Socorro

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Fabricio Reis
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Socorro

Mensagem não lida por Fabricio Reis »

Imagem
o kit que eu comprei só veio isso,só não usei os dois anéis de metal.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Fabricio,
os anéis de metal se encaixam nos dois furos maiores da junta azul... mas não faz nenhuma diferença sem eles.

Verifique se conectou corretamente a mangueira do sensor MAP, verifique se não está rachada.
Verifique as outras mangueiras que estão na flauta de vácuo se não estão ressecadas e rachadas(veja com uma lanterna na parte que fica escondida) permitindo entrada falsa de ar e
verifique se as saídas não utilizadas estão tapadas e
veja se encaixou o rabicho da mangueira do blow by ao filtro no caninho do coletor de admissão.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Fabricio Reis escreveu:Boa noite,pela primeira vez fui limpar o tbi do meu monza 92 alcool 2.0 e ficou pior, esta todos os cabos dos sensores ligados e mangueiras conectadas mas não para ligado ta sem lenta,e agora? o q q eu fiz de errado,sera que estraguei o motor de passo ao limpa-lo?

Fabricio,

Verifique, de primeira mão, a fixação do TBI, os anéis de vedação do motor de passo e válvula injetora (que são 2 e tem jeito certo de instalação), se os chicotes estão devidamente conectados, mangueira do sensor MAP (as conexões também, pois estas costumam rachar, ou até entupir, dobrar, etc. qualquer coisa que atrapalhe o fluxo do vácuo naquela região). Também, a pressão e vazão da linha de combustivel.

A questão do motor de passo da marcha lenta (I.A.C.), não problemas em limpar o seu interior, visto que o meu eu sempre saquei o embolo fora (ligando e desligando a ignição, em seguida, e óbvio com ele em local seguro, fechado para o obturador não sumir srsrsrrsrsr, pois este vai pular longe) e para colocá-lo de novo, precisa de auxílio de um terceiro na ignição, encaixando o embolo no motor (segurando-o pela ponta com o dedo polegar) e pedindo para a pessoa ligar a chave, perceberá que o mesmo irá retrair, daí desligue o chicote e peça pra outra pessoa desligar a ignição. Deverá repetir o procedimento por umas 3 ou 4 vezes até que esteja retraído de forma que consiga encaixa-lo no seu alojamento no TBI.

Retornando, sempre limpei o motor de passo com descarbonizante, até o interior e nunca tive problemas, muito pelo contrário o I.A.C. sempre ficou novo em folha. srsrsrsrsr

Só por favor, não use thinner, ou qualquer tipo de solvente, pois este em contato com as espiras das bobinas do motor, que são 2 (duas), fará com que dissolva o verniz do enrolamento, provocando um curto-circuito nele, de tal modo a inutilizá-lo.

Verifique, com o motor funcionando, mesmo falhando, retirando a tampa do filtro de ar, e com o auxílio de uma lanterna verifique o estado do leque do bico injetor. Se este estiver com um leque aberto e saindo pulverizado dele, sem problemas neste setor (não ligue que na borboleta fica um pouco molhado de combustível - mas não é muito).

Agora se o bico estiver 'injetando' de forma não-uniforme, p. ex. escorrendo, chovendo, chorando como alguns dizem, ou espirando combustivel aleatoriamente, verifique os anéis do bico e seus reparos.

Os reparos da válvula injetora não podem estar com seu material de plastico sobrestado as 'entradas' do bico. Ou seja, aquelas peneirinhas não devem estarem com suas colunas na frente da entrada do bico.

Os aneis você deve untá-los com graxa, bem pouca coisa.O anel maior deverá colocá-lo no bico junto com o reparo maior. O reparo menor também deverá estar no bico, mas o anel menor (inferior) deverá ser colocado junto ao alojamento no TBI, antes de colocar o bico, com cuidado para que este não fique atravessado, torto, amassado. Estando certo, coloque um pouco de graxa na ponta do bico, bem pouca coisa. Em seguida, coloque-o no seu alojamento em movimento circular. A graxa é para o bico deslizar melhor evitando o esmagamento do anel de vedação.

Também verifique se não está 'descendo' gasolina do sistema de partida frio da injeção. Parece insignificante mas não custa verificar, pois vai que acontece, a lei de murphy está aí srsrsrsr!

Espero ter ajudado.

Att.,

Felipe Lichirgu.
FelipeLichirgu
Fabricio Reis
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Boa noite novamente,troquei o atuador da marcha lenta e consegui tirar o vazamento que tinha no tbi .
Esse vazamento era daquela peça(tipo uma válvula que não se regula que tem um pingo de solda travando a regulagem,me desculpem mas não sei o nome dela)reapertei bem os parafusos dela ai parou de vazar.
Agora parece até que troquei de carro,ta respondendo bem melhor,agora eu senti o que é ter um monza, mas quando eu acelero muito cheira mal,eu verifiquei a tensão no fio verde do potenciômetro de regulagem de co2 estava com 2 volts,vi alguns tópicos mas tem uns que dizem que tem que ficar entre 1.8 e 1.9 outro 2.1 ... Alguém já sabe definitivamente que valor tem que ficar ou varia de carro pra carro? Mas acho melhor fazer o teste mesmo.
Obrigado a todos que me ajudaram,mas tenho muita coisa pra fazer,ele ta todo mexido.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Agora parece até que troquei de carro,ta respondendo bem melhor,agora eu senti o que é ter um monza, mas quando eu acelero muito cheira mal,eu verifiquei a tensão no fio verde do potenciômetro de regulagem de co2 estava com 2 volts,vi alguns tópicos mas tem uns que dizem que tem que ficar entre 1.8 e 1.9 outro 2.1 ... Alguém já sabe definitivamente que valor tem que ficar ou varia de carro pra carro? Mas acho melhor fazer o teste mesmo.
Fabricio,

o ideal é fazer a regulagem com o analisador de gases.(CO max. 1% do volume de gases do escape***) Porém, pode-se aproximar da tal regulagem deixando o potenciômetro com 1,5 à 1,6V.( o meu está com 1,55V). Mas é preciso colocar a UCE em modo de ajuste fazendo o jumper no Ae B do conector ALDL após a ventoinha ter ligado na 2ª velocidade.

Com 2,0 ou 1,8 V a sua mistura está rica e causando desperdício. 2,0V é orientado para veículos à gasolina.

***CO – Monóxido de carbono
Produzido pela combustão incompleta. Tem seu volume aumentado com a mistura rica, baixa potencia da faísca, baixa compressão do motor, abertura das velas inadequada, baixa compressão do motor, temperatura do motor insuficiente, deficiência do catalisador, regulação da mistura.

Um teste que pode ser feito é colocar a mão no escape e depois cheirar. Se houver cheiro de álcool, ou a mistura está rica ou não está queimando a mistura regularmente (pode ser velas muito abertas, bobina de ignição deficiente e ou cabos com alta resistência ohmica)

Se a mistura estiver pobre não dá para identificar na 'cheirada' logicamente, porém o funcionamento do motor fica irregular.
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Fabricio Reis escreveu:Boa noite novamente,troquei o atuador da marcha lenta e consegui tirar o vazamento que tinha no tbi .
Esse vazamento era daquela peça(tipo uma válvula que não se regula que tem um pingo de solda travando a regulagem,me desculpem mas não sei o nome dela)reapertei bem os parafusos dela ai parou de vazar.
Obrigado a todos que me ajudaram,mas tenho muita coisa pra fazer,ele ta todo mexido.

Fabricio,

Só pra esclarecer, essa peça que estava vazando é o regulador de pressão da linha de combustível. Então, como o Waldir disse, tensão de 2,0 volts na saída do potenciômetro de C.O. é considerada, 'empiricamente', alta, sendo a correta aferição com analisador de gases.

Mas no meu carro tá com 1,8 volts no potenciômetro de C.O., e se não me engano está dando 0,8% de emissão, e ele é a gasolina. Mas antes ele já esteve com 1,5; 2,0; 2,4volts, e tava no índice correto de emissão.

Já o GL 2.0 álcool, venho de fábrica e ficou por muito, muito tempo srssrrs, com 1,86 volts no potenciômetro. Agora ele tá com 1,3 volts.

Mas enfim, que bom que conseguiu resolver seu problema.

Att.,

Felipe Lichirgu.
FelipeLichirgu
Fabricio Reis
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Boa tarde,as velas deixei 1,0 com o calibre de lâmina,mas ta cheirando álcool demais vou diminuir para 1,5 pra testar o potenciômetro de co2 primeiro tenho que descobrir onde fica a UCE e esse ALDL e tenho um grande problema pra resolver,minha ventoinha ta ligada com um cebolão e o bendito nem espera o carro aquecer direito pra ligar.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Boa tarde,as velas deixei 1,0 com o calibre de lâmina,mas ta cheirando álcool demais vou diminuir para 1,5 pra testar o potenciômetro de co2
Fabrício,
Se não pedir vela original para Monza que vem com 1.1mm de gap (nunca peço original) uso velas Bosch Plus SP 34 com 0,9 mm WR6DC+

Se vc quer diminuir a sua que está em 1.0 você deverá fechar para 0.9 ou 0.8

Acima de 1.0 vai solicitar muito da bobina de ignição que deverá sustentar em torno de 25a 30KV e não 18KV ( para 0.8mm)

Editando: lendo hoje 16/04 uma segunda vez que eu percebi que voce estava se referindo à voltagem do potenciômetro reduzir de 1.8 ou 2.0 para 1.5V - desculpe-me)

viewtopic.php?f=15&t=28746

viewtopic.php?f=15&t=28628
primeiro tenho que descobrir onde fica a UCE e esse ALDL
Fica debaixo do porta-luvas do lado direito inclusive o ALDL tem uma tampinha plástica encaixada... é ali.
e tenho um grande problema pra resolver,minha ventoinha ta ligada com um cebolão e o bendito nem espera o carro aquecer direito pra ligar.
Tem que verificar o porque está instalado o cebolão. Se os relés de acionamento estão pifados (?), ou muito provavelmente o antigo dono optou por andar com o motor frio arcando com maior consumo e desgaste. Juntamente com esta modificação costumam fazer a besteira de tirar a válvula termostática. e colocam o cebolão de 86~76 ou 92~87ºC
Responder