Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
No vectra CD A que eu já tive, lembro que a tampa era parecida com a do VAF do monza.
Eduardo Rettore
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
Essa tampa foi um selvisso equatoriano, Zé!
O que acontece é que quando comprei esse carro em 2012 do Vini84, a tampa original de despedaçou por alguma mão de elefante que "tocou" nela...
Então o Vini fez um esquema com fita que aos poucos foi se soltando.
Refiz com Fita Isolante bem esticada e ficou "melhor", mas quando resolvi por as minhas mãozinhas nessa VAF pra fazer cara e tive que mandar prum cara do RJ pra mandar consertar a merlaiada toda, esse cara fez com papelão de embalagem de SEDEX (q disse ele que suportaria umidade, pois supostamente teria uma película plástica) que por sinal ficou muito bom!
Só que em uma lavagem do motor antes de eu viajar pro Ecuador, os camaradas jogaram água forte por cima, retirando uma camada do papelão....
Como eu tive q partir pra estrada sem poder reparar isso, fiz a viagem com ela mesmo assim! E ao chegar lá, com uma Silver (azul!) Tape alemã refiz por cima do papelão essa inhaca aí!
Abraço a todos!!
Robson Lott
O que acontece é que quando comprei esse carro em 2012 do Vini84, a tampa original de despedaçou por alguma mão de elefante que "tocou" nela...
Então o Vini fez um esquema com fita que aos poucos foi se soltando.
Refiz com Fita Isolante bem esticada e ficou "melhor", mas quando resolvi por as minhas mãozinhas nessa VAF pra fazer cara e tive que mandar prum cara do RJ pra mandar consertar a merlaiada toda, esse cara fez com papelão de embalagem de SEDEX (q disse ele que suportaria umidade, pois supostamente teria uma película plástica) que por sinal ficou muito bom!
Só que em uma lavagem do motor antes de eu viajar pro Ecuador, os camaradas jogaram água forte por cima, retirando uma camada do papelão....
Como eu tive q partir pra estrada sem poder reparar isso, fiz a viagem com ela mesmo assim! E ao chegar lá, com uma Silver (azul!) Tape alemã refiz por cima do papelão essa inhaca aí!

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Robson Lott
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* 20/11/18 146K km e contando...
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* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
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* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
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* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
Eita, que rolo! Mas tá explicado.
Seria legal o Malagoli fazer essa tampa em acrílico transparente, para proteger 100% e ainda mostrar o mecanismo interno.
Mas... como as vacas estão magras para todo mundo, deixa o "procedimento técnico de emergência" do jeito que está.
Seria legal o Malagoli fazer essa tampa em acrílico transparente, para proteger 100% e ainda mostrar o mecanismo interno.
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Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
Pessoal, sobre a VAF, o Robson já explicou ali... inclusive é um detalhezinho que eu não havia me importado até hoje pra ser sincero.. vai entrar pra minha lista de coisinhas a fazer a reposição dessa capinha, não devo conseguir uma original, mas pelo menos faço uma proteção de igual eficiência porém mais discreta que a atual,
). Aí pergunto:
- Quantos Monza 500EF foram produzidos? (Bem menos que os Vectra CD 93-95, garanto!)
- E quantos possuíram apenas um único dono até hoje?
- E quantos foram bem mantidos até hoje?
Tenho certeza de que se o Edu fosse parar pra olhar o que cada um acha antes dele tornar o EF o que é, iria se deparar com o mesmo tipo de opinião que estou tendo com o Vectra.
Pra mim, essa questão de o carro ser especial e ter uma história legal, só acabam acrescentando mais detalhes à procedência do veículo, qual sempre tive muito apreço. Porém não sou colecionador, não pretendo guardar este carro como peça de museu.. na verdade é exatamente o oposto, quero usá-lo da melhor maneira possível. Deixá-lo um pouco mais "bem disposto" não vai tirar o conforto que o carro oferece, e a transição para câmbio manual é o preço que se paga para usufruir de um ganho de torque e potência a mais que estou planejando.
Meu caso ainda é mais simples, pois não tenho planos para turbinar... me contentaria de começo só em fazer o mesmo tipo de preparo que o Vectra 2.2 16v tinha.


Vamos pegar como exemplo o Monza 500EF do Eduardo (José Leal escreveu:Malagoli, o Silva falou uma coisa muito importante: "Esse CD que você está em especial é um carro muito bacana para continuar sendo um CD como veio ao mundo...".
Então eu comungo com a opinião de que esse CD não deve ser alterado. Esse carro, em pouco tempo, será uma relíquia. Se eu tivesse a grana, faria uma proposta por ele, abrindo caminho para vc pegar um carro bom e poder fazer suas maldades.

