Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Mudando o local original do modulo Hey (prevenção)
Waldir, uma coisa é informações no papel... As vezes o fabricante não é tão bom quanto deveria ser... eles colocam essa informação, mas não aguentam nada...
E vocês estão esquecendo de outro detalhe... estão medindo a temperatura externamente, não tem como saber qual é a temperatura NO transistor... E é lá que importa... Se fora está a 80° no transistor é bem provável que esteja acima disso... E como não é um componente de qualidade, queima em pouco tempo de uso...
Imagine o meu módulo HEI que é original de fábrica com logo GM... Quase 20 anos prestando serviços sem problemas...
Acho que o maior causador das queimas dos módulos HEI's seja problemas elétricos mesmo... Alternador e regulador de tensão fora dos conformes, e principalmente o aterramento do sistema como um todo...
Esses problemas podem ficar escondidos, e não dar sintomas, mas causam um sobreaquecimento logarítmico no transistor do HEI...
Portanto se fora na carcaça tem leitura de 80°C no transistor deve ficar uns 90°C pra mais, e se ele sofrer sobreaquecimento... passa dos 100°C sem limites pra saber o quão quente ele ficará...
E vocês estão esquecendo de outro detalhe... estão medindo a temperatura externamente, não tem como saber qual é a temperatura NO transistor... E é lá que importa... Se fora está a 80° no transistor é bem provável que esteja acima disso... E como não é um componente de qualidade, queima em pouco tempo de uso...
Imagine o meu módulo HEI que é original de fábrica com logo GM... Quase 20 anos prestando serviços sem problemas...
Acho que o maior causador das queimas dos módulos HEI's seja problemas elétricos mesmo... Alternador e regulador de tensão fora dos conformes, e principalmente o aterramento do sistema como um todo...
Esses problemas podem ficar escondidos, e não dar sintomas, mas causam um sobreaquecimento logarítmico no transistor do HEI...
Portanto se fora na carcaça tem leitura de 80°C no transistor deve ficar uns 90°C pra mais, e se ele sofrer sobreaquecimento... passa dos 100°C sem limites pra saber o quão quente ele ficará...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Com pedido de desculpas ao Coy por alongar o assunto aqui.
Vinicius,
Os datasheets tem que ser respeitados pq passam as informações dos fabricantes e são considerados no projeto
e os -60 e + 200ºC são medidas dos extremos e logicamente os utilizadores/engenharia vão otimizar a utilização para que sobre uma margem de segurança.
'Mutatis mutandis' deve haver um dissipador de calor e voltagem sem picos, bom aterramento e isolamento para que não haja alta tensão pelo caminho inverso e danifique o transistor parrudo, mas, sensível... esta é a receita do bolo.
Então, estou chegando à conclusão de que o C.Walter/Kadetteiros que 'colou' o Hei na parede corta fogo fez o maior dissipador e que mantém o transistor/hei mais refrescado, mas, com grande risco de tensão entrar pelo negativo do Hei.
Embora a chapa de Fe não seja o melhor condutor de calor dá conta do recado - os melhores dissipadores são = cobre, prata, alumínio, aço inox e os novos em estudo 'arseneto de boro cúbico' e teia de aranha)
Veja as gambis:

Vinicius,
Os datasheets tem que ser respeitados pq passam as informações dos fabricantes e são considerados no projeto
e os -60 e + 200ºC são medidas dos extremos e logicamente os utilizadores/engenharia vão otimizar a utilização para que sobre uma margem de segurança.
'Mutatis mutandis' deve haver um dissipador de calor e voltagem sem picos, bom aterramento e isolamento para que não haja alta tensão pelo caminho inverso e danifique o transistor parrudo, mas, sensível... esta é a receita do bolo.
Então, estou chegando à conclusão de que o C.Walter/Kadetteiros que 'colou' o Hei na parede corta fogo fez o maior dissipador e que mantém o transistor/hei mais refrescado, mas, com grande risco de tensão entrar pelo negativo do Hei.
Embora a chapa de Fe não seja o melhor condutor de calor dá conta do recado - os melhores dissipadores são = cobre, prata, alumínio, aço inox e os novos em estudo 'arseneto de boro cúbico' e teia de aranha)
Veja as gambis:

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
O cooler esta puchando o calor do dissipador.
Concordo plenamente com o Vinicius em relacao a qualidade dos componentes internos do hey interferir na queima ou nao.
Tambem acho que o maior vilao seria a alta voltagem.
Como ja comentei conheco casos que varias pessoas tem problemas de queimas do hey e conheco casos em que pessoas nunca tiveram de trocar, meu irmao mesmo 6 anos com um monza EFI nunca trocou .
Eu estou na segunda troca em pouco mais de 3 anos, este ultimo que queimou era um Deph, estava monitorando sempre o alternador que esta ok.
Entao o que poderia ter gerado esta queima?
Pra mim um pico de energia alta pode gerar um superaquecimento e causar a queima.
Concordo plenamente com o Vinicius em relacao a qualidade dos componentes internos do hey interferir na queima ou nao.
Tambem acho que o maior vilao seria a alta voltagem.
Como ja comentei conheco casos que varias pessoas tem problemas de queimas do hey e conheco casos em que pessoas nunca tiveram de trocar, meu irmao mesmo 6 anos com um monza EFI nunca trocou .
Eu estou na segunda troca em pouco mais de 3 anos, este ultimo que queimou era um Deph, estava monitorando sempre o alternador que esta ok.
Entao o que poderia ter gerado esta queima?
Pra mim um pico de energia alta pode gerar um superaquecimento e causar a queima.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
A única maneira de realmente monitorar o sistema de geração de energia, seria com um osciloscópio, pois com ele é possível ver as ondas variando a tensão... Coisa que nenhum multímetro digital faz... Com analógico é possível mas tem que ficar de olho full-time no multímetro, com um osciloscópio digital é possível gravar o LOG e analisar o gráfico todo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Faíscar cabo de vela no cabeçote ou no corpo do distribuidor
e
provocar curto com ferramenta apoiada em cima da bateria (polo positivo) esbarrando na lataria ou no corpo freio
pode levar o Hei à morte.
Tais situações são comuns aos monzeiros e kadetteiros (como eu) e mecânicos e seus auxiliares desacostumados com eletrônica embarcada (injeção, modulos etc)
e
provocar curto com ferramenta apoiada em cima da bateria (polo positivo) esbarrando na lataria ou no corpo freio
pode levar o Hei à morte.
Tais situações são comuns aos monzeiros e kadetteiros (como eu) e mecânicos e seus auxiliares desacostumados com eletrônica embarcada (injeção, modulos etc)
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Injeção: Carburador
saindo mais um pouco do assuntoMensagem não lidapor waldir » 23 Jan 2014, 12:52
Faíscar cabo de vela no cabeçote ou no corpo do distribuidor
e

isto faz queimar diodo do alternador tanbem ou tem outra coisa que faz ele estourar?
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 23 Jan 2014, 15:23, em um total de 1 vez.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Jesuíno,
eu acho que no alternador não. A queima pode ser por desgaste ou curto no estator ou coletor.
eu acho que no alternador não. A queima pode ser por desgaste ou curto no estator ou coletor.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Coy,
fiz nova gambi para medir a temperatura do dissipador.

Explicando a foto
Prendi com fita crepe o fio do termopar e emendei, digo, enrolei os fios desencapados no plug do termopar e isolei e
o pedaço de fio joguei dentro da cabine e enrolei nas canetas de medição conforme corresponde positivo e negativo.
Na medição inicial se apresentou = hora/temperatura:
o motor não estava totalmente frio e aqui a temperatura está 30ºC
ventoinha 1ª veloc desligada
13:05 34º
13:12 60º
13:15 71º
13:16 76º
13:17 80º
Ventoinha na 2ª velocidade ligou as 13:17
Temperatura decrescendo
13:19 72º
ventoinha desligou 13:19
Interrompi o teste
No final da tarde vou para a cidade é um percurso de 10km ida/volta vou ficar monitorando.
Depois passarei o resultado... não vou ter ninguém para anotar, mas, estarei atento aos picos que ultrapassarem os 80ºC
e talvez algum refrescamento significativo.
Resultado da medição em movimento:
Temperatura ambiente na garagem 30ºC e no dissipador 31ºC
Parti exatamente as 18:00 e percorri 10,3 km em 39 minutos
Desliguei a ventoinha no primeiro estágio
1km percorrido e a temperatura estava em 52ºC
A temperatura foi subindo se manteve um bom tempo em 65ºC
Continuou a subir e ao chegar em 78ºC ligou a ventoinha no 2º estagio, 3 km percorridos
A ventoinha desligou e a temperatura estava em 69º ~ 70ºC e subiu mais 2 vezes nos últimos
2 km ligando a ventoinha e no dissipador marcava 78ºC
Nos 5 km de retorno eu liguei a ventoinha no 1º estágio e se manteve em 63 ~ 65ºC
No final do percurso, na última subida até chegar em casa a temperatura alcançou 71 ~ 73ºC até desligar o motor
Amanhã as 6:15 eu vou repetir o acompanhamento contando com a temperatura ambiente mais baixa e vamos ver o comportamento.
Até aqui está me satisfazendo. 19:05 e o dissipador está acusando 53ºC
waldir
19:06 de 23.01.14
EDITANDO P/ CONTINUIDADE
Hoje 24.1.14
Temperatura ambiente 25ºC
Temperatura inicial do dissipador 25ºC
Fiz o percurso em 17 minutos das 6:21 às 6:30
A temperatura do dissipador passou nos primeiros 3 minutos para 45ºC e no primeiro semáforo que parei passou para 55ºC e ao chegar no destino ao estacionar 60ºC e a ventoinha da 1ª velocidade desligada e a 2ª não entrou pq se manteve em 1/4
Retorno 6:36 às 6:44 ventoinha na 1ª veloc. ligada (nas mesmas condições de ontem.
Iniciando com 60º e se manteve em 65º em 80% do trajeto de 5km e na última subida atingiu 69ºC e ao chegar em casa baixou para 67º até desligar
Vou mais uma vez para a cidade às 9:00 e depois concluo a experiência.
fiz nova gambi para medir a temperatura do dissipador.

Explicando a foto

o pedaço de fio joguei dentro da cabine e enrolei nas canetas de medição conforme corresponde positivo e negativo.
Na medição inicial se apresentou = hora/temperatura:
o motor não estava totalmente frio e aqui a temperatura está 30ºC
ventoinha 1ª veloc desligada
13:05 34º
13:12 60º
13:15 71º
13:16 76º
13:17 80º
Ventoinha na 2ª velocidade ligou as 13:17
Temperatura decrescendo
13:19 72º
ventoinha desligou 13:19
Interrompi o teste
No final da tarde vou para a cidade é um percurso de 10km ida/volta vou ficar monitorando.
Depois passarei o resultado... não vou ter ninguém para anotar, mas, estarei atento aos picos que ultrapassarem os 80ºC
e talvez algum refrescamento significativo.
Resultado da medição em movimento:
Temperatura ambiente na garagem 30ºC e no dissipador 31ºC
Parti exatamente as 18:00 e percorri 10,3 km em 39 minutos
Desliguei a ventoinha no primeiro estágio
1km percorrido e a temperatura estava em 52ºC
A temperatura foi subindo se manteve um bom tempo em 65ºC
Continuou a subir e ao chegar em 78ºC ligou a ventoinha no 2º estagio, 3 km percorridos
A ventoinha desligou e a temperatura estava em 69º ~ 70ºC e subiu mais 2 vezes nos últimos
2 km ligando a ventoinha e no dissipador marcava 78ºC
Nos 5 km de retorno eu liguei a ventoinha no 1º estágio e se manteve em 63 ~ 65ºC
No final do percurso, na última subida até chegar em casa a temperatura alcançou 71 ~ 73ºC até desligar o motor
Amanhã as 6:15 eu vou repetir o acompanhamento contando com a temperatura ambiente mais baixa e vamos ver o comportamento.
Até aqui está me satisfazendo. 19:05 e o dissipador está acusando 53ºC
waldir
19:06 de 23.01.14
EDITANDO P/ CONTINUIDADE
Hoje 24.1.14
Temperatura ambiente 25ºC
Temperatura inicial do dissipador 25ºC
Fiz o percurso em 17 minutos das 6:21 às 6:30
A temperatura do dissipador passou nos primeiros 3 minutos para 45ºC e no primeiro semáforo que parei passou para 55ºC e ao chegar no destino ao estacionar 60ºC e a ventoinha da 1ª velocidade desligada e a 2ª não entrou pq se manteve em 1/4
Retorno 6:36 às 6:44 ventoinha na 1ª veloc. ligada (nas mesmas condições de ontem.
Iniciando com 60º e se manteve em 65º em 80% do trajeto de 5km e na última subida atingiu 69ºC e ao chegar em casa baixou para 67º até desligar
Vou mais uma vez para a cidade às 9:00 e depois concluo a experiência.
Editado pela última vez por waldir em 24 Jan 2014, 07:02, em um total de 2 vezes.