Luz injecao intermitente (desesperado).

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Phil
Modelo: - SELECIONE --------

Luz injecao intermitente (desesperado).

Mensagem não lida por Phil »

Prezados, boa noite!

Preciso de uma ajuda referente a um problemao que esta me deixando louco. Tenho um Monza 650 4p 2.0 EFI gasolina, e nunca tive problemas com ele pois sempre realizo manutencao preventiva e procuro manter as pecas trocadas das melhores marcas para tentar manter a qualidade o mais proximo do original.

Vamos la, segue problemas:
No comeco do problema reparei que ao dar partida no meu carro a luz da injecao ficava acesa, ao andar com ele assim notei que a lenta nao ficava muito perfeita como de costume e ao esticar as marcha ele saia com pouca potencia e dava uma amarrada aos 2500giros ao colar o pe no fundo ele continuava meio amarrado e derepende disparava que chagava a grudar as costas no banco. Ao desligar a chave e ligar novamente a luz apagava e o carro ficava normal denovo. Resumindo com luz acesa o carro fica com esses sintomas e quando a luz se mantem apagada fica 100%. Levei o carro para ler o modulo no scanner. apresentou a seguinte falha (Erro de leitura na central). O mecanico disse que poderia ser o modulo mas nao tinha certeza. Continuei rodando e o problema aumentou, agora o procedimento de ligar e desligar a chave nao esta mais resovendo para apagar a luz.

Primeiro passo que fiz:
Levei o carro para limpar e trocar o kit de juntas do TBI, aproveitei e coloquei o atuador de marcha lenta novo, filtro de gasolina e de ar, mangueirinhas que eram necessarias. NAO RESOLVEU.
Passei o carro no scanner novamente, nao deu nada. O mecanico disse ta com cara de ser sensor da borboleta, troquei e NAO RESOLVEU.
Me rendi ao primeiro diagnostico e comprei um novo modulo (Central). Continuou acendendo a luz mas com menor frequencia. (RESUMINDO, NAO RESOLVEU)
Troquei sensor de temperatura e o sensor MAP. NAO RESOLVEU
Fiquei rodando uma semana ai aumentou a frequencia da luz acesa novamente. Notei que as vezes ao acelerar o conta giros dava umas ociladas muito rapido ao pisar ele ia subindo quando chegava por exemplo em 4000rpm ele voltava pra baixo com muita velocidade sendo que estava pisando no acelerador. Continuei rodando e agora com ele desengatado eu piso quase ate o fundo e quando ele chega nos acima de 4000 mil ele fica embolando tipo carro turbo e se seguro o pé embaixo ele da uns estouros. Lembrando que a luz continua acendendo.

Ha 6 meses antes desse problemao eu ja havia trocado o modulo HEI

Meu pai me disse que atras do bloco vai um sensor (detonacao / rotacao) que apresenta um sintomas chatos MAS ESSE NAO TROQUEI.

Resumo do caso atualmente (Luz acesa direto, carro amarrado ate 2500rpm, marcha lenta alterada, ao acelar o carro desengatado ocorrem ligeiras mudancas no giro notadas no painel e ao segurar o pe em baixo embola e da estouros no escapamento.)

Me ajudem com possiveis causas pois como podem ver ja troquei muita coisa e nada de resolver.

Obrigado.
Monza 650 2.0 E.F.I
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Luz injecao intermitente (desesperado).

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ao invés de ficar trocando essa peças boas por peças novas, deveria é ter trocado de reparador, que tem conhecimentos sobre o que vai avaliar e sobre o equipamento de diagnóstico.

Se o reparador fizer o teste de funcionamento com veículo em movimento, simulando as condições em que ocorre o sintoma, certamente vai encontrar o defeito. Mas antes de colocar scanner, deve ter certeza de que não há problemas com aterramentos (fazer testes de tensão e não apenas inspeção visual), que não há problemas com tensão do alternador, que o motor está em correto sincronismo e o ponto de avanço inicial está dentro do recomendado.

Muitos reparadores colocam scanner apenas para consultar códigos de falhas e não usam como teste de sensores e na situação em que o sintoma se manifesta. Esse é o grande erro de parte dos reparadores. Muitos defeitos de manifestam de forma intermitente, muitas vezes por conta de mau contato em chicotes e conectores, algumas vezes por defeitos em sensores e não necessariamente o sensor que apresentou o código de falha. Fazendo o teste com sacnner na função gráfico ajuda e muito na avaliação

Uma coisa comum é de a mangueira do sensor MAP ficar cheia líquido e deixar o funcionamento do motor, por conta de erro de informações no MAP.

OBS: O Monza EFI não tem sensor de detonação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Phil

Carlos Freire, bom dia!

Esse detalhe da mangueira com liquido me fez lembrar uma coisa:

No domingo fui dar uma olhada no carro e notei que a ponta da magueira que encaixa no MAP estava meio umida, e pelo cheiro essa umidade era gasolina. Achei isso estranho.
Ontem (Segunda- feira) sai para trabalhar com o carro e ele nao acendeu a luz e estava um "avião", sem nehum defeito... Vou observar como ele vai se comportar durante essa semana.
Qualquer novidade volto a postar detalhes sobre o caso. Mas de uma coisa tenho certeza não vou vender meu monzão por conta dessa besteirinha. rsrsrs

Valeu pela Força!

Obrigado.
Monza 650 2.0 E.F.I
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Phil, quando levar o carro em um reparador que realmente tem equipamentos de diagnósticos de boa qualidade e bem como conhecimento nesses equipamentos no que estiver avaliando no seu Monza, nunca mais terá vontade de vender o carro.
Aqui é o contrário... O pessoal leva o carro em locais sem o mínimo de preparo para o meio de reparações, não consegue resolver e colocam a culpa no carro ao invés de culpar o reparador pela incompetência.
Está em São Paulo onde o que não falta é boas oficinas. Claro, que como toda cidade tem os maus reparadores, mas é só filtrar e os que já passou não resolveu os problemas já descartar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Phil

Novidades...

Acho que descobri o problema do carro... hoje eu estava preocupado com esse problema e decidi examinar se existia alguma mangueira invertida ou algo do tipo. Cheguei até a ler um tópico aqui do site onde explica a sequencia de montagem. Estava tudo correto. Mas como era noite eu estava utilizando uma luz forte atraz da TBI e com isso notei que os tres fios que chegam no terminal de encaixe do MAP estavam com a capa meio queimadas com o cobre aparente. separei eles e dei partida no carro e a luz da injecao apagou. Logo em seguida fui examinar direitinho e vi que o fio esta meio móle, estou suspeitando que pode estar quebrado ou quase quebrando, e devido isso pode estar apresentando mal contato e mandando informacoes erradas para o modulo. No sabado vou levar o monza a um auto elétrico e pedir para que cortem os fios e facam um servico bonitinho inclusive com conduites para evitar de danificar novamente.

Espero trazer boas noticias no proximo post.

Valeu Monzeiros!

Boa noite!
Monza 650 2.0 E.F.I
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

certamente é esse o problema, se o os fios de retorno e 5v(ref) encostarem a ECU vai entender que o sensor MAP atingiu o limite da escala, dae vai ficar ruim mesmo. como o fio do meio é o retorno S ele pode dar curto tanto pro lado negativo como pro positivo do sensor simulando a escala maxima do sensor. dae vai ficar louco o combustivel e igniçao do motor e isso é mostrado nos teus relados de estouro no escape(ignição tardia + excesso)

não anda com o motor assim pode quebrar algo do motor ou explodir o escape inteiro. fora que o sensor pode queimar

obs: nao é bom fazer emendas, o ideal é trocar a ponteira e crimpar ela por uma nova, se tiver o terminal em maos oque é dificil, ou entao reaproveitar o terminal limpando ele crimpando e soldando. é bom evitar de fazer emendas ate por questao estetica, so em ultimos casos, se for fazer solde, empasta um pouco de oleo no fio, e aplica conduite termo retratil assim protege.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Phil

Rafaelo,

Por enquanto eu passei uma fita isolante para evitar de encostar em alguma parte metalica. Mas realmente acho que o fio deve esta muito fraco ou partido pois ainda continua intermitente a questao do acendimento da luz de anomalia. Tem hora que acende, hora que nao.
Entao realmente vou levar o carro no auto eletrico para que esles facam um servico correto e assim evitar de dar problemas novamente. Quero algo mais perto do original possivel pois o meu carro esta bem conservado. Vou pedir para fazerem testes nos 3 pinos de contato e etc. Gambiarra nem pensar.

Obrigado.
Monza 650 2.0 E.F.I
Phil

Prezados,

Problema resolvido! Nao tinha nada a ver com os fios do MAP. Hoje pela manha o carro nao funcionou. Eu estava com a ideia que poderia ser algo relacionado a ignicao e fui investigar. Arranquei um dos cabos de vela e pedi ao meu pai que desse a partida... vi que nao estava chegando centelha para as velas. Arranquei o cabo central da tampa do distribuidor e pedi que ele desse a partida novamente, vi que nao gerou centelha. Entao pensei que pudesse ser a bobina... Peguei uma outra usada e fiz um teste, o carro funcionou. Depois voltei os cabos para a outra bobina e ficou tudo normal e ela funcionou. Achei isso estranho e notei que possivelmente dois dos fios que saem do modulo hei conectam na bobina e o problema poderia estar vindo de lá. Entao coloquei a ideia na cabeca que seria o modulo hei que estava falhando e por isso poderia estar gerando os estouros.... fui ao mecanico e ao desmontar a tamba do distribuidor vimos que a bobina impulsora do distribuidor estava se desmanchando. Comprei uma da marca Delphi e trocamos... Ao montar e dar partida o problema acabou e o funcionamento ficou perfeito e a luz de anomalia nao acendeu.

Resumo: Creio que a luz de anomalia acendia pois o carros ja iniciava com falha por nao gerar centelha e entao os censores nao conseguiam fazer a compensacao e registravam falha. Provavelmente o erro que o scanner pegou relaciodo ao MAP deveria ser pelo fio estar descascado e escostando em alguma parte metalica aterrada do carro.

Obrigado a todos pela forca e espero que esse topico possa ajudar aos demais proprietarios de MONZA EFI.

Abraco!
Monza 650 2.0 E.F.I
Responder