Gm aspirado 2.2 cabeçote roletado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Gm aspirado 2.2 cabeçote roletado

Mensagem não lida por mcgyvernunes »

Astra é um canhão por si, mais trocar pistões e td mais fica pro meu futuro projetinho de um Monza sr haabbaaba
Parabéns pelo carro! Ignição CDI? Como assim? Teu carro beira quantos cv?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

mcgyvernunes escreveu:Boa tarde, são nessas horas que me pergunto que tipo de curso de mecânica que fiz haahahahaaha pqp não sei essas paradas básicas de siglas e tal.
Ta mais que certo explicar amigo, sou a favor disso! Mais de qualquer forma não peguei bem esses termos n20.. Igual o motor do calibra c20 alguma coisa, sei agora que o 20 significa 2.0 Hahaahaja
com o tempo vai se aprendendo tenha paciencia hehehe. eu tb era como voces, é natural...
mcgyvernunes escreveu:bom como assim 2 décimos a mais no STD? Sim o motor 2.2 é 9.2;1.
entao ele ta com 9.4:1 de taxa. o cabeçote roletado STD sobe +0.2 de taxa apenas trocando ele. ele tem 1.3mm de reserva pra rebaixar. e ele N20XF pro X20XE(flex 2.0 convencional) sobe de 11,3 pra 11,5 (a parte de baixo de ambos sao identicos). portanto tu esta com 9.4:1 nesse momento sem ter rebaixado o cabeçote.
mcgyvernunes escreveu:Ou seja sua dica de passar da taxa original pra 10.5;1?
exato, aproveita oque ja tem e gaste pouco. queimar um cabeçote pra andar com taxa baixa pro alcool ao meu ver é burrice. deixa quieto como ta o bloco, e quando for retificar ae sim faz a coisa completa. porem tem que rebaixar o cabeçote e ainda sobra 1mm de folga.
mcgyvernunes escreveu:avanço você diz no ponto do motor?
exato, aumentar o avanço, porem a tua é ECU original(OEM) complica demais fazer isso. e é muito caro 200 a 350,00 um reprogramaçao que nao tem garantias.
mcgyvernunes escreveu:Tua ie não é programavel?
sim, faço o ajuste de avanço em tempo real e de graça. por isso se torna melhor e flexivel em relação a OEM.
mcgyvernunes escreveu:catalisador aqui não tem mais, é oco, só preciso por um abafador no lugar, 4x1 vem depois do cabeçote, ai vou ver entre a inox ou uma de aço mesmo porem se for viável $$ o banho de caramica não tornando o preço de uma em inox faco ela
legal, isso, banho de ceramica pra "imitar" inox é uma boa mesmo. mas veja um carbono decente, pq tem uns ae no mercado que sao muito medonhos...
mcgyvernunes escreveu: a polia regulável é pra adiantar o ponto? E quanto?
ponto nao. é pra acionamento das valvulas...

serve pra adiantar(favorece torque baixa-media) ou atrasar(favorece potencia media-alta). atrase -6° que nao vai embaralhar. senao tem marcação use um disco de grau pra comandos e faça a marca na polia como referencia pra -6°. essas polias geralmente nao tem marcaçao alguma.
mcgyvernunes escreveu:Então você diz que consigo atingir 150 cv medianos usando taxa de 9.2;1 pra 10.5;1 no roletado, rodando na gasolina com polia e 4x1? Pretendo chipar ele mais tarde depois que por o cabeçote roletado, e oque eu quero da vida pro meu carro?
achei que ja tinha posto o roletado, isso, eu nao chiparia nada. só com isso ele vai ficar muito forte. quando tu fizer vai notar isso pode apostar. ideal se fosse uma programavel né, ae sim daria um belo ganho.

mcgyvernunes escreveu:Um carro mais forte pro dia a dia quebnao bebaa igual ah um v8, nada muito exagerado, tanto que ate agora minhas idéias elas não passaram pro lado que diminuirá o consumo e tal, meu carro atualmente faz de 7 a 8, e obvio que nas primeiras semanas de cabeçote novo vou gastar um pouco mais pela empolgação, mais isso são detalhes, hahaha,
vai gastar menos combustivel pq tu vai aumentar a eficiencia volumetrica do motor com isso. o resto é brinde, mexer na curva de potencia nao faz gastar mais ou menos, a taxa alta vai suprir o 4X1. entao na piores das hipóteses ele vai empatar o consumo de antes.

esses 2.2 o motor é pequeno pra o omega, muito peso e baixa eficiencia.... eu tenho um 3.0 manual e é ate economico pra o motor. quando tu mudar pro roletado e taxar vai notar ele mais economico. :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Opa boa tarde, então eu não sei de qual região VC é, mais tem a prado aqui pro sul "obvio eles querem vender o peixe deles" mais falaram que tinha uma ótima reprogramação que meu carro ficaria muito bom e ganharia algo em torno de 15cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Não caia nessa...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Não eu não botei o roletado ainda, a taxa dele original é de quanto? Então eu botando ele não precisa tirar nada( e que eu acho que vice foi respondendo achando que eu já tinha posto o cabeçote rs, eu atrasando e -6 graus com esse cabeçote o motor vai se comporta como?
Irei aumentar a eficiência apenas botando cabeçote sem mexer em nada, só pela taxa? E sobre o filtro você acha que um melhor redimensionamento de ar frio nele não é bem vind0? Aaah os 3.0 nen me fala um sonho, e gasta oque meu humilde 2.2 gasta, e anda né hahaha, olha esse motores comparados a os/seis são bem fracos mais vou te fala que pelo menos os 4.1 não fico muito atraz não. Obrigado pelas dicas aeee
mcgyvernunes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

500EF escreveu:Não caia nessa...
n entendi
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

remapeamento de ECU OEM a pessoa tem que conhecer muito bem a fundo os mapas pra nao mexer no hexa errado kkkkkkkkkk é achometro ate descobrir que mapa é. e estipular uma potencia 15CV é um pouco complicado de aceitar... mas nao deve ser impossivel tambem. é certo que vai ter aumento de potencia e torque. mas quanto? nao se sabe. teria que por no dinamômetro antes e depois do remapeamento, e de preferencia em dinamômetros diferentes e nao no lugar do remapeamento claro...

se tem uma coisa que me perturba ate os dias de hoje é essa tal potencia fake da GM antiga o famoso 116 é 116 aqui, é 116 ali, é 116 lá. algo de muito obscuro tem nisso e eu sei o motivo. imposto$ antigamente eles reduziam a potencia(limitavam no dinamômetro um certo numero) dos motores e esse numero lindo 116cv foi escolhido. entao esses motores rendem muito mais que 116cv eles foram castrado de fabrica, e geram bem mais potencia que isso. é a potencia oculta.

se for fazer remapeando, vao aumentando o avanço vai ter mais torque e potencia.

116......

116 pra monza EFI 2.0
116 pra C20NE astra,vectra MPFI 2.0
116 pra C22NE omega MPFI 2.2

so faltou colocarem 116 pro omega 3.0

conta outra por tio aqui acreditar kkkkkkkkkkk

tudo motor castrado de la fabrique origilane!

eu acho caro remapeamento pelo pouco retorno, mas pra quem nao tem mais recurso de expançao é uma boa tentar. mas tente com quem mexer com isso a tempos e tem nome na praça. nao conheço ninguem pq minha area é programaçao, e nao re*programaçao OEM.

----------------------

no bloco flex é 11.5:1

pois é achei que ja tinha ele.

normal... a unica diferença que tu vai sentir que ele tem mais folego em rotaçao mais alta, sobe o giro mais rapido, e vai sentir um pouco de perda de torque em baixa, por isso que é bom nao aumentar mais que 6° oque ja é ate bastante pra um comando stock.

isso, so pela taxa, e obvio né, pelo cabeçote com balancim rolete ele faz menos força no motor portanto nao rouba potencia. isso te traz mais potencia/torque/economia. sobre o filtro no teu caso nao tem muita diferença, captar ar frio nao vai trazer mais potencia. é lenda isso... ate pq a ECU se auto ajusta tanto pro frio como pro calor do ar admitido... o beneficio fica pela vazao do filtro, mas no teu caso nao faz muita diferença. teria que ter um sistema de escapamento mais polido e menos rugoso, camara das valvula lisa, sem restriçao na admissao, coletor liso do N20XF ae sim é um conjunto completo. agora so o filtro pouco muda se é que muda ainda... eu que tu nao colocaria nada. a nao ser que tivesse um bom motivo.

pois é 6 a 7 cidade 10 a 11 estrada e tem 177cv e 24kg setado na O95. andam bem, problema do 4.1 que é mais fraco e gasta mais rsrsrs mas tem quem goste...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

mcgyvernunes escreveu:
500EF escreveu:Não caia nessa...
n entendi
Tenho aqui gravado um relato de gente que já trabalhou nestas chipeiras de grife.

Conta cada coisa assustadora.

Por exemplo, quando o dono do carro insistia em ficar perto, olhando o que estavam fazendo, o dono da chipadora famosa convencia o sujeito a sair para um lanche e mandava o funcionário colocar um simples resistor no sensor de temperatura. Aí, cobrava caro (mas caro mesmo!) pelo "remapeamento".

Teve outra dele ser procurado pela ruinday quando importaram os lerdosters e deu todo aquele reboliço porque a pré-venda era do modelo com injeção direta e depois trouxeram a versão mais manca que existia para cá. Muita gente insatisfeita com a potência iria detonar as vendas. Então tiveram a brilhante idéia de chamar o mais famoso dos famosos chipeiros do Brasil para resolver a situação. Mandaram um carro para ele trabalhar em cima até conseguir tirar mais potência que os 128cv (objetivo era empatar com os 140 da versão com injeção direta).

Como tinham milhares de unidades paradas no pátio, antes de mandar para a concessionária, isso seria o sonho de qualquer chipeiro. Se cobrasse 100,00 para cada um (e seria bem mais do que isso), acordaria rico na manhã seguinte.

A única condição que a importadora colocou para o chipeiro é que tudo teria que ser via software. Eles trocariam a programação de todos os carros, mas não instalariam nem modificariam absolutamente nada mecanicamente.

Se fosse tão fácil arrancar 15cv como eles prometem sempre, seria dinheiro fácil como nunca se viu.

Mexe daqui, mexe dali, horas em cima de dinamômetro, notebook nas coxas, sobe curvas de avanço, mete combustível e.... NADA!!!! A fábrica levou o carro modificado para casa e constatou que não mudou absolutamente p#$!@ nenhuma!!!

Também contou altas histórias de injeção programável (acho que era fueltech) em corridas oficiais que deram errado.

Posso até ver com o autor se tenho autorização para divulgar. Acho que seria interessante alertar a galera para o que rola por aí... ;)

------------------------------
@Rafaelo,

A faixa de IPI por potência e não por cilindrada ia até 99cv e acima de 100cv.

Então, não justifica eles terem mentido os 116cv por conta disso. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder