Conforme mal apresentado neste link, apresento neste post o meu novo Monza!
Vou contar a história em ordem cronológica aqui nessas postagens dessa thread. Como não encontrei seção no forum exclusiva pra bíblias, catálogos telefônicos, livros com mais de 300pgs, então vai aqui mesmo!
Tudo começou em setembro de 2014. Aliás, em Dezembro de 2013 eu já havia namorado um irmão-gêmeo desse carro, um Classic SE MPFI (com EZ-K) de 52.000km! Ah, e tinha ABS! Quase fiz uma loucura de compra-lo, mas a razão me impediu de ir adiante com um sonho, que era ter um exemplar que eu tenho como um modelo ideal que um dia eu pudesse ter. Esse carro foi vendido pra um cara do RJ que era colecionador de Opalas, e em seguida, vendido à outro colecionador de Passos. Claro que o que eu queria tinha um certo trabalho de encontrar, era algo escolhido a dedo!

Então, voltando à primavera de 2014, recebi uma indicação desse Monza azul gaúcho. Era um exemplar que me chamou a atenção pelas características que eu sonhava um dia em ter. Repito: não pela raridade, mas pela soma de itens e cor que eu gostaria de uma dia poder ter e disfrutar! Então consegui o contato do proprietário. Fiz algumas ligações internacionais pra pegar alguns dados de histórico de uso do carro, peguei a placa, levantei um histórico mais detalhado, estudei-o, e fui matando minha curiosidade sobre esse exemplar.
Tive a imensa ajuda de dois camaradas que considero amigos e que me ajudaram muito na questão racional e emocional no envolvimento desse carro. O Leandro Castro e o Vinicius Silva. Esses dois vi@dos me orientaram sobre o que precisava ser visto racionalmente no exemplar em si, me ajudaram na questão de valer a pena enfrentar essa aventura que parece que deu certo!

Claro que o carro não era nada digno de coleção, mas era O modelo que eu gostaria de ter!!!

Com o histórico detalhado em mãos, enchi o saco do proprietário com algumas informações à seguir:
- 1o. dono de 1993 até Jun-1996: Concessionária CGA de Porto Alegre
- 2o. dono de 1996 até Jul-2001: Alguém de Porto Alegre
- 3o. dono de 2001 até Jun-2005: Alguém de Rio Pardo/RS
- 4o. dono de 2005 até Ago-2008: Pai do proprietário de Arroio dos Ratos/RS - de 2005 à 2008 o carro foi usado como veículo "de cidade", porém pelas marcas no carro, algumas vezes o carro foi levado à fazenda da família, à alguns KM da cidade que é bem pequena e inclusive possui ruas de terra ainda!
- Parado de Ago-2008 até 2013: O proprietário faleceu e o carro ficou parado dentro de uma garagem nesse período, até que a viúva pediu ao filho que regularizasse e retirasse aquele carro da garagem, desse uma arrumada e coloca-se para venda.
- 5o. dono de 2013 até Maio-2014: O filho do proprietário, ainda de Arroio dos Ratos - RS, consegue regularizar a documentação do carro e o coloca para que pudesse ser vendido com o estado abaixo dito por ele:
* KM: 93.000km,
* Pintura atingida por goteira da garagem onde ficou 5 anos parado,
* correias trocadas,
* acúmulo de folhas no dreno do limpador de parabrisas / duto da ventilação interna que fez entrar água no habitáculo e escorrer para o assoalho do passageiro,
* pneus e amortecedores ainda novos da época que foram trocados pelo pai,
* aquecedor funcionando, ar condicionado supostamente funcionando porém fazendo queimar fusível,
* motor e suspensão com funcionamento perfeitos,
* rádio original Sheddar saindo som "baixo",
* antena elétrica armando, porém sem levantar / abaixar,
* parte elétrica toda funcionando à contento,
* ABS funcionando à contento,
* batida no capô devido à uma ré que sua esposa havia dado em uma caminhonete e que não viu que o parachoque estava "entrando" no carro,
* pintura nunca reparada e estrutura intacta,
Pedi ajuda a um amigo que o visse pessoalmente e me relatasse o que tinha nesse carro. E ele me indicou o que havia com relação ao que o proprietário comentou, me listou essas caracterísitcas, confirmando a legitimidade do carro. Ou seja, taaaal como pensei e comentei acima, não é nenhum exemplar de colecionador, nenhum carro à ser restaurado, tampoco de exibição. Seria o carro dos meus sonhos pra que eu pudesse disfrutar daquilo que eu pudesse ter condições de manter!

Após conversar com a minha esposa sobre esse carro, sobre as condições e as possíveis loucuras e em mais uma encheção de saco do proprietário, lhe fiz uma proposta. Ele recusou, mas considerou manter o carro guardado até que eu pudesse ir ve-lo pessoalmente, agora em Dezembro de 2014.
Eis o carro que fiquei curioso em fazer uma loucura! Claro que são fotos de Maio-2014 e creio que praticamente teve um PhotoShop nelas! hahahahaha!!!

Detalhe do motor com mofo acumulado, reservatório de arrefecimento ainda limpo, com tampa preta original!

Cheddar/Holandês/Suiço meio pra fora...

Depois da primeira lavada no motor, em Out-2014:

Tem um P600 alí que creio ser de 1995, talvez a 1a. troca efetuada...

Já tá melhor apresentado esse carpete!

Leve desalinhamento do porta malas...

E essa chave gambiarrada de reserva?????? :smt021

Bem sujo de terra e canto do assoalho amassado por animais operando macacos! :smt010

Mais sujeira...

Tampão estufado pra dentro, fonte de contaminação de umidade e poeira... :smt011

Sim, bem sujo... encardido... provavelmente precisa de troca...

Maldita ré que a esposa do antigo proprietário deu numa camionete...