Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
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Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
vou colocar pra voces uma video aula explicativa com caráter técnico, sem explica nada como desmontar e montar,medição,etc. venho fazendo a manutenção da minha nova caixa F17 do motor original N20XF, trocando algumas peças por novas, limpeza, inspeção e por ai vai e ja aproveitei e fiz alguns vídeos explicando o funcionamento da caixa de marcha em algumas partes. e uma delas é sobre a ré.
quem nunca arranhou ou acavalou a ré nessa vida, se alguém dizer que nao esta mentido. justamente por que a ré nao tem sincronizador de velocidades.
por que a marcha ré nao entra(caixa GM F15/16/17/18/20)
eu mesmo nao sabia ate analisar o funcionamento da caixa como um todo. agora ja sei pq da aquela "pentiada" ao tentar engatar a ré, ou ela simplesmente se nega a engatar. desde 1982 com meu pai, e comigo desde 2000 ja aconteceu algumas vezes esses episódios na caixa F16.
mais ae tanto faz, como coloquei os Force das caixa 13-15-16-17-18-20 todas elas nao tem ré sincronizada(marcha separada das outras) e a mesma pode acontecer esse episódio de engate de ré. a unica caixa usado nos GM a GETRAG F23( ate 23 kg torque ) tem a ré sincronizada pq ela usa o mesmo eixo da 5° (ré atras da 5°) dae o mesmo cubo sincronizador que para a 5° para a Ré tambem, é comunitária esse sincronizador 5° e Ré
outra caixa que tem Ré sincronizada nos GM é do omega 3.0 caixa Opel. entra em qualquer velocidade a ré e qualquer situaçao.
quem nunca arranhou ou acavalou a ré nessa vida, se alguém dizer que nao esta mentido. justamente por que a ré nao tem sincronizador de velocidades.
por que a marcha ré nao entra(caixa GM F15/16/17/18/20)
eu mesmo nao sabia ate analisar o funcionamento da caixa como um todo. agora ja sei pq da aquela "pentiada" ao tentar engatar a ré, ou ela simplesmente se nega a engatar. desde 1982 com meu pai, e comigo desde 2000 ja aconteceu algumas vezes esses episódios na caixa F16.
mais ae tanto faz, como coloquei os Force das caixa 13-15-16-17-18-20 todas elas nao tem ré sincronizada(marcha separada das outras) e a mesma pode acontecer esse episódio de engate de ré. a unica caixa usado nos GM a GETRAG F23( ate 23 kg torque ) tem a ré sincronizada pq ela usa o mesmo eixo da 5° (ré atras da 5°) dae o mesmo cubo sincronizador que para a 5° para a Ré tambem, é comunitária esse sincronizador 5° e Ré
outra caixa que tem Ré sincronizada nos GM é do omega 3.0 caixa Opel. entra em qualquer velocidade a ré e qualquer situaçao.
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra as
muito bom o vídeo.
E realmente , ja notei que os vectras 2000+ motor 8v (16v nao notei) tem a ré ao lado da quarta e tambem engata a ré andando. Ela é muito util para fazer pequenas manobras em ruas apertadas, omega também todos tem isso , passat modelo alemao. chevette até 5km/h dá pra arriscar a tentativa que dependendo das folgas a ré engata..rsrsr
E realmente , ja notei que os vectras 2000+ motor 8v (16v nao notei) tem a ré ao lado da quarta e tambem engata a ré andando. Ela é muito util para fazer pequenas manobras em ruas apertadas, omega também todos tem isso , passat modelo alemao. chevette até 5km/h dá pra arriscar a tentativa que dependendo das folgas a ré engata..rsrsr
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra as
vlw Pablo.
as marcha sem sincronismo so entra se estiverem com os 2 eixo parados completamente como explico no video. a gama de carro que pode arranhar ou nao entrar a Re da GM sao muitos carros. ja vi reclamaçao de donos de
*celta
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*vectra
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*ipanema
*meriva
todos eles usam caixa sem re sincronizada. a nao ser astra-vectra que alguns modelos/ano sairam com a caixa GETRAG F23 essa caixa é uma maravilha da engenharia. alem de superresistente é muito moderna, usa 3 eixo
muito precisa e forte.
sempre que der uma complicada é so correr um pouco o carro que ela vai alinhar os dente.
as marcha sem sincronismo so entra se estiverem com os 2 eixo parados completamente como explico no video. a gama de carro que pode arranhar ou nao entrar a Re da GM sao muitos carros. ja vi reclamaçao de donos de
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todos eles usam caixa sem re sincronizada. a nao ser astra-vectra que alguns modelos/ano sairam com a caixa GETRAG F23 essa caixa é uma maravilha da engenharia. alem de superresistente é muito moderna, usa 3 eixo

sempre que der uma complicada é so correr um pouco o carro que ela vai alinhar os dente.
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
Muito bom, parabens Rafaelo
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
Já tinha visto seu vídeo, deu pra entender perfeitamente. Parabéns pela bela vídeo aula.
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
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A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
Isso acontece porquê as marchas para movimento à frente são helicoidais, ou seja, seus dentes tem forma semelhante à uma rosca que possibilitam um encaixe entredentes mais perfeito e portanto menos barulhento. Já no caso da engrenagem de marcha à ré esta é de dentes retos (uma engrenagem normal) o que torna o engrenamento bem barulhento. Pode ocorrer de essas engrenagens (as de marcha à ré) serem também helicoidais mas por possuir uma engrenagem a mais (a ingrenagem intermediária ou reversora) produz mais ruído que as de marcha à frente quando está em funcionamento.frfavoreto escreveu:O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)
vlw pessoal, assim que tiver algo interessante compartilho aqui com nos. ate tenho um outro video vo passar em outro topico, sobre trava das marcha.
outro fator é a redução muito acentuada. 3.33:1 é de propósito pra ninguém sair dirigindo de ré. afinal de contas, a marcha ré é pra manobrar.
uma coisa que passa despercebido é sobre os benefícios da marcha ré que nao é so de manobra. a marcha ré é a marcha que tem mais torque, se tu nao sobe em primeira sobe em ré. pela redução ser alta, é pelo formato dos dentes favorecer o torque.
o tyo ja respondeu uma parte, mais vou confirmar e complementar. uma delas é pelo formato dos dente das engrenagem serem "reto" gera muito ruido essa configuraçao, pq quando se encontram(movida e motriz e conversora) é sempre em 100% de contato entre os dentes da configuraçao "dente reto", ou seja sao dentes que visa uma aplicação pra muito torque e redução ideal pra marcha ré. o torque alto vem da redução.frfavoreto escreveu:O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
outro fator é a redução muito acentuada. 3.33:1 é de propósito pra ninguém sair dirigindo de ré. afinal de contas, a marcha ré é pra manobrar.
uma coisa que passa despercebido é sobre os benefícios da marcha ré que nao é so de manobra. a marcha ré é a marcha que tem mais torque, se tu nao sobe em primeira sobe em ré. pela redução ser alta, é pelo formato dos dentes favorecer o torque.
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