Vazamento de água no cabeçote

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
mandoeletronica
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Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por mandoeletronica »

Boa tarde!

Estou com um problema no meu monza ano 84:
1- As mangueiras estavam estufadas e um mecânico sugeriu verificar a válvula termostática. Eu troquei a válvula e ocorreram alguns vazamentos nas mangueiras mas já resolvi. Porém, achei uma marca de água no canto do cabeçote do lado esquerdo, onde fica a válvula. Até o momento não vazou mais, mas fiquei com medo de danificar algo mais, pois parece que pode ter queimado a junta um pouco... Minha dúvida é "como posso saber se a bomba dágua está funcionando direito? e se queimou parcialmente a junta do cabeçote, devo mandar trocar de imediato?
2- Ontem olhei na primeira vela, da esquerda para a direita e notei uma mancha que parece se de óleo, como se vazasse pela rosca da vela. Se for de óleo terei que mandar cabeçote para retífica?

Agradeço qualquer ajuda.
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tyo
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por tyo »

cara se a junta queimou é melhor trocar ela sim mas tem certeza que não vaza pelo selos do bloco?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mandoeletronica

O sistema de arrefecimento (resfriamento) do motor do Monza, durante o funcionamento, mantém determinada pressão nas mangueiras. Essa pressão é causada pela dilatação do líquido à medida em que o motor aquece e é benéfica, pois com pressão maior o líquido ferve a uma temperatura mais alta.
Quem regula essa pressão é uma válvula na tampa do reservatório de água.
Se as mangueiras estavam estufadas, pode ser que a válvula da tampa esteja emperrada. Essa é a melhor das hipóteses. Troca-se a tampa e problema resolvido.
A outra causa é passagem de pressão de um cilindro para o sistema de água, causada por junta queimada ou alguma falha no bloco, rachadura ou ferrugem.
Válvula termostática não causa esse problema. Se ela permanecer fechada ou quase fechada o motor ferve. Se ela permanecer aberta ou quase aberta o motor fica frio o tempo todo.

Procure descobrir de onde sai essa água que vc notou no cabeçote. Se é do lado direito pode ser pela junta do cavalete, aquela peça onde vai a válvula termostática. Ela possui uma junta entre ela e o bloco do motor.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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