
Para quem acha que não tem problema andar sem termostática
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Para quem acha que não tem problema andar sem termostática
Algumas informações a respeito de lubrificação, retiradas do manual de serviços dos omegas A (1993 a 1998):


Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
é um absurdo o que esse pessoal faz tirando uma peça vital de um motor. é sabido que todo motor funciona mais economico com ele mais quente, justamente por causa que o motor precisa Menos combustivel com ele mais quente, tornando ele mais eficiente. oque temos hoje é até um aumento na temperatura de funcionamento dos motores inclusive. por exemplo, hoje temos motores operando em 105°C(liga 1° velocidade) como é o caso de alguns GM, os oleos hoje sao sinteticos mais resistentes a contaminação, hoje as IE sao mais eficientes. antigamente ligavam em meros 88°C tirando muito do aproveitamento termico do motor.
nesse motor que uso N20XF que é praticamente todo original de fabrica, a VT abre(monitorando pela ECU) começa a abrir nos 83°é nesse momento que observo a temperatura diminuir um pouco ate uns 79° depois começa a subir quando mistura a agua fria da quente. apenas 3° não sao capaz de partir um bloco no meio como os boqueta alegam! e tem outra. essa queda da temperatura de 3°é dada completamente pelo que observei em 2 a 3 minutos, muito tempo menos.
e mais uma, a fase de aquecido termina depois que se abre a valvula VT la pelos 85°C
entao pro pessoal que teima em andar sem ela, teu motor vai andar na fase de aquecimento(enriquecimento), vai consumir bem mais, poluir mais, e ainda contaminar o oleo ja que o não vai esquentar e evaporar o combustivel da fase rica do carter.
ou seja fazer isso é pedir pra matar o motor mais cedo, cuidado.
nesse motor que uso N20XF que é praticamente todo original de fabrica, a VT abre(monitorando pela ECU) começa a abrir nos 83°é nesse momento que observo a temperatura diminuir um pouco ate uns 79° depois começa a subir quando mistura a agua fria da quente. apenas 3° não sao capaz de partir um bloco no meio como os boqueta alegam! e tem outra. essa queda da temperatura de 3°é dada completamente pelo que observei em 2 a 3 minutos, muito tempo menos.
e mais uma, a fase de aquecido termina depois que se abre a valvula VT la pelos 85°C
entao pro pessoal que teima em andar sem ela, teu motor vai andar na fase de aquecimento(enriquecimento), vai consumir bem mais, poluir mais, e ainda contaminar o oleo ja que o não vai esquentar e evaporar o combustivel da fase rica do carter.
ou seja fazer isso é pedir pra matar o motor mais cedo, cuidado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- AMANDA CHAVES
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
boa noite ... bem o meu maxicano tirou a termostatica , e agora a agua do reservatorio demora a aquecer .. e oponteiro que mede a temperatura demora muito a descer ,, antes ja tinha mexido na ventoinha mas agora ela ta do mesmo jeito que antes,, armando ja no estagio 2 * acho que isso * mas ai ele tirou essa peça e agora ele ainda aquece e demora pra esfria ,,, tem algo haver devido ele ter tirado a termostatica??? comprei a peça completa pois um outro mecanico um tempo atras disse que ela estava ruim e a antiga estva sem a termostatica ,, e agora esse ja disse que e bom ficar sem a termostatica e agora o que faço ????.
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*o que temos pra hj e sdd!!
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- Carlos A. Freire
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
Coloque a válvula termostática com aplicação correta para seu Monza. Não caia na besteira de reparadores que dizem que não serve para nada ou só para dar problema de super aquecimento. Se não fosse importante não viria de fábrica. imagine quanto as montadoras não economizariam sem a peça. Depois, faça as devidas avaliações para encontrar o defeito evitando mascarar, como foi feito, removendo a VT.AMANDA CHAVES escreveu:boa noite ... bem o meu maxicano tirou a termostatica , e agora a agua do reservatorio demora a aquecer .. e oponteiro que mede a temperatura demora muito a descer ,, antes ja tinha mexido na ventoinha mas agora ela ta do mesmo jeito que antes,, armando ja no estagio 2 * acho que isso * mas ai ele tirou essa peça e agora ele ainda aquece e demora pra esfria ,,, tem algo haver devido ele ter tirado a termostatica??? comprei a peça completa pois um outro mecanico um tempo atras disse que ela estava ruim e a antiga estva sem a termostatica ,, e agora esse ja disse que e bom ficar sem a termostatica e agora o que faço ????.![]()
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Sendo seu Monza 96, a VT é 92/107ºC.
Não foi informado se seu Monza tem A/C ou não. Se tiver A/C, a ventoinha funciona em duas velocidades. Se entra apenas a segunda passando do meio de escala, verifique se a resistência responsável pela primeira velocidade não está aberta ou problema em seu circuito, inclusive relê.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
meu Monza descobri s´agora que ele não tem a VT e olha que o carro é da família desde 92!Comigo desde 2006 e posso afirmar que nunca teve :smt011 !Sendo ele 89 gasolina qual a VT correta e o cebolão correto?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
galera meu monza ele aquece ate rapido, porem quando pega uma estrada o ponteiro abaixa, nao fica em 90 e poucos graus, abaixa bem.. será que o meu ta sem a valvula?
Classic SE + painel digital 91/92..
- waldir
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Re: Para quem acha que não tem problema andar sem termostáti
Lee,LEEOBMX escreveu:galera meu monza ele aquece ate rapido, porem quando pega uma estrada o ponteiro abaixa, nao fica em 90 e poucos graus, abaixa bem.. será que o meu ta sem a valvula?
se vc tiver um termometro de mira laser fica mais preciso medindo na mangueira S que vai para o radiador.
Caso não tenha vai na mão mesmo.
Para isso, ligue o motor pela manhã e aguarde até que o ponteiro suba até 1/4. Nesse momento vc vá até a mangueira S e segure-a... ela deve estar fria ainda. Se tiver morna é por que muito provavelmente está sem VT ou ela está travada aberta.
Quando o ponteiro do painel estiver chegando na metade a VT já deve estar abrindo aos 92ºC então vc não conseguirá manter a mão segurando por muito tempo e ao acionar a ventoinha obviamente não poderá segurar pq o liquido de arrefecimento (água + aditivo 40%) estará à 101 à 103ºC.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya