faltando oleo no comando de valvula

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por alemãox »

boa noite amigos, estou de volta novamente precisando de ajuda. meu monza sl 93 efi começou a falhar e jogar combustivel no filtro de ar, desmontei toda a tbi, fiz uma boa limpeza e não resolveu. Então abri a tampa do comando de valvulas e tive uma grande :smt005 :smt010 :smt011 , comando totalmente sem oleo e o eixo completamente perdido.
troquei o eixo, balancim, abri o carter fiz uma boa limpeza, oleo novo, deixei o comando sem tampa dei partida e pra minha surpresa não esta subindo oleo para comando, o mais estranho, não acende nem uma luz no painel indicando problemas. o que fazer? tem como fazer algum teste sem precisar desmontar a bomba de oleo? conto com ajuda de todos... grande abraço
grato
At: Vilmar (Alemão)
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por DÉCO »

.
2 DICAS :

- Voce trocou o filtro de oleo, na ultima troca de oleo ? Ja vi 3 monzas fundirem por causa do filtro de oleo, pode ter havido uma obstruçao total dele.

- Os dutos que transportam oleo para a parte de cima, sera que nao estao obstruidos ? (apesar de raro em carro a alcool)

Espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por alemãox »

filtro de oleo e oleo 20w50 novos, tambem joguei oleo direto no comando e todo oleo desceu para o carter.
grato
At: Vilmar (Alemão)
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por DÉCO »

alemãox escreveu:filtro de oleo e oleo 20w50 novos, tambem joguei oleo direto no comando e todo oleo desceu para o carter.
.
Alemao, posso tar enganado (nao sou expert no assunto) mas os dutos que sobem nao sao os mesmos que descem, porem acho quase impossivel "entupir" todos ao mesmo tempo.

C ja verificou a bomba de oleo ? (nao citei acima por que é meio óbivio que seria a primeira coisa a ser verificada)

Era o que eu tinha pra te ajudar, logo logo aparece alguem com mais informaçoes pra vc, guenta aí.

Ah, deixa o carro "quietinho" até descobrir o problema, boa sorte :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por Rafaelo »

deixou o carro funcionando na lenta sem a tampa ou so ligou o carro e logo desligou? leva alguns segundo depois que o motor pegou pra pressurizar o oleo e sair pelos drenos do cabeçote.

esse oleo ta muito grosso, nao precisa ser tao espesso assim. um oleo 20W40 ta otimo, ate mais fino como um 15W40. ja tive esse oleo no meu antigo 1.6 STD 105k sem bater nada...

correto é engatar o manometro no interruptor do oleo pra ver a pressao e comprar com a tabela.

o pescador foi colocado o Oring selante?


o cabeçote tem um valvula de retençao de oleo que poucos dao impotancia. ela tem uma esfera e uma mola e fica na lateral do cabeçote. examina se a peça esta la, e se ta funcionando.

por acaso trocaram o cabeçote? nao botaram a junta virada?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 05 Nov 2010, 20:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por alemãox »

Rafaelo escreveu:deixou o carro funcionando na lenta sem a tampa ou so ligou o carro e logo desligou? leva alguns segundo depois que o motor pegou pra pressurizar o oleo e sair pelos drenos do cabeçote.
liguei o carro, verifiquei e já desliguei. quanto tempo leva para pressurizar o oleo?
Rafaelo escreveu:o cabeçote tem um valvula de retençao de oleo que poucos dao impotancia. ela tem uma esfera e uma mola e fica na lateral do cabeçote. examina se a peça esta la, e se ta funcionando.
já verifiquei esta valvula parece estar funcionado.
Rafaelo escreveu:por acaso trocaram o cabeçote? nao botaram a junta virada?
troquei a junta recentemente, com todo o cuidado e atenção, usei junta sabó e instalei seguindo as normas do fabricante.

quando abri o carter tinha muita sujeira, tinha pedaço da junta que estava queimada, e o pescador estava entupido. estou achando que a bomba de oleo esta entupida.
qual procedimento para removela?
grato
At: Vilmar (Alemão)
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por Rafaelo »

leva +-4seg pos partida pra subir o oleo e sair. se foi o tempo de ligar o motor, e ir olhar o motor na lenta, ja deu o tempo suficiente pra isso entao.

quando abri o carter tinha muita sujeira, tinha pedaço da junta que estava queimada, e o pescador estava entupido. estou achando que a bomba de oleo esta entupida.
qual procedimento para removela?
bem possivel que a bomba ta suja, ou travada a valvula pressurizaçao, a bomba tem algumas valvula la dentro dela. remova a bomba e a desmonte toda. tira o carter, tira o pescador, tira a engrenagem, tira os parafusos da bomba. precisa de uma junta nova pra bomba depois


obs: quanto tu quer citar uma frase de alguem, selecione a frase e aperte o botao Quote da caixa de postagem, assim fica correto e nao da erro nas tuas proximas postagem.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: faltando oleo no comando de valvula

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Mais uma ajuda alemao :

Manual de reparaçoes (nao é do proprietario hein) monza 90 (apesar de ser ano/modelo diferente do seu tem mta coisa que ajuda,) inclusive, o processo de retirada da bomba que acredito que seja o mesmo que o seu (o motor é o mesmo) na pagina 6B13

Tem que baixar o arquivo (meio grande,305 paginas, mas vale a pena) http://www.4shared.com/office/ZIT4BdH1/ ... Monza.html
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder