transformação de carburado para injeção eletrônica

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: transformação de carburado para injeção eletrônica

Mensagem não lida por Rafaelo »

coy escreveu:Deco, pelo que entendi ela pode ser usada ate com o sistema Efi, recebendo o sinal da bobina impulsora( que substitui o sensor de rotação).
Correto Rafaelo?
exatamente Marconi, nao é bem da bobina(sensor rotaçao), ja que esse passa pelo HEI pra ser codificado em sinal digital ate a ECU, como expliquei acima a MS2 extra tem varias instruções pra quase todos motores ja fabricado de motor 2T,4T ate motores rotativo vem isso. atente ate supermotos de alta tecnologia, tudo mesmo. e mesmo que nao tenha se pode adicionar depois. é so usar um pouco de conhecimento de engenharia eletrônica.

vamos supor que a pessoa tenha um monza EFI e que queira trocar a ECU por uma mais moderna e rapida que a multec 700 (8 bits microprocessador) como é o caso da MS2(16bits e 24mhz e 128kb de memoria microcontrolador). é so montar o harware original sem mudar absulamente nada(tirando apenas o CO pq esse nao precisa mais hehe), pega-se o fio de rotação do HEI que ia pra multec e ligar no canal de sinal de rotação da ECU MS2. assim ja se tem a rotação sem alterar nada no motor :wink:
depois tem outros fios do HEI como o desativador de modo arranque, e o outro que é do avanço, depois utiliza-se o mesmo MAP, mesmo bico, mesmo IAC, tudo mesmo... o VSS nao se utiliza na MS. o algoritmo dela é inteligente. é um opcional por.

agora a malha aberta ou fechada é opcional tb, pode-se colocar a sonda como nao... é obvio que é melhor com uma sonda a queima é sempre a mesma mapeada conforme a regiao(a ECU sempre fica buscando a perfeita queima, seria o mesmo que um cara analisando o motor 15x por segundo com analisador de gases :) ) dae é onde se tira toda a qualidade da queima do motor poupando dinheiro queimado no escape. oque sempre falo aqui da eficiência do motor que aumenta. mesmo usando o antigo hardware EFI. já é comprovado isso inclusive, ja tive EFI com MS2 porem na epoca nao pude testar o consumo pq nao tinha a wideband e tinha uma adaptaçao na epoca 1.6 com bico errado pro motor em questao.

instruções do manual, tem um conteudo bem tecnico ali, bom pra estudar e saber como funciona o HEI. material como esse nao se acha no brasil.
http://www.megamanual.com/ms2/GM_7pinHEI.htm

DECO escreveu:Mas afinal Rafaelo nesta IE programavel MS pode ser usada apenas com sonda lambda ? sem a "necessidade" de roda fonica?
tanto faz Deco malha aberta ou fechada. a sonda é opcional se quer ou nao utilizar(so precisa dela pra programar o motor no caso), veja no diagrama de configuraçao da ECU.

obs: a sonda nao tem relaçao com a roda fonica. tu pode ter um motor roda fonica e nao usar sonda. ou contrario.

e a roda fonica é opcional tb, se teu motor tem roda fonica entao tem que usar essa configuraçao pra ela, senao tem nao se usa. dae tem que usar outro tipo de configuraçao de acordo com o projeto do motor(é oque falo de evitar adaptaçao). vo mostrar pra voces abaixo.

configuraçao da utilizaçao da sonda ou nao na correçao da mistura.
Imagem

configuraçao pra motores com roda fonica(meu caso originalmente) N20XF 60-2 (padrao bosch mundialmente)
Imagem

configuraçao pra motores HEI GM (caso multec 700, e varios V8 e V6 americano antigo) usam o mesmo sistema.
Imagem
DECO escreveu:Nao ficou muito claro pra mim a sua resposta a respeito do uso ou nao da roda fonica,(o resto eu entendi) voce quis dizer que é possivel a MS receber esta informaçao do distribuidor ? é isso ?
exatamente nao é so possivel como configuravel na ECU. e nao interessa o distribuidor, se é carburado VR, se é injetado Hall do HEI, ou se é Hall do antigo kadett, ou se é outro motor. é so ligar os fio do sensor no local certo, fazer a configuraçao hardmode e software na ECU e usar.

