CABEÇOTE 16V PLUG IN
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: CABEÇOTE 16V PLUG IN
Eduardo concordo contigo nesse ponto, eu mesmo quando fui atrás não encontrei aqui na cidade em nenhum ferro velho... rodei um montei com meu pai atrás dele, os caras falavam que tinham mas nunca achava... Estavam tentando roubar um com ele talvez... kkkK!!!
E achei em SP capital, mas não iria buscar, fora que os preços anunciados na internet eram na casa dos 700 reais... Aí pra não ficar com o carro parado por muito tempo dei sorte de achar esse tirado de um astra 2008 por 350 dilmas...
É como você falou, se o preço for bom vale a pena... caso contrário... deixa pra uma outra oportunidade... Aliás prefiro rebaixar este meu do que ir atrás de um roletado.. o dia que um roletado cair no meu colo eu penso em fazer toda a trabalheira de tirar o cabeçote novamente... kkkkk!!!
E achei em SP capital, mas não iria buscar, fora que os preços anunciados na internet eram na casa dos 700 reais... Aí pra não ficar com o carro parado por muito tempo dei sorte de achar esse tirado de um astra 2008 por 350 dilmas...
É como você falou, se o preço for bom vale a pena... caso contrário... deixa pra uma outra oportunidade... Aliás prefiro rebaixar este meu do que ir atrás de um roletado.. o dia que um roletado cair no meu colo eu penso em fazer toda a trabalheira de tirar o cabeçote novamente... kkkkk!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
É isso aí... 

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
VOU FALAR NA PRATICA :
A diferença é muito grande de um pro outro,(relaçao roletado x comum) ate o mecanico que me "emprestou" a oficina pra trocar o meu pelo reletado ficou surpreso com a diferença, da pra rodar com a mao, UMA MAO !!
Pela troca de experiencia que o Eduardo e o Silva estao tendo, fiquei tentado em pegar um torquimetro emprestado e tirar minha correia dentada só pra medir, Mas infelizmente nao vou fazer isso, nao tenho tempo nem saco
, alias, a minha taxa ta em torno de 9:1 nao sei c isso iria influenciar no numero do resultado, perto de um 16v com taxa em torno de 12, nao sei .
abraços
VOU FALAR NA PRATICA :
A diferença é muito grande de um pro outro,(relaçao roletado x comum) ate o mecanico que me "emprestou" a oficina pra trocar o meu pelo reletado ficou surpreso com a diferença, da pra rodar com a mao, UMA MAO !!
Pela troca de experiencia que o Eduardo e o Silva estao tendo, fiquei tentado em pegar um torquimetro emprestado e tirar minha correia dentada só pra medir, Mas infelizmente nao vou fazer isso, nao tenho tempo nem saco

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
é, muita gente acha pq tem 8v a mais é melhor, que vai ter 2c mais potencia por rpm umas coisa bem esquisita mesmo. e eu pergunto, precisa mais que 240cv? podendo fazer isso num 8v sem muita frescura? sei lá ne. oque me parece é que se precisa de informação.500EF escreveu:Vou resumir toda a polêmica do 8v vs 16v nesta sua frase. Acho que retrata bem o que nós dois estamos tentando falar.
como disse e repito, nao vejo 16v algo atrativo, a nao ser que seja pra algo acima disso. entao meu papel é informar, cada um faz oque acha que deve, não sou contra 16v ate pq tenho um carro original assim com uma potencia interessante, se quer multiplicar os problema ae é com cada um.
mas da pra fazer mais com menos.
é logico que isso é igual, mas a forma disso e o resto onde fica? tu mesmo disse antes.500EF escreveu:Agora o outro ponto de discordância, me diga qual é a potência máxima, medida no eixo de saída, de um motor de 1 cv?
Seria o mesmo que perguntar: Quanto mede 1 metro?
Ou ainda: Quanto pesa 1 kg?
1cv no eixo de saída é 1cv e ponto. Isso é unidade de medida. Não importa o que fez para gerar.
esquece comparação de unidade resultante, potencia precisa de 2 variaveis.
motores a explosao precisa de rotaçao pra ter torque, precisa de carga pra gerar torque.
motor eletrico sao mais eficientes justamente por nao precisar disso, nao precisa de rotaçao pra ter torque, é so ligar e pronto,alias ja no starter da torque total, de resto ja tem torque total linear depois sobe ate a rotaçao max dele.
não acredito que se fosse o caso usando um motor eletrico seria determinante pra medir o consumo. não seria a forma correta. so pelo seguinte fato:
se precisou de 4 cv a 1750 rpm(motor de baixa velocidade), seria os mesmo 4cv em menos que 1750rpm pendurado no a combustao? certamente nao! as curva de torque sao totalmente diferentes. não daria pra usar potencia final de um eletrico pra saber e usar como ferramenta de mediçao, seria muito primitivo tal pratica. é isso que estou tentando explicar. não é assim que funciona pra saber o consumo de um dispositivo preso ao outro. mesmo quem testa-se isso nao poderia afirmar que foi precisa X de hp usando um motor eletrico. pra uma determinada rotaçao ate poderia, mas o restante nao.
----------------------
sobre economia, eu prefiro me basear na realidade nossa de que um livro, e nao na teoria. é so perguntar pra o leacastro e o Deco, pra saber o quanto de combustivel eles economizam por km, pergunta la pra eles pra ver se é apenas 4%.
10 km/l ir pra 9,6 km/l é ridículo. isso muda so de dar um tapa no avanço, que alias faz mais que apenas 4%
o livro pelo visto nao levou em conta o oleo.
ninguem diz que colocando cabeçote roletado vai ficar um carro mil. so estamos dizendo e confirmando que isso melhora em diversos pontos de um motor. compre um cabeçote desse, e vai notar. nao adianta falar sem ter um no carro. te garanto que nao sao apenas 4%
-------------------------
Vinicius eu ja fiz algo parecido. primitivo mas eu senti muita diferença na mao.
acionamento cabeçote roletado familia II 2.0
acionamento cabeçote convencional familia II 2.0 - so de luva senao nao virava
compre um depois conversamos de igual pra igual
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
Esquecendo a teoria e indo pela prática então...
Para conseguir 12cv, a GM mudou:
cabeçote + coletor de admissão + coletor de escapamento + um tiquinho a mais de taxa + rotação de potência máxima subiu de 5200 para 5600rpm.
O torque do antigo e do novo praticamente igual e nas mesmas faixas de rotação.
Ainda não acho que o "roletado" seja merecedor de todo o mérito e nem que o mérito é tão grande assim (ele tem, só não acho que é isso tudo).
Lembrando que o astra que rodo hoje já foi da minha irmã, que hoje tem um 140cv. E juro que se andasse em um ou em outro (ambos ainda originais, obviamente), não tinha esta impressão de "uau!!!! Parece outro carro!". Aliás, pode ver inúmeros relatos nos fóruns astra e vectra falando a mesma coisa.
E sobre o elétrico, potência é potência. Você que tem que dimensionar o projeto para ele te entregar a potência que precisar, nas condições que precisar.
Mas é claro que se deixar o motor de 6cv a explosão em marcha lenta, ele não vai entregar os 6cv...
cabeçote + coletor de admissão + coletor de escapamento + um tiquinho a mais de taxa + rotação de potência máxima subiu de 5200 para 5600rpm.
Ainda não acho que o "roletado" seja merecedor de todo o mérito e nem que o mérito é tão grande assim (ele tem, só não acho que é isso tudo).
Lembrando que o astra que rodo hoje já foi da minha irmã, que hoje tem um 140cv. E juro que se andasse em um ou em outro (ambos ainda originais, obviamente), não tinha esta impressão de "uau!!!! Parece outro carro!". Aliás, pode ver inúmeros relatos nos fóruns astra e vectra falando a mesma coisa.
E sobre o elétrico, potência é potência. Você que tem que dimensionar o projeto para ele te entregar a potência que precisar, nas condições que precisar.
Se seu cortador de grama tem 6cv e você o acelerar até a rotação onde isso é atingido, vai ter a mesma potência que o motor elétrico de 6cv. Afinal, 6cv são 6cv. 1 metro é 1 metro, 1 kg é 1 kg, e por aí vai...1cv eletrico nao é o mesmo que 1cv a combustao. 1cv eletrico deve dar 2cv a combustao senao mais... é so ver motor cortador de grama, otimo parametro. o meu tem 6cv gasolina 4T(os mais fortes do mercado sao ate 6cv) mas tu nao vai ver eletrico 6cv rsrsrsrsrs. ate pq 6cv eletrico daria pra patrolar.
Mas é claro que se deixar o motor de 6cv a explosão em marcha lenta, ele não vai entregar os 6cv...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
ta esquecendo de varias coisa ae nessa conta.500EF escreveu:Esquecendo a teoria e indo pela prática então...
o N20XF ganhou um baita de um catalisador na saida do coletor. só isso rouba 5cv facil, catalisador de coletor trava muito. o outro modelo nao tinha ne!
o N20XF foi mal programado, tanto que sofreu recall em 09 por avanço errado.
o N20XF tem sequencial virtual, e real(sensor) o meu é por sensor.
poderia ser melhor pra quem é pessoa comum. ja pra mim foi bem melhor, soube aproveitar.
quando eu terminar de montar o monza, acertar as areas que faltam, eu faço questao de ir colocar no dinamometro, nao tenho medo de mostrar os valores. eu ja tenho o parametro! 140cv Alcool
o meu tem um catalisador in-line, duto polido, coletor 4X1 inox curto, filtro sem redução de entrada. e o principal! uma programação de verdade. de resto é um N20XF original completo. incluindo a caixa F17
nos videos que fiz eu notei como esses cara nao sabem oque estao fazendo la no laboratorio de prova(começando pelo recall deles mesmo, caga-ram bem na saida). se nao viu meus videos te mostro.
* consumo dele estatico lenta quente, deu 1.4 l/h no alcool quanto faz o astra antigo ? esse valor é com ele semi sequencial so pra deixar claro.
* partida fria no modo E100 em 8.5C°, sem inj.gasolina, o coitado do original fica sem bateria. o meu pega em 4 seg de primeira fica ate sem graça a comparaçao.
* minha subida de giro é mais rapida, esses N20XF com acelerador eletronico tem "amortecedor" na programação.
* meus bicos originais flex ja saturaram sem mesmo entrar na faixa de potencia da AFR em 5000 rpm apenas na carga maxima com ele aquecido. e estou com uma baita de uma eficiencia devido o que a wide me diz e o consumo na pratica, nao é teorico.
e por ae vai. modelo original não é bom, e mesmo assim a pequena modificaçao que fizeram teve atrativo.
o N20XF é baita de uma motor, pena que nao souberam aproveitar. como disse, quando for o momento eu mostro isso em gráfico. e tb posso fazer na rua com o GPS da MS incorporado a ECU diretamente com precisao de 100ms. dae nao oque contestar
pra mim é o melhor hardware que se pode ter em motores familia 2. desde que nao façam como 99.9% das pessoas, ficam adaptando peças,ECU,escape de outros carro dae nao vai prestar mesmo. a coisa tem que ser feita de modo OEM, projetado pra aquele modelo como foi meu caso. ECU programada pra o motor N20XF no monza(escape,sonda,filtro,etc), peças projetadas originalmente pra tal modelo, e por ae vai. so pode ter um otimo resultado, e prova disso tenho.
se a pessoa quiser por um 16V que o faça. mas so acho que 8V vai ser mais economico com o mesmo resultado pratico.
isso eu sei, não to discutindo isso, nao é isso que estou falando mas parece que tende a puxar pra ele lado toda hora...500EF escreveu: Se seu cortador de grama tem 6cv e você o acelerar até a rotação onde isso é atingido, vai ter a mesma potência que o motor elétrico de 6cv. Afinal, 6cv são 6cv. 1 metro é 1 metro, 1 kg é 1 kg, e por aí vai...
respondeu oque eu iria escrever. é oque estou tentando te explicar, que usando um motor eletrico de 1cv nao quer dizer que o consumo sera de 1cv no a explosao. em que rpm, em que torque? nao funciona...500EF escreveu:Mas é claro que se deixar o motor de 6cv a explosão em marcha lenta, ele não vai entregar os 6cv...
veja isso de como funciona o torque de um motor AC.
usar um motor eletrico pra medir consumo seria meio que estranho, usar isso como base tecnica pior ainda. existem dinamômetros eletrico pra isso,transdutores,etc. é aquele que pega o torque nescessario pra mover um objeto a tal rotaçao, usando a corrente inicial e aos pouco aumentando ate atingir uma rotaçao que consiga se mover sem travar, dae sim vai te dar a potencia exata. agora usar um motor eletrico que ja parte mais de 100% do torque não é assim que funciona. ate pq ele tirou ele da inercia facilmente devido o torque total "extra" do starter, depois pra manter ele girando é facil. dae a potencia pode ser ate baixa mesmo.
é isso que se precisa. fazer ele o inverso, em vês de ser ele o movido(um motor girando ele), ele seria o motriz utilizando eletricidade(ele move um objeto e mede a potencia necessitaria pra tal feito).

tambem serviria pro teste um transdutor de torque pra isso. ele mede o torque necessário e a rotaçao pra mover a carga. ae sim utilizando um motor eletrico como fonte motriz(apenas pra isso). mas nao é sua potencia(do motor) que se usa, e sim a do transdutor que fica no meio da prova. qualquer outra tentativa é gambiarra
- 500EF
- MODERADOR
Quando falamos que um motor tem Xcv, isso é porque ele tem esta potência máxima.
Não tem lógica querer comparar um ponto da curva bem fora do pico com a potência máxima do outro.
Do resto, deixa ficar, senão vamos desenrolar mais umas 10 páginas e não vamos chegar a conclusão nenhuma.
Não confio em dino de rolo. Quem tem dúvida eu chamo para colocar do lado. Para mim, isso é não ter medo ao contrário de mostrar um pedaço de papel feito com carro parado e uma infinidade de números que podem ser manipulados da forma que mais convier ao prepara-a-dor (muito comum de se ver por aí, vide o que o pessoal da fool-páuer faz).
E voltando ao assunto principal do tópico, eu resumo da seguinte forma:
Quer um carro espertinho, rápido e barato de fazer, então não invente. Cabeçote 8v rebaixado, pistão flex ou álcool, vela fria, ignição (pode rodar sem, mas eu não deixaria de colocar, ainda mais num taxadinho), cano reto no lugar de catalisador (se o carro tiver, é claro), põe no chão e vá ser feliz na rua.
Se quiser mais do que isso, mantendo aspirado, o céu é o limite. Vai desde trocar a injeção, fuxicar daqui e dali e é certeza que terá diversão garantida por muito tempo antes de poder colocar o carro no chão.
Ou então apela e parte para o turbo logo.
Meu ponto de vista. E acho que da minha parte já orientei o amigo do tópico da forma que podia. Aí agora é com ele escolher o caminho a seguir. Fui... :smt023
Não tem lógica querer comparar um ponto da curva bem fora do pico com a potência máxima do outro.
Do resto, deixa ficar, senão vamos desenrolar mais umas 10 páginas e não vamos chegar a conclusão nenhuma.
Não confio em dino de rolo. Quem tem dúvida eu chamo para colocar do lado. Para mim, isso é não ter medo ao contrário de mostrar um pedaço de papel feito com carro parado e uma infinidade de números que podem ser manipulados da forma que mais convier ao prepara-a-dor (muito comum de se ver por aí, vide o que o pessoal da fool-páuer faz).
E voltando ao assunto principal do tópico, eu resumo da seguinte forma:
Quer um carro espertinho, rápido e barato de fazer, então não invente. Cabeçote 8v rebaixado, pistão flex ou álcool, vela fria, ignição (pode rodar sem, mas eu não deixaria de colocar, ainda mais num taxadinho), cano reto no lugar de catalisador (se o carro tiver, é claro), põe no chão e vá ser feliz na rua.
Se quiser mais do que isso, mantendo aspirado, o céu é o limite. Vai desde trocar a injeção, fuxicar daqui e dali e é certeza que terá diversão garantida por muito tempo antes de poder colocar o carro no chão.
Meu ponto de vista. E acho que da minha parte já orientei o amigo do tópico da forma que podia. Aí agora é com ele escolher o caminho a seguir. Fui... :smt023
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
verdade, é oque estou falando nao da pra avaliar as coisa dessa forma, tem que usar instrumento científico senão vira gambiarra. tu ate poderia mover um comando com um motor eletrico de tal potencia, mas nao quer dizer que ele consuma isso. pra saber so com esses equipamento que falei antes.500EF escreveu:Quando falamos que um motor tem Xcv, isso é porque ele tem esta potência máxima.
pode ser manipulado, mas tem casos e casos, tem interesses né. mas nao quer dizer que sao todos. como falei antes, nessa eu confio, pra começar o cara tem um nome na frente. nessa oficina pra começo de conversa o cara é rico, os meus 100 pila do teste não é o lucro dele, nao é chinelo. ele prepara os carro do filho da gerdal ele é dono do velopark, o cara mexe com carro de mais de 150 a 300,000 de arrancada. aqui no sul é muito forte o automobilismo, e na regiao metropolitada aqui do sul atende muitas cidades fora da POA.500EF escreveu: Não confio em dino de rolo. Quem tem dúvida eu chamo para colocar do lado. Para mim, isso é não ter medo ao contrário de mostrar um pedaço de papel feito com carro parado e uma infinidade de números que podem ser manipulados da forma que mais convier ao prepara-a-dor (muito comum de se ver por aí, vide o que o pessoal da fool-páuer faz).
eu sei disso pelo meu ex cunhado que vive la dentro. quando for o momento de ter ja testado a telemetria do GPS e pegar meu 0-100 e nao melhorar o tempo, dae passo la pra saber oque esta rendendo, inclusive o GPS incorporado que da a potencia e torque teórico. estimativa melhor dito
entao, tu acha que o cara iria descalibrar a maquina dele so por minha causa pra impressionar os amigo? ate consegui rir agora! hehehehe seria muito comedia mesmo, por um trocado de 100 reais. o cara ta nem ae pra mim! pro meu carro, pro meus numero, etc. alias, tem que ate marca hora de tao charope que o cara é, e com razao, senao vira farofada, tem que selecionar. nesse dinamômetro eu confio, é o mesmo usado pra medir os carro que vao competir la, se tem erro é normal de qualquer maquina. e outra, ate pq nao faço parte da oficina dele, e muito menos conheço ele, o cara é dono e preparador e quem tem um dinamometro nao é pe rapado. se diz que meu motor rende tanto cv, torque, etc pq nao acreditaria, ainda mais na credibilidade dele que so atende elite. repito, é o unico da regiao que tem dinamômetro.
ou eu tenho a opçao de pedir um laudo tecnico la em NH mesmo. aqueles mesmo que faz do GNV etc, eles tem dinamômetro.
agora revistinha de carrinho, topgerar, reportagem de jornal nao me interessa ate pq nao leio e assisto essas tranqueira. tudo manipulado e com interesse financeiros.
"dinamometro" de rua é achometro e tb muito aleatorio(ja ate falei sobre isso aqui. quem pisa primeiro, clima, solo, pneu, peso do condutor, temperatura, desgaste de motor, preparação de motor, vento, combustivel, e por ae vai). acopla um GPS na ECU que a coisa vira científica, aquele treco de celular é piada tb. o resto é medir temperatura com dedo.
se eu ver um carro acelerando em video nao diz nada pra mim.
se eu andar em um carro e acelerar nao diz nada pra mim.
trocar pistao nao é barato e rapidinho rsrsrs de resto eu concordo.500EF escreveu: E voltando ao assunto principal do tópico, eu resumo da seguinte forma:
eu tb acho que é barato fazer taxa, polimento, escape, polia. mas nao vao esperar muita coisa so com isso.
é aquilo quer ter potencia aliada a eficiencia? entao comece abrir a carteira e principalmente acha quem sabe oque ta fazendo.