Motor parcial Flex no Monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor parcial Flex no Monza

Mensagem não lida por rafael_club »

ae galera queria saber se eu com uns 3500$ consigo colocar um motor desse 2012 de 140cv flex no meu monza,e vou poder rodar com ele no alcool e gasolina quando eu quizer? :D
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

um motor completo N20XF ate consegue por 3500,00 usado de carro batido. mais tem a parte de injeçao que é aparte, coletores escape catalizadores, e tudo aquela tranqueira que precisar adaptar de um ECU original. quando ve vai te custar uns 5000,00 no final de tudo eficar numa "qualidade" duvidosa. e achar pessoas que façam ate acha, e o tradicional mexanico sem formaçao alguma. sem ferramenta adequada. sem baseamento tecnico algum. ligam de qualquer geito e fica aquela gambiarra adaptada. funciona funciona.... mais naquele custo né

cara uma dica... esqueçe ECU original. alem de nao prestar pra nada precisa adaptar varias coisas, oque tu poderia evitar tudo isso instalando de forma original esse mesmo motor utilizando uma ECU programada com perfil original importada como a MS2. assim como eu fiz no meu. instalei o motor completo original sem adaptaçao alguma, so apertei os parafusos do motor,pluguei os sensores,e liguei no plug da ECU programavel SÓ isso. utilizei essa ECU de forma plug and play com os sensores originais,configuraçoes de ajuste,etc. o problema é tu acha uma pessoa que faça isso nesse perfil de linha de montagem. so vai achar mexanico adaptadores de fundo de quintal que engenharia passa longe.

e se comprar as peças que projetei tu pode usar o sistema original do monza mpfi a cabo. procure meus topicos pra mais informação. se tu morasse aqui perto eu faria esse trabalho pra ti. sai mais barato que o primeiro caso e fica iqual ao original de fabrica com toda a segurança,facilidade manutençao,estica,acessibilidade,etc. tudo sem adaptar. é que existem varias formas de tu fazer a mesma coisa sabe... 99% cai no primeiro caso hehehe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Rafaelo escreveu:tem que usar todas as peças do seu monza, pode sim usar o "cabeçote 1.8" nao vem com carter. so com a bomba e mesmo vinhe-se no teu caso tem que ser peças de monza
Neste post estavam falando em usar cabeçote 1.8 em um parcial 2.0.
Vou aproveitar o topico para tirar umas duvidas:
Posso usar o cabeçote 2.0 em em um parcial 1.8?
Levando em conta o volume da camara de explosão ser diferente, as medidas fisicas entre os cabeçotes 1.8 e 2.0 tambem são?
Se eu fizer esta adaptação terei algum problema neste motor?
Um amigo aqui do forum quebrou a vela do 4º cilindro, ficou apenas a rosca presa ao cabeçote, ele retirou o cabeçote e ao invez de levar na retifica ou ao torneiro tentou tirar na porada, resultado:
Não retirou e afetou bastante o cabeçote por dentro proximo as valvulas.
Ontem fui la ver o estrago e vi que a meia lua (margem de segurança para faceamento do cabeçote, não levei o paquimetro e não pude medir) praticamente não existe, sei que a rosca das velas pode ser refeita mas como o cabeçote ja foi bem fatiado antes acho que seria interessante um cabeçote em melhor estado.
Ai vi outro "problema":
O carro dele é 95 e no documento consta 2.0, mas vi que o cabeçote é um 1.8 E(para IE) e seu ano 93, fui olhar o numero do motor e começa por 18, ou seja este motor não é o original do carro.
Este amigo (que não vou citar o nome, deicha que ele mesmo se manifesta) achou ate um cabeçote em melhor estado, porem é 2.0 e minha duvida é se pode ser usado em um motor 1.8 sem nenhum problema?
Se for colocado o 2.0 teremos de trocar o comando tambem, ou o comando 1.8 cabe no cabeçote 2.0?
E os tuchos?
Pergunto pois vou ajudar ele a resolver este problema.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

coy escreveu:Posso usar o cabeçote 2.0 em em um parcial 1.8?
pode, mais vai ficar destaxado o motor.
coy escreveu:Levando em conta o volume da camara de explosão ser diferente, as medidas fisicas entre os cabeçotes 1.8 e 2.0 tambem são?
sim, sao exatamente iguais, tanto nas valvulas como dimensao. so muda mesmo o volume da camara que no cabeçote 1.8 é menor pra compensar o 1800
coy escreveu:Se eu fizer esta adaptação terei algum problema neste motor?
nao é nenhuma adaptaçao e sim uma instalaçao.
coy escreveu:Um amigo aqui do forum quebrou a vela do 4º cilindro, ficou apenas a rosca presa ao cabeçote, ele retirou o cabeçote e ao invez de levar na retifica ou ao torneiro tentou tirar na porada, resultado:
Não retirou e afetou bastante o cabeçote por dentro proximo as valvulas.
cabeçote pode ter sido comprometido, é arriscado usar, melhor colocar fora o cabeçote e comprar outro.
coy escreveu:Ontem fui la ver o estrago e vi que a meia lua (margem de segurança para faceamento do cabeçote, não levei o paquimetro e não pude medir) praticamente não existe, sei que a rosca das velas pode ser refeita mas como o cabeçote ja foi bem fatiado antes acho que seria interessante um cabeçote em melhor estado.
Ai vi outro "problema":
mais um motivo pra derreter esse cabeçote, nao tem mais serventia. infelizmente... correr o risco nao seria nada inteligente.
coy escreveu:Este amigo (que não vou citar o nome, deicha que ele mesmo se manifesta) achou ate um cabeçote em melhor estado, porem é 2.0 e minha duvida é se pode ser usado em um motor 1.8 sem nenhum problema?
nao é interessante fazer isso, se o bloco dele é gasolina vai ficar com uma taxa muito baixa eu teria que calcular pra voces, mas é tao ridiculo a taxa que seria bobeira usar um cabeçote 2.0 no bloco 1.8, simplesmente queimariam dinheiro no escapamento pela baixa eficiencia do motor. a uma saida, rebaixar o cabeçote ate atingir a taxa original 9,2:1 ou 12:1 mas isso limitaria futuras retifica ja que o mesmo estaria bem mais baixo.
coy escreveu: Se for colocado o 2.0 teremos de trocar o comando tambem, ou o comando 1.8 cabe no cabeçote 2.0?
E os tuchos?
pode usar tudo do 1.8 ou 2.0 quem tiver em melhor estado é claro
coy

Valeu pelas respostas Rafaelo.
Ele preciptou-se novamente e me ligou dizendo que mandou retificar o cabeçote dele.
Segundo o cara da retifica disse a ele vai tirar um bife 0,5mm e o cabeçote vai para a ultima retifica.
Sinceramente não sei se vai ficar bom, mas vou torcer para que sim.
Abraços
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

o carro dele é gasolina ou alcool? nao era pra reaproveitar esse cabeçote mais depois de tudo que levou.
coy

Gasolina, tambem não gostei da decisão mas posso apenas palpitar e quem toma a decisão final é ele.
Mas ate ja sugeri uma paleativa, aqui no RJ existe uma empresa que fabrica juntas especiais sob encomenda, no vectra de meu irmão foi feita uma e ficou muito bom.
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

pois é, cada um faz oque acha melhor(apesar de eu nao recomendar que façam isso, essas economias nao me parece muito sabias) vai complicar essa taxa com toda certeza, fora o resto dos problema que ja aconteceu, pq o cabeçote tem 1.5mm de margem de trabalho, removendo essa margem pega 10,4:1 removendo + 0.5mm daria quase la na vela ou seja quase -2mm oque da quase 11:1 na gasolina. teria que calcular certinho, quase que nem precisa pq ja passou da segurança.

ele ate poderia andar com essa taxa na podium, ou misturar 50% alcool, ou atrasar bem o ponto. agora, ir regulado pra gasolina comum e usando a mesma vai detona ainda mais ae no rio com ar quente aspirado no verao.
Responder