PROSSEGUIMENTO DA MONTAGEM DO PAINEL
Pessoal, muito boa noite, tudo bem?
Nesta semana, houve nova mudança de planos. Eu pretendia reinstalar o motor da ventilação forçada, fazer o teste de água e prosseguir com a montagem do painel.
Porém, o eletricista me pediu para deixar o carro na oficina sem o motor da ventilação forçada, para que ele pudesse ter mais espaço para trabalhar nos preparativos finais de instalação e regulagem do motor e hastes do limpador do para-brisa, que fica logo ao lado do motor de ventilação forçada, conforme as fotos que eu mostrei acima.
Por isso, resolvi adiar esta parte bruta da ventilação e adiantar os trabalhos com o painel.
Na semana passada, eu já havia montado a chave de luz, moldura do afogador e caixa do porta luvas. Nesta semana, dei continuidade na montagem do painel, com o mecanismo de direcionamento da ventilação forçada. Aproveitei e fixei as hastes e troquei a lâmpada da chave de ventilação.
Com um pincel limpo e seco, limpei os resquícios de poeira do relógio digital, do chicote e do plug...
E fiz o teste antes de acomodá-lo no local de costume. Felizmente, deu tudo certo.
Já como todos os botões, montei a moldura central e o conjunto do acendedor de cigarro e isqueiro. Vejam que, nas laterais (bordas) internas destes componentes, costumo aplicar com um cotonete uma fina camada de WD-40.
Eu faço isso porque o plástico destes mecanismos, em contato com o material do tabelier, podem entrar em atrito durante os movimentos do carro, gerando rangidinhos. Com o WD-40 estes rangidos todos somem, com a vantagem de não juntar poeira nestes locais.
Depois, separei os fios dos alto-falantes superiores do painel, o cabo e o fio da antena elétrica, para facilitar o trabalho do colega que irá instalar o rádio. Preciso, apenas, puxar os fios dos alto-falantes traseiros, cujas fotos postarei para o amigos Monzeiros em breve, juntamente com os alto-falantes que eu comprei hoje.
Estando praticamente tudo montado, testei a iluminação do painel (alavancas e ideograma), incluindo a do botão de luzes:
Algumas destas lâmpadas estavam queimadas e para deixar todas as lâmpadas com a mesma intensidade de luz, resolvi trocar todas logo de uma vez. Sendo assim, troquei uma lâmpada de cada um dos seguintes setores:
- botão de luz (chave de luz);
- botão do ventilador (acionamento da ventilação forçada);
- chave de direcionamento da ventilação forçada;
- ideograma central (farol de neblina/pisca alerta/desembaçador do vidro traseiro);
- acendedor de cigarro;
- cinzeiro.
Aproveito a oportunidade para informar aos amigos Monzeiros que para a substituição de todas estas lâmpadas, comprei uma caixa de lâmpadas idênticas às originais. São lâmpadas da marca Osram, do tipo "pinguinho", de 1,2w, no valor de R$1,00 cada uma, contendo 10 lâmpadas em cada caixinha. O visual do painel ficou mais limpo e ainda sobrou algumas lâmpadas em estoque. São as mesmas lâmpadas, inclusive, da iluminação do painel de instrumentos do tipo marítimo (modelos 85 Fase II a 93 - fundo preto).
Em breve, devo postar um tópico sobre as complicações e dificuldades que eu enfrentei nesta manutenção do painel, com as respectivas soluções. Nesta última montagem, por exemplo, enfrentei problemas com a lâmpada do cinzeiro, que não queria de jeito nenhum ser apagada e com a iluminação do acendedor de cigarros, que mesmo com a lâmpada nova, permaneceu com um aspecto de iluminação fraca naquele anel verde que contorna a tomada do acendedor. :smt017
Abração e um excelente final de semana a todos!!! :smt023