eu fiz o mesmo no meu N20XF uso tudo original dele sem adaptaçao. só escolhi o projeto original do motor, respeitei, e configurei hehehe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR

aproveitar o gancho e mostrar como é simples pra quem tem motor injetado originalmente pra colocar IE programável sem necessidade de adaptaçao de outras ECU OEM(aquelas usada em carros de produçao em massa)

nao é na ordem, so pra ilustrar oque precisa fazer pro motor funcionar.

passo 1: instalar o sensor de rotaçao e ligar ate ECU e configurar conforme a parte técnica do dispositivo.
Imagem

passo 1.1: configurar a ECU pra poder capturar os pulso da roda fonica
Imagem

passo 2: ligar o sensor TPS ate ECU e calibrar conforme a parte tecnica do sensor.
Imagem

passo 3: ligar o sensor MAP/MAT(pressao e temperatura do ar) ate ECU e calibrar conforme a parte tecnica do sensor.
Imagem

passo 4: ligar os injetores ate ECU e configurar conforme a parte técnica do dispositivo.
Imagem

passo 5:
*ligar a bobina igniçao ate ECU e configurarr conforme a parte técnica do dispositivo.
*ligar a valvula lenta ISV ate ECU e configurar conforme a parte técnica do dispositivo.
*ligar o sensor CLT ate ECU e calibrar conforme a parte tecnica do sensor.
Imagem

todos os dispositivo desse motor tem configuração e calibração na ECU megasquirt 2 Extra. como voces viram sem adaptaçao alguma é so instalar e programar. faltou a sonda mais como é opcional deixei de fora. seria "somente isso" em termos de hardware do N20XF.

se fosse um projeto multec 700 EFI seria o mesmo processo porem com dispositivos diferentes.

se fosse um projeto carburador seria um pouco diferente, teria que usar o HEI(melhor opçao) ou distribuidor carburador(pior opçao), e escolher um hardware a moda do cliente EFI ou MPFI.

eu adoro ECU de engenharia aberta e programável como a megasquirt, se a pessoa tem conhecimento de engenharia mecânica e eletrônica da pra fazer que quiser. mais ela nao é voltado pra mecanico trocador de peça, eles simplesmente nem sabe oque é ECU programavel e muito menos entende de engenharia a pessoa tem que ter uma noção básica desse nível senao pode matar o motor se fizer algo errado, negocio esse é de alto nivel tecnico, o mesmo é usado num centro de desenvolvimento de motores de uma montadora, ou organização de corrida, ou preparadores profissionais. nao muda absolutamente nada o trabalho é o mesmo, o conhecimento aprofundado é sempre o mesmo, so muda o ambiente e o projeto. a diferença que la eles tem um dinamômetro e uma estrutura melhor. a parte tecnica é sempre a mesma.

por isso que limita mandar alguem fazer pra por ECU programavel em especial a MS. precisa de um profissional pra instruir a pessoa, ou a própria fazer o serviço pro cliente.
marcelosaldanha
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por marcelosaldanha »

Olá Rafaelo,

Vi que tu és do RS. Eu tenho um 1990 carburado e estou pensando em transforma-lo em injetado. Sabes indicar-me um boa oficina no RS? Embora tenha vontade, me falta conhecimento para fazer sozinho.

Obrigado pela atenção
Rafaelo
MODERADOR

ola Marcelo, infelizmente nao conheço ninguem da regiao que possa fazer isso com extrema qualidade e buscando uma instalação com qualidade original de fabrica e desenvolvendo soluções tecnica, 99.9% vao adaptar oque é natural, o pessoal nao tem capacidade tecnica nessa area em especifico, ate pq envolve engenharia mecânica e eletrônica.

eu no momento nao estou pegando serviço de fora, somente trabalhos sobre encomenda específicos, não estou atendendo trabalhos complexos por falta de espaço, senao poderia fazer pra ti isso. é claro, o custo pra ter algo com qualidade de fabrica pode ate superar o valor do carro. mas existe a possibilidade pra isso. tenho um amigo que vai vim de fora pra fazer o mesmo, porem nao agora.

na nossa regiao ate onde sei sou o unico com conhecimento tecnico avançado da megasquirt ECU(programaçao motor / programaçao codigo fonte / hardmod / manutençao eletrônica) da marca Megasquirt. seria um prazer te atender. fica ligado, daqui algum tempo vou poder atender e quem sabe tu nao vem conhecer aqui o monza,etc.

posso dar uma dica? compre primeiro um bloco injetado 2.0 assim agente evita qualquer adaptaçao, a nao ser que precisa fazer um MPFI mais antigo com distribuidor. é possivel fazer dessa forma

veja meus videos no Utube assim vai notar a qualidade que é um motor injetado com a ECU megasquirt, nem os de fabrica chegam perto. a qualidade se paga todo o investimento
marcelosaldanha
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Chê! Obrigado pela resposta. Pois é, atualmente o monzão está com o meu pai (que ama o carro) e eu estou pensando em comprar um injetado, mas mesmo assim queria instalar o Megasquirt para atualizar o carro. Estou morando no exterior até o primeiro semestre de 2015 e logo que retornar ao Brasil pretendo iniciar o projeto. Quem sabe até lá tu já estejas atendendo. Como terei de comprar um carro, qual modelo do monza é melhor para a instalação da Megasquirt? Outra pergunta: Vi no teu vídeo, sobre o consumo do monza, que ele faz 1.4l por hora. Desculpa a ignorância, mas quando (+ ou -) significa isso em Km/h?

Valeu a força!
Rafaelo
MODERADOR

legal, pois é, pretendo ate meio do ano 2015 ja começar atender pessoal de fora e serviços mais complexos como esse que levam meses vou poder fazer dentro da garagem, ate pq vou poder remover meu monza do local, ter mais ferramentas, ae facilita, pq eu ter que trabalhar no patio nao tem como, nao é assim que trabalho. entao vou esperar um tempo, ainda tenho um amigo pra atender quando ve vai demorar, ate la tu ja vai guardando uma boa grana pq isso como disse antes é mais pra engenharia do que pra mecanica. só a ECU vai ter que gastar uns 1700,00 so nele sem montar ou configurar, sonda wideband 600,00 e por ae vai é muito investimento e muito retorno positivo também.

o melhor modelo é EFI, por varios motivos, primeiro que se pode usar o hardware original EFI e melhorar a relaçao volumetrica apenas trocando a ECU e fazendo uma engenharia nova de ECU, seria um EFI otimizado, outra que pode ser usado a base pra um MPFI basico, a outra por ser mais novo e ja ter sistema de injeçao bomba,tanque,etc. é a melhor opçao. é claro que o ideal ainda é trocar o bloco por um injetado, mas pode-se usado o sistema de distribuição e captação da rotaçao original dele pro MPFI basico.

----------------

o consumo dele é no estado de repouso em lenta, pra fazer por km/l eu teria que rodar com ele e ver o quando ele consome em um determinado trecho. os numeros indicam mais economico que o motor N20XF de fabrica com a boschas 7.9.9 que é de 7,5 km/l alcool e 11 km/l gasolina na cidade. ele ta mais economico que isso, muito mais. ate pq o meu tem sonda wideband, escape inox, monocombustivel programado com alta eficiencia. dae se torna economico e ganhando potencia.

e ainda melhorei esses valores, esse é antigo, to fazendo menos que 1.4 L/h de consumo estático, só ainda nao filmei, em breve faço um novo video mostrando.
algo interessante: meus valores ja sao de um monza original 2.0 EFI gasolina na mesma proporçao do teste. ou seja motor alcool praticamente empatando com um a gasolina e tendo pelo menos 50cv a mais, tudo graças a uma excelente ECU programavel, uma boa programaçao, e um bom motor modernizado, coisa que a fabrica nao soube aproveitar. é claro que vai ter partes do funcionamento do motor que vai gastar mais devido a potencia ser muito superior, mas boa parte da atuação do motor(lenta,cruzeiro,carga leve) ele consome o mesmo que um gasolina 2.0 8V antigo.

um exemplo disso é ver como meu motor pega facil no frio apenas no alcool sem uso do injetor gasolina ou mistura de gasolina ao alcool. comecei a testar novamente nessas temperaturas que agente ta sentindo, tb sou da serra, numa vez fiz o teste a 8° e o motor pegou em 4.5 seg de primeira, quero testar novamente pra ver se cheguei ao limite ou ou se posso melhorar o tempo. note que o N20XF original(ECU bosch) nao pega com menos de 16° na mesma situaçao. esse meu pega em 1.5 seg a 16° só no alcool puro. entao isso so te mostra oque da pra fazer usando o equipamento correto, e inteligência tb. vale todo o investimento. fora a qualidade e a eficiencia que se paga tudo depois com o uso.
marcelosaldanha
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Caramba! Realmente teu carro está um espetáculo! Meu desejo é ter um 2.0 com recursos modernos, sem descaracteriza-lo na aparência. O meu 2.0 1990 carburado não fazia mais que 11 na estrada com gasolina. Queria aumentar um pouco a potência (140 CV está ótimo) e melhorar essa marca do consumo (se conseguisse uns 13 estava dando pulos de alegria). De resto gosto muito do monza. Além disso, se conseguir colocar ABS será tri, pq segurança é tudo.

Olha, pelo andar da carroagem é bem possível que eu vire teu cliente. Qual a tua cidade?
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

marcelosaldanha escreveu:Caramba! Realmente teu carro está um espetáculo! Meu desejo é ter um 2.0 com recursos modernos, sem descaracteriza-lo na aparência. O meu 2.0 1990 carburado não fazia mais que 11 na estrada com gasolina. Queria aumentar um pouco a potência (140 CV está ótimo) e melhorar essa marca do consumo (se conseguisse uns 13 estava dando pulos de alegria). De resto gosto muito do monza. Além disso, se conseguir colocar ABS será tri, pq segurança é tudo.

Olha, pelo andar da carroagem é bem possível que eu vire teu cliente. Qual a tua cidade?
.
Marcelo, posso dar minha opiniao ? aí vai:

Como o Rafaelo disse, as melhores opçoes sao um EFI ou melhor ainda um MPFI
Como vc disse, vc gostaria de algo em torno de 140 cv, neste caso voce pegasse um Monza MPFI (hipoteticamente) e comprasse um cabeçote roletado (que equipa originalmente motores 2.0 de 2009 até 2013) e acredito que seria legal ja comprar este cabeçote com o coletor de admissao, + MS programada pelo ninja do Rafaelo + escapamento dimensionado de boa qualidade, ou pedir pro Rafaelo fazer um dimensionado de inox pra vc (pode deixar o resto do escape todo original, sem necessidade de o carro ficar "barulhento") passaria facil dos 140 cv (acredito que chegaria proximo de 170 cv ou mais) com uma economia superior a qq carro 2.0 original.
Nesta opçao que coloquei acima, nao é adaptaçao, é literalmente plug-and-play, totalmente compativel, sem adaptaçoes, e quanto a custos, SUPER VIAVEL vc paga pelo cabeçote usado em perfeito estado em torno de 1000 a 1200 reais, porem pode vender seu cabeçote original usado por um valor em torno de 500 conto, ou seja o reletado sairia em torno de 500 conto !!
Acredito que no mesmo lugar que vc comprar o cabeçote roletado, voce ja compra ele com o coletor junto, acho que este coletor nao custaria mais que uns 300 conto
O cabeçote roletado (LFVT) ja esta instalado em varios carros aqui do forum com resultados surpreendentes, inclusive no meu, MS idem, e ABS mesma coisa, o do rafaelo mesmo possue um ABS super moderno, salvo engano o mesmo que equipou a linha chevrolet até 2013 !
Ou seja com esta "receita" voce alcançaria exatamente aquilo que vc queria sem NENHUMA modificaçao estetica no carro.
Como o seu projeto é pra 2015 vc pode ja ir amadurecendo as opçoes, estudando os topicos destes projeto que tem aqui no forum - ROLETADO, ABS, MS para poder entender como estes serviçoes ficam perfeitos e sem NENHUMA gambiarra.
Meu conhecimento sobre IE é quase zero, porem c puder ajudar, tamo aí, inclusive aqui no interior de sp, esta mais facil encontrar estas peças por preços melhores que aí no sul, e me prontifico a ajudar e nao quero ganhar nada com isso (somente experiencia).
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder