Boa tarde!
Estou com um problema no meu monza ano 84:
1- As mangueiras estavam estufadas e um mecânico sugeriu verificar a válvula termostática. Eu troquei a válvula e ocorreram alguns vazamentos nas mangueiras mas já resolvi. Porém, achei uma marca de água no canto do cabeçote do lado esquerdo, onde fica a válvula. Até o momento não vazou mais, mas fiquei com medo de danificar algo mais, pois parece que pode ter queimado a junta um pouco... Minha dúvida é "como posso saber se a bomba dágua está funcionando direito? e se queimou parcialmente a junta do cabeçote, devo mandar trocar de imediato?
2- Ontem olhei na primeira vela, da esquerda para a direita e notei uma mancha que parece se de óleo, como se vazasse pela rosca da vela. Se for de óleo terei que mandar cabeçote para retífica?
Agradeço qualquer ajuda.
Vazamento de água no cabeçote
-
- Modelo: - SELECIONE --------
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Vazamento de água no cabeçote
cara se a junta queimou é melhor trocar ela sim mas tem certeza que não vaza pelo selos do bloco?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Vazamento de água no cabeçote
mandoeletronica
O sistema de arrefecimento (resfriamento) do motor do Monza, durante o funcionamento, mantém determinada pressão nas mangueiras. Essa pressão é causada pela dilatação do líquido à medida em que o motor aquece e é benéfica, pois com pressão maior o líquido ferve a uma temperatura mais alta.
Quem regula essa pressão é uma válvula na tampa do reservatório de água.
Se as mangueiras estavam estufadas, pode ser que a válvula da tampa esteja emperrada. Essa é a melhor das hipóteses. Troca-se a tampa e problema resolvido.
A outra causa é passagem de pressão de um cilindro para o sistema de água, causada por junta queimada ou alguma falha no bloco, rachadura ou ferrugem.
Válvula termostática não causa esse problema. Se ela permanecer fechada ou quase fechada o motor ferve. Se ela permanecer aberta ou quase aberta o motor fica frio o tempo todo.
Procure descobrir de onde sai essa água que vc notou no cabeçote. Se é do lado direito pode ser pela junta do cavalete, aquela peça onde vai a válvula termostática. Ela possui uma junta entre ela e o bloco do motor.
Abs
O sistema de arrefecimento (resfriamento) do motor do Monza, durante o funcionamento, mantém determinada pressão nas mangueiras. Essa pressão é causada pela dilatação do líquido à medida em que o motor aquece e é benéfica, pois com pressão maior o líquido ferve a uma temperatura mais alta.
Quem regula essa pressão é uma válvula na tampa do reservatório de água.
Se as mangueiras estavam estufadas, pode ser que a válvula da tampa esteja emperrada. Essa é a melhor das hipóteses. Troca-se a tampa e problema resolvido.
A outra causa é passagem de pressão de um cilindro para o sistema de água, causada por junta queimada ou alguma falha no bloco, rachadura ou ferrugem.
Válvula termostática não causa esse problema. Se ela permanecer fechada ou quase fechada o motor ferve. Se ela permanecer aberta ou quase aberta o motor fica frio o tempo todo.
Procure descobrir de onde sai essa água que vc notou no cabeçote. Se é do lado direito pode ser pela junta do cavalete, aquela peça onde vai a válvula termostática. Ela possui uma junta entre ela e o bloco do motor.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