem pensa... coloca uma e verá o consumo melhorar (com motor frio, a ie injeta mais combustível) e terá motor para muitos e muitos milhares de km (esse esquenta e esfria é "uótimo" para o bloco do motor, cabeçote, etc...)rafafenix escreveu:Agradeço pela ajuda, e esqueci de mencionar que o carro não possui a válvula termo-estática desde que possuo o carro, nunca me deu problemas,
inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.




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Eduardo Rettore
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