DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Carlos, exatamente isso, e digo com propriedade pois eu tive dois modelos álcool com anos de fabricação e modelo distintos, e é exatamente isso, no 93/94 tinha que puxar quarta quase sempre... E isso me irritava muito, um carro como o Monza não segurar a quinta em qualquer subida na rodovia era muito ruim...
Mandava a inteção de deixar o carro mais econômico na rodovia por água abaixo, pois o Brasil não é plano.
Já no meu atual 94/95 sim, suporta mais sim, a subida tem que ser bem íngreme para ter que reduzir, muitas das vezes só de pisar bem no acelerador ele já começa a subir o giro... Fora o ronco do motor que é maravilhoso...
Mandava a inteção de deixar o carro mais econômico na rodovia por água abaixo, pois o Brasil não é plano.
Já no meu atual 94/95 sim, suporta mais sim, a subida tem que ser bem íngreme para ter que reduzir, muitas das vezes só de pisar bem no acelerador ele já começa a subir o giro... Fora o ronco do motor que é maravilhoso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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- Felipe Lichirgu
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Alguns modelos em 1993 já sairam de fábrica com câmbio F18. O meu é F18, original de fábrica. Outro dia andei com um 1988, onde era cambio F16 e estranhei o comportamento do câmbio.
FelipeLichirgu
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Felipe pode realmente ter saído sim, pois não temos a informação precisa de quando começou a sair Monza com F18, estranho essa informação já que o meu antigo 93/94 era F16, mas pode realmente ter saído em paralelo.Felipe Lichirgu escreveu:Alguns modelos em 1993 já sairam de fabrica com câmbio F18. O meu é F18, original de fábrica. Outro dia andei com um 1988, onde era câmbio F16 e estranhei o comportamento do câmbio.
Mas o que realmente muda em 95 é as relações das marchas, pois mesmo sendo F16 e F18 até 94 as relações eram as "mesmas" e em 95 em diante mudaram deixando o carro com um comportamento melhor.
O "mesmas", em aspas, ali é porque tem MUITAS relação diferentes...
A questão de ser F16 ou F18 como o Carlos Freire falou é só a tecnologia do câmbio, sendo F18 a mais recente para Monza, tem engates mais precisos, e o volante do motor para esse câmbio, é maior e mais pesado, o que gera um pouco mais de torque e freio motor.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Para ser sincero eu nunca vi um Monza 94 com F-16... Mesmo sendo 93/94. Em 93 teve as duas transmissões, tanto que para embreagem, até 92 é uma de 94 em diante outra, mas em 93 tem as duas.
Abs,
Carlos Freire
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Talvez esse meu 93/94 era dos primeiros dessa safra Carlos, aquele carro não tinha histórico algum então não posso precisar de que mês ele era... Mas era F16, pois lembro que na época tavam comentando sobre isso aqui no fórum e eu por curiosidade fui la ver...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Realmente, mas pior é que existe inúmeras variantes de F-16 e F-18. Quanto a nomenclatura e a tecnologia aplicada, já sabia, pois já tive contato com alguns manuais de serviço da divisão da Opel, Vauxhall... e eles explicam bem essa questão do câmbio. Meu pai teve um Kadett SL 1990/1991, que usava caixa F-16, a qual era extremamente curta, era super-tranquilo retomar velocidade, com carga em 5ª marcha, consequentemente o carro tinha muita força e muito econômico era. Agora, já tive a oportunidade de andar em um Kadett SL/E 1989 (primeira safra, daqueles marrom, interior monocromático) e as marchas eram mais longas e 5ª principalmente.
Já meu Monza, ele sempre foi tranquilo quanto a estrada, mesmo carregado... Na rodovia, pouco reduzo marcha nele...
Quanto a linha pós 95, já senti essa diferença no câmbio... E, realmente, o de vocês à 100 km/h está uns 3000 rpm, já no meu estaria a uns ~110 km/h.
E em 93, tinha os dois modelos de câmbio mesmo.
Abs,
Felipe.
Já meu Monza, ele sempre foi tranquilo quanto a estrada, mesmo carregado... Na rodovia, pouco reduzo marcha nele...
Quanto a linha pós 95, já senti essa diferença no câmbio... E, realmente, o de vocês à 100 km/h está uns 3000 rpm, já no meu estaria a uns ~110 km/h.
E em 93, tinha os dois modelos de câmbio mesmo.
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Boa noite!
Vendo este tópico, estou com uma dúvida: Na próxima semana vou trocar a parte de baixo que é a gasolina e vou colocar o bloco original que é a etanol. Tenho aqui um câmbio F16 que é do Kadett GSI. O do Monza ainda não sei qual é. Será que compensa trocar o câmbio, já que o motor que está no Monza é a injeção é do GSI?
Abs
Vendo este tópico, estou com uma dúvida: Na próxima semana vou trocar a parte de baixo que é a gasolina e vou colocar o bloco original que é a etanol. Tenho aqui um câmbio F16 que é do Kadett GSI. O do Monza ainda não sei qual é. Será que compensa trocar o câmbio, já que o motor que está no Monza é a injeção é do GSI?
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Re: DIFERENCIA ENTRE F16 Y F18
Meu caro, o lance não é ter "o motor do Kadett GSi" e fazer com que a caixa combine com o motor.
Há vários outros fatores que influenciam.
Dentro da tecnologia da F16 tem-se várias configurações de relações de marchas, e pode ter certeza que a configuração da caixa do Kadett GSi deve ser esportiva: relações curtas que fazem o carro mais esperto, porém sempre com regime de rotações altas.
Daí vai do teu gosto, principalmente se for querer o carro "pronto" pra responder ao mínimo toque no acelerador com consumo mais alto, ou rotações mais baixas, resposta mais lenta necessitando cambiar mais, em prol de um consumo mais contido.
Meu Monza, com motor como o seu, porém vindo de fábrica, tem a F16 com relação 4.19 no diferencial e:
1a. - 3.55
2a. - 1.95
3a. - 1.28
4a. - 0.89
5a. - 0.71
Como pode ver, a 5a. marcha, para economia, traz (em teoria) 113.3Km/h de velocidade real (até 124.6Km/h no velocímetro com 10% de erro) @ 3000 giros no motor nessa marcha. Aaaaaaaaaacho que com o câmbio GSi, vc terá menos velocidade nessa rotação ou mais giros nessa mesma velocidade.
Abraços!
Robson Lott
Há vários outros fatores que influenciam.
Dentro da tecnologia da F16 tem-se várias configurações de relações de marchas, e pode ter certeza que a configuração da caixa do Kadett GSi deve ser esportiva: relações curtas que fazem o carro mais esperto, porém sempre com regime de rotações altas.
Daí vai do teu gosto, principalmente se for querer o carro "pronto" pra responder ao mínimo toque no acelerador com consumo mais alto, ou rotações mais baixas, resposta mais lenta necessitando cambiar mais, em prol de um consumo mais contido.
Meu Monza, com motor como o seu, porém vindo de fábrica, tem a F16 com relação 4.19 no diferencial e:
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Como pode ver, a 5a. marcha, para economia, traz (em teoria) 113.3Km/h de velocidade real (até 124.6Km/h no velocímetro com 10% de erro) @ 3000 giros no motor nessa marcha. Aaaaaaaaaacho que com o câmbio GSi, vc terá menos velocidade nessa rotação ou mais giros nessa mesma velocidade.
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Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
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