Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
cristianopw
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por cristianopw »

Pessoal, fugindo um pouco do tema do tópico, gostaria de sanar duas dúvidas que tenho sem a necessidade de abrir um novo.

Pois bem: meu Monza é um GLS 96 e tem ar original. De fábrica saiu com o R134a. Sei como funciona os comandos do ar no painél, mas gostaria de saber mais como eles funcionam, principalmente sobre a recirculação do ar condicionado, e em que posição da alavanca ela funciona (no manual do carro não encontrei informações sobre isso).

Outra coisa: o ar condicionado é apenas para frio ou também para quente? No meu caso, quando estou com o ar ligado e movo a alavanca da temperatura pra posição quente, ele não esquenta o ar, ele apenas sai um pouco mais ameno. O ar quente funciona apenas quando aciono a alavanca na posição de ventilação. É normal?
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Carlos A. Freire
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

cristianopw escreveu:Pessoal, fugindo um pouco do tema do tópico, gostaria de sanar duas dúvidas que tenho sem a necessidade de abrir um novo.

Pois bem: meu Monza é um GLS 96 e tem ar original. De fábrica saiu com o R134a. Sei como funciona os comandos do ar no painél, mas gostaria de saber mais como eles funcionam, principalmente sobre a recirculação do ar condicionado, e em que posição da alavanca ela funciona (no manual do carro não encontrei informações sobre isso).

Outra coisa: o ar condicionado é apenas para frio ou também para quente? No meu caso, quando estou com o ar ligado e movo a alavanca da temperatura pra posição quente, ele não esquenta o ar, ele apenas sai um pouco mais ameno. O ar quente funciona apenas quando aciono a alavanca na posição de ventilação. É normal?

Onde no manual diz "Frio Máximo" a entrada externa é fechada e o ar fica recirculando dentro da habitáculo.
Onde diz "Frio Normal" a entrada externa é aberta e o habitáculo recebe ar externo.

A alavanca de ar quente fica ao lado da alavanca de controle do A/C e posição de saída da ventilação para difusores.

Se precisar, o ar quente e A/C podem ser utilizado juntos, para manter uma temperatura agradável dentro do carro e não embaçar vidros.

Leia atentamente o manual do proprietário do seu Monza, que lá explica como funciona cada posição da alavanca de controle, o que abre o que fecha, o que liga e o que desliga.

Abs,

Carlos Freire
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cristianopw
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por cristianopw »

Obrigado pela resposta, Carlos.

Hoje comprei um desses spray granada pra limpar o ar condicionado do Monza. Até que funcionou, ficou um cheirinho bom dentro do carro. Mas fico na dúvida se vale a pena usar no Monza, pois ele não tem filtro de cabine. Alguém já usou, recomenda?
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Marcelo Lazzaroni
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Marcelo Lazzaroni »

cristianopw escreveu:Obrigado pela resposta, Carlos.

Hoje comprei um desses spray granada pra limpar o ar condicionado do Monza. Até que funcionou, ficou um cheirinho bom dentro do carro. Mas fico na dúvida se vale a pena usar no Monza, pois ele não tem filtro de cabine. Alguém já usou, recomenda?
A ausencia do filtro não vai causar problema algum, pode usar sim.
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode! :D
geb
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por geb »

Não vale a pena meu camarada, saí muito caro. O certo é usar o gás 049 ou 409 que são os substitutos para o r12. Fiz no meu e funciona que é uma maravilha. Duas coisas importantes: tem que trocar os orings e as mangueiras, pois esses gases são mais volateis que o r12 e "vazam" pelas mangueiras. Se não fizer isso, só vai pagar carga de gás. Fizeram no meu 3 vezes até que descobri o problema. faz mais de 1 ano e não deu problema. Esquece essa historia de conversão para R134, isso dá muito trabalho, é carissimo, e não tem como dar garantia.
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dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

geb, voce trocou todos os orgings? ta usando o r134a?
abrass
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flavioh
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Caros

Acabei de receber uma ligação do técnico da DuPont em resposta a uma dúvida que postei no site deles.

Em resumo o que ele me informou.

MO39: Não é recomendado para uso automotivo.
Isceon MO49Plus: não precisa de nenhum procedimento de retrofit, somente substituição. Haverá redução de eficiência de 4%, considerada imperceptível.
R134a: necessita de retrofit, troca da válvula evaporadora e limpeza do óleo mineral para substituição por óleo sintético. Eficiência igual ao R-12.

Recomendaram o MO49Plus por ser uma substituição muito mais simples. Lembrando que a carga tem que ser com a lata de ponta cabeça, para ser feita com o gás na fase líquida, senão altera completamente a mistura.

Abs Flávio
flavioh
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por flavioh »

Caros

Queria abrir meu compressor para limpar o óleo, aí queria esclarecer uma dúvida. Sempre que se abre o compressor precisa trocar o tal do selo? No de opala uso qual selo?

abs Flávio
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