Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Diego Paiva »

José Leal escreveu:Sobre o radiador, tirei por base quando troquei o do Vectra. Não foi esse absurdo todo. Se lembro-me bem, custou uns R$350,00.

A questão é que o seu era vectra B e mecânico. O radiador dos automáticos é mais complicado de achar e mais caro, agora potencialize isso sendo um vectra A, rsrsr. No monza mesmo, é bem difícil achar o radiador do monza automático... e quando acha, geralmente ele custa umas 3x mais caro que o monza"normal".
Robson Lott escreveu:Sobre essa água sumir tanto, os selos dianteiros foram trocados. Se os traseiros tivessem com problema, certamente ia ser a médio/longo prazo e com um aspecto visual daria pra ver a corrosão deles.
O certo é trocar todos os selos de uma só vez. Se os dianteiros estavam ruins, os traseiros tem uns 90% de chance de tbm estarem. Olhando "por fora" não dá pra saber o estado deles. Já tirei selo zerado por fora e f.udido por dentro. Se tiver um selo vazando, troque todos os 7!
Robson Lott escreveu:Sobre a bomba d'água, vale a pena conferi-la, pois ainda é a original. De acordo com o Diego, a mesma possui os 3 parafusos e sua carcaça uma espécie de selante que só com o calor vc consegue libera-los. Então cuidado em NÃO fazer isso com o motor mto frio, ou use algo pra esquenta-los, caso queira troca-la.
Se for tentar tirar os parafusos e caso eles não saiam, ou ameacem quebrar, tem que aquecê-los... pra poder tirar sem o risco de quebra. Qualquer mecânico um pouco mais experiente sabe disso. Existe uns maçaricos pra isso. Porem, depois desse processo os parafusos deverão ser trocados por novos, já que foram submetidos à alta temperatura...
Robson Lott escreveu: De qualquer maneira, um bom teste é aquele que tem nos mecânicos um manõmetro e uma bomba que pressuriza o sistema e dá pra ver onde sairia o vazamento.
Só pelo fato dela ainda ser original do carro, com 20 anos de uso, mais de 160 mil km, rodou um tempo sem aditivo, etc... Eu trocaria! Procura pela marca nakata, usa o impulsor de metal, como a original.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Encontrei o radiador do Vectra A AT por 400,00, novo.

Porém.... o carro deve ir em breve realizar as manutenções preventivas "básicas" e ver o que está acontecendo com o Câmbio. Todas as funções dele estão normais, à parte da ré que está com o problema de ficar fraca com o carro frio e morta com o carro quente.... que, de acordo com a oficina especializada que irá mexer, pode ser o retentor da ré que está ruim (Segundo eles, existe uma "árvore" de retentores dentro do câmbio que geralmente não revisam mesmo ao retificar o câmbio. Pode ser por isso que veio apresentar o defeito agora, mesmo após o câmbio ser praticamente todo novo)..

Dependendo do valor que sair pra arrumar esta caixa + o arrefecimento, já que são um conjunto por esta questão do arrefecimento do câmbio, eu irei analisar sério a questão do Câmbio Manual.

Muita gente vai pegar no pé pelo caso de tirar a caixa automática... porém como já disse, eu não faço questão dela. Tudo bem que é um outro nível de conforto, mas o restante todo fica prejudicado, no quesito de potência, consumo e custo de manutenção. Fora o detalhe de que estando com um bom câmbio manual, eu levaria a ideia de uns upgrades no motor bem mais a sério do que atualmente.

Quanto a bomba dágua, é um item que eu sempre troquei em conjunto das correias pra aproveitar a mão de obra. É tão barata que não vale a pena deixar de lado...

Acho que na Segunda levo o carro pra oficina. Vai depender do saldo na conta, kkk

Relaxem pessoal..... a última coisa que esse VCD A irá ver é manutenção mal feita. Porém tudo no seu tempo, eu estou no buraco este começo de ano... $$

:smt023
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Robson Lott »

Fala Malagas,
Muita gente vai pegar no pé pelo caso de tirar a caixa automática... porém como já disse, eu não faço questão dela. Tudo bem que é um outro nível de conforto, mas o restante todo fica prejudicado, no quesito de potência, consumo e custo de manutenção. Fora o detalhe de que estando com um bom câmbio manual, eu levaria a ideia de uns upgrades no motor bem mais a sério do que atualmente.
Tá certo... Infelizmente tem-se que deixar de lado o aspecto original se o que vc quer (mais potência, menor custo de manutenção vs. conforto) pra adequar o carro à vc! Só que me dá uma dóóóó.............. :cry: Esse exemplar foi construído com um propósito de ser mais cômodo e confortável do que econômico e esperto, mas como vc comentou, em prol das adequações técnicas e financeiras, manda ver!!!

Agora, o radiador por R$400 tá muito bom o preço, viu... Muito bom mesmo!

Sobre os selos, foram trocados os dianteiros por prevenção. Apenas 1 tava com uma cara marromenos, por isso dessa decisão. Caaaaaaso venha a aproveitar alguma MO pra acessar a parte de tras do motor, seria perfeito que conseguisse troca-los. Eu só não troquei, não por economia porca, mas pq os mesmos estavam muito bons ainda, sem sinais de merejar água, muito menos corrosão. Isso foi constatado ao checar o estado interno das galerias, mangueiras e etc que estavam alaranjadas, desde que eu comprei, porém nunca com o líquido turvo, soltando "camadas", etc. Tanto que esse motor foi muito exigido na minha mão (digo, BEM usado! :D ) e os selos traseiros não aparentaram estarem ruins.

Sobre a bomba d'água, confesso que foi navalhada do mecânico que ia troca-la. Como ia ser preventivamente, não me preocupei ao constatar que a mesma (ainda original) estava em bom estado, sem ruídos e com a carcaça boa, sem fraturas, fadigas, etc. Lógico que agora, com os macetes de esquetar os parafusos, a troca preventiva virá em boa hora!

Lembrando que as correias ainda estão boas, Malagas! Tudo bem, preventivo..... Mas, fazendo umas contas e estimativas em papel de pão, acho que elas tem mais de 20k km de vida até chegarem em seus 40k ou 50k km de uso. Idem tensores.

Descreva o conteúdo dessa mega-revisão q vc pretende fazer no velho Vectra, Malagas! Porfa!!! Gostaría de acompanhar, e se eu tiver enchendo o saco, me manda ir pastar! :lol:

Abraços!!!

Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por vrsilva »

Se precisar realmente trocar o cambio, manda ele de presente para o Lott.... ele adoraria ficar olhando o danado... kkkkkkk!!!

Será que não teria como colocar um radiador à parte para o óleo? Ou fabricar um outro só para isso... Seria uma solução bacana, pois passaria a usar radiador de arrefecimento comum...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Leocastro »

Quem teve Marea achando manutenção do Vectra cara?! Por favor ein! Rs.
Brincadeiras a parte Malagoli, eu me arrependi de ter convertido meu Monza para manual. Pense bem antes.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Siva,
Certamente! eu ia adaptar ele num Chevrolet Spark aqui e ver como o bicho reagiria... http://autos.mercadolibre.com.ec/chevrolet/spark/ :lol: Daí pra dá a ré, nada do que abrir a porta, por o pé esquerdo e fazer força, que num resolveria! kkkkkkkk!!!!
Leandro,
Esse Hommer q vc enviou é exatamente o que expressa esse assunto! ehehehehehe!!!!!

Malagas,
Que tal essa idéia do Silva? Eu acho que já ví um Vectra-B no VC que o cara colocou um mini radiador, e pelos comentários, a temperatura do fluido melhorou com essa alternativa! Tecnicamente, acredito ser muito superior à original desenvolvida para países frios usando o sistema de arrefecimento do motor. Inclusive diminui aos montes o risco de misturar água com fluido, no caso de algum acidente com o radiador, something like that...
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 708
Registrado em: 02 Set 2011, 14:28
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por sle1989 »

Leocastro escreveu:Quem teve Marea achando manutenção do Vectra cara?! Por favor ein! Rs.
Brincadeiras a parte Malagoli, eu me arrependi de ter convertido meu Monza para manual. Pense bem antes.
O meu monza desde quando comprei a caixa automática não estava 100%, muita gente disse pra eu tirar ela e colocar a manual, que ficava bom, que ficava econômico, etc.
No meu caso não pretendo converter o meu monza, principalmente depois das conversas que tive com o Leocastro.
Pense bem antes de fazer a conversão, pois tem muita coisa pra ser trocada além da caixa, o Leocastro pode te dar uma idéia da quantidade de detalhes que se tem que tomar conta numa conversão dessas.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

vrsilva escreveu:Será que não teria como colocar um radiador à parte para o óleo? Ou fabricar um outro só para isso... Seria uma solução bacana, pois passaria a usar radiador de arrefecimento comum...
O Marea 2.4 utiliza este esquema do radiador à parte, que é, inclusive, o mesmo radiador de óleo utilizado no Marea Turbo. E não sai caro... é muito fácil achar peças usadas de Marea em bom estado... daí o restante da adaptação acho que é simples, tem espaço de sobra no cofre do Vectra A.

Porém, manter o esquema original é mais barato, pois o valor do radiador c/ ou sem Câmbio AT é basicamente o mesmo.
sle1989 escreveu:O meu monza desde quando comprei a caixa automática não estava 100%, muita gente disse pra eu tirar ela e colocar a manual, que ficava bom, que ficava econômico, etc. No meu caso não pretendo converter o meu monza, principalmente depois das conversas que tive com o Leocastro. Pense bem antes de fazer a conversão, pois tem muita coisa pra ser trocada além da caixa, o Leocastro pode te dar uma idéia da quantidade de detalhes que se tem que tomar conta numa conversão dessas.
Eu pesquisei muito sobre essa de converter... sei da pancada de coisa que vem além da caixa, e com certeza não fica barato. Mas quando se tem um projeto de, por exemplo, vir a turbinar o carro... ela só passa a ser mais um item dessa "listinha".

Sinceramente, eu ainda nem sei o que fazer. Vai que fica R$400,00 pra arrumar essa caixa aqui? rs... se acontece de ficar barato assim, eu jamais pensaria em colocar uma manual.

Vamos esperar pra ver.
Robson Lott escreveu: Descreva o conteúdo dessa mega-revisão q vc pretende fazer no velho Vectra, Malagas! Porfa!!! Gostaría de acompanhar, e se eu tiver enchendo o saco, me manda ir pastar! :lol:
Robson, obrigado pelas dicas dos selos aí. Selo de motor é o tipo de coisa que eu nunca mexi, e só me daria ao trabalho caso tivesse alguma oxidação ou merejamento visível.. que não é o caso, kkk

Sobre a revisão, seria somente básica, como a primeira que fiz no Corsa. Na minha lista já estão o reparo da caixa, troca de Correias, Tensores, Bomba Dágua, Válvula Termostatica, Reservatório de Arrefecimento, Velas, Filtros, Fluídos de Freio e Direção e Pastilhas de Freio. Mais à frente, Molas Esportivas, Batentes e Buchas de Suspensão, e, pelo menos, Pneus Dianteiros, caso não venha a trocar as rodas em breve.. depende do $$, rs

Abraço!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Responder