Luz de marcha ascendente - ajuda.
- Carlos A. Freire
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Não, ano/modelo 95 não tem o recurso.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Amigos, estou em um dilema com meu monzão 2.0 EFI gasolina 95!
Meu caso é o seguinte: depois de várias idas ao "mexânico" para tentar resolver o problema de rotação elevada e pequenos estouros no escapamento (cheiro de gasolina mal queimada), resolvi tentar solucionar meu problema com o monza por conta própria. Depois de o mecânico ter passado o Scanner Multec 700 e achar que o problema era do sensor MAP e de borboleta, troquei apenas o sensor de borboleta. O MAP ainda está normal, atua corretamente na mistura, como pude verificar no multímetro.
Porém, após a troca do sensor de borboleta, notei que a luz de marcha ascendente parou de acionar (ela não queimou, pois fiz o teste lampejante com jamper e ela liga). Como eu tive um problema com o alternador (regulador de voltagem), imaginei que o sensor de velocidade (VSS) tivesse queimado. Efetuei a troca, mas a luz para troca de marcha não acende com o novo sensor. Verifiquei o chicote dele, e funciona perfeitamente.
E por fim, depois de ler vários tópicos, efetuei a limpeza do TBI com car 80, comprei o kit de juntas e montei tudo no lugar, como manda o figurino. Chequei por entradas falsas de ar e tudo parece OK. Comprei um limpa-contatos e passei em TODOS os conectores possíveis da injeção eletrônica, inclusive no módulo de injeção.
Comportamento do carro: frio ou quente, preciso dar 2 a 3 partidas sem pisar no acelerador para que o atuador de marcha lenta faça o trabalho de acelerar sozinho. Ao parar o carro como motor quente, a marcha lenta fica em 1.100 rpm. Mas se eu desligar e ligar o carro, passa pra 900 rpm.
Já não sei mais o que fazer, e por isso peço ajuda a vocês, colegas de forum!
PS: Troquei o HEI há pouco, pois era de uma marca xing-ling e queimou!
Meu caso é o seguinte: depois de várias idas ao "mexânico" para tentar resolver o problema de rotação elevada e pequenos estouros no escapamento (cheiro de gasolina mal queimada), resolvi tentar solucionar meu problema com o monza por conta própria. Depois de o mecânico ter passado o Scanner Multec 700 e achar que o problema era do sensor MAP e de borboleta, troquei apenas o sensor de borboleta. O MAP ainda está normal, atua corretamente na mistura, como pude verificar no multímetro.
Porém, após a troca do sensor de borboleta, notei que a luz de marcha ascendente parou de acionar (ela não queimou, pois fiz o teste lampejante com jamper e ela liga). Como eu tive um problema com o alternador (regulador de voltagem), imaginei que o sensor de velocidade (VSS) tivesse queimado. Efetuei a troca, mas a luz para troca de marcha não acende com o novo sensor. Verifiquei o chicote dele, e funciona perfeitamente.
E por fim, depois de ler vários tópicos, efetuei a limpeza do TBI com car 80, comprei o kit de juntas e montei tudo no lugar, como manda o figurino. Chequei por entradas falsas de ar e tudo parece OK. Comprei um limpa-contatos e passei em TODOS os conectores possíveis da injeção eletrônica, inclusive no módulo de injeção.
Comportamento do carro: frio ou quente, preciso dar 2 a 3 partidas sem pisar no acelerador para que o atuador de marcha lenta faça o trabalho de acelerar sozinho. Ao parar o carro como motor quente, a marcha lenta fica em 1.100 rpm. Mas se eu desligar e ligar o carro, passa pra 900 rpm.
Já não sei mais o que fazer, e por isso peço ajuda a vocês, colegas de forum!
PS: Troquei o HEI há pouco, pois era de uma marca xing-ling e queimou!
- waldir
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Diogo,Porém, após a troca do sensor de borboleta, notei que a luz de marcha ascendente parou de acionar (ela não queimou, pois fiz o teste lampejante com jamper e ela liga)
a luz da esquerda do painel (motorzinho) é a luz de anomalia da injeção eletronica, que ao virar a chave no 2º estagio ela acende e ao dar a partda ela apaga em segundos.
a luz à direita extrema com uma setinha para cima é o shift light (marcha ascendente) que liga nos momentos ideais para troca de marcha e um dos fios do sensor de velocidade necessariamente tem estar conectado na carcaça do alternador e não em polo positivo
Então de qual lâmpada você está falando?
Quanto à aceleração da lenta que ao desligar reduz, poderia ser emperramento da agulha do motor de passo e ou sujeira no alojamento da agulha no TBI. Mas, como vc disse que descarbonizou, meça as bobinas do motor de passo polos 1-2 e 3-4 que deverá acusar 40~60 ohms
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Waldir,
Estou falando da lâmpada shift light que não acende mais para avisar o momento certo da marcha. A luz do motorzinho eu sei qual é, é a de anomalias. Ao fazer o teste lampejante, as duas acender: a de anomalia para informar os códigos e a de marcha ascendente.
Medi o aterramento do sensor de velocidade, está certinha no multímetro.
Farei o teste do motor de passo e se algo der errado comunicarei.
Muito obrigado pelas informações!
Estou falando da lâmpada shift light que não acende mais para avisar o momento certo da marcha. A luz do motorzinho eu sei qual é, é a de anomalias. Ao fazer o teste lampejante, as duas acender: a de anomalia para informar os códigos e a de marcha ascendente.
Medi o aterramento do sensor de velocidade, está certinha no multímetro.
Farei o teste do motor de passo e se algo der errado comunicarei.
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Sr Waldir,
Fiz o teste do sensor de borboleta, motor de passo e modulo HEI. O sensor de borboleta apresentou 645 milivolts com a borboleta totalmente fechada e 4,3 volts com borboleta toda aberta. Já o motor de passo apresentou resistência entre os pinos de 53 ohms e 51 ohms. O HEI apresentou os valores bem aproximados (6K de resistência ao invés de 5K).
Realmente não sei mai o que fazer. Passei limpa contato em abundância nos conectores e em especial no chicote de ligação que fica perto da bateria (logo acima da caixa de câmbio).
Fiz o teste do sensor de borboleta, motor de passo e modulo HEI. O sensor de borboleta apresentou 645 milivolts com a borboleta totalmente fechada e 4,3 volts com borboleta toda aberta. Já o motor de passo apresentou resistência entre os pinos de 53 ohms e 51 ohms. O HEI apresentou os valores bem aproximados (6K de resistência ao invés de 5K).
Realmente não sei mai o que fazer. Passei limpa contato em abundância nos conectores e em especial no chicote de ligação que fica perto da bateria (logo acima da caixa de câmbio).
- waldir
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Diogo,
Na minha opinião eu verificaria novamente a limpeza do alojamento do motor de passo e a agulha.
Eu já tive esse mesmo problema no passado. Parava o veículo no farol e ele acelerava e desligava e ligava e ele voltava ao normal.
Seria um sintoma de que o motor de passo não está fechando e liberando a entrada de ar talvez pela agulha emperrada.
Você colocou o anel de silicone no motor de passo?


Na minha opinião eu verificaria novamente a limpeza do alojamento do motor de passo e a agulha.
Eu já tive esse mesmo problema no passado. Parava o veículo no farol e ele acelerava e desligava e ligava e ele voltava ao normal.
Seria um sintoma de que o motor de passo não está fechando e liberando a entrada de ar talvez pela agulha emperrada.
Você colocou o anel de silicone no motor de passo?


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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Sr Waldir, que canseira esse problema. Mas, finalmente descobri: ao fazer manutenção do alternador, o mecânico não apertou o parafuso do aterramento do sensor de velocidade. Por isso, o comportamento era estranho. De qualquer maneira, eu verifiquei o alojamento do sensor IAC/motor de passo e está limpo.
Apertei o parafuso (que estava sem porca) e sai hoje pela manhã para vir ao trabalho. PERFEITO, macio, sem ocilações na lenta. Em qualquer situação o carro não vibra, entra em modo cut-off, perfeito como deveria ser!
Muito obrigado por dispor do seu tempo em me ajudar, Sr Waldir. Fica como experiência o tempo gasto em descobrir o problema. Espero poder retribuir o conhecimento adquirido com outras pessoas!
Apertei o parafuso (que estava sem porca) e sai hoje pela manhã para vir ao trabalho. PERFEITO, macio, sem ocilações na lenta. Em qualquer situação o carro não vibra, entra em modo cut-off, perfeito como deveria ser!
Muito obrigado por dispor do seu tempo em me ajudar, Sr Waldir. Fica como experiência o tempo gasto em descobrir o problema. Espero poder retribuir o conhecimento adquirido com outras pessoas!
- waldir
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Re: Luz de marcha ascendente - ajuda.
Muito bom!
Mais uma causa para aceleração indevida: aterramento do VSS na carcaça do alternador.
Valeu
Abs
waldir
Mais uma causa para aceleração indevida: aterramento do VSS na carcaça do alternador.
Valeu
Abs
waldir
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