500EF escreveu:Entao, Trocar o antigo pelo novo reduziria a potencia necessaria para movimenta-lo de 4cv para quantos na sua opiniao?
boa pergunta, o 4cv usei como exemplo pra ilustrar, a forma de medição correta é medir o torque necessário. o resto nao sei como obter a potencia consumida pelo dispositivo. um físico poderia explicar, mas certamente usar um motor eletrico como base de potencia nao serve pra obter o consumo.
500EF escreveu:E so um comentario quanto aos 16v sem variador, meu ex-vectra ficou muito mais agradavel de dirigir quando subi a taxa para 12:1 e passei a rodar no alcool. O malagoli pode confirmar... O jose leal chegou a montar com 13:1 e tambem pode deixar aqui o que achou...

exato, tu resumiu bem, ficou mais agradavel depois da melhoria, senao me engano tu tinha reclamado que nao andava bem original 16v em baixa, dae mexeu na taxa pra ver se acordava em baixa, não estou louco, apesar de tudo que me aconteceu ainda lembro das coisa. me refiro ele original nao ser bom.
500EF escreveu:Mas se o cara quiser investir mesmo, tera mais margem para melhorias.
16 ou 8 vai terá que gastar do igual. como sempre falo aqui, comece pela base(IE prog), façam uma programação pro motor virgem. o valor é o mesmo pra ambos. a margem dos dois é igual dessa forma. so muda o objetivo como ja foi dito.
500EF escreveu:É mais dificil tirar 200cv de um 8v que de um 16v aspirado.
não é mais dificil, é so fazer a coisa certa e nao fazer gambiarra. um projeto 8v roletado bem trabalhado gera muita potencia. oque nao da é cara pegar uma ECU OEM de um carro e trocar de comando/cabeçote e pegar um preparador que nem sabe oque é um sonda wide achando que vai conseguir esse objetivo trocando 6 por seis, sejamos franco. não é assim que as coisa funcionam.
fazer a coisa errada no 16v tb nao vai render. como os cara que botam escape de "onibus" so pq é 16v, ou nao escolhem o comando correto. o mesmo vale pro 8v, entao tem que saber oque esta fazendo.
primeiro precisa de alguem que saiba programação e engenharia mecânica(programaçao de motor virgem nao é coisa simples ainda mais um de passeio), segundo precisa de equipamento certo(ECU prog de ponta, sonda wide(obrigatorio),equipamento pra teste,etc) e terceiro dinheiro. o 8V roletado tem muito potencial, posso dizer que tem muito potencial. e 200cv é ate facil de conseguir com pouca coisa sem apelação. claro que o comando original de 240/240 não da pra pegar isso. eu tenho certeza que pelo menos 160cv eu consigo no meu, com a taxa original, comando, regulagem comando. senao conseguir 160cv tem algo errado no acerto que deve ser corrigido.
o kadett 2.4 do carinha de goias, ja passou de 210cv com o 8V roletado. e nao precisou de turbo pra isso, e nem 16v. e olha que o motor desse cara ta muito timido pra um comando de 315° falta rotaçao nele... o cara ta cortando em meros 6500 rpm, isso ate os 240/240 rende ainda. ele depilou muito e tirou o torque todo(mesmo assim dando 24kg), nao poliu dutos, e nao mexeu na polia pra esticar. tem muito pra colocar ainda, esse motor era pra corta em 7500 rpm. mas cada um cada um né, procurem ae na net. esse motor era pra gerar 250cv com esse perfil. pena que nao estão sabendo aproveitar(me parece que ele confessou que tem medo de ir alem, tb nao sei pq escolheu esse comando se nao quer arriscar rsrsrs).
entao achar que 8v ser dificil conseguir 200cv é meio complicado de aceitar,não é dificil, so da trabalho como um 16V daria da mesma forma. nao adianta ter uma ECU OEM sem regular quem comanda o motor, e achar que vai conseguir pq nao vai dessa forma, ae sim vai ser dificil. vale pra ambos 8 ou 16.
leia o post, o igor é conhecido meu aqui na cidade, e o dono da oficina é outro conhecido(gordinho) aqui tudo mundo se conhece.
8V de 240cv nas roda e 29kg de torque pra aspirado nao é pouco, tem turbo que nao tem isso, esse gol é bem rapido é so puxar os dados da categoria dele. ele faz a mediçao sempre la no ze em NH e depois vai pro velopark e taruma. meu ex cunhado conhece ele tb, que tb é amigo do ze dos turbo que me recomendou ir la pra amarrar o monza.
8V não morre nos 200cv, nao para por ae. se procurar vai achar mais gente com potencia superior dos 200cv 8v aspirado sem muita coisa.
http://www.revistasuperspeed.com.br/sup ... OVI9yyRhqE
PROecu - Injeções eletronica para monzas.