Se estivermos falando de um turbo original, que contou com uma equipe de engenheiros, muitos equipamentos caríssimos, horas e mais horas de desenvolvimento em dinamômetro e testes reais, coisa que só é possível para uma montadora (leia-se muuuita grana e tempo investidos), aí eu concordo com você. O original será mais perfeito sempre.TheRipper escreveu:500EF, aí começamos a discordar totalmente hehehehe
Eu já acho o contrário sobre a questão do suplementar. Pra mim, suplementar é gambiarra, o certo é fazer só com 4 bicos. Só vejo sentido em suplementar pra carro com mais de 400 cavalos, e olhe lá, mas nesse ponto até preparadores experientes discordam heheheh
Mas como estamos falando de um turbo-adaptado, sou obrigado a discordar.
Um carro ( falando de turbo-adaptado, ok? )montado com injeção original + gerenciador, vai continuar tendo e utilizando os milhões de mapas da injeção original, leitura de todos os sensores originais (inclusive KS e sonda, nos carros que tenham), e quando entrar pressão, o gerenciador apenas complementa o que vai faltar. Ou seja, ele não interfere nos milhões de mapas que a injeção original tem e nem a injeção original toma conhecimento dele. É como se dividissem as tarefas, se complementando, sem conflitarem uma com a outra.
Não vejo como alguém sem os investimento$$$ que citei, conseguiria uma configuração melhor que esta, mesmo usando a melhor das injeções programáveis com o melhor dos preparadores.
Agora, claro que um carro feito para dar o que tem em 400 metros ( e ser desligado correndo aos 401, senão quebra tudo... hehehe), onde só é usado em uma única situação de carga, que é 100% pé dentro, aí fica mais fácil regular. Basta ver quanto carro carburado (com "2 webber deitada") vira tempo bom em arrancada. Mas não é o nosso caso.
Tá, mas quantos mm de diâmetro têm as válvulas de admissão do monza? Pode citar a maior delas...Sobre a borboleta, também discordo. O que faz o ar passar pela borboleta e entrar no coletor é sempre a pressão diferencial,
não importa se a pressão externa é igual ou superior à atmosférica.
Agora a tbi, e pode citar a menor delas...
A TBI ainda vai ser maior. Ou seja, a TBI não é o gargalo do sistema... hehehe
Quem determina o volume de ar que entra é o deslocamento do pistão para baixo. E isso não muda. Mesmo se você fechasse bem a tbi, (claro que aí ficaria pesado para puxar o ar), mas o volume deslocado ainda seria o mesmo. É questão de física, concorda?Quanto maior a borboleta, mais ar entra
Imagine você puxando o êmbolo de uma seringa 50mm para trás. Você teria aspirado ar suficiente para preencher este espaço vazio. Confere? Agora imagina se você pegasse e cortasse fora a ponta dela, que é um gargalo. Aí você vai e puxa 50mm novamente. Quanto de ar entrou? Pois é... exatamente o mesmo volume, pois você teve o mesmo deslocamento.
Como eu disse, a borboleta não é o gargalo do sistema.(até um determinado limite, que é diretamente proporcional à eficiência volumétrica do motor, quando a borboleta grande demais atrapalha pois diminui a velocidade de fluxo e piora o resultado em baixo e médio regime). A borboleta pequena vai dar melhor resultado em baixo e médio regime, mas vai amarrar em alta.
Ar-comprimido nem toma conhecimento de gargalos, curvas, etc.. Ele preenche todos os espaços e passa por ali "no tiro", carregando qualquer partícula que estiver solta, como as do combustível injetado pelo suplementar lá atrás, a uns 50 ~ 70 cm da borboleta.Talvez não na preparação dele, que deve ser leve... mas já deu uma olhada no lixo que é o coletor do monoponto? Cheio de curvas, não tem plenum... em vez de emulfisicar melhor, a mistura vai é se liquefazer pelas paredes do coletor :-/
Quanto à custo de montagem, eu já não sei argumentar com você, porque não tenho idéia de quanto custaria uma MS, ( aliás, MS não, porque não sou fã da Micro$oft e isso me fez lembrar dela... hehehe... MegaSquirt. )Se bobear, sai mais barato montar uma Mega com coletor multiponto do que colocar suplementar, controle de suplementar, atraso de ponto, etc, e o resultado no consumo e na performance vai ser melhor.
Mas um gerenciador com atraso de ponto para o monza deve estar custando uns 550,00 ~ 600,00, eu imagino. Um bico mono para suplementar, ele compra por 132,00 na BHZ. O resto do kit seria o mesmo valor nos dois casos.
Mas pense o seguinte, como eu disse aí em cima, ele teria o carro dele original, consumindo como original (ou até menos, porque como a turbina está sempre soprando, mesmo quando não há pressão, o motor "faz menos força" para aspirar), poluindo como original, durável como um original e quando quisesse, seria só apertar o da direita, que entraria pressão, o gerenciador começa a atuar complementando as necessidades, o nariz levanta e sai da frente... hehehe
Sinceramente, não vejo como qualquer outra solução ser melhor do que esta (só lembrando... para um turbo-adaptado).

Ufa... acho que escrevi demais... hehehe