Tucho preso ou vazio?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
tio ted
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Tucho preso ou vazio?

Mensagem não lida por tio ted »

Salve galera, to pra escrever mais um capitulo da novela com meu Monza, 94 EFI. Dessa vez com a ajuda de vocês.

Bom, o que me incomoda no momento é que as vezes quando ligo o motor escuto umas pancadas secas e graves no comando, que vai sumindo aos poucos, cerca de uns 30 segundos após ligar o motor. Na grande maioria isso só ocorre com o motor frio (primeira partida do dia), mas já aconteceu com o motor morno (depois de 1 ou 2 horas dele parado). Já passei umas duas semanas sem que isso ocorra, ai acontece por um dia ou dois e fica outros vários sem ocorrer.

Como aqui é difícil achar um mecânico bom que cobre preços condizente com a realidade, todas vez que preciso consertar algo no meu carro tenho que conversar com mecânicos de várias oficinas.
Diante das visitas a várias oficinas tenho dois diagnósticos mais prováveis, um é que tem algum tucho prendendo e a segunda é algum tucho esvaziando ou demorando para encher.
O que queria que a galera daqui me explicasse é o seguinte (perguntei isso pros mecânicos que visitei mas acabei com mais dúvidas do que respostas).

Acredito que o problema seja a segunda opção, quando desligamos o motor, o certo é o tucho esvaziar ou reter óleo no seu interior?
Pergunto isso para saber se o problema é do óleo que uso atualmente(Mobil super 20W-50 SF/CC) ou entupimento(borra) ou em algum tucho que não retém o óleo.

Vou trocar o óleo nesse fds e estou pensando em usar algum produto que promete fazer a limpeza interna do motor (flush), qual marca e/ou método vocês me recomendam?

Agora outras perguntas que tem haver com o assunto mais talvez nada com o problema.
Como é medida a pressão da bomba do óleo?
Quando a base, que segundo o mecânico é de alumínio(corpo da bomba?), onde é fixado o pescador do óleo, espana a rosca dos parafusos que prendem o pescador, o que fazer? O cara meteu um parafuso umas duas ou até três medidas maior que o normal no lugar e acho que eles nem pegaram rosca direito.
O infeliz que fez a "gambiarra" do parafuso que fixa o pescado fez o favor de não colocar o difusor do carter para usar junta de cortiça, ao invés da de borracha. Nem acredito que acabei concordando com essa, tenho raiva de mim até hoje por causa disso.
Bom, esses dois últimos episódios quando ocorreram o problema desse tópico já existia.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: Tucho preso ou vazio?

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

o meu tb faz isso.
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Beto
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Beto »

Tio Ted, bom dia!

Eu não sei como é a medição da pressão da bomba de óleo, deixo esta explicação para os companheiros com mais experiência. Conforme a sua descrição, recomendo você levá-lo à uma oficina para fazer uma análisa na bomba de óleo (pressão do óleo), pelo sintoma mencionado talvez seja a falta de pressão do sistema.
Quando você ligá-lo pela manhã (primeira partida), atente para a luz da pressão do óleo, ela deve apagar em 2 à 3 segundos mais ou menos. Há 2 anos tive o mesmo problema, lembro-me que a luz do óleo demorava 20 segundos para apagar, e quando isso acontecia sessava o barulho das
valvulas.
Faça essa manutenção o quanto antes, pois a baixa pressão pode causar desgaste prematuro nos componentes do cabeçote.

Abraço!
Beto S.
=======================
Monza SL/E 86/87
2.0 - Álcool - 2P - Prata Andino
=======================
"Esporte é droga, pratique guitarra..." Frank Zappa
tio ted
Membro SL (Ní­vel 1)

Então, Leonarjoe 2.0, você nunca procurou algum mecênico por causa desse problema?
Se sim, o que escutou?

Beto, a luz do óleo ta apagando normal, ligo o carro uns 2 ou 3 segundos a luz apaga e depois dela apagar é que o barulho começa a diminuir, por isso queria verificar a pressão da bomba de óleo.

Bom galera, pra resumir, qual produto vocês recomendam e como utiliza-lo para fazer um flush do óleo do motor?
Tenho que trocar o óleo nesse sábado, sem falta.

Abraço a todos.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

po lekão, a minha luz de óleo apaga rápido.. e não demora nem 2 segundos. mas o barulho permanece.. pode ser o óleo mto grosso que quando frio fica sem viscosidade pra preencher corretamente os tuchos? eu tenho medo de colocar um 15w40 e o carro começar a fumar.. eu uso havoline SL 20w50. eu não faço flush. tudo bem que pode vir até a limpar o motor.. mas e o pescador? como fica? ele vai ter que puxar tudo denovo pra cima..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
tio ted
Membro SL (Ní­vel 1)

Poxa, to querendo fazer esse flush pois vou trocar de marca de óleo, tava vendo a especificação do que uso atuamente e vi que ele é SF.
Vou trocar por um SL da lubrax ou castrol, também 20W50.
Meu carro já come um óleo danado, to usando mais de um litro entre uma troca e outra (5000Km), e sem vazamento! To quase usando esses pra alta quilometragem!

Então, o flush nem é tanto pelo problema é mais pela troca da marca do óleo, mas vai que melhora!?
Como disse na primeira mensagem do tópico, teve um infeliz de um mecânico que tirou o defletor do carter, amanhã vou num ferro velho procurar um, e se achar mando tirar o carter e aproveito para limpar o pescador e resolver o problema da rosca espanada. Isso ta me tirando o sossego.

Obrigado pela atenção.
Abraço.
mecnic
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por mecnic »

Com relação ao pescador e o defletor, não tenho a menor dúvida que seja correto voltar como era.
Pode ser que tenha que levar num torneiro pra abrir uma rosca novamente de diãmetro maior, mas não sei como é essa peça, assim fica difícil dar palpite.

Pra medir a pressão produzida pela bomba de óleo, é retirado a "cebolinha do oleo" e ligado um manômetro no mesmo local.
Não lembro qual a pressão correta. Meu antigo Monza só parava de bater os tuchos quando bem quente, mas a bomba dava pressão, pena que não lembro quais os valores.

Eu substitui o filtro de óleo Tecfil por Fram e melhorou as batidas mais agudas logo após a partida, como no seu tem, mas continuou batendo tucho.
Me disseram que eu devia ter limpado os tuchos que provavelmente parariam esse barulho constante que fica enquanto ele esquenta.

Posso te dizer que as batidas logo na partida melhoraram claramente com a substituição do filtro.
Até mais colega!
EX Monza SL/E, vermelho rodes perolizado, 1990, 2 portas, 2 litros, gasolina, 161.000 km rodados.
mecnic
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por mecnic »

Achei no Manual de reparações o seguinte:
Bomba de óleo:
Pressão a 1400 rpm .... 282 a 324 kPa (41 a47 lb/pol2)
Pressão a 3000 rpm .... 365 a 407 kPa (53 a 59 lb/pol2)

Agora é pedir algum mecânico pra medir e conferir

:smt023
EX Monza SL/E, vermelho rodes perolizado, 1990, 2 portas, 2 litros, gasolina, 161.000 km rodados.
Responder