Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
É fácil entender o que avanço errado faz com o motor... É só desapertar o parafuso do distribuidor e brincar de mexer para lá e para cá... Muda tudo... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Ano: 1995
queria sabe como os engenheiros burros faziam pra calcular o avanço de um motor carbuerado, que funcionava no alto da serra, na beira da praia, no frio do inverno, no calor do verão, sem quebrar, sem deixar de render, e não tinha nenhuma correção magica por temperatura de ar e outros etc.....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
-
- MODERADOR
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
muda mesmo, mas500EF escreveu:É fácil entender o que avanço errado faz com o motor... É só desapertar o parafuso do distribuidor e brincar de mexer para lá e para cá... Muda tudo... hehehe
vai precisar mais do que isso ficar fuçando aleatoriamente. especialmente vai precisar de uma sonda wide e preferencia um KS com modulo externo pra ver se ta batendo(nao usem ouvidos e nariz como alguns fazem rsrsrs quando se ouve botida é pq ja passou da zona de limite, e alguns nem sabem diferenciar tucho descarregando X pos detonaçao), e carburador convenhamos, pode fazer que quiser ali que o ganho é baixo. não é parametro pra eficiencia

tb não adianta fica mexendo o avanço sem saber ao menos qual é o grau correto pra cada tipo motor. como disse antes, existe umas regras a serem seguidas. ta nos livros de engenharia isso. falo por mim, eu tirei o maximo de rendimento do meu N20XF. coisa que la nao souberam fazer(alias souberam, entregaram um carro batendo pino rsrsrs) sao bem inteligentes mesmo. não culpo esses cara nao! quem mandou ter flex virtual. ae se vira negao !
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1993
Rafaelo, naquela IE do (Vectra A) Injeção controla o ponto do carro sozinha? não é igual o monza q da pra ajustar pelo distribuidor né?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
- 500EF
- MODERADOR
Só falei de mexer no distribuidor como curiosidade mesmo.
Porque minha recomendação sempre foi de deixar o ponto no que a fábrica manda. Ou, em caso de conversão sem aumento de taxa, uns 6 graus a mais no inicial.
Porque minha recomendação sempre foi de deixar o ponto no que a fábrica manda. Ou, em caso de conversão sem aumento de taxa, uns 6 graus a mais no inicial.

Sim. Ignição mapeada pela ECU.dbzronaldo escreveu:Rafaelo, naquela IE do (Vectra A) Injeção controla o ponto do carro sozinha? não é igual o monza q da pra ajustar pelo distribuidor né?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
eu sei Eduardo, so estou te falando que influencia na eficiencia do motor mexer la no avanço, e pode se tirar o maximo proveito de um carburador(não tera muito mas tem) usando esse esquema cientifico que falei AFR de potencia certa, KS, mistura wide e tudo mais. so que tem um limite, assim como as IE de ponta. problema que o pessoal ainda esta no tempos das caverna. to pensando em por no mercado um Kock Sensor Meter a baixo custo. é so instalar e verificar a led se bate ou nao... o concorrente ta por 900,00(roubo) faço bem mais barato e com a mesma logica.
nao pensei pq é de fabrica é bom! tu conhece um carro que parte em menos de 5 segundos de primeira a 8° com alcool e100? pois é o meu faz, como ja te mostrei o meu faz isso sem magica alguma. e de fabrica nem com 12° faz, é so saber usar a cabeça. a fabrica de produçao em massa fica devendo essa rsrsrs.
entao ajustar o avanço cientificamente(nao pelo achometro ou pela fabrica de um manual de 30 anos atras) voces vao ter um otimo retorno. que alias a 30 anos atras ferro fundido no escape era a melhor coisa que tinha. hoje se viu que inox é o melhor material.... mas em fim... deixa pra la
lembrei de mais uma ja que tu defende tando avanço originada! tempos atras recomendei que um cara aqui aumenta-se o inicial de 10 a 12°, simplesmente o cara retornou com mais ecomico e um pouca mais forte em subidas. vai saber pq né.
ah esqueci rsrsrs. manual nao se atualiza viu! ja gasolina com alcool sim
o distribuidor é so usado pq so tem 1 bobina pra 4 dae precisa de um negocio mecanico, diferente dos DIS que tem 1 bobina pra cada banco, dae nao precisa de distribuiçao como é meu caso do N20XF
nao pensei pq é de fabrica é bom! tu conhece um carro que parte em menos de 5 segundos de primeira a 8° com alcool e100? pois é o meu faz, como ja te mostrei o meu faz isso sem magica alguma. e de fabrica nem com 12° faz, é so saber usar a cabeça. a fabrica de produçao em massa fica devendo essa rsrsrs.
entao ajustar o avanço cientificamente(nao pelo achometro ou pela fabrica de um manual de 30 anos atras) voces vao ter um otimo retorno. que alias a 30 anos atras ferro fundido no escape era a melhor coisa que tinha. hoje se viu que inox é o melhor material.... mas em fim... deixa pra la
lembrei de mais uma ja que tu defende tando avanço originada! tempos atras recomendei que um cara aqui aumenta-se o inicial de 10 a 12°, simplesmente o cara retornou com mais ecomico e um pouca mais forte em subidas. vai saber pq né.
ah esqueci rsrsrs. manual nao se atualiza viu! ja gasolina com alcool sim

sim, é mapeado, e usado um unico IBGT como driver de ignição pra chavear(veja o topico que fiz explicando isso na pratica). é bem simples. isso nao mudou ate os dias de hoje.dbzronaldo escreveu:Rafaelo, naquela IE do (Vectra A) Injeção controla o ponto do carro sozinha? não é igual o monza q da pra ajustar pelo distribuidor né?
o distribuidor é so usado pq so tem 1 bobina pra 4 dae precisa de um negocio mecanico, diferente dos DIS que tem 1 bobina pra cada banco, dae nao precisa de distribuiçao como é meu caso do N20XF
- 500EF
- MODERADOR
Nao duvido que estes 2 graus a mais melhorem, principalmente na baixa para media.
A questao é que em determinadas situacoes, pode (note bem que eu disse pode) dar problema.
Dia quente, nivel do mar, pe no porão em quarta ou quinta marcha por varios segundos, alcoolina com mais alcool do que devia (e o que devia hoje já é bastante) e esta feito o pior cenario para um motor...
Ai começa a grilar e o cara nao percebe, mantem o pe embaixo e é so esperar a canaleta descer...
A questao é que em determinadas situacoes, pode (note bem que eu disse pode) dar problema.
Dia quente, nivel do mar, pe no porão em quarta ou quinta marcha por varios segundos, alcoolina com mais alcool do que devia (e o que devia hoje já é bastante) e esta feito o pior cenario para um motor...
Ai começa a grilar e o cara nao percebe, mantem o pe embaixo e é so esperar a canaleta descer...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
apenas 2° a mais nao faria isso, se faria com 12, entao é logico que faria com 10 tb. é pouca coisa Eduardo. e alcool tolera muito ponto, mas muito mesmo. e nao vai ser apenas 2° que vai destruir o motor. no caso motor gasolina se nota mais do que a alcool esses 2° a mais. eu se tivesse um carro antigo assim, faria a correçao. a nao ser que o sujeito goste de queimar combustivel no escape. dae tanto faz mesmo se tem 0 ou 18°
e tb mesmo gasolina é pouco pra dar um desastre +2°. agora muito a mais ae começa a ter risco. especialmente nesses sistema que a mistura nao é assistida.... vai saber que regulagem tem, geralmente quem mexe com carburador regula pelo nariz e pelo ouvido. dae da aquela precisao que nem sonda lambda wide consegue ver. rsrsrsrs
e tb mesmo gasolina é pouco pra dar um desastre +2°. agora muito a mais ae começa a ter risco. especialmente nesses sistema que a mistura nao é assistida.... vai saber que regulagem tem, geralmente quem mexe com carburador regula pelo nariz e pelo ouvido. dae da aquela precisao que nem sonda lambda wide consegue ver. rsrsrsrs