Dependendo do resultado que quer obter, não vale a pena usar um cabeçote 16v, acaba saindo mais caro devido a grandes mudanças de peças:
Além das peças da foto, ainda troca a bomba de óleo, tensionador da correia, correia dentada, os pistões precisam ser com cavas, que eu me lembre é isso :smt024
Compensa muito mais em alguns casos usar um cabeçote roletado com injeção programável.
Como os amigos ja diseram, muito trabalho e muita adaptaçao, muito custo, muito tempo etc...
8v, comandao, escape, alivio, rebaixo para alcool, MPFI, igniçao ...acho que encosta nos 160 cv
Cara, como o Eduardo disse, c nao tivesse problemas com legislaçao, compensava uma turbina, mesmo com monoponto, porem cabeçote rebaixado pra alcool + retrabalho na IE . . .
C nao consegue fazer em Sampa ou Rio ? (pra poder legalizar em outro estado) .
Este comentario é apenas opiniao pessoal minha, estude bastante, tira duvidas e opte pelo melhor custo x beneficio. . .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369 Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Realmente da trabalho mas a cavalaria que se pode tirar de um 16V é absurdamente muito maior do que no 8V no momento pessoal estou tentando passar para m.p.f.i que esta dificil!!!
Mas o que eu realmente queria saber e qual cabeçote posso colocar no monza de qual carro e se alguem aqui ja fez mas pelo que parece ngm ainda :-/
Será mesmo que um cabeçote 16V pode se "tirar" MUITO mais cavalaria que de um 8V????
Não consigo enxergar isso... As diferenças que vejo nos 16V sem avanço variável como estes dos GM's antigos, é que eles possuem um comando pra cada aplicação, podendo "afinar" cada comando à gosto do cliente, se quer priorizar torque em baixa, ou potência em alta... E o maior fluxo na câmara...
Mas... como sou leigão e não entendo muito de mecânica, não consigo ver onde um motor 16V pode gerar mais cavalaria que um 8V... Pois ele irá roubar mais potência do motor, pois serão o dobro de válvulas à acionar e mais um comando à girar...
Como falei, no meu ver leigo, cabeçote preparado por preparado acho que o 8V ainda leva vantagem, pode ser que ele perca um pouco em alto giro, mas a simplicidade e facilidade de manutenção compensa tudo...
Cabeçotes 16V só começaram a ser interessantes quando passaram a ter comandos com variação de fase, aí sim... Pois ele trazia o comando pro torque em baixa e ia levando a curva até a potência máxima, ou seja, seria como uma polia regulável porém ativa, sempre buscando o melhor do motor...
Na honda é o iVTEC, na toyota o VVTi, a GM agora com o ECOTEC, na BMW é o VANOS...
Por falar em BMW, tanto que o comando rouba potência do motor que, o acionamento das válvulas de admissão das "bimmer" de vários anos pra cá são elétricos, ou seja não tem comando na admissão, e também não tem borboleta já que o ar é controlado também pelas válvulas... É o chamado sistema VALVETRONIC..
Mas pense muito bem antes de partir para um projeto e chegar num beco sem saída...
O inconveniente dos que nao tem variadores é ter que matar a baixa ou entao, como a GM fez nos ultimos 2.2 16v, matar a alta (16v com potencia maxima a cinco mil e poucos rpm é sacanagem).
O que tem que analisar bem é o custo x beneficio.
Um projetinho 16v de uns 200cv nao vai sair por menos que uns $ 4.000 no final das contas.
E quanto a potencia usada no acionamento de valvulas, eu questiono muito quanto isso representa... 0,5 cv? 1cv a mais? Se bobear, nem isso...
Mas tudo depende muito do objetivo. Se quer algo facil, rapido e barato de fazer, cabecote 8v rebaixado, 14:1 de taxa, alcool, ignicao cdi e pau em TJet.
Em dias seu carro desce dos cavaletes e está na rua apavorando.
Um projeto passando de 8 para 16v ja envolve muito mais coisa que a simples troca do cabecote.
.
Eduardo, sou levado a acreditar na teoria que o Silva falou .
Quando diminui o atrito do meu comando instalando o roletado, percebi claramente o que uma pequena diferença de atrito pode oferecer, o giro sobe mais rapido, melhor pegada em baixa sem comprometer a final.
Entao chego a conclusao "hipotetica" que realmente "um comando a mais" pode gerar mais força para "virar" o motor porem esta diferença cai muito quando c leva em conta a maior eficiencia de "entrada" e "saida" de gases com uma valvula a mais que este 16v pode gerar.
Somente hipoteses, teria que medir tudo pra chegar a uma conclusao mais precisa.
Agora c fosse um 16v com comando variavel, AÍ A HISTORIA MUDA, ja vi os 170 cv que um motor honda 1.6 pode entregar (acho que o modelo 1995), realmente incrivel .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369 Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...