Ventoinha não esta ligando
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Ventoinha não esta ligando
Boa Noite turma Monzeiros kkk , o ar do meu Monza já foi feito revisão mas tenho um problema ainda pra ser resolvido, quando é liga o AR a ventoinha esta parando assim não gela nada ,o técnico falou que pode ser o modulo do carro com problema que essa corrente do fio preto cm vermelho sai dele pra armar a ventoinha o que não acontece .
já foi testado toda fiação esta tudo certinho
pode isso mesmo ,tem outra solução pra resolve sem trocar o modulo :smt017 ?
Há as válvulas foram testadas também,, espero contar com a ajuda da turma ai ,,,Ok estarei no aguardo,, :smt023
já foi testado toda fiação esta tudo certinho
pode isso mesmo ,tem outra solução pra resolve sem trocar o modulo :smt017 ?
Há as válvulas foram testadas também,, espero contar com a ajuda da turma ai ,,,Ok estarei no aguardo,, :smt023
-
- Membro Class (Nível 5)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Ventoinha não esta ligando
Quando se liga o ar condicionado a ventoinha deve ligar na 1 velocidade, para isso existe uma resistência que pelo menos no Monza tubarão fica a frente do motor da ventoinha. Já aconteceu o mesmo comigo, troquei a resistência e voltou a funcionar...
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Acople um scanner ao sistema de IE e verifique se as duas velocidades da ventoinha do radiador estão funcionando. Pelo scanner é possível fazer o teste que é fácil e rápido.
Se estiver acionando as duas velocidades o problema não é a ECM, se não tiver tem que avaliar ainda se o comando sai da ECM antes de trocar ou envia-la para reparos.
Abs,
Carlos Freire
Se estiver acionando as duas velocidades o problema não é a ECM, se não tiver tem que avaliar ainda se o comando sai da ECM antes de trocar ou envia-la para reparos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Estarei verificando a resistência hoje mesmo , quando ao o escâner só na segunda feira porque aqui não tem ; só na cidade de Vitoria da Conquista é a mas próxima ...
qualquer coisa voltarei a te perguntar ,,valeu mesmo, Que Deus te Abençoe sempre vc e sua Família ,,
qualquer coisa voltarei a te perguntar ,,valeu mesmo, Que Deus te Abençoe sempre vc e sua Família ,,
-
- Membro SL (Nível 1)
Bom dia a todos , foi verificado todo sistema do AR mas uma vez ,em outro técnico acusou uma válvula de pressão que aciona a ventoinha ,assim ele fez uma ligação direta e acionou o ar e tudo funcionou certinho ,ele falou também sobre a temperatura do carro que teria que trabalhar com temperatura mas alta que não é caso do meu que esta baixa, pediu que fosse trocado o cebolão por uma com temperatura mas alta com o do vectra c/a que não teria problemas, isso pode ser feito ? ,qual a temperatura certa pra o funcionamento do Monza 93 com ar ? mas estou a procura desta peça válvula de pressão do ar do Monza e não estou encontrando ,quem souber da uma dica ai ..no aguardo ,valeu turma,...
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
O Monza EFI não usa interruptor de temperatura, o famoso cebolão. O controle é feito pelo sensor de temperatura CTS, que informa a UCE, que por sua vez, quando a temperatura sobe no valor programado aciona o relê e a ventoinha.
A ventoinha do Monza EFI liga próximo a 101ºC e desliga próximo de 95ºC. Com scanner em conjunto com um termômetro de mira laser sabe como está trabalhando em termos de temperatura esse motor. Se estiver ligando antes de 101ºC pode ter problemas com sensor CTS, se a temperatura fica abaixao de 92ºC com veículo em pista de rápida ou no frio, a válvula termostática pode estar com defeito ou aplicação errada para esse motor.
A válvula termostática para o Monza EFI 2.0 gasolina ou álcool tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC, como indicado em vários tópicos sobre esse tema aqui no fórum.
Abs,
Carlos Freire
A ventoinha do Monza EFI liga próximo a 101ºC e desliga próximo de 95ºC. Com scanner em conjunto com um termômetro de mira laser sabe como está trabalhando em termos de temperatura esse motor. Se estiver ligando antes de 101ºC pode ter problemas com sensor CTS, se a temperatura fica abaixao de 92ºC com veículo em pista de rápida ou no frio, a válvula termostática pode estar com defeito ou aplicação errada para esse motor.
A válvula termostática para o Monza EFI 2.0 gasolina ou álcool tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC, como indicado em vários tópicos sobre esse tema aqui no fórum.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Bom dia Carlos Freire , tudo bem,, nesta revisão foi trocado a valvular termostática que não tinha mas, o sensor de temperatura CTS,,, mas tem um interruptor de temperatura (CEBOLÃO) 86-76ºc e o sistema esta acionando por ele, mas ventoinha fica muito tempo ligada mesmo com o ar desligado com o ar ligado aumenta a temperatura e a ventoinha fica em uma só velocidade não tendo a velocidade menor quando o ar esta acionado com motor frio, por isso colocamos outra 92-87º ficou menos tempo ligada , foi quando ele pediu pra usar uma outra encontrei uma de 102-95º posso usar esta ? esta dentro da media de temp. que Vc indicou,,, há e sobre a valvular de pressão do ar onde posso encontra ? na neta única que encontrei,,, posso usar esta : Sensor De Pressão Do Ar Condicionado Vectra,s10,original GM ,no aguardo !!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Mauricio, seu Monza está com uma adaptação. Como disse, Monza EFI não usa cebolão, se colocaram é por conta de algum defeito, talvez até no módulo de IE (UCE).
Se o carro fosse meu eu deixaria original e fazia todos reparos pertinentes a esse problema.
A UCE controla as duas velocidades quando o veículo tem A/C, desliga o compressor na situação de emergência, faz compensação da marcha lenta quando acionado o A/C...
Estando adaptado, vai perder todos esses comandos.
Quanto a onde encontrar a peça, não tenho a informação que precisa.
Abs,
Carlos Freire
Se o carro fosse meu eu deixaria original e fazia todos reparos pertinentes a esse problema.
A UCE controla as duas velocidades quando o veículo tem A/C, desliga o compressor na situação de emergência, faz compensação da marcha lenta quando acionado o A/C...
Estando adaptado, vai perder todos esses comandos.
Quanto a onde encontrar a peça, não tenho a informação que precisa.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP