Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Pessoal, uma dúvida: para o CB dos MPFI, tb não tem um sensor de vazão, igual aos carburados?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1248
- Registrado em: 25 Set 2008, 20:04
- Cidade: CONTAGEM
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Fiquei bobo de ver o cuidado com as unhas que cutículas bem feitas kkkkkkk a base então nem se fala kkkkkkkkkk
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida
Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260
OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909
Em busca do sonhado Classic 500EF
Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260
OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909
Em busca do sonhado Classic 500EF
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3775
- Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Tem que se cuidar...huahuahuahuahuahuajhsantana escreveu:Fiquei bobo de ver o cuidado com as unhas que cutículas bem feitas kkkkkkk a base então nem se fala kkkkkkkkkk
José, para esse primeiro Monza injetado, o sinal já vem direto do módulo. Não tem medidor de vazão como nos carburados.José Leal escreveu:Pessoal, uma dúvida: para o CB dos MPFI, tb não tem um sensor de vazão, igual aos carburados?
Sinal encontrado!!!! :smt041Robson Lott escreveu: Vamos à caça do sinal que sai da LE-Jetronic e vai para o CB, talvez esse seria o sinal que o CB recebe da vazão, e calcula esses dados (auton, cons inst, cons médio), não?!
Com a sempre inestimável ajuda do mestre Leandro "Leocastro", resolvi a parada do CB.
Tem um mini-relé por onde passa o sinal dos bicos que vem do módulo e vai para o CB. Trocado o relé, o CB voltou a funcionar perfeitamente (até o momento).
Na fila para entrar no auto-elétrico

Ao fundo, pode-se ver o pedal da embreagem, bem acima do pedal de freio. É estranho, mas segundo o manual de reparações, está no lugar (146 mm de diferença entre pleno acionamento e posição de descanso. medidos na parte inferior do volante).


Primeiras leituras do CB:
Carro frio em PM - aprox 2,3 l/h
Carro quente em PM - aprox 1,8 l/h
Circuito de 34 km, sendo 12 km em estrada, entre 100 e 140 km/h - consumo do CB foi de 8,1 km/l, contra um consumo real de aprox 8,4 km/l. Mas devido a pequena distancia percorrida, esse foi apenas um pequeno teste para aferição de "ordem de grandeza". Ou seja, o CB está trabalhando perfeitamente.
É SIMPLESMENTE FASCINANTE VER O COMPUTADOR DE BORDO FUNCIONANDO.
Sim...um carro de 25 anos com um equipamento desses, que muitos carros ainda não tem, e até pouco tempo atrás, pouquíssimos tinham. É muito bacana, e mostra o nível de sofisticação desses carros, naquela época!!!!

Outros dados de consumo do Barão que coletei em pernadas de 736 km, mas infelizmente, antes do CB funcionando. Estou usando o Barão, eventualmente, como carro de rodízio em S. Paulo. Resultados.
Cidade - transito ultra travado de horario de rush de S. Paulo: aprox 6,9 km/h
Cidade - transito normal civilizado: aprox 8,8 km/h
Estrada - a 100 km/h: aprox 13,4 km/h
Em todos os trajetos, com AC ligado
Olhando os dados de época, os numeros que consegui são realistas. Abaixo, tabela comparativa do 500EF com seus irmãos carburados (QR março de 90, pag 51)

Outra curiosidade que fiz, na falta de coisa melhor pra fazer...kkkkk
Fiz a "aferição" do aplicativo de medição de ruídos do iPhone, fazendo as medições em diversas situações em um carro zero, e comparando com dados das publicações especializadas (Quatro Rodas e Motorpress). Em média, a leitura do iPhone é 8,23% superior ao publicado nas revistas especializadas. Ou seja, deve-se descontar em média 8,23% das leituras do iPhone, para se chegar ao que seria uma medição de ruído mais, digamos, mais "profissional".
Com isso, fiz uma "correção" dos dados de ruído interno do Barão, e pude, finalmente, fazer uma comparação mais realista e precisa. E os resultados são interessantes e me deixaram muito satisfeito.


E para terminar feriado, estragando minhas cutículas (ae jhsantana...kkkk...estragou tudo) dando um trato caseiro na casa de máquinas...trato caseiro. Nada pretensioso como os perfeccionistas aqui do forum.

Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 5569
- Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
- Cidade: Montes Claros
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Graaaaaaaaaaande Evandro.
Cara, que mestre que nada! rs.
Então, é muito legal ter este caro e funcional acessório funcionando, no meu ele funciona, porém, a média informada nele é sempre menor do que a média real, creio que por causa do meu motor e cabeçote "moderno". Não acho ruim, e não procuro solução pra isso até então.
E, sobre suas médias, estão excelentes, parecidas com as minhas, exceto a média em rodovia. Ano passado, indo pro 4º Encontro Nacional do Monza Clube, consegui média de rodovia de 14,1 km/l, isso em pista duplicada e cruise control ativo a 115 km/h, aqui na minha região, muita serra e toda hora uma ultrapassagem, difícil de conseguir essa média. Voltando de BH em Julho deste ano, a média em rodovia foi de 10 por litro, mas, vim guiando no modo soviético. Rs, maior parte da rodovia em 130 km/h.
No mais, estou ansioso para conheçer o Barão! Já conheci o Hugo e o achei fantástico, agora o Barão, será Incrível!!!
Evandro, você tem a fita k7 que vem no 500EF? Se sim, consegue digitalizar o audio dela e disponibilizar pra nós? Sempre tive curiosidade em saber o que ele diz nessa fita!
Grande abraço!
Cara, que mestre que nada! rs.
Então, é muito legal ter este caro e funcional acessório funcionando, no meu ele funciona, porém, a média informada nele é sempre menor do que a média real, creio que por causa do meu motor e cabeçote "moderno". Não acho ruim, e não procuro solução pra isso até então.
E, sobre suas médias, estão excelentes, parecidas com as minhas, exceto a média em rodovia. Ano passado, indo pro 4º Encontro Nacional do Monza Clube, consegui média de rodovia de 14,1 km/l, isso em pista duplicada e cruise control ativo a 115 km/h, aqui na minha região, muita serra e toda hora uma ultrapassagem, difícil de conseguir essa média. Voltando de BH em Julho deste ano, a média em rodovia foi de 10 por litro, mas, vim guiando no modo soviético. Rs, maior parte da rodovia em 130 km/h.
No mais, estou ansioso para conheçer o Barão! Já conheci o Hugo e o achei fantástico, agora o Barão, será Incrível!!!
Evandro, você tem a fita k7 que vem no 500EF? Se sim, consegue digitalizar o audio dela e disponibilizar pra nós? Sempre tive curiosidade em saber o que ele diz nessa fita!
Grande abraço!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Modo soviético estraga com tudo, né... 
Verdade, faça das palavras ditas (digitadas) do Evandro e do Leo, as minhas... realmente é mto agradável vc ouvir o barulho do motor, sentir o carro te levando e monitorar o q q ele tá fazendo naquele instante momento pra que isso aconteça, através do CB!
As médias estão parecidas com as que eu tiro com meu carburador de 4 bicos LE-Jetronic. Todos os trajetos com A/C tb ligado, dados de consumo muito similares. ÔÔÔÔÔ injeçãozinha sensível ao toque! :smt061
Agora, algo que me chama muito a atenção pra fazer como vc, Evandro, fez, é de limpar os bicos... Acho que vou precisar fazer isso no meu!
Uma dúvida, pode me dizer qual bobina (3 últimos números do PN da Bosch) vc tá usando nesse 500EF seu? Ela esquenta o suficiente pra suportar segurar com os dedos?
Parabéns pela máquina e um grande abraço!
Robson Lott

Verdade, faça das palavras ditas (digitadas) do Evandro e do Leo, as minhas... realmente é mto agradável vc ouvir o barulho do motor, sentir o carro te levando e monitorar o q q ele tá fazendo naquele instante momento pra que isso aconteça, através do CB!
As médias estão parecidas com as que eu tiro com meu carburador de 4 bicos LE-Jetronic. Todos os trajetos com A/C tb ligado, dados de consumo muito similares. ÔÔÔÔÔ injeçãozinha sensível ao toque! :smt061
Agora, algo que me chama muito a atenção pra fazer como vc, Evandro, fez, é de limpar os bicos... Acho que vou precisar fazer isso no meu!

Uma dúvida, pode me dizer qual bobina (3 últimos números do PN da Bosch) vc tá usando nesse 500EF seu? Ela esquenta o suficiente pra suportar segurar com os dedos?
Parabéns pela máquina e um grande abraço!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3775
- Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Putz Leandro...essa fita é meu sonho de consumo também.Leocastro escreveu:Graaaaaaaaaaande Evandro.
Cara, que mestre que nada! rs.
Então, é muito legal ter este caro e funcional acessório funcionando, no meu ele funciona, porém, a média informada nele é sempre menor do que a média real, creio que por causa do meu motor e cabeçote "moderno". Não acho ruim, e não procuro solução pra isso até então.
E, sobre suas médias, estão excelentes, parecidas com as minhas, exceto a média em rodovia. Ano passado, indo pro 4º Encontro Nacional do Monza Clube, consegui média de rodovia de 14,1 km/l, isso em pista duplicada e cruise control ativo a 115 km/h, aqui na minha região, muita serra e toda hora uma ultrapassagem, difícil de conseguir essa média. Voltando de BH em Julho deste ano, a média em rodovia foi de 10 por litro, mas, vim guiando no modo soviético. Rs, maior parte da rodovia em 130 km/h.
No mais, estou ansioso para conheçer o Barão! Já conheci o Hugo e o achei fantástico, agora o Barão, será Incrível!!!
Evandro, você tem a fita k7 que vem no 500EF? Se sim, consegue digitalizar o audio dela e disponibilizar pra nós? Sempre tive curiosidade em saber o que ele diz nessa fita!
Grande abraço!
Se tivesse digitalizada, gravaria em outra fita K-7 e reproduziria a caixinha e o rótulo da fita...mas essa, infelizmente, eu náo tenho...
Falando da sua média e depois de ler o excelente post sobre VT e cebolão, acredito que seu LFVT somado ao melhor desempenho térmico, além, é claro , da melhor aerodinânica do tuba, ajudam nessa média, que realmente é muito boa. Vou trocar a VT e o cebolao do meu de acordo com as specs que vc passou para ver no que dá.
Robson Lott escreveu:Modo soviético estraga com tudo, né...
Verdade, faça das palavras ditas (digitadas) do Evandro e do Leo, as minhas... realmente é mto agradável vc ouvir o barulho do motor, sentir o carro te levando e monitorar o q q ele tá fazendo naquele instante momento pra que isso aconteça, através do CB!
As médias estão parecidas com as que eu tiro com meu carburador de 4 bicos LE-Jetronic. Todos os trajetos com A/C tb ligado, dados de consumo muito similares. ÔÔÔÔÔ injeçãozinha sensível ao toque! :smt061
Agora, algo que me chama muito a atenção pra fazer como vc, Evandro, fez, é de limpar os bicos... Acho que vou precisar fazer isso no meu!![]()
Uma dúvida, pode me dizer qual bobina (3 últimos números do PN da Bosch) vc tá usando nesse 500EF seu? Ela esquenta o suficiente pra suportar segurar com os dedos?
Parabéns pela máquina e um grande abraço!
Robson Lott
Robson...essa bobina não esquenta não...no máximo, morninha...hehehehehe
Assim que chegar em casa vou dar uma olhada nela e te falo a numeração
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 81
- Registrado em: 11 Fev 2011, 09:11
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Evandro, é sempre um prazer acompanhar seu tópico e ver o grande cuidado e tecnicidade para com o 500EF.........
Realmente fiquei com inveja (boa) de você, esse CB é um sonho por aqui também (o A/C também....
).... mas, meu Classic não veio com essa primazia, então, só apreciar dos amigos...... Parabéns novamente.
O consumo do meu, que meço no modo tradicional mesmo....
, está dando 5,5~6 km/l na cidade e 9~9,5 km/l na estrada (meu carro é alcool gente.... :smt005 ), com médias de 100 a 110 km/h, acho que está próximo do que dava na época do teste na 4 Rodas.... bom, pelo menos alguém poderia me confirmar se está dentro do aceitável? :smt017
Grande abraço.


O consumo do meu, que meço no modo tradicional mesmo....

Grande abraço.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3775
- Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.
Tiago, creio que está bem bom a média que vc reportou.Tiago Grego escreveu:Evandro, é sempre um prazer acompanhar seu tópico e ver o grande cuidado e tecnicidade para com o 500EF.........Realmente fiquei com inveja (boa) de você, esse CB é um sonho por aqui também (o A/C também....
).... mas, meu Classic não veio com essa primazia, então, só apreciar dos amigos...... Parabéns novamente.
O consumo do meu, que meço no modo tradicional mesmo...., está dando 5,5~6 km/l na cidade e 9~9,5 km/l na estrada (meu carro é alcool gente.... :smt005 ), com médias de 100 a 110 km/h, acho que está próximo do que dava na época do teste na 4 Rodas.... bom, pelo menos alguém poderia me confirmar se está dentro do aceitável? :smt017
Grande abraço.
Levando em conta a tradicional diferença de rendimento de 30% entre alcool e gasolina, 9~9.5 km/l no alcool equivalem a 12.9~13.5 km/l na gasolina.
E vendo a tabela acima, seu carro está dentro do que foi testado pela QR. Está com consumo muito bom! 9 km/l que vc mediu x 8.9 km/l da QR.
Considerando a idade de nossos carros, está excelente (inclusive seus resultados de cidade)
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309