motor 2.0 8v mpfi - duvida
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
motor 2.0 8v mpfi - duvida
Rapaziada, sou novo aqui e acabei de me cadastrar mas antes de mais nada, gostaria de parabeniza-los pelo excelente "trabalho" de vocês aqui no forum!
Estava a procura de informações a respeito de rebaixamento de cabeçote do motor gm 2.0 8v, e pude encontra-las aqui nesse forum compreendendo um pouco mais a respeito de motores (ou pelo menos acho que entendi né kkkkkk) não possuo um monza, porém decidi me cadastar nesse forum pq vcs sao feras e sabem explicar bem !
Bom, apesar de nao ter um monza tenho um chevrolet, uma zafira, e a minha duvida é a seguinte:
Os motores da zafira (2001) são os mesmo que de alguns modelos do monza/vectra/astra ? Procurei a respeito na internet e n achei nenhuma resposta concreta, afinal são poucos que tem vontade de mecher no motor dela... Gostaria de saber pq eu queria rebaixar o cabeçote dela para adquirir mais potencia e um consumo melhorzinho, daí poderia me basear na informaçoes dos proprietarios que fizeram modificaçoes em seus monza`s/astra`s/vectra`s.
Gente, desde já, grato!
Estava a procura de informações a respeito de rebaixamento de cabeçote do motor gm 2.0 8v, e pude encontra-las aqui nesse forum compreendendo um pouco mais a respeito de motores (ou pelo menos acho que entendi né kkkkkk) não possuo um monza, porém decidi me cadastar nesse forum pq vcs sao feras e sabem explicar bem !
Bom, apesar de nao ter um monza tenho um chevrolet, uma zafira, e a minha duvida é a seguinte:
Os motores da zafira (2001) são os mesmo que de alguns modelos do monza/vectra/astra ? Procurei a respeito na internet e n achei nenhuma resposta concreta, afinal são poucos que tem vontade de mecher no motor dela... Gostaria de saber pq eu queria rebaixar o cabeçote dela para adquirir mais potencia e um consumo melhorzinho, daí poderia me basear na informaçoes dos proprietarios que fizeram modificaçoes em seus monza`s/astra`s/vectra`s.
Gente, desde já, grato!
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: motor 2.0 8v mpfi - duvida
Dê uma olhada nos meus tópicos que encontrará bastante informação.
Tanto no da Blazer, quanto no do Astra.
Ambos estão na seção de outros carros aqui do fórum.
E minha próxima vítima, ainda em fase de e$tudo$, será o Cruze.
Taxa + álcool + ignição transformam seu carro completamente.
Com 14:1 de taxa e ignição CDI, meu Astra Flex (agora não é mais flex) passou a andar na frente de bravo TJet / Focus 2.0 16v e ontem andei na frente de um gol GTi 2.0 16v (aquele com a bolha no capô).
Mas uma pergunta importante deve ser respondida antes de começar: Qual o seu objetivo?
Tanto no da Blazer, quanto no do Astra.
Ambos estão na seção de outros carros aqui do fórum.
E minha próxima vítima, ainda em fase de e$tudo$, será o Cruze.
Taxa + álcool + ignição transformam seu carro completamente.
Com 14:1 de taxa e ignição CDI, meu Astra Flex (agora não é mais flex) passou a andar na frente de bravo TJet / Focus 2.0 16v e ontem andei na frente de um gol GTi 2.0 16v (aquele com a bolha no capô).
Mas uma pergunta importante deve ser respondida antes de começar: Qual o seu objetivo?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Então, quero aumentar a potencia e reduzir um pouco o consumo, originalmente pelo que vi no manual a zafira tem 9,8:1 de taxa, queria elevar no limite sem danificar nada, poder rodar tranquilo. Ví num topico que essa margem seria de 10,5:1, porém no monza. Por isso queria saber se sao os mesmos motores, para poder me basear em algumas informaçoes, por que essa informaçoes originais e "alteradas" da zafira eu nao encontro.
Gente, assisti um video no youtube explicando melhor a respeito, vou postar uns calculos cm base nos dados do manual da zafira (espero que entendam e que eu n esteja falando besteira.)
Vamos lá:
Dados do fabricante;
- diametro interno do cilindro: 86mm
- curso do êmbolo: 86mm
- cilindrada real : 1998cm3
- relaçao de compressão: 9,8:1
Vcc: volume da camara de combustao
V: cilindrada individual
Rc: relaçao de compressao
Contas:
V = 499,5
Vcc = V/ (rc -1)
Vcc = 499,5 / ( 9,8 -1)
Vcc= 499,5 / 8,8
Vcc= 56,761 (original)
Levando em consideraçao a hipotese de que a taxa ideal seria 10,5:1
Vcc= V / (rc -1)
Vcc= 499,5 / (10,5 -1)
Vcc= 499,5 / 9,5
Vcc= 52,578 (taxado)
Agora como eu faço pra saber, calculando, quantos mm preciso retirar do cabeçote para pode chegar a esses valores ?
Lembrando que eu usei dados do motor de monza para alteraçao de taxa.
Espero que alguem entenda e me ajude kkkk
Gente, assisti um video no youtube explicando melhor a respeito, vou postar uns calculos cm base nos dados do manual da zafira (espero que entendam e que eu n esteja falando besteira.)
Vamos lá:
Dados do fabricante;
- diametro interno do cilindro: 86mm
- curso do êmbolo: 86mm
- cilindrada real : 1998cm3
- relaçao de compressão: 9,8:1
Vcc: volume da camara de combustao
V: cilindrada individual
Rc: relaçao de compressao
Contas:
V = 499,5
Vcc = V/ (rc -1)
Vcc = 499,5 / ( 9,8 -1)
Vcc= 499,5 / 8,8
Vcc= 56,761 (original)
Levando em consideraçao a hipotese de que a taxa ideal seria 10,5:1
Vcc= V / (rc -1)
Vcc= 499,5 / (10,5 -1)
Vcc= 499,5 / 9,5
Vcc= 52,578 (taxado)
Agora como eu faço pra saber, calculando, quantos mm preciso retirar do cabeçote para pode chegar a esses valores ?
Lembrando que eu usei dados do motor de monza para alteraçao de taxa.
Espero que alguem entenda e me ajude kkkk
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
nem precisa fazer calculo, geralmente -0.1mm equivale a 0.1 a mais de taxa. ou seja - 1mm sao 1x a mais de compressao.
teoricamente se teu cabeçote for STD precisaria tirar -0.7 decimos pra pegar 10.5:1
teoricamente se teu cabeçote for STD precisaria tirar -0.7 decimos pra pegar 10.5:1
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Ter trabalhi e despesa de abrir o motor para aumentar de 9,8 para 10,5, na minha opiniao nao compensa.
A menos que ele ja esteja aberto mesmo.
EU tiraria logo 2mm deste cabecote (pode calcular ai, usando a base de 5ml por mm de rebaixo, mas ela deve ir para a faixa dos 12:1) e passaria a rodar com alcool.
Poderia ficar melhor se seu motor tivesse pistoes flex ou do 2.0 a alcool (ai a taxa iria para entre 14:1 e 15:1 com -2mm). Mas, mesmo com 12:1 Ja vai melhorar bem...
Chegou a ver os meus topicos? Tem bastante informacao, foto e video la...
EU tiraria logo 2mm deste cabecote (pode calcular ai, usando a base de 5ml por mm de rebaixo, mas ela deve ir para a faixa dos 12:1) e passaria a rodar com alcool.
Poderia ficar melhor se seu motor tivesse pistoes flex ou do 2.0 a alcool (ai a taxa iria para entre 14:1 e 15:1 com -2mm). Mas, mesmo com 12:1 Ja vai melhorar bem...

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Aaaah, legal ! Muito bom saber disso hahahaRafaelo escreveu:nem precisa fazer calculo, geralmente -0.1mm equivale a 0.1 a mais de taxa. ou seja - 1mm sao 1x a mais de compressao.
o que é esse tal cabeçote STD ? Como sei se o meu é deste modelo ?
500EF escreveu:Ter trabalhi e despesa de abrir o motor para aumentar de 9,8 para 10,5, na minha opiniao nao compensa.
Então mas aí, se eu rebaixar 2mm não tem risco do pistão bater nas válvulas? Até quanto de taxa eu posso rodar com gasolina ?
a minha vontade era só rebaixar sem fazer mudanças drásticas, pq não queria ficar sem carro por mais tempo, e mais pra frente fazer um remapeamento da injeção pra conseguir uns cavalinhos a mais, porem vou pesquisar a respeito pra saber se compensa ou não..
Raapaziada obrigado pela ajuda, espero não estar incomodando !
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Injeção: Carburador
cabeçote STD nunca foi retificado a face dele.o que é esse tal cabeçote STD ? Como sei se o meu é deste modelo ?
ai,como foi dito pelo rafaelo,voçe tira 0,7 mm dele para ficar bom.
se foi retificado,vai ter que medir a altura dele para verificar o quanto ainda falta para atingir a marca de 0,7 mm.
para saber a altura tem que tirar fora e medir com ferramentas de precisao( paquimetro ou micrometro).
acho que nao precisa de micrometro,mas se quiser saber a medida com 100% de precisao,faça com ele :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 07 Jun 2014, 22:24, em um total de 1 vez.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
STD vem de Standard ou padrao ou virgem no caso. se teu motor nunca foi aberto e nunca precisou mexer no cabeçote bem possivel que seja STD ainda.Felipe Blum escreveu: Aaaah, legal ! Muito bom saber disso hahaha
o que é esse tal cabeçote STD ? Como sei se o meu é deste modelo ?
nao vale apena remapear, custa caro e o ganho nao compensa. e se cair em mao de gente sem noção acaba piorando. so vale apena se for muito barato e se for ja testado por alguem(cobaia)Felipe Blum escreveu:mais pra frente fazer um remapeamento da injeção pra conseguir uns cavalinhos a mais, porem vou pesquisar a respeito pra saber se compensa ou não..
PROecu - Injeções eletronica para monzas.