Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Waldir, uma coisa é informações no papel... As vezes o fabricante não é tão bom quanto deveria ser... eles colocam essa informação, mas não aguentam nada...
E vocês estão esquecendo de outro detalhe... estão medindo a temperatura externamente, não tem como saber qual é a temperatura NO transistor... E é lá que importa... Se fora está a 80° no transistor é bem provável que esteja acima disso... E como não é um componente de qualidade, queima em pouco tempo de uso...
Imagine o meu módulo HEI que é original de fábrica com logo GM... Quase 20 anos prestando serviços sem problemas...
Acho que o maior causador das queimas dos módulos HEI's seja problemas elétricos mesmo... Alternador e regulador de tensão fora dos conformes, e principalmente o aterramento do sistema como um todo...
Esses problemas podem ficar escondidos, e não dar sintomas, mas causam um sobreaquecimento logarítmico no transistor do HEI...
Portanto se fora na carcaça tem leitura de 80°C no transistor deve ficar uns 90°C pra mais, e se ele sofrer sobreaquecimento... passa dos 100°C sem limites pra saber o quão quente ele ficará...
E vocês estão esquecendo de outro detalhe... estão medindo a temperatura externamente, não tem como saber qual é a temperatura NO transistor... E é lá que importa... Se fora está a 80° no transistor é bem provável que esteja acima disso... E como não é um componente de qualidade, queima em pouco tempo de uso...
Imagine o meu módulo HEI que é original de fábrica com logo GM... Quase 20 anos prestando serviços sem problemas...
Acho que o maior causador das queimas dos módulos HEI's seja problemas elétricos mesmo... Alternador e regulador de tensão fora dos conformes, e principalmente o aterramento do sistema como um todo...
Esses problemas podem ficar escondidos, e não dar sintomas, mas causam um sobreaquecimento logarítmico no transistor do HEI...
Portanto se fora na carcaça tem leitura de 80°C no transistor deve ficar uns 90°C pra mais, e se ele sofrer sobreaquecimento... passa dos 100°C sem limites pra saber o quão quente ele ficará...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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- waldir
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Com pedido de desculpas ao Coy por alongar o assunto aqui.
Vinicius,
Os datasheets tem que ser respeitados pq passam as informações dos fabricantes e são considerados no projeto
e os -60 e + 200ºC são medidas dos extremos e logicamente os utilizadores/engenharia vão otimizar a utilização para que sobre uma margem de segurança.
'Mutatis mutandis' deve haver um dissipador de calor e voltagem sem picos, bom aterramento e isolamento para que não haja alta tensão pelo caminho inverso e danifique o transistor parrudo, mas, sensível... esta é a receita do bolo.
Então, estou chegando à conclusão de que o C.Walter/Kadetteiros que 'colou' o Hei na parede corta fogo fez o maior dissipador e que mantém o transistor/hei mais refrescado, mas, com grande risco de tensão entrar pelo negativo do Hei.
Embora a chapa de Fe não seja o melhor condutor de calor dá conta do recado - os melhores dissipadores são = cobre, prata, alumínio, aço inox e os novos em estudo 'arseneto de boro cúbico' e teia de aranha)
Veja as gambis:

Vinicius,
Os datasheets tem que ser respeitados pq passam as informações dos fabricantes e são considerados no projeto
e os -60 e + 200ºC são medidas dos extremos e logicamente os utilizadores/engenharia vão otimizar a utilização para que sobre uma margem de segurança.
'Mutatis mutandis' deve haver um dissipador de calor e voltagem sem picos, bom aterramento e isolamento para que não haja alta tensão pelo caminho inverso e danifique o transistor parrudo, mas, sensível... esta é a receita do bolo.
Então, estou chegando à conclusão de que o C.Walter/Kadetteiros que 'colou' o Hei na parede corta fogo fez o maior dissipador e que mantém o transistor/hei mais refrescado, mas, com grande risco de tensão entrar pelo negativo do Hei.
Embora a chapa de Fe não seja o melhor condutor de calor dá conta do recado - os melhores dissipadores são = cobre, prata, alumínio, aço inox e os novos em estudo 'arseneto de boro cúbico' e teia de aranha)
Veja as gambis:

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- coy
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
O cooler esta puchando o calor do dissipador.
Concordo plenamente com o Vinicius em relacao a qualidade dos componentes internos do hey interferir na queima ou nao.
Tambem acho que o maior vilao seria a alta voltagem.
Como ja comentei conheco casos que varias pessoas tem problemas de queimas do hey e conheco casos em que pessoas nunca tiveram de trocar, meu irmao mesmo 6 anos com um monza EFI nunca trocou .
Eu estou na segunda troca em pouco mais de 3 anos, este ultimo que queimou era um Deph, estava monitorando sempre o alternador que esta ok.
Entao o que poderia ter gerado esta queima?
Pra mim um pico de energia alta pode gerar um superaquecimento e causar a queima.
Concordo plenamente com o Vinicius em relacao a qualidade dos componentes internos do hey interferir na queima ou nao.
Tambem acho que o maior vilao seria a alta voltagem.
Como ja comentei conheco casos que varias pessoas tem problemas de queimas do hey e conheco casos em que pessoas nunca tiveram de trocar, meu irmao mesmo 6 anos com um monza EFI nunca trocou .
Eu estou na segunda troca em pouco mais de 3 anos, este ultimo que queimou era um Deph, estava monitorando sempre o alternador que esta ok.
Entao o que poderia ter gerado esta queima?
Pra mim um pico de energia alta pode gerar um superaquecimento e causar a queima.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
A única maneira de realmente monitorar o sistema de geração de energia, seria com um osciloscópio, pois com ele é possível ver as ondas variando a tensão... Coisa que nenhum multímetro digital faz... Com analógico é possível mas tem que ficar de olho full-time no multímetro, com um osciloscópio digital é possível gravar o LOG e analisar o gráfico todo...
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- waldir
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Faíscar cabo de vela no cabeçote ou no corpo do distribuidor
e
provocar curto com ferramenta apoiada em cima da bateria (polo positivo) esbarrando na lataria ou no corpo freio
pode levar o Hei à morte.
Tais situações são comuns aos monzeiros e kadetteiros (como eu) e mecânicos e seus auxiliares desacostumados com eletrônica embarcada (injeção, modulos etc)
e
provocar curto com ferramenta apoiada em cima da bateria (polo positivo) esbarrando na lataria ou no corpo freio
pode levar o Hei à morte.
Tais situações são comuns aos monzeiros e kadetteiros (como eu) e mecânicos e seus auxiliares desacostumados com eletrônica embarcada (injeção, modulos etc)
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
saindo mais um pouco do assuntoMensagem não lidapor waldir » 23 Jan 2014, 12:52
Faíscar cabo de vela no cabeçote ou no corpo do distribuidor
e
provocar curto com ferramenta apoiada em cima da bateria (polo positivo) esbarrando na lataria ou no corpo freio

isto faz queimar diodo do alternador tanbem ou tem outra coisa que faz ele estourar?
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 23 Jan 2014, 15:23, em um total de 1 vez.
- waldir
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Jesuíno,
eu acho que no alternador não. A queima pode ser por desgaste ou curto no estator ou coletor.
eu acho que no alternador não. A queima pode ser por desgaste ou curto no estator ou coletor.
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Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Coy,
fiz nova gambi para medir a temperatura do dissipador.

Explicando a foto
Prendi com fita crepe o fio do termopar e emendei, digo, enrolei os fios desencapados no plug do termopar e isolei e
o pedaço de fio joguei dentro da cabine e enrolei nas canetas de medição conforme corresponde positivo e negativo.
Na medição inicial se apresentou = hora/temperatura:
o motor não estava totalmente frio e aqui a temperatura está 30ºC
ventoinha 1ª veloc desligada
13:05 34º
13:12 60º
13:15 71º
13:16 76º
13:17 80º
Ventoinha na 2ª velocidade ligou as 13:17
Temperatura decrescendo
13:19 72º
ventoinha desligou 13:19
Interrompi o teste
No final da tarde vou para a cidade é um percurso de 10km ida/volta vou ficar monitorando.
Depois passarei o resultado... não vou ter ninguém para anotar, mas, estarei atento aos picos que ultrapassarem os 80ºC
e talvez algum refrescamento significativo.
Resultado da medição em movimento:
Temperatura ambiente na garagem 30ºC e no dissipador 31ºC
Parti exatamente as 18:00 e percorri 10,3 km em 39 minutos
Desliguei a ventoinha no primeiro estágio
1km percorrido e a temperatura estava em 52ºC
A temperatura foi subindo se manteve um bom tempo em 65ºC
Continuou a subir e ao chegar em 78ºC ligou a ventoinha no 2º estagio, 3 km percorridos
A ventoinha desligou e a temperatura estava em 69º ~ 70ºC e subiu mais 2 vezes nos últimos
2 km ligando a ventoinha e no dissipador marcava 78ºC
Nos 5 km de retorno eu liguei a ventoinha no 1º estágio e se manteve em 63 ~ 65ºC
No final do percurso, na última subida até chegar em casa a temperatura alcançou 71 ~ 73ºC até desligar o motor
Amanhã as 6:15 eu vou repetir o acompanhamento contando com a temperatura ambiente mais baixa e vamos ver o comportamento.
Até aqui está me satisfazendo. 19:05 e o dissipador está acusando 53ºC
waldir
19:06 de 23.01.14
EDITANDO P/ CONTINUIDADE
Hoje 24.1.14
Temperatura ambiente 25ºC
Temperatura inicial do dissipador 25ºC
Fiz o percurso em 17 minutos das 6:21 às 6:30
A temperatura do dissipador passou nos primeiros 3 minutos para 45ºC e no primeiro semáforo que parei passou para 55ºC e ao chegar no destino ao estacionar 60ºC e a ventoinha da 1ª velocidade desligada e a 2ª não entrou pq se manteve em 1/4
Retorno 6:36 às 6:44 ventoinha na 1ª veloc. ligada (nas mesmas condições de ontem.
Iniciando com 60º e se manteve em 65º em 80% do trajeto de 5km e na última subida atingiu 69ºC e ao chegar em casa baixou para 67º até desligar
Vou mais uma vez para a cidade às 9:00 e depois concluo a experiência.
fiz nova gambi para medir a temperatura do dissipador.

Explicando a foto

o pedaço de fio joguei dentro da cabine e enrolei nas canetas de medição conforme corresponde positivo e negativo.
Na medição inicial se apresentou = hora/temperatura:
o motor não estava totalmente frio e aqui a temperatura está 30ºC
ventoinha 1ª veloc desligada
13:05 34º
13:12 60º
13:15 71º
13:16 76º
13:17 80º
Ventoinha na 2ª velocidade ligou as 13:17
Temperatura decrescendo
13:19 72º
ventoinha desligou 13:19
Interrompi o teste
No final da tarde vou para a cidade é um percurso de 10km ida/volta vou ficar monitorando.
Depois passarei o resultado... não vou ter ninguém para anotar, mas, estarei atento aos picos que ultrapassarem os 80ºC
e talvez algum refrescamento significativo.
Resultado da medição em movimento:
Temperatura ambiente na garagem 30ºC e no dissipador 31ºC
Parti exatamente as 18:00 e percorri 10,3 km em 39 minutos
Desliguei a ventoinha no primeiro estágio
1km percorrido e a temperatura estava em 52ºC
A temperatura foi subindo se manteve um bom tempo em 65ºC
Continuou a subir e ao chegar em 78ºC ligou a ventoinha no 2º estagio, 3 km percorridos
A ventoinha desligou e a temperatura estava em 69º ~ 70ºC e subiu mais 2 vezes nos últimos
2 km ligando a ventoinha e no dissipador marcava 78ºC
Nos 5 km de retorno eu liguei a ventoinha no 1º estágio e se manteve em 63 ~ 65ºC
No final do percurso, na última subida até chegar em casa a temperatura alcançou 71 ~ 73ºC até desligar o motor
Amanhã as 6:15 eu vou repetir o acompanhamento contando com a temperatura ambiente mais baixa e vamos ver o comportamento.
Até aqui está me satisfazendo. 19:05 e o dissipador está acusando 53ºC
waldir
19:06 de 23.01.14
EDITANDO P/ CONTINUIDADE
Hoje 24.1.14
Temperatura ambiente 25ºC
Temperatura inicial do dissipador 25ºC
Fiz o percurso em 17 minutos das 6:21 às 6:30
A temperatura do dissipador passou nos primeiros 3 minutos para 45ºC e no primeiro semáforo que parei passou para 55ºC e ao chegar no destino ao estacionar 60ºC e a ventoinha da 1ª velocidade desligada e a 2ª não entrou pq se manteve em 1/4
Retorno 6:36 às 6:44 ventoinha na 1ª veloc. ligada (nas mesmas condições de ontem.
Iniciando com 60º e se manteve em 65º em 80% do trajeto de 5km e na última subida atingiu 69ºC e ao chegar em casa baixou para 67º até desligar
Vou mais uma vez para a cidade às 9:00 e depois concluo a experiência.
Editado pela última vez por waldir em 24 Jan 2014, 07:02, em um total de 2 vezes.
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