TROCA DA CORREIA DENTADA
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: TROCA DA CORREIA DENTADA
O tensor não é automático. Girando o corpo da bomba d'água se estica ou afrouxa a correia dentada. Com esse movimento da bomba d'água se faz os furos do tensionador coincidirem. Vai precisar daquela chave indicada nos procedimentos para mover a bomba d'água.
Preste a atenção nos procedimentos indicados até 1995. O último desenho é para Monza 96.
Repare que seu Monza usa o primeiro tensionador e não o segundo.
Abs,
Carlos Freire
Preste a atenção nos procedimentos indicados até 1995. O último desenho é para Monza 96.
Repare que seu Monza usa o primeiro tensionador e não o segundo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Então, eu conseguir melhorar a tensão, mas não 100%, até porque não consigo entrar com a ferramenta entre a bomba e a capa de tras da correia dentada,a chapa de metal, e então, como eu faço para tensionar? Eu tensionei sem a capa, depois, recoloquei a capa, mas ficou em funcionamento do motor, os furos não conincidiam, e com ele parado, tbm não, e agora?
Abraço Henrique Martinez
Abraço Henrique Martinez
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
eu ja fiz assim na troca da bomba e deu certo.Eu tensionei sem a capa, depois, recoloquei a capa,
montei tudo e ficou 100%.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
No Monza de 91 em diante com DH de fábrica, o suporte não deixa encaixar a ferramenta na bomba d'água para fazer o ajuste. Tem que soltar o suporte.
Eu costumo soltar o suporte no Monza dos meus amigos. No meu, como é 96 não tem necessidade de alterar a posição da bomba d'água no tensionamento da correia.
Algumas vezes, em manutenção na carcaça da válvula termostática em Monza de amigos, onde era preciso soltar a capa traseira de metal da correia, fiz o tensionamento com a correia sem essa capa traseira, removi a correia e polias, recoloquei a capa e polias, montei a correia e deu certo.
Depois de montado, ao funcionar o motor e parar ele não coincide os furos pois há uma mudança de posição. Se movimentar o virabrequim, onde o lado de entrada da polia do vira e saída da polia do comando ficam esticadas, vai ver os furos coincidirem novamente.
Abs,
Carlos Freire
Eu costumo soltar o suporte no Monza dos meus amigos. No meu, como é 96 não tem necessidade de alterar a posição da bomba d'água no tensionamento da correia.
Algumas vezes, em manutenção na carcaça da válvula termostática em Monza de amigos, onde era preciso soltar a capa traseira de metal da correia, fiz o tensionamento com a correia sem essa capa traseira, removi a correia e polias, recoloquei a capa e polias, montei a correia e deu certo.
Depois de montado, ao funcionar o motor e parar ele não coincide os furos pois há uma mudança de posição. Se movimentar o virabrequim, onde o lado de entrada da polia do vira e saída da polia do comando ficam esticadas, vai ver os furos coincidirem novamente.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
amigos,estou com um problema e preciso de ajuda.
ontem fui colocar o conjunto de correia dentada do monza 1996 e esbarrei na duvida.
capa monza 1989/1995:

capa monza 1996.

notem que onde fixa o tensionador nos modelos ate 1995 tem um ressalto para encaixar ele.
pois bem,nos modelos 1996 nao tem este ressalto.
e olhando esta foto,motei que existe alguma coisa que deve ser parafusada no bloco e segura esta parte da tampa traseira.
e me pareçe ser em apenas um local,pois o outro nao esta marcado.

pergunta:
o que seria esta peça que vai ali atras?algum tipo de espaçador rosqueado no bloco e depois fixo na tampa por porca ou parafuso?
alguem teria medidas para eu poder confeccionar?ou vou ter que medir a distançia e fazer no rumo?
ou nao vai nada ali? procurei no cepchev e no google e nao encontrei nada para me ajudar.
se alguem puder me ajudar eu agradeço :smt023
se precisar de mais detalhes ou de alguma marcaçao nas fotos,eu faço.
minha internet nao anda legal para fazer upload de nada.
um abraço meus amigo :smt023
ontem fui colocar o conjunto de correia dentada do monza 1996 e esbarrei na duvida.
capa monza 1989/1995:

capa monza 1996.

notem que onde fixa o tensionador nos modelos ate 1995 tem um ressalto para encaixar ele.
pois bem,nos modelos 1996 nao tem este ressalto.
e olhando esta foto,motei que existe alguma coisa que deve ser parafusada no bloco e segura esta parte da tampa traseira.
e me pareçe ser em apenas um local,pois o outro nao esta marcado.

pergunta:
o que seria esta peça que vai ali atras?algum tipo de espaçador rosqueado no bloco e depois fixo na tampa por porca ou parafuso?
alguem teria medidas para eu poder confeccionar?ou vou ter que medir a distançia e fazer no rumo?
ou nao vai nada ali? procurei no cepchev e no google e nao encontrei nada para me ajudar.
se alguem puder me ajudar eu agradeço :smt023
se precisar de mais detalhes ou de alguma marcaçao nas fotos,eu faço.
minha internet nao anda legal para fazer upload de nada.
um abraço meus amigo :smt023
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
.
Jesuino, nao entendi com precisao sua duvida.
Seu carro sendo 86/87 deve ser fase 2 utiliza este tensionador:

SOMENTE o monza 1996 utiliza este tensionador :

Mexi na minha correia semana passada (somente conferencia) , e ja mexi muitas ontras vezes inclusive quando instalei o LFVT , desconheço qualquer outro suporte ou peça que possa ir neste lugar que vc citou.
Sera que sua capa de correia dentada nao é do monza 1996 ? o que resultou nesta duvida ?
Mesmo tendo efetuado uma manutençao semana passada nao saberia diferenciar as capas " de cabeça " teria que ir la no meu carro e tirar a capa da correia para comparar... talvez algum possa reconhecer de cabeça.
Pela imagem do Cepchev da lata aplicavel nos monzas fase 2, :

Esta sua " lata " , esta com aplicaçao errada (o que nao quer dizer que nao possa ser usada no seu fase 2 87 a 95 .
Neste local nao vai nada alem do que esta na foto acima do Cepchev
abraço
Jesuino, nao entendi com precisao sua duvida.

SOMENTE o monza 1996 utiliza este tensionador :
Mexi na minha correia semana passada (somente conferencia) , e ja mexi muitas ontras vezes inclusive quando instalei o LFVT , desconheço qualquer outro suporte ou peça que possa ir neste lugar que vc citou.
Sera que sua capa de correia dentada nao é do monza 1996 ? o que resultou nesta duvida ?
Mesmo tendo efetuado uma manutençao semana passada nao saberia diferenciar as capas " de cabeça " teria que ir la no meu carro e tirar a capa da correia para comparar... talvez algum possa reconhecer de cabeça.
Pela imagem do Cepchev da lata aplicavel nos monzas fase 2, :

Esta sua " lata " , esta com aplicaçao errada (o que nao quer dizer que nao possa ser usada no seu fase 2 87 a 95 .
Neste local nao vai nada alem do que esta na foto acima do Cepchev
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
A Chapa traseira da correia dentada do Monza 96 só não tem a fixação do tensionador do 95. Aquele prisioneiro sextavado, onde fica aquela fora em triângulo. Demais fixações são iguais nos dois modelos. São dois parafusos perto do comando de válvulas e os dois parafusos de baixo, o mesmo que
Lembrado que no Monza 96, o tensionador vai na bomba de óleo.
Abs,
Carlos Freire
Lembrado que no Monza 96, o tensionador vai na bomba de óleo.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
amigo DÉCO ,eu estou trocando o conjunto pelo do monza 1996 :smt023Jesuino, nao entendi com precisao sua duvida.
na verdade ja era para ter trocado,mas estava esperando o momento da troca da correia dentada para trocar tudo.
e o meu carro,originalmente nem tensor tem,mas eu ja uso a capa e o sistema com tensor do 87/95.
ja fiz um upgrade e agora estou fazendo outro.
Carlos,ali na capa traseira tem uma marca em 01 dos furos.neste local marcado com uma seta.A Chapa traseira da correia dentada do Monza 96 só não tem a fixação do tensionador do 95. Aquele prisioneiro sextavado, onde fica aquela fora em triângulo. Demais fixações são iguais nos dois modelos. São dois parafusos perto do comando de válvulas e os dois parafusos de baixo, o mesmo que
tive a impressao que ia alguma coisa ali :smt017

eu achava que tinha era nos 02 furos,mas voçe ja disse que nao tem.

eu ja uso a bomba com o suporte,na foto,quando comprei ela.Lembrado que no Monza 96, o tensionador vai na bomba de óleo.

resumindo:
ele fica presa nos 02 parafusos da parte debaixo da capa e nos 02 proximo ao eixo do comando
fica para a semana que vem a troca :smt023
e fica a dica para que, for colocar no futuro.