DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: DÚVIDA SOBRE BOMBA D´ÁGUA (DELPHI OU NAKATA)

Mensagem não lida por xande do abv »

e ai diego beleza :smt023 eu tambem estou usando nakata :mrgreen: o cara da retifica tambem achou ela boa,não quis arriscar botar de plastico :roll: valeu :smt023
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

pqp min lasquei comprei delphi :smt011
Ronie Barbosa
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1993
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

Olá monzeiros, bem quero agradecer as dicas sobre a melhor bomba dàgua, coloquei a nakata, com esse serviço descobri um defeito que meu carro tinha e nunca conseguia resolver é o seguinte: Quando comprei esse carro a 3 anos eu pedi a um mecânico que já conheço a muito tempo, ou melhor eu achava que conhecia, bom vamos continuar, na época ele trocou pra mim as 3 correias ar, direção e dentada , depois do serviço eu percebi que o carro ficou meio fraco mas ele me convenceu que era impressão minha, tudo bem rodei esse três anos com o carro até que mês passado graças a Deus a bomba dàgua começou a roncar, depois de pesquisar muito no fórum me deparei com as dificuldades relatadas por exemplo:parafuso virabrequim todos diziam que era muito ruim de sair, polia dentada idem, bomba só saia na pancada e por aí vai, bom resolvi me arriscar com a ajuda do meu compadre que é ajudante de mecânico, moral da história descobri vários erros cometido pelo meu mecânico vamos a eles: Quando tiramos a capa da correia dentada a correia estava muito frouxa o cursor do esticador estava encostado no batente ou seja ele viu que precisava tensionar pela bomba mas não fez; quando fui afrouxar o temido parafuso virabrequim ele estava só encostado soltei ele sem precisar travar nada fiquei gelado e revoltado pois ele(o mecânico) além de deixar a correia totalmente frouxa não apertou bem o parafuso virabrequim dois erro capitais não sei como essa correia não arrebentou ou pulou dentes trabalhando assim por 3 anos, e o que dizer do parafuso virabrequim 3 anos só encostado e não soltou; Bom deu tudo certo graças a Deus trocamos a bomba as correias e tencionadores(tencionamos corretamente a correia), então eu percebi que agora o carro está desenvolvendo muito mais nas arrancadas retomadas e velocidade final, então eu deixo uma pergunta: a correia não tinha pulado estava no sincronismo correto será que por estar totalmente frouxa estava influindo no rendimento do carro para pior é claro :smt017 ,
A SÓ MAIS UMA COISA NÃO CONFIE EM MECÂNICOS ELES SÃO NOSSOS PIORES INIMIGOS. :smt031
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Diego Paiva escreveu:Comprei NAKATA, acabamento excelente. Comprei por causa do impulsor de metal, que é igual ao da original! As outras usam impulsor de plastico, inclusive delphi e urba, que pode se desprender do eixo com o tempo, fazendo o carro aquecer por não circular a água corretamente!
Pessoal, para constar neste tópico, em Março de 2012 montei o motor novo do meu Monza, Classic SE MPFI, e, coloquei uma bomba dagua URBA com impulsor de plástico.
14 mil km depois, comecei com problemas no arrefecimento, o carro esquentava até a água sair pela tampa.
Primeiro, troquei a tampa, pois achei o problema ser nela, não resolveu, depois, troquei o reservatório de expansão, e, o problema continuou!
Bem, por ultimo, levei a um mecanico de confiança e, após testes, constatamos problema na circulação de fluido de arrefecimento!
Radiador ou Bomba d'agua.
Como o radiador é novo, restou a bomba d'agua.
Eis a foto dela!
Imagem

Ela está ai, intacta, bonita, sem nenhum dano! Mas, o incrível, é que, o rotor está super fixo no eixo! Mas ai que vem o perigo! Quando o fluido aquecia, dilatava o plástico, e, ele ficava livre no eixo, não fazando a água circular corretamente!

Troquei a bomba, coloquei uma NAKATA como dito pelo Diego e, chego a uma conclusão que quero compartilhar com vocês.
bomba dagua, SOMENTE COM ROTOR METALICO!

Fujam dos plásticos!
Foto similar a bomba que coloquei!
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

Vivendo e aprendendo!
Há uns 5 anos atrás meu irmão tinha monza 92, e do nada o motor parou e não virava mais no motor de arranque, ai chamamos um mecânico e ele disse que o motor tinha trancado e já queria rebocar o carro para a oficina dele, achamos melhor levar o carro para minha casa e chamamos outro mecânico que tambem condenou o motor.
Mas não estavamos certos disso pois mantinhamos a manutenção em dia, e decidimos soltar a correia dentada, para nossa surpresa sem a correia conseguimos girar a polia do vira então descobrimos que na verdade o que estava travado era apenas a bomba d'agua, nunca tinha ouvido falar que um defeito na bomba seria parecido com um motor trancado.
Fica a dica.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Aproveitando o tópico.

Ontem fiz uma 'cirurgia' no Monza para tirar um barulho que surgiu no dia 18 pp um tlec tlec tlec
Inicialmente eu pensei no esticador da CD com problema no batente, mas depois girei a bomba d'água com a mão e lá reproduziu o tlec tlec tlec

Enfim, comprei nova bomba SKF impulsor de ferro como a anterior R$65,00 e a seguir colo algumas fotos para ilustrar
Editado: a anterior que está na foto é de plástico

Imagem

A bomba foi instalada em 22.03.08 (5 anos e 5 meses)

Imagem

Mesmo com aditivo constante apresentou uma erosão no alumínio que pode ser cavitação e efeito galvânico

Imagem

Foi um parto para sacar a bomba velha, mesmo batendo com um sarrafo de 1 pol e martelo. Aí descobri que na aba é possível
enfiar uma chave de fenda e forçando, + WD 40, + umas batidas, + força com a chave de fenda e a dita cuja pulou fora.

Imagem

Imagem

Penso que a ferrugem tomou conta do eixo internamente e eu não sei se é bucha ou rolamento que estragou
se eu tiver paciência de meter o martelo na bomba velha vou descobrir e estou pensando se vale o esforço.

Imagem

Na montagem coloquei-a exatamente na posição da anterior. Aproveitei troquei os esticadores e as correias CD e Poli V
E para variar eu apanhei novamente do esticador da Poli V. Já não se faz arruela de pressão como antes. Colocar esse
esticador e ajustar para que a correia não grite é outro parto devido o espaço e o carro longe do chão apenas 45 cm.
Vale o divertimento e a segurança de um trabalho bem feito, sem economizar modéstia.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 20 Ago 2013, 14:17, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, as fotos mostram um vazamento no o'ring do cavalete da válvula termostática e em uma das mangueiras conectada a ele.

Para bomba d'água sair com mais facilidade, solte a VT que assim diminui a pressão interna. Se ainda assim tiver dificuldades de soltar, como a bomba d'água será substituída, encoste uma madeira ou mesmo um chave de fenda bem comprida na polia da bomba e com martelo dê uma pancada firme que ela pula fácil.

Estranho essa corrosão mesmo usando aditivo, ainda mais conhecendo você que sempre faz as manutenções em dia e usa aditivo. Será que esse aditivo é de boa qualidade mesmo?

Todas as vezes que troquei a bomba d'água do meu Monza, ela estava em bom estado fisicamente, mesmo com anos em uso.

No mês passado fiz manutenção de troca do o'ring do cavalete da VT, que tinha esse mesmo vazamento. Removi a bomba d'água e VT que ainda estavam em boas condições, fiz a limpeza interna do motor, removendo todo aditivo anterior, funcionei o motor com mangueira alimentando o sistema com água, para tirar tudo mesmo e coloquei aditivo orgânico da Delphi. Por enquanto o resultado é bom. Vamos ver no futuro já que o prazo indicado para esse novo aditivo é de 3 anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Para bomba d'água sair com mais facilidade, solte a VT que assim diminui a pressão interna. Se ainda assim tiver dificuldades de soltar, como a bomba d'água será substituída, encoste uma madeira ou mesmo um chave de fenda bem comprida na polia da bomba e com martelo dê uma pancada firme que ela pula fácil.
Carlos, eu havia esvaziado parcialmente o sistema, porem, foi através da mangueira baixa do radiador e sem a tampa do reservatório

Mas eu estava batendo no corpo da bomba. E você tem razão se a pancada fosse na polia o efeito alavanca teria a deslocado mais rápido.
Vai ficar para a próxima. Porém essa informação é importante aos monzeiros do forum.
Será que esse aditivo é de boa qualidade mesmo?
É aditivo com etileno-glicol concentrado para ser diluído em 6 litros (1 x 6 lt ) e fico monitorando a condutividade no meio liquido.
as fotos mostram um vazamento no o'ring do cavalete da válvula termostática
Carlos na direção do o'ring eu não notei vazamento perpendicular(já houve no passado e foi corrigido com solda quando plainou o cabeçote e o cavalete é relativamente novo e não estava corroído . Mais vou ficar esperto com isso, e verificar de vez enquanto.
Pode até ter ocorrido vazamento lateral por esguicho tipo seringa. Mas consegui dar aperto na abraçadeira por trás do cavalete. As mangueiras vão cedendo e a abraçadeira fica frouxa. Outro dia estava com pequeno vazamento numa das mangueiras do coletor de adm. reapertei as abraçadeiras e parou o vazamento.

Imagem

Obrigado por comentar.

Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder