Amigos, neste tópico a intenção é divulgar mais fotos do meu Monza recém-adquirido, falar um pouco sobre minha paixão repentina por esse modelo e também postar fotos sobre a evolução que pretendo empreender no carango.
Aconteceu assim: sempre falava para minha mulher que ainda compraria um carrinho antigo.... então, o Monza nem passava pelo pensamento porque não é tão velhinho assim.... ok. Sempre pensei num Corcel I, Opala e, porque não sonhar, também num Maverick. Uma coisa era certa: apenas me interessava um carro no qual eu pudesse "fuçar" em algumas coisas, nunca me interessou um "carro pronto", porque sai bem mais caro e, principalmente, assim como os amigos Monzeiros desse fórum, ou a maioria deles, mexer no carro e trabalhar na evolução dele é o que realmente me dá prazer. Ter o trabalho, e a satisfação, de resgatar um carro meio antigo é algo que não tem preço. Porém ela nunca acreditava na minha promessa.
Era set/2014 e perguntei a meu pai se o irmão dele (meu padrinho Vicente) não teria interesse em vender o Monza dele, um SL/E 1990/1990 vinho, álcool, 2 portas, completo ( menos ar e dh.....rsrrrsrsss, como se dizia na época), carro este que havia sido adquirido em Uberlândia-MG, do 2º dono, há mais de 14 anos e, desde então sempre esteve na posse do meu padrinho. Primeiro ele foi para São Francisco de Sales-MG e depois para Carneirinho-MG, duas cidades bem pequenas e, nos últimos 10 anos de vida o Monza esteve sempre no sítio do meu padrinho Vicente que, embora seja a apenas 800m do asfalto, são inegáveis as marcas de carro de fazenda nele.....
Após esse pequena digressão, ouvi de meu pai:
___ Ihhhhh meu filho, já era..... seu padrinho vendeu o Monza para o filho dele (meu primo Lelei) não tem nem um mês......sorry!!!
___ Ok meu pai..... fica pra próxima então.....snif, snif.....rsrrrrssss
Um mês depois, em out/2014, meu primo Lelei veio em Udi-MG para o níver de nossa vovó e, então, pude olhar melhor o Monza que havia escapado por muito pouco..... Embora ainda tenha muito o que ser feito, pude perceber que o Monzaão tem muitos aspectos ainda originais.
___ Lelei, se for vender esse carro um dia, eu tô na fila ok?
___ Tudo bem padrinho (sim, ele é meu primo e tb meu afilhado), tá anotado.....qualquer coisa eu ligo!
Era 01/12/2014 e o Lelei me ligou:
___ Padrinho, comprei um terreno e preciso vender o Monza. Achei R$ 6.000,00 aqui em Ouroeste-SP. O senhor tem interesse?
___ Me passa o nº da sua conta.....agora!!!
Me senti muuuuito feliz com a compra desse carro pois, apesar de ser, talvez, o mais comum dos Monzas - inclusive na cor - de certa forma era uma realização para mim, pois sabia exatamente o quê estava comprando e também poderia dar prosseguimento à história dele na família.....!!!
Mas alegria de pobre realmente dura pouco. Vejam o porquê:
___ Amooooore, comprei meu carro antigo. O Monza que era do padrinho Vicente!
___ O quÊÊÊÊÊÊ, você só pode estar brincando comigo...
___ Amore, esse carro tem muitos aspectos ainda originais e, por cima, está na família há quase 15 anos...!
___ Lourenço, você só pode estar doente, não há outra explicação.... Santo Deus!!!
Ok.....como não me dou por vencido tão fácil, bolei o seguinte plano para aplacar a fúria da patroa. Na véspera do natal, comprei um chaveiro fru-fru da Carmen Stefens (ela adora essas breguices...rsrsrrsss). Amarrei a chave do meu carro (208 Allure) no chaveiro e coloquei ambos na caixa de presente, tomando o cuidado de esconder a chave do 208 na parte inferior da caixa de presente.
___ Mi Corazón, aqui está seu presente de natal!
Ela abriu e deu de cara com o chaveiro.....ficou louca, pois adora essas coisas. Quando puxo o chaveiro e saiu do fundo a chave do 208..... ela nem se deu conta do que estava acontecendo.
___Então Amor, esse carro agora é seu, e eu fico com o Monza, ok? Precisa dizer que ela topou de imediato????? rsrsrrrsss....
Busquei o Monza em Ouroeste/SP no dia 06/01/2015. Até hoje já rodei com ele cerca de 630 km, contando a viagem de volta para Udi-MG (cerca de 300km). Estou em lua-de-mel com o carango e, aos poucos, vou melhorar a condição dele.
Basicamente a história do Monza "Vicentão" é a seguinte:
*** Monza SL/E, ano/modelo 1990, 1.8L, vermelho rodes, álcool, com opcionais de fábrica: vidros, travas, espelhos retrovisores e porta-malas elétricos, direção escamoteável (rsrsrrrsssss) como de diz aqui nas Minas Gerais, ou seja, com regulagem em altura.
*** Comprado em Uberlândia - MG no dia 30 de janeiro de 1990, na autorizada ABC Irmãos Garcia, que existe até hoje, porém agora sendo de outra propriedade e com o nome atual de AUTUS VEÍCULOS, por uma pessoa de nome CARLOS, com o qual ainda não consegui falar, pois o endereço que consta no manual hoje é ocupado por uma petshop;
*** foi vendido, em data ainda desconhecida, para uma japonesa que o vendeu para meu padrinho, em data ainda a ser descoberta, pois estava de mudança para o Japão;
*** Ficou com meu padrinho por cerca de 14 anos e foi vendido para o meu primo Lelei em setembro 2014;
***Comprado por mim em dezembro 2014, para ficar comigo até o meu passamento......e que demore muuuuuito, se Deus quiser..... amém!!!!!
Depois dessa historinha para boi dormir, com diz o Robson Lott, algumas fotos do Monza "Vicentão":

Ao fundo: Casa da Cultura de Uberlândia - MG

As chaves, ao que parece, ainda são as originais.....embora estejam bem detonadas....rsrrrss

Capa do manual loja de compra da extinta ABC Irmãos Garcia ainda com dados do dia da compra e do 1º dono...!!!

Capa do manual loja de compra da extinta ABC Irmãos Garcia

Capa do manual loja de compra da extinta ABC Garinco - após leve "manutenção" com esponja macia, detergente e água quente. Pequenos detalhes que dá gosto ver!!!


Manual do proprietário

Algumas revisões realizadas.....

Selos da tampa do porta-luvas......mais detalhezinhos que me encantam...!!!

Selo de chassi na coluna da porta do passageiro.....dá pra notar que tá bem encardido...rsrsrssss .... sinais da época em que foi um Monza fazendeiro, ou melhor, chacareiro....kkkkkkk!!!

Tampa do porta-malas.....pintura no "estado da arte"....jejejejejejejee. Ao menos está bem alinhadinha, como várias partes do carro...

Vidro traseiro original. O Vicentão tem todos os vidros originais de fábrica, isso pra mim é uma prova da integridade do carango. Outra coisa: o carro nunca recebeu insulfim, fato que aprecio muito, pois a intenção e futuramente deixa-lo o mais original possível.

Quebra-vento lado passageiro.....original e nunca desmontado antes.

Quebra-vento lado motorista.....igual ao irmão do outro lado.

Vidro lateral lado esquerdo.....logo GM original

Retrovisor e quebra-vento lado motorista...... o retrovisor recebeu um encontrão de um motoqueiro.... terá que ser substituído, mesmo porque acho que nenhum dos retrovisores externo seja original GM

Retrovisor e quebra-vento lado passageiro..... esse retrovisor está bom mas, assim como o outro também não localizei o logo GM nele.....então....

Parabrisa, também com logo GM, embora tenha 2 teias de aranha (trincados).....mesmo assim espero conservar esse parabrisa e, talvez, mandar recuperar as teias de aranha no que for possível.

Vidro porta motorista

Vidro porta passageiro

Vidros laterais traseiros


Portinhola tanque combustível....logo GM

Rodas dianteira/traseira lado direito....notem que 2 pneus traseiros são de medida diferente do original e, embora estejam com menos de 10mkm pretendo unificar todas as medidas futuramente. Todas as rodas (inclusive estepe) e 2 das calotinhas são originais GM, precisam de reparos e vou ter que encontrar alguém que faça o serviço sem "raspar" as rodas, para não tirar os logos e números de série....é trampo para mais à frente....



Rodas originais do lado esquerdo...... mas as calotinhas.....rsrsrrrssssss.... alguém sabe se ainda encontro originais pra comprar????????


Farol e pisca lado direito...... faróis são originais e vou manter os 2, apenas farei limpeza e manutenção.... já os piscas terei que buscar os originais GM... Falta o friso plástico inferior do farol...... se alguém souber aonde achar, agradeço.....rsrsrssss


Farol lado esquerdo


Lanterna esquerda.......mais xing-ling, impossível.....

Lanterna direita.....outra xing-ling..... e olha que já procurei pelas originais aqui em Udi.... tá difícil achar galera....tá que nem cabeça de bacalhau....jejejejejeeee

Essa porc..... de antena instalada fora da fábrica..... gostaria de arrancar fora, o phoda é que vou ter que remendar essa parte da lataria....sugestões?????

Grade dianteira.....parece ser original mas.....alguém poderia me ajudar nesse quesito????

Tampa porta-malas .....alinhamento lado esquerdo.

Tampa porta-malas .....alinhamento lado direito.

Capô..... alinhamento lado esquerdo

Capô..... alinhamento lado direito

Porta lado motorista.....bem alinhadinha

Porta lado passageiro.....esse lado ficava no sol durante toda a manhã no sítio do meu padrinho.....então já viu né.... muito trabalho pela frente


Amigos MONZEIROS,
1ª Manutenção no Monzão.....
Comprei kit novo de embreagem no mês passado.... marca AC Delco, porque a embreagem anterior já não estava em boas condições, muito pesada e com pequena dificuldade de engatar a 4ª marcha....
Me esqueci de registrar com fotos o processo de substituição e também não tenho a foto da embreagem nova, apenas da velha que foi substituída....
Paguei R$ 289,00 no kit embreagem e R$ 44,00 no cabo (Fânia).... meu mecânico, e amigo de infância - Ronaldo - começou cobrando R$ 170,00 pela substituição da embreagem e cabo. Depois desceu para 160,00. Argumentei que o meu carro não era tão difícil para realizar esse serviço, acho que no tubarão é mais complicado porque precisa descer o câmbio.... Por fim, deixou por 130,00 e eu disse que não pagaria mais de R$ 100,00.... e ficou nisso:
Gastei no total R$ 433,00......mas valeu a pena pois, ainda que o Monza não tenha aquela embreagem manteiga....agora está bem mais leve.... seguem fotos....
Caixa e especificação do kit AC Delco....


Bem desgastado já.... perto do limite

Kit substituído.... marca SACHS.....
