Motor rateando na lenta depois de quente

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rodrigo e Carla
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por Rodrigo e Carla »

Bem amigo Roberto. Tenho minhas desconfianças que isso acontece porque a valvula termostatica libera agua para resfriar o motor e acaba molhando alguma das velas
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jesuino b ferreira
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Mensagempor roberto1509 » 12 Mai 2015, 14:35

boa tarde
tenho um monza 91/92 completo- ar que ta falhando assim que a temperatura liga a ventoinha ai o bicho falha de soltar uns pipocos perde a forca , mas isso so acontece depois que a ventoinha arma
Olha eu aqui de novo! Pra dizer que meu módulo HEI Delphi abriu o bico.
O carro funciona bem até o motor esquentar. Aí morre do nada, seja na marcha lenta, seja na alta rotação.
Depois de frio funciona normal.
Não sei o que está acontecendo. Será que a qualidade dos módulos HEi piorou?
viewtopic.php?f=3&t=27911#p398652

leia esta mensagem e o link,que pode achar sua resposta amigo :smt023
matheusrsouza
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Aquela tomada que pega ar do 4° cilindro pro hidrovácuo é o calo no pé dos GMs antigos, talvez tenha sido o grande erro de engenharia da GM na época, na minha opinião.

É comum o 4° cilindro falhar e queimar a junta do cabeçote bem ali, por conta disso. :(
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Rodrigo e Carla
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por Rodrigo e Carla »

Onde, exatamente fica essa tomada?
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Carlos A. Freire
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rodrigo e Carla escreveu:Onde, exatamente fica essa tomada?
Eles estão falando dos modelos de Monza com carburador. No EFI não ocorre esse problema.

Abs,

Carlos Freire
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Rodrigo e Carla
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por Rodrigo e Carla »

Obrigado Carlos. Sempre disposto a ajudar, e com resposta exatas .
Bem deixa eu te fazer uma outra pergunta nada a ver com essa mas, mas é sobre monza. Achei um monza 2.0 mpfi vendendo. Sempre gostei desse modelo tb. So que o dono atual dele tirou o sistema mpfi e colocou um sistema de caburação simples no carro pois dis ele que deu problema no sensor de fluxo de ar e o carro nao estava funcionando, mas ele tem todo o mecanismo mpfi guardado é muito complicado de mecher nesse sistema tem facilidade de peças?
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Carlos A. Freire
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sistema MPFI Le Jetronic (analógico) é bom quando funcionando, não é dos melhores mas cumpre seu papel. Já quando precisa de manutenção, se não tiver reparador preparado e com conhecimento torna-se um grande problema. Outro problema são os custos das peças e dificuldade de encontrar. Na parte de injeção não se coloca scanner por ser analógica, o que dificulta ainda mais o serviço e entendimento dos reparadores que não dominam esse tipo de IE.

Esse sistema foi utilizado no Monza Classic (entre 90 e 93) como opcional, Gol GTI, Santana Executive, Escort XR-3, Uno 1.6R MPFI e mais alguns.
Como pode perceber, não foi utilizada em larga escala o que dificulta a manutenção e disponibilidade de peças, principalmente por já ter muitos anos.

Se acontecesse comigo, apesar de não gostar de adaptações, não mudaria para carburador, atrasando ainda mais o projeto e sim tentaria uma IE mais moderna e digital.

Abs,

Carlos Freire
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Robson Lott
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Re: Motor rateando na lenta depois de quente

Mensagem não lida por Robson Lott »

Até como proprietário de um modelo com a LE-Jetronic, concordo com o Carlos!
O lance do VAF, como há muita informação na internet, e, como todos nós sabemos que na internet acha-se mta coisa boa, mas também mtaaaaaaa coisa sem fundamento, a manutenção de uma VAF é difundida de maneira errada por muitos reparadores e futucadores! ;)

Aí no RJ eu consertei o VAF de um ex-Vectra 1996 que tive. Foi com o Rafael Bakker (googleia ele que é facil encontrar seus contatos) e ele tem muito domínio do assunto. O principal problema de uma VAF dessas, de acordo com o conversado com ele, é FUÇAR nele!

Com essa VAF reparada pelo Bakker, fui de BH ao Ecuador nesse Vectra, usei ele durante meses e ainda voltei até Rio Branco-AC sem nunca ter dado nenhum tipo de problemas por essa peça. Vendi esse Vectra para um amigo monzeiro (Malagoli) que até hoje não reclamou de problemas desse sensor.

O custo do reparo, na época, foi de 230 reais + envio. Acho que a troca de um sistema de injeção eletrônica, seja ele qual for, para um carburador, não é justificado por uma boa pesquisa na internet e encontrar a pessoa bem recomendada, e pagar um valor desse pra ter a peça devidamente reparada, num é?!

Ah, detalhe: o meu VAF tava estragado (obviamente!) pelo mesmo motivo acima: fuçação! :lol: Sim, eu mesmo! Segui aqueles "tutoriais" da internet, e até furadeira usei na placa de contato do VAF do pobre coitado do Vectra. Como não podia ser pior, a furadeira escapou e deixei essa placa cair no chão. Uma lasca do material de cerâmica se quebour, quase que fazendo descartar a peça toda! Não me pergunte o q q o Bakker fez, mas a peça foi devidamente recuperada! ;)

Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
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:cachaca:
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