Cambio F18
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Re: Cambio F18
Blz. Muito obrigado pelas dicas. Sábado vou na rua tentar uma gambira em um desses câmbios pelo F18 com os furos. Se achar com uma volta $$ razoável, faço a troca e pago a diferença. Se não achar, ou se não puder pagar o valor que me pedirem, ai paciência vou ter que adaptar mesmo.
Vou seguir sua dica pra analisar o desgaste do kit F18.
O meu câmbio que esta moído, não dei detalhes né. O kit embreagem está novo como falei, mas a caixa escapa a terceira, parece que tem folgas no sincronismo tb pq da uns trancos tipo calço quebrado, folga no pinhão, ta vazando pelos retentores, e tem uma folga onde vai o garfo. E eu já tomei raiva dela, ai vc já sabe...
Vou seguir sua dica pra analisar o desgaste do kit F18.
O meu câmbio que esta moído, não dei detalhes né. O kit embreagem está novo como falei, mas a caixa escapa a terceira, parece que tem folgas no sincronismo tb pq da uns trancos tipo calço quebrado, folga no pinhão, ta vazando pelos retentores, e tem uma folga onde vai o garfo. E eu já tomei raiva dela, ai vc já sabe...
Azul Atlantis 89 2.0
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Re: Cambio F18
é, nao vale apena recuperar. isso se deve a falta de informação do manual do carro, o pessoal esquece do oleo da caixa por culpa do manual, induz ao erro. sabe como é, brasil.... oelo de caixa tem que ter o mesmo cuidado que o de motor. fazer troca periodicas, 25,000 km seria bom verificar e trocar. custa 50,00 a troca de oleo rsrsrsr
dica: quando por montar coloque oleo 75w90 pra caixa, é um semi sintetico de 28,00 reais o litro. eu coloquei no meu F17 e a roncadeira parou com ele no cavalete, ou seja +- 30 min deixei rodando as roda livre e deu pra lubrificar tudo. o meu limpei peça por peça da caixa, e pre lubrifiquei antes de montar.
é normal roncar quando troca o oleo.
dica: quando por montar coloque oleo 75w90 pra caixa, é um semi sintetico de 28,00 reais o litro. eu coloquei no meu F17 e a roncadeira parou com ele no cavalete, ou seja +- 30 min deixei rodando as roda livre e deu pra lubrificar tudo. o meu limpei peça por peça da caixa, e pre lubrifiquei antes de montar.
é normal roncar quando troca o oleo.
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Re: Cambio F18
Fui atras do câmbio, ninguém quer câmbio de monza nem de graça. Teve um que paga 100 reais nele na troca, no outro, pega meu câmbio + 500,00 no f18 ou + 900,00 no f17 com atuador hidraulico. Resolvi ficar com o f18 do tubarão msm e adaptar o suporte.Rafaelo escreveu:é, nao vale apena recuperar. isso se deve a falta de informação do manual do carro, o pessoal esquece do oleo da caixa por culpa do manual, induz ao erro. sabe como é, brasil.... oelo de caixa tem que ter o mesmo cuidado que o de motor. fazer troca periodicas, 25,000 km seria bom verificar e trocar. custa 50,00 a troca de oleo rsrsrsr
dica: quando por montar coloque oleo 75w90 pra caixa, é um semi sintetico de 28,00 reais o litro. eu coloquei no meu F17 e a roncadeira parou com ele no cavalete, ou seja +- 30 min deixei rodando as roda livre e deu pra lubrificar tudo. o meu limpei peça por peça da caixa, e pre lubrifiquei antes de montar.
é normal roncar quando troca o oleo.
Ontem aproveitei pra desmontar e lavar, a caixa seca vai pro jato de areia, mas queria uma idéia sua sobre como lavar a planetária. Estou com medo de jogar qualquer produto e detonar os rolamentos. Segue umas fotos e um vídeo. Sei que por foto é dificil, pra mim está tudo normal, mas se puder passar sua impressão do estado do conjunto sobre desgaste eu agradeço.




Azul Atlantis 89 2.0
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Re: Cambio F18
qualquer produto nao solvente.
use querosene ou diesel, eu usei produtos biodegradáveis pra limpar.
obs: a F17 nao é pra tua aplicaçao, tu teria que ter um N20XF completo como é meu caso, teria que ter as homocinéticas da caixa pro F17, teria que comprar 3 suportes originais pra essa aplicaçao F17 pra monza(so eu tenho esse projeto) todas elas sao instaláveis, teria que trocar o sistema pra trambulador mecanico da F17(monza),sistema mecanico da F17(embreagem), e trocar o sistema de engrenagens do velocimetro. eu nao tenho problema com velocimetro ja que meu painel de instrumentos vai ser um produto original OEM e vai operar em qualquer pulso, no caso da F17 = 29P.
ainda bem que nao comprou.
use querosene ou diesel, eu usei produtos biodegradáveis pra limpar.
obs: a F17 nao é pra tua aplicaçao, tu teria que ter um N20XF completo como é meu caso, teria que ter as homocinéticas da caixa pro F17, teria que comprar 3 suportes originais pra essa aplicaçao F17 pra monza(so eu tenho esse projeto) todas elas sao instaláveis, teria que trocar o sistema pra trambulador mecanico da F17(monza),sistema mecanico da F17(embreagem), e trocar o sistema de engrenagens do velocimetro. eu nao tenho problema com velocimetro ja que meu painel de instrumentos vai ser um produto original OEM e vai operar em qualquer pulso, no caso da F17 = 29P.
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Re: Cambio F18
Sobre o F17, estava ciente que haviam muitas diferenças, só não tantas como vc explicou. Tive um Astra com essa transmissão, e tive problema no rolamento da 5a marcha. Quando foi desmontado pra executar o serviço, fiquei comparando as diferenças entre ele e o câmbio do Monza, pois como estava ficando muito caro o reparo (700,00), um colega me ofereceu na época por 200 reais um F16. Essa troca foi só a oferta do vendedor mesmo tentando me empurrar um câmbio mais novo.
Vou lavar a planetaria com óleo diesel, montar, e tomara que funcione. A caixa foi pro jato de areia. Obrigado mais uma vez, informação com detalhes técnicos valem muito. Só no "achismo" como a maioria das pessoas fazem é f0da... :smt023
Vou lavar a planetaria com óleo diesel, montar, e tomara que funcione. A caixa foi pro jato de areia. Obrigado mais uma vez, informação com detalhes técnicos valem muito. Só no "achismo" como a maioria das pessoas fazem é f0da... :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
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Re: Cambio F18
a caixa F17 é derivada da F15, nao é uma caixa robusta como a F18. a F18 eu acho superior, tanto é que agente observa que a F18 o rolamento de alinhamento(encosto) é bem robusto, diferente da F17 que é um rolamentinho de skate. a massa do eixo primario da F18 é mais robusto tb.
ambas tem o engate muito bom, a F17 é superior um pouco devido o trambulador mecanico da F17 ter "trilhas" e travas internas que melhoram o engate, e tambem por usar oleo sintetico.
veja a diferença da mecanica da peça, essa é do meu cambio praticamente novo F17 que é original do motor N20XF que tb tenho. eu lavei com um acido biodegradavel, nao me vem o nome agora(DECAPANTE E FOSFATIZANTE ...), ele lava muito bem e deixa extremamente seco! ele tira gordura, porem a limpeza pesada ele nao remove, porem é preciso lavar com agua e ar e depois logo em seguida colocar lubrificante senao seca e trava o funcionamento. coloque diesel que vai limpar no teu caso. so nao esqueça de lavar com agua e detergente pra tirar a gordura do diesel ou querosene, esse acido especial que eu usei faz esse processo, por isso nao precisei fazer a lavagem com detergente. na verdade da elas por elas... como o meu cambio tava limpo so foi mais o uso da agua com o acido mesmo... o teu ta bem mais sujo que o meu, vai precisar de uma limpeza mais pesada primeiro.
trambulador mecanico da F17 em conjunto com o varao original do monza

F17 limpa com acido.




obs: nao te esqueça que pra apertar as porcas conicas do diferencial tem um processo bem delicado, tu tem que ter torquimetro de precisao, e fazer oque o manual diz. nao pode apertar de mais nem de menos. e o resto da manutenção tb use o manual de serviço.
ambas tem o engate muito bom, a F17 é superior um pouco devido o trambulador mecanico da F17 ter "trilhas" e travas internas que melhoram o engate, e tambem por usar oleo sintetico.
veja a diferença da mecanica da peça, essa é do meu cambio praticamente novo F17 que é original do motor N20XF que tb tenho. eu lavei com um acido biodegradavel, nao me vem o nome agora(DECAPANTE E FOSFATIZANTE ...), ele lava muito bem e deixa extremamente seco! ele tira gordura, porem a limpeza pesada ele nao remove, porem é preciso lavar com agua e ar e depois logo em seguida colocar lubrificante senao seca e trava o funcionamento. coloque diesel que vai limpar no teu caso. so nao esqueça de lavar com agua e detergente pra tirar a gordura do diesel ou querosene, esse acido especial que eu usei faz esse processo, por isso nao precisei fazer a lavagem com detergente. na verdade da elas por elas... como o meu cambio tava limpo so foi mais o uso da agua com o acido mesmo... o teu ta bem mais sujo que o meu, vai precisar de uma limpeza mais pesada primeiro.
trambulador mecanico da F17 em conjunto com o varao original do monza

F17 limpa com acido.




obs: nao te esqueça que pra apertar as porcas conicas do diferencial tem um processo bem delicado, tu tem que ter torquimetro de precisao, e fazer oque o manual diz. nao pode apertar de mais nem de menos. e o resto da manutenção tb use o manual de serviço.
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Re: Cambio F18
Estou com um câmbio aqui F18 de um Monza 95. Quero colocar ele no meu Classic 500 EF. Bem acompanhei o tópico até aqui, mas eu gostaria de saber se alguém já fez a adaptação do suporte do calço traseiro?Rafaelo escreveu: ↑27 Mai 2014, 12:47 ola, como se trata da mesma estria do eixo piloto(estria fina) tu ate poderia usar o sistema F16 de transferência(volante/disco/plato/atuador) na caixa F18 só nao teria o mesmo torque que se tivesse usando o sistema F18. e alem que o F18 tolera mais torque, mais nao é teu caso.
procura por aqui que expliquei sobre os eixo piloto e estria de caixas como F17 e la eu menciono isso.
Eliel Cardoso
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Re: Cambio F18
Olá Rafaelo. Bem estou aqui na batalha pra trocar o meu câmbio f16 por um f18. Depois de muito pesquisar vi que o do Vectra tem o suporte adequado para o Monza A como você falou. Mas ficou somente uma dúvida. Aquele selo que existe no lugar o sensor de velocidade, é só tirar e colocar o sensor do Monza?Rafaelo escreveu: ↑05 Nov 2015, 11:32 kaio tu esta indo pelo lado mais dificil... que é justamente adaptaçao.
pq tu nao coloca um F18 que tem o apoio traseiro? por exemplo vectra. e 3 apoio agente sabe que foi falha no sistema, isso sobrecarrega o apoio perto da VT.
* sim é possivel usar o sistema F16 de transferencia no F18, porem nao vejo logica nisso, o F18 tem mais massa e é mais robusto o disco/plato.
* o resto das tuas duvidas nao se aplicam nessa minha dica.
Eliel Cardoso
Monza Classic 500EF
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