- Quantos Monza 500EF foram produzidos? (Bem menos que os Vectra CD 93-95, garanto!)
- E quantos possuíram apenas um único dono até hoje?
- E quantos foram bem mantidos até hoje?
Tenho certeza de que se o Edu fosse parar pra olhar o que cada um acha antes dele tornar o EF o que é, iria se deparar com o mesmo tipo de opinião que estou tendo com o Vectra.
Pra mim, essa questão de o carro ser especial e ter uma história legal, só acabam acrescentando mais detalhes à procedência do veículo, qual sempre tive muito apreço. Porém não sou colecionador, não pretendo guardar este carro como peça de museu.. na verdade é exatamente o oposto, quero usá-lo da melhor maneira possível. Deixá-lo um pouco mais "bem disposto" não vai tirar o conforto que o carro oferece, e a transição para câmbio manual é o preço que se paga para usufruir de um ganho de torque e potência a mais que estou planejando.
Meu caso ainda é mais simples, pois não tenho planos para turbinar... me contentaria de começo só em fazer o mesmo tipo de preparo que o Vectra 2.2 16v tinha.
Interessante a ideia! .. Posso tentar fazer um molde e depois fabricar a tampinha em Resina Epoxi, com o Part Number e a marca Bosch gravados na peça.. seria interessanteJosé Leal escreveu:Seria legal o Malagoli fazer essa tampa em acrílico transparente, para proteger 100% e ainda mostrar o mecanismo interno.
Mas... como as vacas estão magras para todo mundo, deixa o "procedimento técnico de emergência" do jeito que está.

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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
Mais um item pra listinha do Vectra: Consegui molas esportivas da Aliperti pra ele!
Já tive dessa marca na Parati Turbo e só digo que curti muito! Qualidade das molas são excelentes a nível nacional.
Só pra comparação, havia encontrado kit da Eibach R$ 940,00.. e agora encontrei da Aliperti por R$ 575,00. Eibach é marca mais conceituada sim, mas até onde sei, as molas CangooRun e Aliperti ficam aos pés das gringas.
Só que nessa brincadeira de achar molas de qualidade pro Vectra... é claaaaaaro que eu trombei com muita porcariada por aí. Na saga eu achei uma coisa, que queria muito compartilhar com vocês. Nada contra a marca (Até por que nunca usei produto deles), mas sou totalmente contra a venda de um produto que foge completamente às especificações do fornecido no sistema original de fábrica.
Quando fui olhar na Tebão se tinham molas esportivas pra Vectra A / "G1", como de costume, eu lanço no campo de busca "Vectra", só para filtrar por modelo e depois sair vendo o que é para meu modelo de carro. Daí aparecem todos os produtos relacionados a Vectra's, e entre eles, vi que oferecem dois kits diferentes de Suspensão de Rosca pro Vectra C. Fiquei curioso, entrei em um deles e vi essa diferença aí do anúncio:

Para os mais entendidos vão ver logo de cara a diferença de projeto que existe em cada um deste tipo de suspensão traseira.... cada um pode ter sua opinião em cima de certas coisas, mas sinceramente, não precisa ser engenheiro pra saber a porcariada que é um "Kit Performance" desse, e o estrago que ele pode fazer num carro de uso diário e urbano.
Carros que possuem mola helicoidal externa ao amortecedor, tem a mola apoiada na Longarina traseira, e o amortecedor fica separado, fixado na torre da caixa de roda.
Cabe um coilover lá atrás, com a mola envolvendo o amortecedor? Sim!... caber cabe, mas isso não quer dizer que a estrutura do carro está apta a suportar a carga gerada pelo peso do carro apoiado completamente naquele local, sem a mola estando suportando esse peso pela longarina.
Só numa pesquisa rápida por fórums gringos, eu achei um carinha que fez esse tipo de substituição / adaptação na suspensão traseira de um Calibra, e vejam o resultado após algum tempo de uso em pista:



Vejam a trinca na base da torre com o assoalho nestas fotos...
Não é o fim do mundo, e o cara resolveu o problema da trinca fazendo um reforço estrutural no carro, mantendo os coilover:


Aí eu pergunto: Oque poderia acontecer num carro de rua, onde tem toda a forração no porta malas e tal? Uma trinca dessa ia passar despercebida até um estágio muito mais avançado, com certeza! ..
Fora que sinceramente, outra preoculpação que tenho é se os prisioneiros dos cubos de roda traseiros suportam toda essa carga e peso, ou se podem trincar e quebrar com o tempo... vejam como são finos:

O Vectra B tem a fixação dos amortecedores e molas traseiro nesse mesmo ponto, porém imagino que o cubo deva ser diferente ou bem mais robusto que um que foi projetado para fixar apenas o amortecedor.
Em fim, deixo esse post de aviso para os proprietários de Monza, Corsa, Vectra, Astra.. e todo outro tipo de carro que tem a suspensão traseira semi-independente como nos nossos carros. Fazer esse tipo de conversão é burrice, e infelizmente muita gente esquece da segurança quando só quer ver o carro baixo...
Fica o aviso e o resultado dessa minha pequena pesquisa, :smt023
Já tive dessa marca na Parati Turbo e só digo que curti muito! Qualidade das molas são excelentes a nível nacional.
Só pra comparação, havia encontrado kit da Eibach R$ 940,00.. e agora encontrei da Aliperti por R$ 575,00. Eibach é marca mais conceituada sim, mas até onde sei, as molas CangooRun e Aliperti ficam aos pés das gringas.
Só que nessa brincadeira de achar molas de qualidade pro Vectra... é claaaaaaro que eu trombei com muita porcariada por aí. Na saga eu achei uma coisa, que queria muito compartilhar com vocês. Nada contra a marca (Até por que nunca usei produto deles), mas sou totalmente contra a venda de um produto que foge completamente às especificações do fornecido no sistema original de fábrica.
Quando fui olhar na Tebão se tinham molas esportivas pra Vectra A / "G1", como de costume, eu lanço no campo de busca "Vectra", só para filtrar por modelo e depois sair vendo o que é para meu modelo de carro. Daí aparecem todos os produtos relacionados a Vectra's, e entre eles, vi que oferecem dois kits diferentes de Suspensão de Rosca pro Vectra C. Fiquei curioso, entrei em um deles e vi essa diferença aí do anúncio:

Para os mais entendidos vão ver logo de cara a diferença de projeto que existe em cada um deste tipo de suspensão traseira.... cada um pode ter sua opinião em cima de certas coisas, mas sinceramente, não precisa ser engenheiro pra saber a porcariada que é um "Kit Performance" desse, e o estrago que ele pode fazer num carro de uso diário e urbano.
Carros que possuem mola helicoidal externa ao amortecedor, tem a mola apoiada na Longarina traseira, e o amortecedor fica separado, fixado na torre da caixa de roda.
Cabe um coilover lá atrás, com a mola envolvendo o amortecedor? Sim!... caber cabe, mas isso não quer dizer que a estrutura do carro está apta a suportar a carga gerada pelo peso do carro apoiado completamente naquele local, sem a mola estando suportando esse peso pela longarina.
Só numa pesquisa rápida por fórums gringos, eu achei um carinha que fez esse tipo de substituição / adaptação na suspensão traseira de um Calibra, e vejam o resultado após algum tempo de uso em pista:



Vejam a trinca na base da torre com o assoalho nestas fotos...
Não é o fim do mundo, e o cara resolveu o problema da trinca fazendo um reforço estrutural no carro, mantendo os coilover:


Aí eu pergunto: Oque poderia acontecer num carro de rua, onde tem toda a forração no porta malas e tal? Uma trinca dessa ia passar despercebida até um estágio muito mais avançado, com certeza! ..
Fora que sinceramente, outra preoculpação que tenho é se os prisioneiros dos cubos de roda traseiros suportam toda essa carga e peso, ou se podem trincar e quebrar com o tempo... vejam como são finos:

O Vectra B tem a fixação dos amortecedores e molas traseiro nesse mesmo ponto, porém imagino que o cubo deva ser diferente ou bem mais robusto que um que foi projetado para fixar apenas o amortecedor.
Em fim, deixo esse post de aviso para os proprietários de Monza, Corsa, Vectra, Astra.. e todo outro tipo de carro que tem a suspensão traseira semi-independente como nos nossos carros. Fazer esse tipo de conversão é burrice, e infelizmente muita gente esquece da segurança quando só quer ver o carro baixo...
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
Show de bola esse último post. Vale o alerta sim, pois o cidadão só vê o anúncio no site e mete os cravo "ah, vai ficar socadão".
No Corsa, como vc sabe, a mola traseira é em forma de barril e não dá para ser cortada. Dizem que a mola traseira do Gol serve. Mas pergunta se eu vou lá colocar a mola cortada do Gol...
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
O jeito mais interessante de rebaixar a maior parte dos carros é usando molas esportivas de boas marcas (Não adianta nada molas esportivas de marcas ruins, pois a maioria delas é somente aquecida e repintada) .. Das marcas nacionais, ouço falarem bem das Aliperti e CangooRun, fora elas eu tento dar preferência para HR e Eibach, porém são um pouco mais caras por serem importadas. Aliperti eu mesmo falo bem, por que já tive e sei bem a qualidade do produto.. excepcional de fato.José Leal escreveu:Show de bola esse último post. Vale o alerta sim, pois o cidadão só vê o anúncio no site e mete os cravo "ah, vai ficar socadão".
No Corsa, como vc sabe, a mola traseira é em forma de barril e não dá para ser cortada. Dizem que a mola traseira do Gol serve. Mas pergunta se eu vou lá colocar a mola cortada do Gol...
RedCoil é muito falada, e muito usada, só que nunca cheguei a ver uma na minha frente para dizer se é remanufaturada ou fabricada do zero. Macaulay, Tebão, Castor, JJ, etc, etc, etc.. vem tudo do mesmo 'balaio', não confio nem a porrete! Já usei JJ no Monza e o carro ficava mais alto de um lado que do outro (Coisa de 8mm), isso é evidente que as "molas esportivas" não eram nada além de molas esquentadas e repintadas.
Sobre essa conversão para CoilOver na traseira, eu acho uma ideia brilhante, desde que feito da maneira correta. Mas CoilOver de verdade tem molas progressivas com 2 ajustes, amortecedor com ajuste de carga e normalmente estrutura com camber plate. Não quero desmerecer nenhum fabricante nacional, mas pelo que vejo vendendo como CoilOver por aqui.. não se tratam de nada além de uma suspensão de rosca mais bonitinha, sendo que possuem só os ajustes mais básicos e provavelmente são fabricados em fundo de quintal com "cálculos" em papel de pão (Se é que fazem) .. Em resumo, tal conversão com produtos fabricados por aqui, na minha opinião, trás resultados meramente estéticos.. se bobear trazem mais danos à estrutura do carro que ganho em estabilidade.
Mas fazendo os reforços no chassis e cubos traseiros (HUBs, ou mangotes / manga de eixo .. sei lá como chamam aquela peça por aqui), e tendo um bom kit em mãos, que custaria uma pequena fortuna.. não vejo problema algum, a não ser a evidente perda de conforto já que tal kit é desenvolvido para uso em pista.
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli
Aí pessoal!
Ontem eu tinha tentado tirar mais algumas fotos com minha câmera, mas pelo jeito em quanto a bateria nova dela não chegar.. vou ter que ficar com uma foto por vez. Mal ajeita pra conseguir tirar uma legal a bateria logo acaba, está muito viciada.. Consegui tirar pelo menos esta:

Essa é de mais cedo, mas havia tirado com o celular...:

A câmera desse Moto G2 me faz mais raiva do que ajuda. Olhem estas cores.. a iluminação do painel de Vectra A é amarelo claro, ali ficou laranjona! Pra comparação, essa é com a minha câmera, que está com a bateria ruim. e embora não tenha ficado muito boa, dá pra comparar as cores:

Estou me programando para a compra das molas esportivas o quanto antes.. deu uma vontade sem igual de abaixar um pouquinho o carro, e deve vai ficar lindo pacas,
:smt023
Ontem eu tinha tentado tirar mais algumas fotos com minha câmera, mas pelo jeito em quanto a bateria nova dela não chegar.. vou ter que ficar com uma foto por vez. Mal ajeita pra conseguir tirar uma legal a bateria logo acaba, está muito viciada.. Consegui tirar pelo menos esta:
Essa é de mais cedo, mas havia tirado com o celular...:

A câmera desse Moto G2 me faz mais raiva do que ajuda. Olhem estas cores.. a iluminação do painel de Vectra A é amarelo claro, ali ficou laranjona! Pra comparação, essa é com a minha câmera, que está com a bateria ruim. e embora não tenha ficado muito boa, dá pra comparar as cores:

Estou me programando para a compra das molas esportivas o quanto antes.. deu uma vontade sem igual de abaixar um pouquinho o carro, e deve vai ficar lindo pacas,

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