queima do modulo hei

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: queima do modulo hei

Mensagem não lida por vrsilva »

Julio Cesar Ledo escreveu:Pessoal !

Me passou uma besteira na cabeça.... Sei lá mas será que o problema não é a minha tocada com o carro? No sentido de pisar fundo mesmo, eu uso o meu motor numa faixa de RPM que assusta muita gente, não troco de marcha antes de 3.500RPM, dar uma esticadas até 5.700RPM é coisa tranquila para o meu OHC, cuido muito do carro e da manutenção (óleo cárter 3 meses ou 4.000Km) mas eu gosto de acelerar !

:smt017

Quando vejo um Monza EFI sempre tem um tiozinho/vô lá dentro !! rs rs ...

Esses caras não andam, se arrastam !!! Eu uso o torque do 2.0, não é a toa que o meu carro fez 6.2 Km/L na cidade na gasolina Shell V-Power, eu uso bem o motor dos meus carros !

O próprio CarlosFreire tem uma raridade/relíquia que é o Monza dele e o cuidado que ele deve ter com o carro deve se estender até o jeito de usar o mesmo !

Será que isso força o sistema a ponto de queimar o HEI ? Será que o giro alto constante não judia do alternador dando excesso de corrente no sistema ?

Tá ai algo que eu nunca tinha pensado... O problema pode ser eu !!!

:smt005
Ledo não estou querendo dizer que tu não sabe dirigir... Mas o Monza pelo jeito não é o carro certo para seu estilo de direção... você está mais para um Civic VTEC 1.6 com seus 160cv's... Esse sim é ideal rodar em altas rotações igual você faz...

Você não está fazendo bom proveito do torque, você está fazendo proveito da potência, que é "torque X rpm"... Usar BEM o torque ao meu ver é rodar sempre abaixo do limite dele que é justamente o contrário do que tu faz... O Monza já tem MUITO torque em 2000 rpm...
Pra tu ter uma ideia, eu estou fazendo essa prática no meu... ruas planas, estou andando trocando a marcha praticamente em 1500rpm... o Bartok embala muito rápido e rapidinho estou a 60km/h de quinta... Se precisar acelerar um pouco, só dar uma pisadinha que ele puxa 70... 80km/h tranquilo...

Porque? Porque o motor do Monza tem torque em baixa...

É óbvio o motivo de você estar fazendo autonomia de carro v6 no seu monza, 6,5km/h num Monza à gasolina é muito pouco... Nem meu Bartok à álcool faz isso... preciso andar muito forte para ele fazer essa média... no geral é sempre acima de 7km/L... E se andar maneirinho faz quase 8km/L.... Como estou fazendo atualmente...

O Monza é ruim de alto giro, consome MUITO, e você só está trabalhando com ele em sua faixa ruim... Claro que... é uma delicia acelerar o monzão à 6000RPM...

Outro dia dei uma esticada assim de segunda numa avenida, e tinha um casal de amigos no carro junto comigo e a minha esposa, e estavam conversando, quando peguei a curva e fiz isso, eles até ficaram quietos, calados por uns 10 segundos... Aí falei assim... estou só dando uma esticadinha pra dar uma limpada no motor... kkkkkK!!! :smt020

Só que, o carro bebe e MUITO...

Cara descobri como é prazeroso pegar uma avenida longa, marginal ou até mesmo rodovia, e andar com o motor em giro baixo... da pra curtir uma musica de boa sem precisar aumentar muito, andar de vidros abertos, curtindo o conforto do monzão sem estresse...

Ledoão, de boa cara... tu ta espancando seu Monza cara... sinceridade mesmo... andar assim as vezes beleza, mas sempre assim, você está exigindo muito do seu carro...

Com toda certeza essa sua maneira de dirigir está influenciando na durabilidade do HEI e de outras coisas no seu carro... fique de olho nisso.. Não quero perder um amigo antes de conhece-lo pessoalmente cara... :smt023
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio Cesar Ledo escreveu:Na realidade eu gosto de acelerar mas não sou destruidor ! Tb não faço rachas ou borrachões, detesto essas idiotices !

O que gosto de fazer é curtir o torque do motor sob certas circunstâncias, local adequado, sem trânsito, sem pedestres... :smt023
sou assim tb, nao suporto essas crueldade,sou muito precavido e gosto de segurança, pegada esportiva as vezes é bom e carro pra isso tenho no arsenal aqui :D tem lugar certo pra tudo né, juízo melhor dizendo. o motor foi feito pra isso tb, nao so pra passear coisa de velho da um tedio isso que vo te fala :lol:

Julio Cesar Ledo escreveu: Nunca ultrapasso a potência máxima declarada (RPM) pq não faz tanto sentido esguelar um 8v, tem que aproveitar a força em 'baixa', gosto de uma reduzida trazendo o motor de 4500 para 1000RPM e umas aceleradas sentindo a força do OHC...
verdade,ate pq acelerar lubrifica o motor a força e tira ovalizaçao da camisa.
Julio Cesar Ledo escreveu: Sobre o dissipador de calor, eu li um post seu aqui no forum e fui correndo instalar um dissipador de calor passivo no meu distribuidor... Acredito que ajuda sim a aliviar o calor mas não sei até que ponto resolve o problema pq é muito calor para dissipar e o meu não é ativo...
nao lembro, voces que tem EFI sabem melhor que eu, eu ja desmontei o distribuidor do EFI a um temp atras, nao daria pra por uma placa isolante na chapa que segura o HEI? ou seja isolando dele do distribuidor(metal aluminio). se desse seria uma medida simples sem adaptaçao, e um dissipador autocolante atras cor de aluminio pra ficar disfarçado ficaria perfeito. nada de gambiarras ou afins, saida profissional mesmo. senao me engano era aparafusada aquela chapinha aluminio cretina rsrsrs. um isolante de baquelite era o canal entre a chapa e o suporte. so corta o pedaço apropriado.
Julio Cesar Ledo escreveu:Quem sabe mês que vem levo o carro numa elétrica de confiança e instalo um dissipador ativo ou termino o meu projeto de tirar o HEI do distribuidor..
nao precisa chegar a esse ponto Julio, ainda tem saida profissional para o problema.
vrsilva escreveu:É óbvio o motivo de você estar fazendo autonomia de carro v6 no seu monza, 6,5km/h num Monza à gasolina é muito pouco... Nem meu Bartok à álcool faz isso...
o omega 3.0 6 cil de 165cv nosso faz isso. isso sem podium, com a podium e o OCT 95 ativo vai pra 177cv e 7 a 7,5km na cidade.
vrsilva escreveu:Outro dia dei uma esticada assim de segunda numa avenida, e tinha um casal de amigos no carro junto comigo e a minha esposa, e estavam conversando, quando peguei a curva e fiz isso, eles até ficaram quietos, calados por uns 10 segundos... Aí falei assim... estou só dando uma esticadinha pra dar uma limpada no motor... kkkkkK!!! :smt020
e falou a verdade mesmo! é bom limpar ate o arrefecimento alta pressao, oleo tudo mesmo.

acho que o Julio so faz de vez em quando pelo que entendi. e é bom fazer isso, meu pai faz no omega e eu sempre incentivo ele em local deserto na estrada, aqui tem umas estrada deserta na cidade, coisa de interior. na cidade nao tem como fazer isso. andar baixo giro detona as bronzina tb por falta de lubrificaçao e alta força devido o torque, tb tem riscos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Ai tá o problema, eu sou assim... Essa tocada mais forte para mim é normal, considero uso normal do carro !

Filho e peixe peixinho é ! A fruta não cai longe do pé !

Todos crescemos sendo influenciados pelo nosso meio ... No meu caso não foi diferente ! Cresci vendo meu pai dirigir, vendo ele assistir corridas de automobilismo, e a tocada dele era aniquiladora ! Igual a minha, porém mais destruidor e barbeiro ! rs rs

Outro detalhe é que meu velho sempre teve carros novos, eu que sou ... e ando de carro 'velho' !

VrSilva...

Sabe quando vc conversa com uma pessoa sem instrução, ignorante mesmo, essa pessoa as vezes faz algo que é errado na visão da 'sociedade' mas para ela é algo absolutamente normal !

É o meu caso....

Cresci vendo meu pai descer a lenha nos carros, usar o motor em faixas de rotação que a grande maioria dos carros nunca viu e verá ! É o meu caso !

O meu uso normal com um carro é absurdamente diferente do seu, e da graaaaaaande parte de população... Não gosto de ficar trocando de marcha a todo instante, é um saco, por isso nunca tive e nunca vou ter carro 1.0, pois tem caixa muito curta !

Resumindo, enquanto vc passeando com o Bartok troca de marcha a 1500RPM, o meu 'passeando' não troco abaixo de 3500 RPM, nunca !

Andar normal na minha visão é sempre meio pé do acelerador e giro acima de 3.000RPM, sempre !

Andar chutado e rápido na minha visão é explorar todo o potencial do motor sob qualquer circunstância de marcha/velocidade... E isso é normal na minha concepção !

Não se muda uma maneira de digirir da noite pro dia, e eu acostumei a dirigir assim, eu sempre estou atento ao que acontece ao meu redor quando ando assim, andar devagar para mim é um perigo !! Fico distraído e faço cagadas ! A única vez que bati um carro eu estava a 20 Km/h !

Não me compreenda mal, não sou um louco que pega um carro e sai dando pau, nunca ! Em 17 anos de carteira graças a deus nunca me envolvi em nada sério, aliás, sou uma pessoa que dirige relativamente bem pois sou sempre atento ao que acontece ao meu redor...

Pode ser sim que o sistema de ignição do EFI não suporte o meu estilo de dirigir, pois exijo do carro !

Agora uma coisa te garanto, os meus carros sempre andam mais que um igual, e sabe o pq ?

Pq eu amacio o motor numa faixa de giro que ninguem amacia no dia-a-dia, e cuido da manutenção como ninguem cuida, sou chato, xarope com o carro, pq sei que exijo dele !

Um carro na minha mão por 30.000Km por uns 2 anos vai ficar zero de manutenção e motor aberto e disposto ! Tenho convicção que meu Monza é um dos que mais andam mantendo o carro todo original, o meu carro andava junto com um Focus Ghia 2.0 16v SFI !!!!

O motor do Monza em si é um tanque, no mesmo nível de resistência do meu antigo motor CHT ! Indestrutível no meu ver !

Injeção eletrônica que todo mundo critica no meu ver é fantástica, excelente confiabilidade, peças baratas, manutenção simples e fácil !

Agora sistema de ignição.... É umas merd@ ! :roll:
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Rafaelo vc entendeu muito bem o meu caso, não sou retardado que destrói o carro, mas o uso de maneira esportiva e adoro uma esticada !

No dia-a-dia sempre troco de marchas a 3.500RPM... Isso para mim é normal !

Ai vem um zé roela e dia, pow o carro vai consumir muita gasolina !!

Cara gasolina para mim é MATO !!! Um mato caro, mas é mato ! Se eu gasto 600 R$ de gasolina por mês é pq eu POSSO gastar 600R$ de gasolina por mês !

Então dane-se... E é isso...

E sim, todos os dias eu uso a potência máxima do meu motor, eu diria que pelo menos 2x por dia eu encosto o conta giros @ 5700RPM...

Ai vem um aqui e vai dizer que eu vou destruir o motor do carro assim !

Balela !! Motor é feito para girar, agora como vc faz ele girar e como vc cuida dele é que vai definir se ele vai aguentar ou não...

E motor de Monza, fase II 2.0 OHC EFI gasolina, é indestrutível !

Comprei meu carro com 16 anos de uso, 101.800 Km rodados, era manco e não desenvolvia, passaram 35.000Km na minha mão, usando gasolina V Power para descarbonizar o motor, trocando sensores que melhoram desempenho por não estarem mais atuando (MAP por exemplo).

O meu carro hj depois de 35.000km de muita LENHA é muito mais disposto e econômico do que quando peguei ele !

A melhor parte é quando vem um carro 1.6 8v/16v, 1.4, até 1.8/2.0 moderno querendo me empurrar na BR e eu dou um tchau para com o Monza 2.0 velho !!

Sim VrSilva eu faço mais proveito da potência máxima do que do torque máximo, e isso é meu estilo... E não é um problema, nunca deveria ser um problema, ainda mais para o sistema de ignição..

Adoro muito tudo isso !

Sinto falta do meu Gol 1.6 CHT Álcool, indestrutível !

:(

Rafaelo sobre o consumo do Monza, o meu na minha mão faz 6.2, o seu Omega na minha mão não vai fazer 7.5 não cara... Acredito fortemente q Omega faz 7.5 andando na manha, agora andando forte na minha mão, se fizer 4 eu acho que tá no lucro hein !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Ledo eu entendo todos os lados...

Meu estilo de direção eu chamo de "adaptativa" ao transito... Se o transito está andando rápido, tem pessoas atrás do Bartok colado e tal... eu ando como tal... se o transito está parado e lento... eu ando como tal...

Porém se a avenida estiver toda livre pra mim... ando bem na maciota mesmo...

Falta de esticar o meu Bartok não fica... e meus carros são assim como o seu... sempre mais dispostos... O Palio mesmo quando peguei do meu irmão estava amarrado pra caramba, pensa num carro que para chegar a 120km/h sofria... foi questão de uns 3 meses para ele ficar solto solto comigo... dava 150km/h tranquilamente... E fazia isso sempre numa rodovia com um trecho bem bacana...

No Bartok é a mesma coisa... meu pai quando dirigi ele sempre comenta que o carro ta um canhão... isso que ele teve nada menos que 7 monzas... 6 álcool e 1 gasolina.

Seilá... acho que direção é muito pessoal... mas o seu consumo alto é relativo ao sua maneira de dirigir sim... Mas se pra você está bom assim... importante é curtir o carro... Eu curto o meu também... não ligo pra consumo não... tanto é que parei de fazer média e o PC de bordo está fora do carro esperando tempo ($$$) pra eu mandar ele pro islas dar uma geral...

Acho que o Bartok sendo 2.0 com o conforto que tem fazer médias de 7km/l excelente, visto o peso do carro, parte mecânica em geral de concepção antiga... pra minha opinião, o Monza faz milagres...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio Cesar Ledo escreveu:Injeção eletrônica que todo mundo critica no meu ver é fantástica, excelente confiabilidade, peças baratas, manutenção simples e fácil !
a EFI é o metodo mais simples de injetar combustivel em um motor so ganha do carburador. nao tem sensor de temperatura(fundamental pra economia e conforto de funcionamento e principalmente segurança voces sofrem de detonaçao por nao ter isso), nao tem sistema KS, nao tem assistencia da mistura é igual a um carburador na mistura, a mistura onde é feita é debaixo do TBI, so tem um bico, distribuidor, igniçao precaria a ponto de deixar na mao, ajuste manual da igniçao, é muito simples mesmo talvez seja por isso que atraem algumas pessoas por sua simplicidade,porem se paga um preço por isso.

as atuais nao tem ajuste, lembre-se ela é de 1980 essa tecnologia da multec700 foi adaptado ao monza EFI de voces, esse projeto era dos GM V8 originalmente. sabia que ate em 1980 ja era desafado? uma pena, em 1980 na europa ja tinha injeçao malha fechada semi sequencial.

ela venho defasa pra nos em 1991, viva GM e mandaram um problema junto de brinde.

se tu visse o meu sistema atual N20XF como é forte e economico ao mesmo tendo altamente eficiente e baixa poluiçao ficaria admirado oque temos hoje no mercado.

veja bem, nao to criticando e sim apontando que é ela afinal de conta. tem gente que se satifaz e acha bom, ok, outros mais exigente como eu nao... precisa de mais que isso no carro, eu gosto do melhor. deixa eu terminar meu monza e se um dia tu passar aqui vo te mostrar oque é um motor de alta tecnologia com economia e potencia com 170 e poucos CV e 22kg de torque bruto desde 2500 rpm, dae tu vai ver oque é MPFI de verdade, pq esses de fabrica sao bem fraco especialmente monza mpfi que é bem ultrapassado e os numeros mostram isso. me desculpem mais nao da pra eu ficar equiparando uma coisa com outra, ate ja expliquei varias e varias vezes pq o monza nao é tao bom assim de injeçao.

como falei varias vezes, pessoal no brasil e aqui do forum acha que o monza era o carro, mais é pq sairam do carburador, em 1992 usaram um ABS de 1978(primeiro modelo). como tudo nessa merd-a
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

nao lembro, voces que tem EFI sabem melhor que eu, eu ja desmontei o distribuidor do EFI a um temp atras, nao daria pra por uma placa isolante na chapa que segura o HEI? ou seja isolando dele do distribuidor(metal aluminio). se desse seria uma medida simples sem adaptaçao, e um dissipador autocolante atras cor de aluminio pra ficar disfarçado ficaria perfeito. nada de gambiarras ou afins, saida profissional mesmo. senao me engano era aparafusada aquela chapinha aluminio cretina rsrsrs. um isolante de baquelite era o canal entre a chapa e o suporte. so corta o pedaço apropriado.
Rafaelo, até seria possivel isolar, mas ao meu ver inócuo por que o calor irradiado pela torre para o distribuidor, de nada adiantará o dissipador colado.

Dê uma olhada no tutorial. Eu fiz uma experiência mal sucedida em termos, a temperatura mínima que consegui do hei fora do distribuidor e ventilado foi de 68ºC, melhor do que 80º, mas...

viewtopic.php?f=14&t=29634
viewtopic.php?f=14&t=29634&start=25#p361021

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
teste

Mensagem não lida por teste »

Julio Cesar Ledo escreveu:Comprei meu carro com 16 anos de uso, 101.800 Km rodados, era manco e não desenvolvia, passaram 35.000Km na minha mão, usando gasolina V Power para descarbonizar o motor, trocando sensores que melhoram desempenho por não estarem mais atuando (MAP por exemplo).

O meu carro hj depois de 35.000km de muita LENHA é muito mais disposto e econômico do que quando peguei ele !
Meu tb naõ desenvolve bem. não passa de 5 rpm, alem do map vc trocou oq? vc troco o map mesmo sem ele acender a luz da injeção. e sentiu diferença?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Responder