Temperatura sobe rapido
-
tuning
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Temperatura sobe rapido
E ai gente blz?
não sei se aqui e o lugar correto e não sei se já tem esta questão porem ha muitas respostas.
e o seguinte sou um feliz proprietário de um Monza 94 club freio a disco nas 4 rodas (raridade), certo dia eu andando tranquilamente me deparei que a temperatura do motor do meu Monza subi o rapidamente, abri o capo pra ver se não tinha vazado água e pra minha surpresa estava saindo água pela tampa do reservatório de água,achei que era problema na tampa fui la o comprei e coloquei uma nova,porem o motor aquecia e vazava água no mesmo lugar.
fui ao mecânico e ele disse que a junta do meu cabeçote tinha queimado, ele olhou a válvula termostática e ela tava desmontada la dentro do lugar onde ela fica. ta ate ai beleza, já tava na hora mesmo pedi pra ele troca a junta do cabeçote e tirar uns vazamentos de óleo que tinha,colocou junta nova, válvula termostática nova e tal, pensei eu comigo agora meu Monza ta filé, dai o que aconteceu? vazo água do mesmo jeito e o motor continua aquecendo. minha ventoinha também ta dando pal as vezes não aciona ai você vai la abre o capo e mexe no fio e a ... liga, a ventoinha e fácil de arruma, o porem agora e o seguinte mesmo com uma válvula nova por que o carro continua aquecendo o motor?
ta com mangueiras novas,válvula nova,juntas novas, reparei que quando ele aquece se escuta barulhos de água no motor e quando você coloca a mão na mangueira da válvula termostática da a impressão que a válvula não abre e água não circula no motor.
me ajuda ai !
não sei se aqui e o lugar correto e não sei se já tem esta questão porem ha muitas respostas.
e o seguinte sou um feliz proprietário de um Monza 94 club freio a disco nas 4 rodas (raridade), certo dia eu andando tranquilamente me deparei que a temperatura do motor do meu Monza subi o rapidamente, abri o capo pra ver se não tinha vazado água e pra minha surpresa estava saindo água pela tampa do reservatório de água,achei que era problema na tampa fui la o comprei e coloquei uma nova,porem o motor aquecia e vazava água no mesmo lugar.
fui ao mecânico e ele disse que a junta do meu cabeçote tinha queimado, ele olhou a válvula termostática e ela tava desmontada la dentro do lugar onde ela fica. ta ate ai beleza, já tava na hora mesmo pedi pra ele troca a junta do cabeçote e tirar uns vazamentos de óleo que tinha,colocou junta nova, válvula termostática nova e tal, pensei eu comigo agora meu Monza ta filé, dai o que aconteceu? vazo água do mesmo jeito e o motor continua aquecendo. minha ventoinha também ta dando pal as vezes não aciona ai você vai la abre o capo e mexe no fio e a ... liga, a ventoinha e fácil de arruma, o porem agora e o seguinte mesmo com uma válvula nova por que o carro continua aquecendo o motor?
ta com mangueiras novas,válvula nova,juntas novas, reparei que quando ele aquece se escuta barulhos de água no motor e quando você coloca a mão na mangueira da válvula termostática da a impressão que a válvula não abre e água não circula no motor.
me ajuda ai !
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
Re: Temperatura sobe rapido
tuning, tá complicado.
1º tire a tampa do reservatório, de a partida e verifique se o liquido de arrefecimento transborda ou se borbulha feio.
2º A ventoinha quando o mostrador do painel está no meio ela liga?
1º tire a tampa do reservatório, de a partida e verifique se o liquido de arrefecimento transborda ou se borbulha feio.
2º A ventoinha quando o mostrador do painel está no meio ela liga?
A VT é para fazer o motor aquecer e trabalhar na temperatura média de 95ºC ( a ventoinha é acionada pela UCE aos 101ºC e desliga aos 91ºC quando fecha novamente a VT e começa um novo ciclo (isto se o ar condicionado não estiver ligado)o porem agora e o seguinte mesmo com uma válvula nova por que o carro continua aquecendo o motor?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
tuning
- Membro SL (Nível 1)
ja fiz este teste e ela transborda feio e borbulha, em relação a ventoinha ela ativava antes da temp chegar ao meio.agora deixa ferver e não liga ai você vai la e abre o capo e mexe no fio ela liga.
-
Maicon Rodrigues
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Se a ventuinha não ligar, vai esquentar demais mesmo...
ajeita a ventuinha, esse mal contato e vê se melhora.
se nao melhorar, ai procuramos mais possíveis causas, como bomba d'água ou algo assim.
ajeita a ventuinha, esse mal contato e vê se melhora.
se nao melhorar, ai procuramos mais possíveis causas, como bomba d'água ou algo assim.
Ex Kadett sl/e 89
Ex Celta life 06
Ex Kadett gls 98 (saudades...)
Ex Focus ghia 07
Ex 147 1.5 injetado (vai com deus!)
Ex Ipanema sl 93 gás e gnv (eficiente e economica!)
Kadett GSI 95 ( vai demorar pra ser ex!)
Ex Celta life 06
Ex Kadett gls 98 (saudades...)
Ex Focus ghia 07
Ex 147 1.5 injetado (vai com deus!)
Ex Ipanema sl 93 gás e gnv (eficiente e economica!)
Kadett GSI 95 ( vai demorar pra ser ex!)
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
Pode ter ocorrido 2 coisas: a junta ter queimado novamente OU não foi tomado cuidado devido, isto é, sequencial de desaperto dos parafusos do cabeçote, depois mandar para a retífica conferir a planicidade, depois sequencial de aperto conforme manual: todos com 25Nm e depois sequencial conf topico.tuning escreveu:ja fiz este teste e ela transborda feio e borbulha, em relação a ventoinha ela ativava antes da temp chegar ao meio.agora deixa ferver e não liga ai você vai la e abre o capo e mexe no fio ela liga.
Se há empenamento vai vazar novamente, trabalho perdido. (Se estiver na garantia, pressione o indivíduo)
Verificar se colocou VT nova e se é especificada (92~107ºC) de preferência marca Whaler
e antes de tudo acerte a situação da ventoinha ela não pode ficar capenga dependendo de mexer no fio.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Combustível:: GNV
como a ventoinha ja ta apresentando problemas eu avaliaria ela primeiro, revisaria o cabeçote( pode ter tido um erro na montagem ou na propria retifica deixando trincas), tambem vale testar a termostatica pois mesmo sendo nova pode apresentar defeitos e depois partiria para a bomba de agua.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
tuning
- Membro SL (Nível 1)
em relação a ventoinha eu arrumei liguei os fios direto, mais mesmo com o ela ligada, o motor aquece do mesmo jeito. o cabeçote tinha trincas e foi soldado plainado foi feito o teste de trinca e passou sem problemas, porem devido a uma das trincas estarem perto do 4 pistão o canal de passagem de água foi diminuído para a solda poder aguentar foi coisa de 2 milímetros.
no carro foi feito o seguinte.
*junta de cabeçote nova
*vl termostática nova
*cabeçote soldado e plainado na retifica
*teste de trinca pra ver se deu vazamento tudo ok
*jogo de velas novos.
*mangueiras de arrefecimento trocadas
*rolamento virabrequim trocado, por causa de vazamento de óleo.
R$ 680,00 a brincadeira.
a unica coisa que não foi mexida foi a bomba de água que vocês citaram. porem onde fica ela no Monza?
como eu disse o carro ferve e água volta toda pela tampa do reservatório de água. o mecânico disse que a tampa também deve estar ruim. mais acho que isso não causa super aquecimento no motor causa?
no carro foi feito o seguinte.
*junta de cabeçote nova
*vl termostática nova
*cabeçote soldado e plainado na retifica
*teste de trinca pra ver se deu vazamento tudo ok
*jogo de velas novos.
*mangueiras de arrefecimento trocadas
*rolamento virabrequim trocado, por causa de vazamento de óleo.
R$ 680,00 a brincadeira.
a unica coisa que não foi mexida foi a bomba de água que vocês citaram. porem onde fica ela no Monza?
como eu disse o carro ferve e água volta toda pela tampa do reservatório de água. o mecânico disse que a tampa também deve estar ruim. mais acho que isso não causa super aquecimento no motor causa?
-
sle1989
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1990
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Tuning, verifique o quanto antes a bomba d'agua, o meu teve problema de aquecimento e era a bomba d'agua com defeito. Se andou com o carro depois de feito o serviço no cabeçote e o deixou ficar mais quente que o normal por muito tempo pode ter danificado novamente a junta e o próprio cabeçote.
A bomba d'água fica do lado esquerdo do motor (quando visto de frente do carro), ela é acionada pela correia dentada.
A bomba d'água fica do lado esquerdo do motor (quando visto de frente do carro), ela é acionada pela correia dentada.