Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Fabrizzioviana
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Fev 2015, 10:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por Fabrizzioviana »

500EF escreveu:Imagem
Volume do cilindro: 499,558 ml

Volume da câmara STD:

(499,558 + X ) / X = 11,3 neste caso o X=11,3 é o que? a altura do cabeçote -1,2?
11,3X = (499,558 + X)
11,3X - X = 499,558
10,3X = 499,558
X = 48,500776699 ml

Se tirar 1,2mm do cabeçote STD, considerando 5ml / mm de rebaixo:

Novo volume da câmara:
48,500776699 - (1,2 * 5) = 42,500776699 ml

Nova taxa:
( 499,558 + 42,500776699 ) / 42,500776699 = 12,8:1
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por 500EF »

Fabrizzioviana escreveu: Volume do cilindro: 499,558 ml

Volume da câmara STD:

(499,558 + X ) / X = 11,3
11,3X = (499,558 + X)
11,3X - X = 499,558
10,3X = 499,558
X = 48,500776699 ml

neste caso o X=11,3 é o que? a altura do cabeçote -1,2?
Não.

X é a incógnita da equação. Temos todos os dados de fábrica do motor STD, menos o volume da câmara (tudo que sobra de espaço quando o pistão está em ponto morto superior (PMS).

Então, neste cálculo aí em cima, o objetivo era achar o volume da câmara de um motor 2.0 flex standard. Que agora sabemos ser igual a 48,500776699 ml.

Aí vem a segunda parte da conta para o seu motor, partindo da informação que você deve ter dado na época de que teria 1,2mm a menos no cabeçote:
Se tirar 1,2mm do cabeçote STD, considerando 5ml / mm de rebaixo:

Novo volume da câmara:
48,500776699 - (1,2 * 5) = 42,500776699 ml

Nova taxa para parte de baixo 2.0 flex STD e cabeçote com 1,2mm a menos:
( 499,558 + 42,500776699 ) / 42,500776699 = 12,8:1
Ficou mais claro agora?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por Rafaelo »

so lembrando que o volume da junta esmagada é voltada pra 1.45mm
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por 500EF »

Do jeito que eu calculo, tudo que sobra de espaço com o pistão em cima (inclusive a junta esmagada) já está na conta. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Fabrizioviana

Fuçando no ML encontrei este cabeçote roletado com um preço justo R$ 800,00 : (nao sei o estado e c ele c aplica no seu carro)

Imagem

Imagem

abraço
Editado pela última vez por DÉCO em 26 Jun 2015, 14:54, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Do jeito que eu calculo, tudo que sobra de espaço com o pistão em cima (inclusive a junta esmagada) já está na conta. ;)
se a pessoa for fazer separado vai precisar do volume da junta. vai depender da forma, eu faço separado.

quando eu fiz o calculo do meu motor obtive 1.45mm e realmente eu medi com as lamina la da frente do coletor e deu 1.45 a 1.5
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por 500EF »

Do seu jeito tudo é medido, com o motor aberto (mais preciso).

Eu fiz apenas cálculos (com motor fechado) a partir dos dados de fábrica do motor 100% standard. E depois, por diferença, desconto o volume reduzido da câmara na base de 5ml / 1 mm de rebaixo no cabeçote 2.0E e calculo a nova taxa. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fabrizzioviana
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Fev 2015, 10:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por Fabrizzioviana »

Rafaelo escreveu:so lembrando que o volume da junta esmagada é voltada pra 1.45mm


Boa tarde, Rafaelo!

Ainda não consegui fazer funcionar meu omega com cabeçote roletado, segundo o mecanico a pressão de oleo no meu motor (original) é maior do que a do motor do astra (original do cabeçote roletado), assim quando se dá partida o tucho mantém as válvulas abertas e não dá compressão. Esta informação procede? Não sei mais o que fazer, estou quase desistindo de colocar o roletado. A furação do comando roletado para adaptação do rotor está aparentemente perfeita. e mesmo se não tivesse, quando eu coloquei a bobina DIS ligada em série era para te funcionado, pois ela estaria soltando centelha nos 4 cilindros ao mesmo tempo.
Responder