Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana
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Re: Coletor Admissão N20XF (Roletado)
Acho que muda flauta sim.
E também não bate o diâmetro dos dutos com cabeçote antigo. Vai criar degrau na admissão...
E também não bate o diâmetro dos dutos com cabeçote antigo. Vai criar degrau na admissão...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
eu tenho o mapa de igniçao (firmware hexa) desse modelo, por curiosidade quis analizar esse avanço num programa que monta o mapa em "alto nivel". é bem manso de avanço mesmo.fontana escreveu:minha injeção motronic 1.5.2 sem KS é toda original, meu cabeçote, coletor e bicos do flex, pistão alcool, 14 de taxa, rodo com tudo original, ponto original etc....coloquei um MEG pra atrasar em alta, fiz um esquema pra acionar ele manualmente, mas se uso o atraso o motor amarra em alta.....
nunca quebrei nenhum motor...
tem 12° APMS fisico, e + mapa(lenta fica em apenas 9 a 11° e carga alta 28°) certamente em 14:1 nao vai dar problema em temperatura do ar menos que 50°.
alcool tolera muito avanço, agora se respirar ar quente a coisa muda. ECU como a MS tem retardo por temperatura do ar, antes mesmo de bater se previne com isso.
no meu eu programei conforme a wide me dizia é ele quem diz a eficiencia, ate onde a eficiencia é alcançada ao maximo, quando a mistura fica cada vez mais rica pela adicição de mais avanço na programação, depois se retira o excesso de combustivel do mapa pra AFR da analise ser a adequada. no caso seria lenta em 0.990 lambda
porem, certamente esse meu mega avanço nao poderia ser em taxas muito maior que 12:1
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essas ECO OEM ja saem de fabrica mais mansa justamente por isso. (retifica de cabeçote) se acaba rebaixando tudo e a taxa aumenta. eles deixam uma margem, mas no meu caso nao preciso de margem alguma. eu setei pra tirar o maximo proveito
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Re: Coletor Admissão N20XF (Roletado)
tem algumas coisa a serem vista.
* a ECU ja é programado a largura do pulso pra um tipo de injetor(gasolina de metal aquele amarelo antigo) se tu por o flex certamente vai dar excesso e nao vai render.
* oque era pra ser economico se torna o contrario
* esse injetor maior fisicamente nao sabe nessa flauta, teria que adaptar
* essa flauta nao tem retorno, e tu tem o regulador la na frente
* a tua flauta nao sabe no coletor N20XF tem que adaptar.
* precisaria criar um "convite" na borda do cabeçote, precisa desmontar e mandar criar um 45° na fresa pra equalizar ao do coletor(mas da pra usar assim tb) apesar de nao ser ideal.
ao meu ver o problema todo esta na ECU OEM ja desde o começo. esses tipo de ECU nao são programaveis, e pra mandar "acertar" é um tiro no escuro o pulso correto(como o cara[programador] vai corrigir sem antes testar na pratica?), e tu gasta uma nota nesse treco. não sei se vale apena mexer nisso.
é oque sempre falo, tudo começa pela base da casa(piso) no caso seria a ECU prog. so depois se pensa no ar-condicionado,tv a cabo, internet.
nunca que tu vai ter um rendimento 100% do equipamento moderno em ECU não progravel. ela sempre vai ser o gargalo.
não quero ser estraga prazeres mas agente precisa informar pra nao iludir o pessoal.
* a ECU ja é programado a largura do pulso pra um tipo de injetor(gasolina de metal aquele amarelo antigo) se tu por o flex certamente vai dar excesso e nao vai render.
* oque era pra ser economico se torna o contrario
* esse injetor maior fisicamente nao sabe nessa flauta, teria que adaptar
* essa flauta nao tem retorno, e tu tem o regulador la na frente
* a tua flauta nao sabe no coletor N20XF tem que adaptar.
* precisaria criar um "convite" na borda do cabeçote, precisa desmontar e mandar criar um 45° na fresa pra equalizar ao do coletor(mas da pra usar assim tb) apesar de nao ser ideal.
ao meu ver o problema todo esta na ECU OEM ja desde o começo. esses tipo de ECU nao são programaveis, e pra mandar "acertar" é um tiro no escuro o pulso correto(como o cara[programador] vai corrigir sem antes testar na pratica?), e tu gasta uma nota nesse treco. não sei se vale apena mexer nisso.
é oque sempre falo, tudo começa pela base da casa(piso) no caso seria a ECU prog. so depois se pensa no ar-condicionado,tv a cabo, internet.
nunca que tu vai ter um rendimento 100% do equipamento moderno em ECU não progravel. ela sempre vai ser o gargalo.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
segundo o scaner, meu avanço passa dos 40 em alta, mapa originaldo motor a gasolina, rodo no alcool nos 14 e nunca quebrei nada, conector de octanagem na posição 95, e ainda algumas vezes ligo resitor na temperatura do ar pra enganar o central e dizer que ta mais frio....
Abraços Fontana
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
pois é, 12 + 28 = 40 é oque eu vi la na firmware dessa ECU.fontana escreveu:segundo o scaner, meu avanço passa dos 40 em alta
ta explicado. programações gasolina tem menos avanço mesmo em relação aos alcool. tinha esquecido de comentar sobre isso.fontana escreveu:mapa originaldo motor a gasolina, rodo no alcool nos 14 e nunca quebrei nada
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
14 a minha taxa, 40 ou mais vai o ponto final original da minha injeção......Rafaelo escreveu:pois é, 12 + 28 = 40 é oque eu vi la na firmware dessa ECU.fontana escreveu:segundo o scaner, meu avanço passa dos 40 em alta
ta explicado. programações gasolina tem menos avanço mesmo em relação aos alcool. tinha esquecido de comentar sobre isso.fontana escreveu:mapa originaldo motor a gasolina, rodo no alcool nos 14 e nunca quebrei nada
outro dia passei o scaner numa injeção a alcool, não passa de 30 de final o ponto.......
Abraços Fontana
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
ae depende... é um valor normal esse.fontana escreveu:outro dia passei o scaner numa injeção a alcool, não passa de 30 de final o ponto.......
* depende da cilindrada (quanto mais deslocamento, menos ponto precisa)
* depende do combustivel
* depende do numero de valvulas
* depende do formato da camara
* depende da taxa(menos avanço precisa, quanto maior for a taxa)
* depende se é monocombustivel ou bicombustivel
* depende da variaçao da analise(temperatura do ar, e temperatura do motor)
* depende se esta sobre influencia de algum corretor
* depende se o scanner incluiu o avanço fisico(sensor fonico) alguns scanner não sao exatos, a nao ser um nativo como o Bosch ligado a uma ECU bosch.
todos esses pontos influenciam na equaçao do avanço.
se tu ver um motor 1.0 8V e um motor 2.4 16V ambos monocombustivel a diferença do mapa é absurda.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
motronic M1.5.2 original do Omega 2.0 alcool
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