Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
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Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
amigos,
sempre quis saber isso. O que acontece se botar os pistões retos (no caso, álcool) em um motor à gasolina, para rodar com gasolina?
vai enlouquecer o MAP e a central?
O motor vai aquecer muito pela taxa? Sendo que o cabeçote é "virgem", nunca foi aplainado.
Abs!
sempre quis saber isso. O que acontece se botar os pistões retos (no caso, álcool) em um motor à gasolina, para rodar com gasolina?
vai enlouquecer o MAP e a central?
O motor vai aquecer muito pela taxa? Sendo que o cabeçote é "virgem", nunca foi aplainado.
Abs!
Editado pela última vez por RicardoDS em 20 Nov 2014, 23:30, em um total de 1 vez.
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Re: Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
Vai grilar, sobreaquecer, em pouco tempo você perde pistão, velas, cabeçote, etc...
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Re: Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
Cara eu acho que vc está buscando + potencia certo? Se sim só colocando os pistões vai da m... sim tem mudar e acertar o conjunto para rodar no álcool, não entendo mt, mas sei que tem que mudar as velas e o avanço no ponto de ignição (além dos pistões do álcool) e rebaixar o cabeçote para alcançar uma taxa mais alta para rodar no álcool, pois a taxa da gasolina é mais baixa e, isso é barato de fazer mas tem ter certeza se é isso mesmo que vc quer para não gastar dinheiro atoa? Boa sorte :smt023
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Re: Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
Ricardo, perguntei isso, pois foi constatado que o meu problema crônico, são os anéis.
Então como eu mesmo vou abrir o motor e refazer, pensei em por pistões retos para ter um "ganho de potencia" extra gastando pouco.
Eu havia feito isso, mas no meu antigo Opala, só que com carburador, então ficou ótimo...
Agora a dúvida gerou no Monza, que é bem mais moderno.
Então, sem chance de pistões retos no Monza para rodar com gasolina?
Rafael, sim!
Na verdade eu queria continuar rodando na gasolina, mas com mais taxa provinda dos pistões retos!
Mas pelo visto não vai dar certo isso.
Qual é a taxa de compressão original do Monza, 9,2:1?
abs
Então como eu mesmo vou abrir o motor e refazer, pensei em por pistões retos para ter um "ganho de potencia" extra gastando pouco.
Eu havia feito isso, mas no meu antigo Opala, só que com carburador, então ficou ótimo...
Agora a dúvida gerou no Monza, que é bem mais moderno.
Então, sem chance de pistões retos no Monza para rodar com gasolina?
Rafael, sim!
Na verdade eu queria continuar rodando na gasolina, mas com mais taxa provinda dos pistões retos!
Mas pelo visto não vai dar certo isso.
Qual é a taxa de compressão original do Monza, 9,2:1?
abs
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Re: Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
Monza EFI tem taxa 9.2:1 no cabeçote STD convencional.
Pistão reto (pistão flex) fica em 11.3:1 no cabeçote STD convencional
Se teu cabeçote for STD 1.5mm margem de rebaixo, teu motor vai trabalhar em 11.3:1
Se usar gasolina comum vai pré detonar especialmente no verão, agora aspirando ar quente. Essa injeção não conta com sensor de temperatura do ar, portanto é um risco fazer isso. Porém, se tu usar gasolina Podium que contem 95 octanas, não tem problema algum nisso. O motor família 2 flex tem mais avanço que o EFI e usa essa taxa.
Se a gente parar para pensar, a gasolina tem 30% de álcool + 95 oct 11.3:1 é tranquilo, e se pré detonar é só atrasar o inicial no distribuidor.
O nizer usou EFI 11.3:1 gasolina comum, segundo ele foi tranquilo, mas desconfio que em algumas situações não é.
O problema é somente quando o ar aspirado é maior que 50ºC, ai é onde mora o problema.
Pistão reto (pistão flex) fica em 11.3:1 no cabeçote STD convencional
Se teu cabeçote for STD 1.5mm margem de rebaixo, teu motor vai trabalhar em 11.3:1
Se usar gasolina comum vai pré detonar especialmente no verão, agora aspirando ar quente. Essa injeção não conta com sensor de temperatura do ar, portanto é um risco fazer isso. Porém, se tu usar gasolina Podium que contem 95 octanas, não tem problema algum nisso. O motor família 2 flex tem mais avanço que o EFI e usa essa taxa.
Se a gente parar para pensar, a gasolina tem 30% de álcool + 95 oct 11.3:1 é tranquilo, e se pré detonar é só atrasar o inicial no distribuidor.
O nizer usou EFI 11.3:1 gasolina comum, segundo ele foi tranquilo, mas desconfio que em algumas situações não é.
O problema é somente quando o ar aspirado é maior que 50ºC, ai é onde mora o problema.
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Re: Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
No Opala fica bom, pois a taxa de compressão dele é baixa. Dependendo do motor (você não especificou se é o 4 ou 6 cilindros), com pistão a álcool a taxa fica na ordem de 10:1... ainda utilizável na gasolina, precisando apenas um ajuste no ponto.
No Monza eu não faria isso.
E tem um detalhe, o pistão a álcool não é reto, ele tem uma concavidade no topo. Taxa 12:1
Pistão reto é do flex. Taxa 11,3:1.
No Monza eu não faria isso.
E tem um detalhe, o pistão a álcool não é reto, ele tem uma concavidade no topo. Taxa 12:1
Pistão reto é do flex. Taxa 11,3:1.
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Re: Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
Pois é, em situação controlada não tem problema algum usar taxa 11.3:1 gasolina no Monza EFI, não vai quebrar o motor por isso, só para terem uma ideia o Flexpower tem 12 APMS inicial + 30° do mapa, carga total na max rpm ate mais que o Monza EFI. Porém lá tem MAT, KS, sonda e outros recursos que retardam o avanço para prevenir pré detonação. São as medidas de segurança da ECU. Praticamente impossível de se quebrar.
O problema é se não tiver a Podium, só a comum onde é a mais visada para o batismo, e se errarem no ponto inicial acrescentando mais avanço passando da zona de limite, e se pegar congestionamento onde entra a níveis críticos de do ar a +70°C na admissão. O Monza EFI aspira muito ar quente, foi mal projetado isso e o mesmo não tem retardo na ECU para prevenir detonação.
É arriscado, mas se ficar no ambiente controlado é seguro. Porém, um dia pode falhar e ai mora o perigo. Para se sincero, acho arriscado para tão pouco. A Multec 700 é limitada paa isso, não da para inventar para cima dela, que ela se vinga, rsrsrs!
O problema é se não tiver a Podium, só a comum onde é a mais visada para o batismo, e se errarem no ponto inicial acrescentando mais avanço passando da zona de limite, e se pegar congestionamento onde entra a níveis críticos de do ar a +70°C na admissão. O Monza EFI aspira muito ar quente, foi mal projetado isso e o mesmo não tem retardo na ECU para prevenir detonação.
É arriscado, mas se ficar no ambiente controlado é seguro. Porém, um dia pode falhar e ai mora o perigo. Para se sincero, acho arriscado para tão pouco. A Multec 700 é limitada paa isso, não da para inventar para cima dela, que ela se vinga, rsrsrs!
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Re: Pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina
pois é Ricardo, o Opala apesar de forte tem taxa baixa, tanto na gasolina tanto no álcool. O que a galera faz aqui, no caso quando não querem rebaixar o cabeçote e passar de álcool para gasolina, para aproveitar melhor os 10.1 álcool, é mt melhor rodar na gasolina com essa taxa, eu mesmo gosto mt de carro taxa + alta, pois ganha potência e economia sem afetar durabilidade (claro respeitando os limites do cabeçote). O meu Opala 6cc gasolina, quando for fazer algum serviço de mecânica irei mandar tirar uns 1,5 a 2mm dele 
