Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=20162
TROCA DA CORREIA DENTADA
Para quem não conseguiu baixar do Rapidshare aqui no fórum: http://rapidshare.com/files/142471819/M ... s.rar.html
segue uma cópia por extenso E com alguns acréscimos e desculpas por ser um tutorial longo:
Aplicativo GM: Motor 1.6/1.8 e 2.0 - Monza 1.6; Monza 1.8; Monza 2.0; Kadet 1.8; Kadet 2.0; Ipanema 1.8; Ipanema 2.0
Intervalo de Troca da Correia Dentada:
A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km
[ como sugestão por ser um item crítico e barato vale verificar/trocar aos 50.000Km]
Sempre devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Siga Especificações para evitar danos ao Motor
Caso a instalação da correia não seja feita com precisão, poderá ocasionar dano nos pistões e Válvulas.
Precauções Especiais:
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento, ou seja, no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos os torques.
Diagramas.
Componentes do sistema nos modelos de 1987 à 1995.
Nos Monzas 96 o esticador da Correia Dentada é diferente,
mas as etapas de substituição da CD são as mesmas.



Remoção da Correia Dentada
1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidráulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo para a direita para facilitar o acesso ao que segue.
2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos três superiores e três inferiores. [Para-barro]
3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.
Atenção: É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador; troque-a por nova para maior segurança. Examine o tensionador e troque se necessário.
4-Remover a polia de acessórios da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo

5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.
[ tire as velas antes de virar a árvore de manivelas/virabrequim]
6-Gire a árvore de manivelas/virabrequim até alinhar a marca da polia dentada com a marca no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.
[Vide diagrama 2 contorno azul abaixo]
7-Feito isso, a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas em relação ao suporte da capa de proteção da correia também estarão alinhadas.
[Vide diagrama 1 contorno vermelho abaixo]
[Convém lembrar que uma volta na árvore de manivelas movimenta ½ volta na polia do CV]
8- Para Monzas que não tenham o tensionador automático e que a tensão é pelo movimento da Bomba d’água:
Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.

Atenção
O ressalto (2) existente na aba da parte superior da bomba d’ água deverá coincidir com o ressalto (1) no bloco do motor. Caso isto não aconteça, afrouxe os três parafusos de fixação (setas) da bomba d’ água (sem removê-los), utilizando um soquete Allen, e desloque a bomba para o lado que for necessário, utilizando a ferramenta especial J-810606 e aperte-a, novamente.
Aperte
Os parafusos da bomba d’ agua com 8 N.m (6 lbf.pé)
Diagramas:
http://i60.tinypic.com/8zfm9u.jpg

Para afrouxar a Correia Dentada, com uma chave de fenda longa pressiona-se a aba conforme diagrama abaixo até que os furos A e B coincidam e introduz se um pino de 2,5mm para travá-lo [este pino vem com o tensionador novo, mas pode-se usar um prego grande sem ponta na medida de 2,5mm] Vide Diagramas 3

Antes de colocar a correia dentada nova verificar se o 1º pistão está em PMS introduzindo uma chave de fenda no orifício onde estava a vela de ignição e perceberá se o pistão está totalmente em cima (diferente do pistão 2 e 3 que estarão embaixo em PMI - Ponto Máximo Inferior)
Confira conforme diagrama 2 e 1
Isto feito posiciona-se a correia conforme circuito: CV , Tensionador, polia da bomba e polia do virabrequim.
Mesmo com o tensionador travado a correia entrará justíssima e vai precisar de muita paciência e habilidade [há quem tire a polia do comando, ajuste a correia nela e encaixe a polia já com a correia. Sugiro que pratique a colocação usando a correia velha... a repetição confere a experiência e habilidade]
Agora então tire o pino que está travando o tensionador.

Depois de posicionada a correia dentada, convém dar duas voltas na polia do virabrequim VISUALIZANDO se os pontos do diagrama 1 e 2 conferem.
Feito isso, e com a certeza de tudo estar certo, coloque as velas, dê a partida.
Depois de sorrir,

Dificuldade:
Grau de dificuldade para trocar a Correia Dentada é 6
Grau de estresse na primeira troca é 9 ( responsabilidade de fazer acontecer o certo)
Grau de estresse no posicionamento do tensionador da correia do alternador e tensioná-lo corretamente evitando que a correia ‘grite’ é 10,5
que diminui após a 5ª experiência de troca
Preços orientativos:
Correia Dentada e Poli V - Gates: entre 15 e 20 reais cada
Esticador Correia Dentada SKF : 73 reais
Esticador Correia Dentada 96 - SKF : 92 reais
Esticador da Poli V - INA : 62 reais
PROCESSO DO MONZA 96



waldir
09.06.14