Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
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Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
rafaelo estou fazendo uma pesquisa sobre comando de válvulas dos cabeçotes fase 2 ,para tentar descobrir, qual teria melhor eficiencia nesses motores ,priorizando a potência. Primeiro vou falar com relação aos numeros que tenho ,depois vamos ver o que conseguimos saber sobre cruzamento,levante,graus(e outras coisas que vc deve saber bem mais do que eu). Como já li aqui post SEU e do,Rettore Creio que poderiam colocar mais outras informações aqui.
li essa mensagem no Forum do Vectra ,e fui pesquisar mais sobre o assunto. Observei ,que realmente ,todos reclamam que não tem nada sobre motores GM ,e que sobre motores VW existem um monte de informação técnicas ,até na porta da padaria...Fato esse ,que comprova a fama e os vários tipos de preparações e receitas dos "famosos APs" Tem até várias receitas pronta .
Não satisfeito com isso,e vendo, que existe realmente grande dificuldade em achar informações sobre preparações de nossos motores, resolvi pelo menos tentar ....
Daniel Cardoso Gonçalves
Metido à Engenheiro Civil - UFSC - tudo a ver com carros! http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... f=7&t=1512
Os comando mais fortes originais de fábrica dos Família 2 são o do monza S/R 1.8 (o 2.0 é manso) e o do astra 99 1.8, tanto que este rendia 110 cv @ 5400 rpm, enquanto que o 2.0 rendia 112 cv. Tem que ser 99, pois em 2000 o mesmo teve uma redução de potência para se enquadrar no desconto para o IPI, passando a 101,4 cv.
Esse comando do astra era show de bola, tanto que:
Motor: 1.8 ohc
Potência: 110 cv @ 5400 rpm
Torque: 15,8 kgfm @ 4800 rpm
0 a 100: 10,6 s (10,6 no 2.0)
Máxima: 186 km/h (188 no 2.0)
O danado andava muito, tanto que o 1.8 bebia mais do que o 2.0 heheh, note um coisa, esse era 8v, com o torque @ 4800 rpm! Parece 16v. Tive a oportunidade de dirigir um desse, acima de 4000 rpm andava mais que o vectrão! eheheh
Achar um comando desses não deve ser muito fácil, e nem sei se encaixa no 2.0 8v, mas tá aí o recado, considerando que é uma "alteração original", pode até ser uma boa.
Comentários da Motor Show, ed. 189, ano 15, dezembro de 1998:
"A análise de Astra GL 1.8, 2 portas mostra-se, portanto, muito mais conveniente na experimentação da inédita receita mecânica e na qualidade de seu acabamento do que propriamente em sua carroceria. E é justamente nessa leitura que aparece o maior predicado e o pior atributo do modelo: ele é muito bom mecanicamente, só que decepciona nos equipamentos. Nesse caso, nem parece um autêntico GM.
Equipado com o mesmo propulsor família II que há tantos anos figura nas linhas Kadett e Monza, o Astra GL recebeu uma majestosa injeção de ânimo. Dos inexpressivos 99 cv desenvolvidos nos modelos anteriores, o 1.8 OHC da GM produz, agora, 110 cv a 5400 rpm. Para se ter uma idéia de seu nível de aproveitamento, o 2.0 da mesma família, montado no Astra GLS, atinge 112 cv.
Dar um salto substancial de potência como estes teve lá seus prejuízos. Elevá-lo a níveis tão altos sacrificou, imediatamente, o consumo. Explica-se: os 15,8 kgfm de torque são atingidos em altas 4800 rpm. Como ele mantém as mesmas relações de transmissão que o 2.0, o comando de válvulas, claramente idealizado para cruzar mais as válvulas (admissão e escape ficam abertas por mais tempo simultaneamente), acaba contribuindo para criar um fluxo de gases com maior desperdício em baixos regimes. Esse recurso facorece a performance do propulsor em alta rotação. gerando potência."
Acho que é isso.
A propósito, Zaza, naquela modificação do 2.2 para o 2.0, com os 4mm mais alto, tenho que dar um passe no bloco para alinhar com o fim do curso dos pistões?? Caso sim, a taxa deve estabilizar em 9 ou 10...
Tens idéia disto?
[ ]'s doido pelo vectrão com r/l ótima!
Daniel Cardoso Gonçalves
Metido à Engenheiro Civil - UFSC - tudo a ver com carros! hehehe
li essa mensagem no Forum do Vectra ,e fui pesquisar mais sobre o assunto. Observei ,que realmente ,todos reclamam que não tem nada sobre motores GM ,e que sobre motores VW existem um monte de informação técnicas ,até na porta da padaria...Fato esse ,que comprova a fama e os vários tipos de preparações e receitas dos "famosos APs" Tem até várias receitas pronta .
Não satisfeito com isso,e vendo, que existe realmente grande dificuldade em achar informações sobre preparações de nossos motores, resolvi pelo menos tentar ....
Daniel Cardoso Gonçalves
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Os comando mais fortes originais de fábrica dos Família 2 são o do monza S/R 1.8 (o 2.0 é manso) e o do astra 99 1.8, tanto que este rendia 110 cv @ 5400 rpm, enquanto que o 2.0 rendia 112 cv. Tem que ser 99, pois em 2000 o mesmo teve uma redução de potência para se enquadrar no desconto para o IPI, passando a 101,4 cv.
Esse comando do astra era show de bola, tanto que:
Motor: 1.8 ohc
Potência: 110 cv @ 5400 rpm
Torque: 15,8 kgfm @ 4800 rpm
0 a 100: 10,6 s (10,6 no 2.0)
Máxima: 186 km/h (188 no 2.0)
O danado andava muito, tanto que o 1.8 bebia mais do que o 2.0 heheh, note um coisa, esse era 8v, com o torque @ 4800 rpm! Parece 16v. Tive a oportunidade de dirigir um desse, acima de 4000 rpm andava mais que o vectrão! eheheh
Achar um comando desses não deve ser muito fácil, e nem sei se encaixa no 2.0 8v, mas tá aí o recado, considerando que é uma "alteração original", pode até ser uma boa.
Comentários da Motor Show, ed. 189, ano 15, dezembro de 1998:
"A análise de Astra GL 1.8, 2 portas mostra-se, portanto, muito mais conveniente na experimentação da inédita receita mecânica e na qualidade de seu acabamento do que propriamente em sua carroceria. E é justamente nessa leitura que aparece o maior predicado e o pior atributo do modelo: ele é muito bom mecanicamente, só que decepciona nos equipamentos. Nesse caso, nem parece um autêntico GM.
Equipado com o mesmo propulsor família II que há tantos anos figura nas linhas Kadett e Monza, o Astra GL recebeu uma majestosa injeção de ânimo. Dos inexpressivos 99 cv desenvolvidos nos modelos anteriores, o 1.8 OHC da GM produz, agora, 110 cv a 5400 rpm. Para se ter uma idéia de seu nível de aproveitamento, o 2.0 da mesma família, montado no Astra GLS, atinge 112 cv.
Dar um salto substancial de potência como estes teve lá seus prejuízos. Elevá-lo a níveis tão altos sacrificou, imediatamente, o consumo. Explica-se: os 15,8 kgfm de torque são atingidos em altas 4800 rpm. Como ele mantém as mesmas relações de transmissão que o 2.0, o comando de válvulas, claramente idealizado para cruzar mais as válvulas (admissão e escape ficam abertas por mais tempo simultaneamente), acaba contribuindo para criar um fluxo de gases com maior desperdício em baixos regimes. Esse recurso facorece a performance do propulsor em alta rotação. gerando potência."
Acho que é isso.
A propósito, Zaza, naquela modificação do 2.2 para o 2.0, com os 4mm mais alto, tenho que dar um passe no bloco para alinhar com o fim do curso dos pistões?? Caso sim, a taxa deve estabilizar em 9 ou 10...
Tens idéia disto?
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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
Os comando mais fortes originais de fábrica dos Família 2 são o do monza S/R 1.8 (o 2.0 é manso) e o do astra 99 1.8, tanto que este rendia 110 cv @ 5400 rpm, enquanto que o 2.0 rendia 112 cv. Tem que ser 99, pois em 2000 o mesmo teve uma redução de potência para se enquadrar no desconto para o IPI, passando a 101,4 cv.
Esse comando do astra era show de bola, tanto que:
Motor: 1.8 ohc
Potência: 110 cv @ 5400 rpm
Torque: 15,8 kgfm @ 4800 rpm
0 a 100: 10,6 s (10,6 no 2.0)
Máxima: 186 km/h (188 no 2.0)
O danado andava muito, tanto que o 1.8 bebia mais do que o 2.0 heheh, note um coisa, esse era 8v, com o torque @ 4800 rpm! Parece 16v. Tive a oportunidade de dirigir um desse, acima de 4000 rpm andava mais que o vectrão! eheheh
Achar um comando desses não deve ser muito fácil, e nem sei se encaixa no 2.0 8v, mas tá aí o recado, considerando que é uma "alteração original", pode até ser uma boa.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX----------------------------------XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX---------------------------------------XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Quem quiser editar (aproveite e me ensine) Como fazer a separação em cores que vcs fazem aqui?????
[quote][/quote]
Pesquisando no CEPCHEV ,descobri que esse comando de válvulas usado neste 1.8 nervosinho ,era o mesmo dos atuais 2.0 FRREEEXXIXXX que chega aos 140 cv
93247257 Aplicação Novo Vectra 2006\..... O dito Astra citado acima 1.8 alcool 99 .
É claro ,que os novos Astras e Vectras ,têm muito mais coisas embarcadas além do cabeçote roletado.....Mas seria esse um dos UPs desta geração de motores para chegar aos 140 vc ????
Outro comando muito falado em carros Aspro ,é o comando, do Famoso kadett Gsi 93201688 (conhecido vulgarmente pela letra W ) 2.0 gasolina.
Claro que estou fazendo uma análise por analogia ,e que talvez ,nem de longe seja usado ou admitido em engenharia, mas isso me fez pensar e buscar uma explicação mais técnica e aprofundada que requer o assunto.
aproveito ,para pedir, a colaboração e ajuda do Rafaelo e Eduardo Rettore dentre ,quanto mais assim quiserem se manifestar.
Esse comando do astra era show de bola, tanto que:
Motor: 1.8 ohc
Potência: 110 cv @ 5400 rpm
Torque: 15,8 kgfm @ 4800 rpm
0 a 100: 10,6 s (10,6 no 2.0)
Máxima: 186 km/h (188 no 2.0)
O danado andava muito, tanto que o 1.8 bebia mais do que o 2.0 heheh, note um coisa, esse era 8v, com o torque @ 4800 rpm! Parece 16v. Tive a oportunidade de dirigir um desse, acima de 4000 rpm andava mais que o vectrão! eheheh
Achar um comando desses não deve ser muito fácil, e nem sei se encaixa no 2.0 8v, mas tá aí o recado, considerando que é uma "alteração original", pode até ser uma boa.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX----------------------------------XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX---------------------------------------XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Quem quiser editar (aproveite e me ensine) Como fazer a separação em cores que vcs fazem aqui?????
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Pesquisando no CEPCHEV ,descobri que esse comando de válvulas usado neste 1.8 nervosinho ,era o mesmo dos atuais 2.0 FRREEEXXIXXX que chega aos 140 cv
93247257 Aplicação Novo Vectra 2006\..... O dito Astra citado acima 1.8 alcool 99 .
É claro ,que os novos Astras e Vectras ,têm muito mais coisas embarcadas além do cabeçote roletado.....Mas seria esse um dos UPs desta geração de motores para chegar aos 140 vc ????
Outro comando muito falado em carros Aspro ,é o comando, do Famoso kadett Gsi 93201688 (conhecido vulgarmente pela letra W ) 2.0 gasolina.
Claro que estou fazendo uma análise por analogia ,e que talvez ,nem de longe seja usado ou admitido em engenharia, mas isso me fez pensar e buscar uma explicação mais técnica e aprofundada que requer o assunto.
aproveito ,para pedir, a colaboração e ajuda do Rafaelo e Eduardo Rettore dentre ,quanto mais assim quiserem se manifestar.
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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
O mesmo do Astra/Vectra 140cv não é, pois esse cabeçote do motor de 140cv utiliza comando com perfil diferente dos anteriores, devido ao fato de ser roletado.harrysonmonza escreveu: Pesquisando no CEPCHEV ,descobri que esse comando de válvulas usado neste 1.8 nervosinho ,era o mesmo dos atuais 2.0 FRREEEXXIXXX que chega aos 140 cv
Até pode ser que seja o mesmo do motor 2006~2008, de 127,5cv.
Quanto a comando, tem uns tópicos que fiz a uns 4 ou 5 anos:
viewtopic.php?f=4&t=3496
viewtopic.php?f=4&t=3515
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009

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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
Em um outro site, comentam muito do eixo comando da S10 2.2 de letra "K".
E o equiparam ao "J" do SR.
Se procede ou não, nem sei.. , mas é bom para se pesquisar.
E o equiparam ao "J" do SR.
Se procede ou não, nem sei.. , mas é bom para se pesquisar.
V1, V2, T.O.

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- Combustível:: Etanol
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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
tem algumas coisa que precisam ser vista nesse comentariodo cara de fora.
* que ele falou do comando SR ser de maior duraçao sem comprovar tecnicamente ate hoje é so papo de forum e blog. o mesmo foi quando li que o comando do N20XF que tinha 280° e pouco graus hahahaha provei tecnicamente que se trata de um simples comando original 240/240°, nao existe carro de passeio com comando maior que 250°, é pra gerar vacuo e nao pra tirar.... justamente eles sao feitos pra puxar a mistura pra dentro do cilindro(auxilio de inercia dos gases na fase cruzamento), consumir menos, melhorar torque em baixa, propósito urbano de uso.
* esse comando 1.8 era modelo alcool, tambem é devido a curva de torque, ja que o alcool 11,8:1 gera mais torque, nao faz sentido meter mais torque em baixa, entao subiram a faixa pra equalizar a curva, nesse modelo em especial que fique claro. ele nao tem maior duraçao. os cara pensam em duraçao e esquecem da curva... ou as vezes fazem confusão... como é o caso dessa materia da revista. 4800 rpm de torque é o pico, isso se deve ao deslocamento da curva mais pra cima, se fosse por graduaçao seria um mega comando hehehehe coisa de pista mesmo. ou cabeçote 16V
*essa reduçao de potencia nao é feita por comando tb, existe metodos mais barato, como programação de ECU(rebaixar a VE). notaram que a maioria dos familia 2 ta na faixa dos 116cv? sao diversos modelos, todos bem diferentes, inclusive um EFI pra um MPFI, oque acontece é que queriam deixar assim(programado pra 116cv) com algum motivo politico. nao é um numero magico e sim proposital. tem outros casos do numero "116cv"
pessoal, comando original nao tem mais ou menos graduaçao basicamente é um padrao que fica entre 235 a 250° dentro da familia 2. é basicamente a mesma coisa todos eles, o SR é mito, o SR fase 2 nao muda nda em relação aos outros, o fase 1 o diferencial esta no carburador(engraçado que ninguém fala disso ne rsrsrsrs) esse modelo tinha um carburador de maior vazao que o modelo sedan. ta ae a diferença, nem codigo no catalago tem pra um comando SR, nao tem em lugar algum codigo comando SR. infelizmente criando uma lenda em cima disso.
voltando aos comando, oque muda é a curva de torque/potencia de um pra outro, oque da a impressao pra quem ta dirigindo é que o comando é mais forte. como esse da S10 2.2/2.4
sabem pq ele é "melhor"? pq é pra uma pickup precisa de torque em baixa, dae o cara poem no carro de passeio e senti aquela colada de banco devido o torque/potencia em baixa ser mais presente. nao vai ganhar potencia e tao pouco torque. oque acontece é uma curva diferente. o mesmo pode ser feito por uma polia regulável, ate mais que esse comando em si.
comando "original" sao projetados pra ficar no limiar da economia e potencia. se querem potencia de verdade precisa de comando de maior duraçao, isso o original nao consegue fazer.
aqui diz oque falei, da reprogramaça da ECU e nao da troca de comando como o rapaz do outro forum afirmou.
http://bestcars.uol.com.br/ct/astra.htm
* que ele falou do comando SR ser de maior duraçao sem comprovar tecnicamente ate hoje é so papo de forum e blog. o mesmo foi quando li que o comando do N20XF que tinha 280° e pouco graus hahahaha provei tecnicamente que se trata de um simples comando original 240/240°, nao existe carro de passeio com comando maior que 250°, é pra gerar vacuo e nao pra tirar.... justamente eles sao feitos pra puxar a mistura pra dentro do cilindro(auxilio de inercia dos gases na fase cruzamento), consumir menos, melhorar torque em baixa, propósito urbano de uso.
* esse comando 1.8 era modelo alcool, tambem é devido a curva de torque, ja que o alcool 11,8:1 gera mais torque, nao faz sentido meter mais torque em baixa, entao subiram a faixa pra equalizar a curva, nesse modelo em especial que fique claro. ele nao tem maior duraçao. os cara pensam em duraçao e esquecem da curva... ou as vezes fazem confusão... como é o caso dessa materia da revista. 4800 rpm de torque é o pico, isso se deve ao deslocamento da curva mais pra cima, se fosse por graduaçao seria um mega comando hehehehe coisa de pista mesmo. ou cabeçote 16V
*essa reduçao de potencia nao é feita por comando tb, existe metodos mais barato, como programação de ECU(rebaixar a VE). notaram que a maioria dos familia 2 ta na faixa dos 116cv? sao diversos modelos, todos bem diferentes, inclusive um EFI pra um MPFI, oque acontece é que queriam deixar assim(programado pra 116cv) com algum motivo politico. nao é um numero magico e sim proposital. tem outros casos do numero "116cv"
pessoal, comando original nao tem mais ou menos graduaçao basicamente é um padrao que fica entre 235 a 250° dentro da familia 2. é basicamente a mesma coisa todos eles, o SR é mito, o SR fase 2 nao muda nda em relação aos outros, o fase 1 o diferencial esta no carburador(engraçado que ninguém fala disso ne rsrsrsrs) esse modelo tinha um carburador de maior vazao que o modelo sedan. ta ae a diferença, nem codigo no catalago tem pra um comando SR, nao tem em lugar algum codigo comando SR. infelizmente criando uma lenda em cima disso.
voltando aos comando, oque muda é a curva de torque/potencia de um pra outro, oque da a impressao pra quem ta dirigindo é que o comando é mais forte. como esse da S10 2.2/2.4
sabem pq ele é "melhor"? pq é pra uma pickup precisa de torque em baixa, dae o cara poem no carro de passeio e senti aquela colada de banco devido o torque/potencia em baixa ser mais presente. nao vai ganhar potencia e tao pouco torque. oque acontece é uma curva diferente. o mesmo pode ser feito por uma polia regulável, ate mais que esse comando em si.
comando "original" sao projetados pra ficar no limiar da economia e potencia. se querem potencia de verdade precisa de comando de maior duraçao, isso o original nao consegue fazer.
aqui diz oque falei, da reprogramaça da ECU e nao da troca de comando como o rapaz do outro forum afirmou.
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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
RicardoDS escreveu:harrysonmonza escreveu: Pesquisando no CEPCHEV ,descobri que esse comando de válvulas usado neste 1.8 nervosinho ,era o mesmo dos atuais 2.0 FRREEEXXIXXX que chega aos 140 cv
O mesmo do Astra/Vectra 140cv não é, pois esse cabeçote do motor de 140cv utiliza comando com perfil diferente dos anteriores, devido ao fato de ser roletado.
Até pode ser que seja o mesmo do motor 2006~2008, de 127,5cv.
Isso ai até 2008 . A partir ,de 2009 já é o roletado :smt023 Os numeros do CEPCHEV são até 2006 :smt023 Não aesta atualizado.
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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
Ola harrysonmonza tudo bem? Muito boa a sua iniciativa, pois precisamos de mais informações técnicas. O Rafaelo já esta fazendo alguma coisa por nos aqui no forum.harrysonmonza escreveu:Dar um salto substancial de potência como estes teve lá seus prejuízos. Elevá-lo a níveis tão altos sacrificou, imediatamente, o consumo. Explica-se: os 15,8 kgfm de torque são atingidos em altas 4800 rpm. Como ele mantém as mesmas relações de transmissão que o 2.0, o comando de válvulas, claramente idealizado para cruzar mais as válvulas (admissão e escape ficam abertas por mais tempo simultaneamente), acaba contribuindo para criar um fluxo de gases com maior desperdício em baixos regimes. Esse recurso favorece a performance do propulsor em alta rotação. gerando potência."
A algum tempo eu pensei em fazer um analise dos comando mas só na pesquisa da internet não ajuda muito pois é tudo no achometro, porem para isso teria que montar um motor parcialmente e ir trocando os comando pra fazer os diagramas muito caro e trabalhoso (um dia faço) já no "ganho de potencia" pode afetar muita coisa de programação de ECU passando por Tempo de Ignição ate mesmo cambio pode melhorar a performance de um carro.
Como eu citei o trecho do seu poste o comando deste astra tem uma configuração diferente e não mais ou menos bravo, ele tem um cruzamento de válvula maior do que os outro dando mais folego em alta por isso o torque aos 4800rpm porem isso em baixa é muito ruim por que alem do desperdício de combustível gera muita poluição (CO, HC, NHX), hoje os carros a partir de 00/01 não tem mais o cruzamento de válvulas para evitar essa emisão.
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Re: Tudo sobre cabeçotes e comandos de válvuas
Trazer muito a curva de torque para baixo, faz o carro "perder" potência, e subir a curva faz aumentar... basicamente potência é torque vezes RPM...
Por isso que um comando de válvulas com variação é o melhor dos dois mundos... torque em baixa, levando a curva até alto regime, beneficiando a potência...
Por isso que um comando de válvulas com variação é o melhor dos dois mundos... torque em baixa, levando a curva até alto regime, beneficiando a potência...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.