Compressão baixa em dois cilindros
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Compressão baixa em dois cilindros
Boa tarde Monzeiros! Gostaria de compartilhar um problema que aconteceu com meu Monzão 89 Classic alcool/GNV e que está dando um pouco de trabalho e aumentando minha experiência.
Estava voltando a noite para casa (problema sério só dá a noite e final de semana) e começou a dar aquele som típico de pré-ignição (batendo pino) e perdendo força. Consegui chegar em casa a uns 20/30km/h. No dia seguinte dei uma analisada e encontrei um cabo de vela queimado e como já estava em tempo de trocar, substituí cabos e velas, mas continuava afogando e sem força, troquei a bobina também pois estava esquentando um pouco. Dei uma geral na tampa do distribuidor e no rotor. Mas não mudou em nada o funcionamento ruim.
Percebi que parte do combustível saía pelo escapamento sem queimar e que o motor balançava mais do que o normal. Então fiz o teste de compressão dos cilindros e tive uma surpresa, os cilindros 1 e 2 estavam com algo em torno de 140 PSI (desde que eu comprei sempre medi e sempre esteve próximo deste valor) mas os cilindros 3 e 4, deram o mesmo valor de 70 PSI. Imaginando que havia uma passagem entre os dois cilindros, repeti o teste sendo que coloquei uma vela fechando um dos cilindros e colocando o teste no outro, e continuou dando os 70 PSI.
Então, por onde poderia estar ocorrendo este vazamento? Porque, mesmo um dos cilindros estando fechado, o outro mantém a baixa compressão. O que está me deixando curioso é como poderia acontecer (mais provável é não acontecer) de ter dois problemas iguais nos dois cilindro vizinhos, tipo: duas válvulas presas ou dois pistões trincados...Então, pela lógica, tenho um problema que arrasta os dois cilindros...
Estou tentando não abrir o motor agora, porque o meu outro Monzão 93 EFI gasolina, já está com o motor desmontado e estou arrumando devagar, mas só com peças de qualidade para não ficar na mão... e agora fiquei a pé!
Grato a todos e desculpa pelo "jornal"....
Estava voltando a noite para casa (problema sério só dá a noite e final de semana) e começou a dar aquele som típico de pré-ignição (batendo pino) e perdendo força. Consegui chegar em casa a uns 20/30km/h. No dia seguinte dei uma analisada e encontrei um cabo de vela queimado e como já estava em tempo de trocar, substituí cabos e velas, mas continuava afogando e sem força, troquei a bobina também pois estava esquentando um pouco. Dei uma geral na tampa do distribuidor e no rotor. Mas não mudou em nada o funcionamento ruim.
Percebi que parte do combustível saía pelo escapamento sem queimar e que o motor balançava mais do que o normal. Então fiz o teste de compressão dos cilindros e tive uma surpresa, os cilindros 1 e 2 estavam com algo em torno de 140 PSI (desde que eu comprei sempre medi e sempre esteve próximo deste valor) mas os cilindros 3 e 4, deram o mesmo valor de 70 PSI. Imaginando que havia uma passagem entre os dois cilindros, repeti o teste sendo que coloquei uma vela fechando um dos cilindros e colocando o teste no outro, e continuou dando os 70 PSI.
Então, por onde poderia estar ocorrendo este vazamento? Porque, mesmo um dos cilindros estando fechado, o outro mantém a baixa compressão. O que está me deixando curioso é como poderia acontecer (mais provável é não acontecer) de ter dois problemas iguais nos dois cilindro vizinhos, tipo: duas válvulas presas ou dois pistões trincados...Então, pela lógica, tenho um problema que arrasta os dois cilindros...
Estou tentando não abrir o motor agora, porque o meu outro Monzão 93 EFI gasolina, já está com o motor desmontado e estou arrumando devagar, mas só com peças de qualidade para não ficar na mão... e agora fiquei a pé!
Grato a todos e desculpa pelo "jornal"....
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Compressão baixa em dois cilindros
a junta do cabeçote pode estar rompida entre os cilindros,ocasionando esta falta de compressao deles.
troquei a junta de cabeçote de um monza de 01 amigo estes tempos e
aconteçeu exatamente como voçe esta relatando.
so que no caso dele,ela estourou entre os cilindros vindo a falhar bem forte.
e nao dava compressao nenhuma no cilindro 02 e 03.
a sua junta deve estar começando a queimar agora.
espero ter ajudado amigo :smt023
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Injeção: MPFi
Quando o pistão 3 está em cima, o 4 está embaixo. O teste que fez colocando uma vela em um deles não daria resultado por isso.
Pode ser apenas uma junta queimada, como pode haver necessidade de revisão em mais coisa.
No seu caso, só abrindo para saber o que aconteceu.
Pode ser apenas uma junta queimada, como pode haver necessidade de revisão em mais coisa.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Valeu Jesuíno! Estou bem desconfiado que seja a junta mesmo, inclusive este meu cabeçote e junta eu comprei aí em Goiânia (quando morava em Anápolis) e já vão 12 anos e não precisei mexer até agora...No teu caso só precisou trocar a junta ou "detonou" mais alguma coisa?jesuino b ferreira escreveu:a junta do cabeçote pode estar rompida entre os cilindros,ocasionando esta falta de compressao deles.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Valeu 500EF (Eduardo não é?)! como falei com o Jesuíno, apesar de não estar querendo abrir agora, mas não me resta outra opção. Ou então dar um gás no tubarão que está só com o bloco no lugar e o resto tá todo desmontado...Se for só junta é rápido, mas se tiver mais alguma coisa ficarei com os dois desmontados.500EF escreveu:Quando o pistão 3 está em cima, o 4 está embaixo. O teste que fez colocando uma vela em um deles não daria resultado por isso.
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
foi somente a junta.Valeu Jesuíno! Estou bem desconfiado que seja a junta mesmo, inclusive este meu cabeçote e junta eu comprei aí em Goiânia (quando morava em Anápolis) e já vão 12 anos e não precisei mexer até agora...No teu caso só precisou trocar a junta ou "detonou" mais alguma coisa?
estou usando o cabeçote no meu carro ha uns 10 meses e ate agora esta 100%.
o amigo aproveitou e eu instalei o roletado no carro dele.
nao levei nem em retifica,pois o que estava no meu carro foi para a retifca e
voltou pior.enquanto nao encontro uma oficina de confiança,vou fazendo do meu jeito.
tem pouco tempo que medi a compressao dele e esta tudo ok nos 04 cilindros.
mas avalia bem,como o amigo 500EF disse,senao pode jogar dinheiro no ralo.
boa sorte amigo e resolvendo,posta a soluçao aqui :smt023
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Pois é, só tem picareta por aí, mandei fazer o cabeçote do meu tubarão numa das "melhores" retíficas daqui de Aracaju. antes de ir, tinha certeza que o cabeçote daria para mais uns dois cortes, quando voltou só serviu para a reciclagem, o cara encheu de solda até na câmara do primeiro pistão e em alguns lugares que havia corrosão o cara teve a cara de pau de dizer que não precisava...Com isso, no próximo mês vou comemorar o aniversário de um ano de"parado" do tubarão. Mas consegui comprar todas as peças, inclusive um cabeçote zero, só não encontrei as molas das válvulas novas e vou terminar botando as antigas mesmo.jesuino b ferreira escreveu:foi somente a junta.Valeu Jesuíno! Estou bem desconfiado que seja a junta mesmo, inclusive este meu cabeçote e junta eu comprei aí em Goiânia (quando morava em Anápolis) e já vão 12 anos e não precisei mexer até agora...No teu caso só precisou trocar a junta ou "detonou" mais alguma coisa?
estou usando o cabeçote no meu carro ha uns 10 meses e ate agora esta 100%.
o amigo aproveitou e eu instalei o roletado no carro dele.
nao levei nem em retifica,pois o que estava no meu carro foi para a retifca e
voltou pior.enquanto nao encontro uma oficina de confiança,vou fazendo do meu jeito.
tem pouco tempo que medi a compressao dele e esta tudo ok nos 04 cilindros.
mas avalia bem,como o amigo 500EF disse,senao pode jogar dinheiro no ralo.
boa sorte amigo e resolvendo,posta a soluçao aqui :smt023
Tinha uma retífica em Anápolis que era muito boa, vou tentar me lembrar o nome e mando para vc, caso interesse.
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
me passa por MP se lembrar :smt023Tinha uma retífica em Anápolis que era muito boa, vou tentar me lembrar o nome e mando para vc, caso interesse.