Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
flavioh
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Nov 2013, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Só chute, mas o peso extra do compressor ligado pode estar exigindo muito do seu motor.

Ou seu compressor está pesado demais ou ele simplesmente deixou evidente um problema de falha no sistema de arrefecimento.

abs Flávio
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Leocastro »

flavioh escreveu:Só chute, mas o peso extra do compressor ligado pode estar exigindo muito do seu motor.

Ou seu compressor está pesado demais ou ele simplesmente deixou evidente um problema de falha no sistema de arrefecimento.

abs Flávio
Vou te falar, se meu Monza estiver com problemas no arrefecimento, desisto de vez dele! Radiador, mangueiras, bomba d'agua, válvula termostática, tudo novo!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
flavioh
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Nov 2013, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

kkkk, então sobrou para o compressor....
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17857
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vou te falar, se meu Monza estiver com problemas no arrefecimento, desisto de vez dele! Radiador, mangueiras, bomba d'agua, válvula termostática, tudo novo!
E a ventoinha e hélice? Já verificou se está ativando as 2 velocidades? Já verificou se estão com rotação certa?

Problemas com aterramento também contribuem para o sintoma.

Tudo isso em condições normais, sobre adaptações e gás diferente eu não tenho informações.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4243
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

meu Monza GLS 96 tem A/C de fábrica com R-134a. Ele é muito eficiente mesmo no trânsito aqui da capital paulista
C.Freire

O sistema de ar condicionado do seu carro com certeza foi dimensionado para ter eficiência com o R-134a.
O que sempre deixa dúvidas é se um sistema projetado para usar o R-12, um gás com certeza mais eficiente que todos os outros, pode sofrer um 'upgrade' para o R-134 sem perder a eficiência.
Tenho certeza de que, se eu encontrasse em uma concessionária um sistema completo para Monza 96 e instalasse no meu 94, ele não me traria problemas.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17857
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então Luiz Carlos, coloquei só para constar, a título de informação, pois no Cep Chev diz que todas as peças tem códigos diferentes com relação ao R-12 indicando ser diferente e aqui no fórum já vi vários tópicos indicando que é só trocar o R-12 pelo R-134, dizendo que todas as peças são iguais. Entendo que se fossem iguais, os códigos não mudariam.
A quantidade de gás também é diferente, não me lembro no caso do R-12, mas no R-134, no meu caso há uma etiqueta indicando quantidade de 700g em caso de troca.

Por isso disse lá em cima que não tinha informações sobre adaptações, apenas vejo os comentários aqui no fórum.
Também se o R-134 seve no R-12, porque os fabricantes de material de refrigeração automotivo e montadoras não indicam a troca? Fico encucado com isso, mesmo vendo muitos comentários que fizeram e funciona bem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
willian silverstar
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 213
Registrado em: 16 Nov 2010, 21:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por willian silverstar »

O que anda acontecendo atualmente são conversões muito mal feita
tem gente que só vai lá ponha o R134 e mete gás,outro troca só a valvula mais nao troca o oleo
Mais se fizer certinho fica bom sim,tivemos o exemplo do Diego Paiva com o Opala,fico bacana
flavioh
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Nov 2013, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Uma coisa importante, que pode dar uma grande diferença de desempenho no caso do MO39Plus, é que ele tem que ser carregado líquido. Como ele é uma mistura, se carregar na forma de gás a mistura vai mudar de composição, pois cada gás evapora numa temperatura.

Isso certamente deve ter dado resultado ruim em muita conversão.

abs, Flávio
Responder