Este final de semana me dediquei a fazer um estudo completo do distribuidor do Monza. O básico eu já sabia, mas, por mais que existem tópicos e mais tópicos com muitas fotos, tanto sobre o distribuidor do carburado como do EFI (mais deste último), você tem que mexer para entender as minúcias. Adquiri um distribuidor de cobaia com a pretensão de desmontar até as mínimas partes e depois remontar, aprendendo com os erros e acertos cometidos. Compartilho aqui a minha experiência com os amigos monzeiros. Peço aos mais experientes que façam críticas com relação a erros que eu possa ter cometido.
Aí está o dito cujo, já sem tampa e sem a cápsula de avanço:

Para tirar a cápsula do avanço, basta remover 2 parafusos, um de cada lado de seu suporte no corpo do distribuidor. Um deles é comum ao encaixe da presilha da tampa. Então, já se consegue afastar a cápsula um pouquinho do corpo e, no espacinho que surge, você consegue puxar com uma chave de fenda a haste para baixo (entendam para baixo aqui como em direção ao acoplamento), desencaixando-a da mesa... Tirar é fácil mas colocar.....
A primeira coisa a se fazer é marcar a posição do rotor em relação ao acoplamento do distribuidor no comando de válvulas, para não ter dúvidas na hora de montar, Na foto abaixo, observe que o ressalto do acoplamento é fora de centro, dividindo em uma parte maior e outra menor. Com o rotor encaixado no eixo e apontando para cima, a parte menor fica pra direita, atentem que, para evitar dúvida na hora da remontagem, este detalhe é importante!!

Em seguida, retirar o acoplamento. Para isso, é necessário tirar a molinha indicada na foto abaixo, ela vai em um sulco no acoplamento. Com uma chave de fenda pequena, é bem simples, deve-se tomar cuidado apenas para não deformar ela demais. Retirada a molinha, visualiza-se o pino que prende o acoplamento.


Assisti um vídeo na Internet de um cidadão falando que é só empurrar este pino com um prego que ele sai...



Medindo as arruelas, 2 delas tem por volta de 0.1mm e uma 0.2mm:

Para poder tirar o eixo fora do corpo do distribuidor, o próximo passo é tirar a placa que fica abaixo do rotor, retirando estes 2 parafusos:

Retirada a placa, se tem esta visão, agora é necessário tirar este anel de suporte, onde entram os parafusos. É bem chatinho, tente apertá-lo e puxá-lo ao mesmo tempo para fazê-lo escapar do sulco onde vai alojado. Assim que começar a sair, vai forçando de um lado, forçando de outro, mas cuidado com a bobina impulsora logo abaixo!!

Aí o anel fora do distribuidor:

Depois, tire os 3 parafusos que vão no lado de fora do distribuidor (2 você já retirou na hora de sacar a cápsula de avanço): 1 maior, um prende o conector da bobina impulsora, e 2 menores, um prende o encaixe da outra presilha (que talvez você já tenha retirado para facilitar o manuseio nas etapas anteriores) e o outro prende a mesa. Por fotos, é mais fácil, rsrsrsrs:

É importante não mudar as posições para evitar de travar a mesa ou, o pior, o eixo do distribuidor.
Enfim, já se consegue puxar o eixo para fora do distribuidor, por cima:

Para separar o conjunto de mesa, bobina impulsora e "aranha" do eixo, primeiro tire o anel de trava marcado abaixo, com a ajuda de um alicate próprio pra isso.

E então desconecte as molas na parte de baixo do conjunto. Estas molas fazem parte do sistema de avanço centrífugo. Não perca as molas, não são encontradas para reposição!!

Aí o conjunto impulsor fora:




E aqui está o eixo sem ele:

Aqui, está o 2º ponto de fragilidade do distribuidor (o 1º é a bobina impulsora em si), que me desencoraja fazer esse trabalho todo no distribuidor que está no meu carro (lembrem que este é um distribuidor "cobaia"): observem estas 2 pontinhas onde as molas vão encaixadas: são frágeis (parecem serem feitas de material de solda), por isso não tente entortá-las com alicate :smt018 , vão quebrar!! Digo isso porque, com o distribuidor já montado, observei que uma das molinhas estavam escapando fácil demais, tentei entortar a pontinha e imaginem o que aconteceu? :smt010

No eixo do impulsor, na base, vão duas capinhas nas pontas de encaixe na base do eixo principal (3º ponto de fragilidade). Elas saíram aos pedaços, acredito que devido às pancadas na hora de tirar o maldito pino do acoplamento.


É por este motivo, e pela bobina impulsora em si, que seria melhor tirar o conjunto impulsor por cima do distribuidor, antes de sacar o acoplamento, afim de poupá-lo das batidas... Nesta opção, as molas podem ser desconectadas pelo buraco aberto ao tirar a cápsula, observem só:

Apliquei descarbonizante Car80 em tudo, exceto na mesa, onde fiz uma limpeza mais conservadora, só com paninho, para não estragar a bobina impulsora:


Depois de uma lavagem com detergente (exceto mesa e bobina), coloquei as peças para secar no Sol forte que fez aqui em Poços no sábado (01/02/2014):


Para quem teve saco de ler tudo isso até aqui

Para poder montar tudo, basicamente é seguir as etapas em ordem inversa, mas como já é de costume, montar geralmente é mais difícil do que desmontar, pelos seguintes motivos:
- Na montagem optei por colocar o acoplamento do eixo é só depois voltar o conjunto impulsor no lugar. Então, as molas tiveram que ser reconectadas pelo buraco oval no corpo do distribuidor, com a ajuda de um alicate bem fininho. Foi aqui que, como já disse acima, constatei que uma das molas ficaram escapando e, para tentar solucionar esse incoviente, entortei a pontinha onde a mola rebelde vai encaixada. E deu no que deu...
- É muito chato reconectar a haste da cápsula desafogadora na mesa. A haste não é firme em relação ao corpo da cápsula e, para piorar, o serviço tem que ser feito às cegas, pois a própria cápsula tampa o buraco. Fiquei com medo de quebrar a haste de tanto ficar futucando...
No fim das contas, consegui montar tudo e, aparentemente, o distribuidor ficou como antes. Por sinal, provavelmente está com problemas, pois, assim que o comprei, observei que, ao girar o eixo, as 4 pontinhas da "aranha" ficam tocando, bem de leve, nas 4 pontinhas da mesa. Ao final do serviço, ficou do mesmo jeito. Pergunto aos mais experientes: teriam como fazer alguma regulagem para evitar que isso aconteça? Ou é só entortando as pontinhas? No manual de serviço do Monza, consta que
a folga deve ser entre 0.22mm e 0.60mm, e, embora possa variar entre o mínimo e o máximo, deve ser igual nos 4 pólos
Abaixo, posto algumas dicas de testes, possíveis de serem feitos mesmo com o distribuidor montado no carro, do avanço centrífugo e do avanço à vácuo:
- 1º Teste do avanço centrífugo:
- 2º Teste do avanço à vácuo:
Espero que tenha ajudado e contribuído para enriquecer o fórum. Não aconselho pessoas inexperientes a fazerem o serviço no nível de intrusão aqui mostrado, já que os benefícios não compensam os riscos. Além do mais, a maioria das averiguações e manutenções, exceto troca da bobina impulsora, podem ser feitas sem tirar o eixo do corpo, o que é mais crítico, na minha opinião. :smt023