Carro falha e morre

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Carro falha e morre

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

AMANDA CHAVES escreveu:fiz a pergunta sobre as velocidades que no caso sao estagios da ventoinha . pois e minha ventoinha estava no estagio dois , mas o eletricista disse que nao teria necessidade dela ja arma no estagio 2 entao dimunui pro 1 .. so que agora o ponteiro da temperatura sobe quase todo.. e demora muito pra descer .. antes nao estava assim ... mas como ele disse antes que nao tinha necessidade dela ja arma no 2 .. agora nao sei se vouto e peço pra ele colocar novamente no estagio 2 !!! ;( ...

Se seu Monza 96 ativava a ventoinha do radiador na segunda velocidade, teria de verificar o motivo dessa ocorrência e não fazer alterações.
Recomendo que deixe o carro na condição original e verifique possíveis problemas no sistema de arrefecimento e no fluxo de ar que passa pelo radiador. podendo ter problema de obstruções interna ou externa no radiador, radiador com aplicação incorreta para esse Monza, ventoinha com defeito (girando mais devagar que o normal), ventoinha com aplicação errada para esse Monza ou problemas elétricos em chicotes ou aterramentos.

Vale lembrar que a hélice da ventoinha para modelos com A/C tem 5 pás, o motor é menor comparado ao modelo sem A/C e o defletor é de metal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
AMANDA CHAVES
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por AMANDA CHAVES »

ok dutra s a ,, vou levar novamante no * eletroburro* rs e pergunta se ele sabe o modo originalmente dele fincionar , antes de pedir pra ele troca vou levar no mecanico pra ver como o arrefecimento dele ja que ele esta com uma idade avançada . minha tristeza e acha um mecanico que realmente me ajude e nao me complique :oops: me deseje boa sorte!
*
*o que temos pra hj e sdd!!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Amanda, a dificuldade com " eletroburros " e " mexanicos " nao acontece so com vc, ta cada dia mais dificil encontrar gente competente e de boa vontade para reparar nossos " antigos " como eles merecem, POREM , vc esta no lugar certo, com o tempo vc vai entendendo como tudo funciona e vai ficar muito mais dificil para eles te " enganarem " , afinal vc a partir de agora nao é mais " leiga "

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

os cabeçotes pra alcool nao tem ou é só tampado ?
o cabeçote do monza movidos a etanol nao tem o furo.
se for por esse buraco entao na galeria de saida de valvula de escape há um duto que leva pra esse buraco ?
sim.
mas so nos gasolina ?
sim.
ou os cabeçotes dos gasosa e alcool possuem caracteristicas muito diferentes por causa desse furo ?
tirando o furo,sao iguais.
e isso so seria nas quatro galerias de escape ou so 2 ou 1 ?
vou responder outro dia,mas acho que sao nos 02 cilindros do meio.
uma vez olhei e acho que era isso mesmo.

da um zoom na foto que vai ver o outro lado do cabeçote bem do lado do corpo da valvula.
Imagem

depois tiro mais fotos focando essa questao do furo da EGR.

essas informaçoes eu nao tenho
abs estamos ai
vai ter,depois te passo meu amigo :smt023
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

gente , a funcionabilidade da ventoinha sao de 2 velocidades porque a caixa de reles ja diz isso , rele da primeira e rele da segunda , hoje fiz o teste e foi como descrevi , a primeira so entra no ar acionado , a segunda so quando chega aos 101graus ou seja quando necessario , portanto alguns carros como o do professor freire que ta sempre em dia , como sistema de arrefecimento limpo , tudo certo e correto ..... é mais facil da primeira ja dar conta de resfriar o motor quando liga o ar condicionado e a segunda so vai entrar quando chegar aos 101c independente do ar ja ta ligado ou nao ,

agora se o sistema efi entrar com a primeira velocidade sempre nos 101 e se detectar que a temperatura nao abaixa e solta a segunada velocidade pra mim é novidade

amanda , reparadores automotivos desonestos é o que mais tem e sei como é porque passei por isso e muito , portanto se voce adora seu monza como eu e muitos aqui , voce tem a obrigaçao de sempre esta acompanhado tudo aqui no forum quando possivel , relacionar suas duvidas com a gente , compartilhar suas relaçoes com o seu carro com o forum , pois aqui voce dispõe de um verdadeiro curso de eletrica, injeçao eletronica e mecanica com os membros que possuem graduaçao tecnica muito elevada , correta e exata , honestos , prestativos e tudo que se adere com respeito e responsabilidade , entre todos os top-guns : professor carlos a. freire , waldir, rafaelo , vr silva, jesuino ......e porai vai , ao estar participando do forum ira saber mais ,
mas lembre-se ! compartilhamos informaçoes de apenas um vicio e paixao que é o monza

apredendo aqui , lendo topicos buscando informaçoes , nao sera de grande preocupaçao voce manter seu carro em dia com a manutençao
pra voce ter ideia segue os links a seguir vale a pena olhar
viewtopic.php?f=33&t=20956
viewtopic.php?f=20&t=23054

grande jesuino , se puder use uma lanterna mirando nas galerias por onde possa ver a entrada do tubo ,porque mesmo com o zoom so parece uns furinhos , ate la vou ser obrigado a dar um pulo no desmanche que conheço pra analizar isso rsrsrsrsrsrr
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR

agora se o sistema efi entrar com a primeira velocidade sempre nos 101 e se detectar que a temperatura nao abaixa e solta a segunada velocidade pra mim é novidade

Essa funcionalidade da ventoinha do Monza com A/C já foi discutida muitas vezes aqui no fórum, em vários tópicos sobre o tema. Sabemos que até 94 entra a segunda velocidade e 96 entra a primeira velocidade, e 95 tem os dois, então não sei dizer exatamente quando houve essa alteração.

Meu carro sempre teve e tem o sistema de arrefecimento limpo, mas de outros não e não dá problema por conta disso, a não ser por obstruções e nesse caso, nem a segunda velocidade vai resolver, como estamos acostumados a ver aqui no fórum e outros lugares.

No Monza 96, em condições normais, sem ligar o A/C, quando o marcador do painel chegar no meio, a temperatura estará 101ºC e vai ligar a ventoinha na primeira velocidade e desligar quando chegar perto de um quarto do marcador, 94ºC ou 95ºC.

Se por alguma razão a temperatura exceder e passar do meio de escala, vai entrar a segunda velocidade, vai baixar, quando entrar no meio de escala entra a primeira velocidade e termina o processo com ela. Não sei dizer exatamente a quantos graus ou qual posição no painel entra a segunda velocidade, pois o meu sistema funciona corretamente e não entra. Não gosto de mexer onde está quieto e funcionando bem apenas para testar, mas sei que perto de três quartos do marcador com certeza está na segunda velocidade.

No meu Monza, se parar o motor quando o marcador chega no meio de escala, esperar entre 5 e 10 min, o marcador passa do meio ao ligar o motor e já entra na segunda velocidade, entra no meio de escala, aciona a primeira velocidade até terminar o processo de resfriamento.
Somente nessa condição e com A/C ligado é que vejo ou ouço a segunda velocidade entrar.

Com A/C ligado, motor frio ou não, entra a primeira velocidade, fica um tempo nela e depois de algum tempo entra a segunda. Depois fica alternando entre primeira e segunda velocidades conforme necessidade da pressão do sistema de A/C e ou temperatura do motor.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Complementando a explanação do Carlos Freire...

No meu Monza atual, GLS 2.0 94/94, ao ligar o ar condicionado é acionada imediatamene a baixa velocidade (rotação) do eletro ventilador, que só vai ser desligada ao desligar o ar ou cortar o motor.
Durante o funcionamento do motor, independente da temperatura do motor, entra eventualmente a alta velocidade.
Com ar desligado ou desligado, quando a temperatura do motor atinge o meio da escala, entra a alta velocidade, sempre.
No meu carro a baixa só funciona com ar ligado, o tempo todo. Comprei esse carro com 88 mil km, não sei se foi modificado.
No meu Monza anterior, GLS 2.0 94/95, ao ligar o ar condicionado, não entrava o eletro ventilador.
Se o ponteiro atingisse o meio da escala, entrava a alta velocidade.
Com ar desligado, ao atingir o meio da escala, entrava a baixa velocidade. Ou seja, a baixa só entrava com ar desligado, e a alta com ar ligado.
Nunca entrou a alta com ar desligado. Comprei esse carro com 28 mil Km, muito provavelmente nunca foi modificado ou mexido.

Nota: Tendo lido a informação do Monza Club sobre a existência de um boletim de serviço o qual recomenda fazer um 'jumper' entre os fios terra dos dois circuitos de acionamento do eletro ventilador, fiz uma checagem e não constatei essa ligação. Os dois circuitos funcionam independentemente, isto é, um deles aciona a baixa e o outro aciona a alta. Se houvesse o tal 'jumper' só entraria a alta, qualquer que fosse o circuito acionado. Acho... :smt017

Nota2: Já li em vários lugares que o eletro ventilador possui outro comando, este ligado à velocidade do carro. Li que acima de determinada velocidade o eletro ventilador é cortado. Acho que 90 Km, se não me falha a memória. Esse comando deve estar ligado ao sensor de velocidade, o mesmo que aciona o 'cut-off'. Já pensei em testar se isso é verdade, ligando um led em paralelo com o eletroventilador, de modo a ver de dentro da cabine como ele fica a 100 Km/h, por exemplo. Claro que não é tão simples confirmar isso, seria preciso forçar o acionamento e acelerar rapidamente, para ver se ele desliga antes da temperatura baixar até o ponto normal de desligamento.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR

A informação que tenho é que acima de 80km/h a ventoinha não é acionada. Como o controle de acionamento da ventoinha é feito pela UCE, fica fácil fazer esse gerenciamento. Só não tenho informações se com A/C ligado, dessa velocidade para cima a ventoinha também desliga.

Isso é mais fácil ver com scanner acoplado ao sistema. Com ele dá para verificar se a ventoinha foi ativada ou não. Foi desta forma que fiz o teste de Cut-Off do meu Monza, que só entra em velocidades acima de 60km/h e engrenado. Mas na época não me lembrei ou tive curiosidade de testar a ventoinha.

Quem sabe da próxima vez que pegar o scanner emprestado com um amigo reparador eu faça o teste da ventoinha acima de 80km/h.

Acima de 80km/h o fluxo de ar passando pelo radiador é grande, talvez por isso colocaram a ventoinha para não funcionar.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder