TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)
- CristianoHi-tech
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
A bomba de combustível parou, precisei trocar essa semana, aproveitei pra lavar o suporte, trocar filtro, porém não achei o pré-filtro aqui na cidade, fiz pedido, serão cenas para os próximos capítulos.
Abraços
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
Galera vou deixar aqui meu relato, tenho conversado com um pessoal mas muitos tem carros à gasolina e não sofrem desse problema, curiosamente!
Esse sintoma de falhar ao fazer curva para direita parece que só ocorre em carro à álcool mesmo... Não tenho certeza total, mas só vejo pessoas com Monzas à álcool com esse problema.
Bem vamos por partes...
Quando peguei meu atual Monza Cinza Bartok, qualquer curva pra direita com meio tanque, veja bem MEIO TANQUE... Já apagava o motor... Era um saco, muito estressante isso...
Com o passar do tempo, troca filtro, limpa TBI o problema foi se reduzindo, mas o problema nunca ia em bora por completo.
Aí lendo aqui no fórum não sei bem se é esse tópico mesmo que me ajudou mas, vi alguém dizendo pra trocar o pré-filtro do tanque, pois bem, na época eu fui na loja comprei e deixei no carro pra quando ouvesse a oportunidade, de repente de casar uma troca de óleo com pouco álcool no tanque...
Demorou acontecer a oportunidade mas foi de uma forma um tanto diferente do planejado.
Um dia voltando pra casa do trabalho passei no posto e mandei por os meus costumeiros "cinquentão" de "árcoo"... (eu não falo etanol)... E tinha no tanque no máximo uns 10 litros. Fui pra casa e deixei o carro esfriando pois eu iria dar "Aquela" lavada e encerada nele... Quando fui manobrar ele, o carro pegava e ficava rateando, sem força pra andar... Estranhei... e MUITO!!
Esperei um pouco com ele na lenta, e desci do carro, quando desci senti um cheiro diferente saindo do escape... Fui lá conferir e parecia cheiro de gasolina queimada... Falei com meu pai que veio ver e ele também concordou...
Peguei o carro do jeito que tava e fui ao posto pra pedir que retirassem a gasolina do tanque e que, colocassem álcool...
Bem nessa ocasião que troquei o pré-filtro foi em janeiro de 2013, os problemas todos com esse sintoma foram sanados.
Nesse meio tempo de Jan/2013 até Jan/2015 tive que trocar a bomba de combustível que estava falhando até que pifou de vez, não me lembro bem quando foi, mas foi ano passado acredito eu que por volta de julho/2014.
Em Novembro/2014 o problema de fazer curvas à direita e o carro falhar voltou, se tivesse com o nível no tanque abaixo de 1/4 falhava sempre, tinha que fazer curvas onde dava pra fazer à 30km/h era obrigado à fazer à 15km/h... Irritava muito, e também quem estava atrás...
E o problema foi piorando chegando a falhar com meio tanque, pois tem uma curva que faço saindo de uma via expressa da Rod. Raposo Tavares que, é pra direita, e a curva é mais de 90°, então imagina, curva à direita e subida saindo de uma "semi" rodovia, era falha na certa...
Irritado com o problema comprei um novo pré-filtro, é um tempo muito precoce pra trocar pois praticamente 2 anos e já apresentou problemas... Mas tudo bem, o custo é barato mesmo, R$15,00...
Esperei uma oportunidade de deixar o tanque o mais baixo possível o nível de combustível, e hoje morando no meu apartamento tem um posto de combustível à 500 metros de casa... Fui lá de manhã num domingo, e pedi pra usar o elevador...
Colhi o álcool que estava no tanque e tinha pouco mais de 3 litros... kkkK!!!
Realizei a troca do pré-filtro, e pra minha surpresa o que estava lá, não estava tão sujo como o que troquei em 2013, mas mesmo assim troquei pois, já estava desmontado mesmo, mas analisando bem o pré-filtro que tirei, a sujeira gruda na rede que filtra, e vai entopindo, fazendo assim a bomba trabalhar forçando e não conseguindo dar a vazão necessária para que nessas situações o carro não falhe...
E digo mais, não adianta ficar andando então sempre com o tanque cheio, pois o carro não irá falhar, mas com o tempo vai cada vez mais grudar sujeira no pré-filtro e cada vez mais estrangular a bomba de combustível, até o momento que rasga a rede do pré-filtro e a sujeira passa a grudar na rede que tem internamente na bomba, mas esta não tem como abrir, e com o tempo vai forçando mais e mais a bomba até que ela se queime...
Portanto esse sintoma não envolve só esse problema de falhar ao fazer curvas para a direita, mas sim também a durabilidade do sistema de pressurização de combustível, no caso a bomba...
E tem mais, é tão fácil trocar esse pré-filtro que aliado ao seu baixo custo, em torno de R$15,00 vale a pena sim, trocar ele sempre que o carro voltar a apresentar esse problema...
A título de curiosidade...
Minha bomba antiga, que duvido muito que era original, eu mal ouvia o barulho dela em funcionamento, a minha atual que também é original de reposição o som dela ligada é muito alto...
Esse sintoma de falhar ao fazer curva para direita parece que só ocorre em carro à álcool mesmo... Não tenho certeza total, mas só vejo pessoas com Monzas à álcool com esse problema.
Bem vamos por partes...
Quando peguei meu atual Monza Cinza Bartok, qualquer curva pra direita com meio tanque, veja bem MEIO TANQUE... Já apagava o motor... Era um saco, muito estressante isso...
Com o passar do tempo, troca filtro, limpa TBI o problema foi se reduzindo, mas o problema nunca ia em bora por completo.
Aí lendo aqui no fórum não sei bem se é esse tópico mesmo que me ajudou mas, vi alguém dizendo pra trocar o pré-filtro do tanque, pois bem, na época eu fui na loja comprei e deixei no carro pra quando ouvesse a oportunidade, de repente de casar uma troca de óleo com pouco álcool no tanque...
Demorou acontecer a oportunidade mas foi de uma forma um tanto diferente do planejado.
Um dia voltando pra casa do trabalho passei no posto e mandei por os meus costumeiros "cinquentão" de "árcoo"... (eu não falo etanol)... E tinha no tanque no máximo uns 10 litros. Fui pra casa e deixei o carro esfriando pois eu iria dar "Aquela" lavada e encerada nele... Quando fui manobrar ele, o carro pegava e ficava rateando, sem força pra andar... Estranhei... e MUITO!!
Esperei um pouco com ele na lenta, e desci do carro, quando desci senti um cheiro diferente saindo do escape... Fui lá conferir e parecia cheiro de gasolina queimada... Falei com meu pai que veio ver e ele também concordou...
Peguei o carro do jeito que tava e fui ao posto pra pedir que retirassem a gasolina do tanque e que, colocassem álcool...
Bem nessa ocasião que troquei o pré-filtro foi em janeiro de 2013, os problemas todos com esse sintoma foram sanados.
Nesse meio tempo de Jan/2013 até Jan/2015 tive que trocar a bomba de combustível que estava falhando até que pifou de vez, não me lembro bem quando foi, mas foi ano passado acredito eu que por volta de julho/2014.
Em Novembro/2014 o problema de fazer curvas à direita e o carro falhar voltou, se tivesse com o nível no tanque abaixo de 1/4 falhava sempre, tinha que fazer curvas onde dava pra fazer à 30km/h era obrigado à fazer à 15km/h... Irritava muito, e também quem estava atrás...
E o problema foi piorando chegando a falhar com meio tanque, pois tem uma curva que faço saindo de uma via expressa da Rod. Raposo Tavares que, é pra direita, e a curva é mais de 90°, então imagina, curva à direita e subida saindo de uma "semi" rodovia, era falha na certa...
Irritado com o problema comprei um novo pré-filtro, é um tempo muito precoce pra trocar pois praticamente 2 anos e já apresentou problemas... Mas tudo bem, o custo é barato mesmo, R$15,00...
Esperei uma oportunidade de deixar o tanque o mais baixo possível o nível de combustível, e hoje morando no meu apartamento tem um posto de combustível à 500 metros de casa... Fui lá de manhã num domingo, e pedi pra usar o elevador...
Colhi o álcool que estava no tanque e tinha pouco mais de 3 litros... kkkK!!!
Realizei a troca do pré-filtro, e pra minha surpresa o que estava lá, não estava tão sujo como o que troquei em 2013, mas mesmo assim troquei pois, já estava desmontado mesmo, mas analisando bem o pré-filtro que tirei, a sujeira gruda na rede que filtra, e vai entopindo, fazendo assim a bomba trabalhar forçando e não conseguindo dar a vazão necessária para que nessas situações o carro não falhe...
E digo mais, não adianta ficar andando então sempre com o tanque cheio, pois o carro não irá falhar, mas com o tempo vai cada vez mais grudar sujeira no pré-filtro e cada vez mais estrangular a bomba de combustível, até o momento que rasga a rede do pré-filtro e a sujeira passa a grudar na rede que tem internamente na bomba, mas esta não tem como abrir, e com o tempo vai forçando mais e mais a bomba até que ela se queime...
Portanto esse sintoma não envolve só esse problema de falhar ao fazer curvas para a direita, mas sim também a durabilidade do sistema de pressurização de combustível, no caso a bomba...
E tem mais, é tão fácil trocar esse pré-filtro que aliado ao seu baixo custo, em torno de R$15,00 vale a pena sim, trocar ele sempre que o carro voltar a apresentar esse problema...
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Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- dutra s a
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
cheguei do piaui em 15 de janeiro 2015 levando na viagem peças reservas que inclui uma bomba nova , eu poço recomendar da marca dpl ,e a mais de 2 anos , com tanque seco e varias situaçoes de combustivel baixo ela ta 100% ate hoje
descobri o seguinte: os efi que tem o sistema igual ao nosso ( ou so igual ao meu) mas sendo a gasolina , é mais dificil falhar justamente em rasao de serem a gasolina , esse combustivel pra falhar tem que ta numa situaçao mais grave que os a alcool tipo havendo so gotas de gasolina na linha
outra que descobri achando que era sisma minha , o porque que toda vez que o carro no caso o meu andando quase no cheiro , anda muito forte , mais forte do que quando ta com tanque cheio resposta mais rapida etc...., e nao era por razao de fisica sobre volume e peso
quando cheio a mistura de agua esta espalhada mas nao significa que sua maior pórcentagem esteja mais pra cima a nao ser que esteja dias parado , mesmo balançando e tudo se misturando a bomba vai puxar essa agua junto , e quando chega no ponto critico que é aquele resto de combustivel la no canto do tanque esse mesmo resto se encontra mais puro pois a agua que tinha (sua maior parte )ja foi .,, no meu esta dessa forma e fiz os testes 3 vezes em varios postos fora as vezes que acontecia isso atoa
o problema da curva e falta nao é relacionado apenas o pre filtro do pescador mesmo com aquela colinha que gruda nele e sim o pre filtro embutido no recipiente , pois ele deixa sair por ter uma dimensao menor de armazenamento , mas nao deixa entrar devido a dimensao externa (mais espaço ) e portanto mais demora pra encher o copo e a bomba parar de puxar o ar ,é só olhar as imagens , um pre filtro sozinho , numa só posiçao , e um retorno que nao enche o copo e sim pela força que ja tem a bomba espirra tudo pra fora do copo
abs estamos ai
descobri o seguinte: os efi que tem o sistema igual ao nosso ( ou so igual ao meu) mas sendo a gasolina , é mais dificil falhar justamente em rasao de serem a gasolina , esse combustivel pra falhar tem que ta numa situaçao mais grave que os a alcool tipo havendo so gotas de gasolina na linha
outra que descobri achando que era sisma minha , o porque que toda vez que o carro no caso o meu andando quase no cheiro , anda muito forte , mais forte do que quando ta com tanque cheio resposta mais rapida etc...., e nao era por razao de fisica sobre volume e peso
quando cheio a mistura de agua esta espalhada mas nao significa que sua maior pórcentagem esteja mais pra cima a nao ser que esteja dias parado , mesmo balançando e tudo se misturando a bomba vai puxar essa agua junto , e quando chega no ponto critico que é aquele resto de combustivel la no canto do tanque esse mesmo resto se encontra mais puro pois a agua que tinha (sua maior parte )ja foi .,, no meu esta dessa forma e fiz os testes 3 vezes em varios postos fora as vezes que acontecia isso atoa
o problema da curva e falta nao é relacionado apenas o pre filtro do pescador mesmo com aquela colinha que gruda nele e sim o pre filtro embutido no recipiente , pois ele deixa sair por ter uma dimensao menor de armazenamento , mas nao deixa entrar devido a dimensao externa (mais espaço ) e portanto mais demora pra encher o copo e a bomba parar de puxar o ar ,é só olhar as imagens , um pre filtro sozinho , numa só posiçao , e um retorno que nao enche o copo e sim pela força que ja tem a bomba espirra tudo pra fora do copo
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
Pessoal, faça a medição de pressão e de vazão da linha de combustível. Esse sintoma as vezes também tem causa em obstruções parcial da linha de retorno.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
o meu ja fiz isso como o professor freire disse acima , no meu esta tudo dentro e minha linha de retorno esta original ,tanto que da pra ouvir as rajadas de retorno no tanque quando ele esta em 1/4 ou menos
abs estamos ai
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
minha bomba

abs estamos ai

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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
Bom não fiz teste de vazão, mas não tenho vazamentos, e antes falhava com quase meio tanque ao fazer curvas para a direita, e após a troca do pré-filtro parou completamente, posso andar no modo "cachorro loco" que não falha...
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Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO
Teste de vazão não é para encontrar vazamentos e sim saber se o combustível está circulando com motor funcionando.
Muitos reparadores esquecem ou não fazem esse teste e ficam apenas na pressão, o que está errado.
No caso do Monza EFI, 2,0bar de pressão e 1,5l de vazão do sistema. Quando a linha de retorno tem problemas, a vazão terá valores diferentes, alterando também ou não a pressão.
Abs,
Carlos Freire
Muitos reparadores esquecem ou não fazem esse teste e ficam apenas na pressão, o que está errado.
No caso do Monza EFI, 2,0bar de pressão e 1,5l de vazão do sistema. Quando a linha de retorno tem problemas, a vazão terá valores diferentes, alterando também ou não a pressão.
Abs,
Carlos Freire
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